Jump to content
  • 0

Duvida sobre o IR no CDB


Wagner Martins Dos Santos

Pergunta

Galera boa tarde,

Estou com uma duvida no CDB. por exemplo seu eu colocar R$ 150.000 no CDB rendendo 100% do CDI vai me render um valor todo mês ( 1600 aprox.) vai ter o desconto do IR de 22,5%. esse desconto vai caindo conforme o tempo que fica aplicado até chegar em 15%.

a minha duvida é: no primeiro mês ele desconta essa taxa de 22,5%, mas se eu sacar apenas o rendimento, o tempo continua contando até chegar nos 15% ou ele ZERA e volta os 22,5%?

Para ser regressivo, não posso mexer em nenhum valor?

 

Bom FDS a todos!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Oi @Wagner Martins Dos Santos,

O IR é pago no momento do resgate, em acordo com a idade do investimento inicial.  Dito isso, do montante que você resgatar no primeiro mês, vai pagar 22,5% sobre os rendimentos, no 7o mês, 20%, no 13o mês, 17,5% e a partir do 25o mês, 15%.

Espero ter te ajudado a entender.

Abraço!!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde @Wagner Martins Dos Santos. A incidência do IR em renda fixa só acontece no resgate e em cima do lucro. Por exemplo, vc tem um CDB. Com vencimento em 1 ano. Ao resgatar o valor no vencimento incidirá a alíquota de 17,5% sobre o lucro

A alíquota e os períodos são:

- até 180 dias 22,5%
- de 181 a 360 dias 20%
- de 361 a 720 dias 17,5%
- acima de 720 dias 15%
 

Lembrando que nos 30 primeiros dias ocorre tbem a cobrança de IOF regressivo no resgate

Editado por Adriano Luiz Odahara Umemura
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Wagner Martins Dos Santos,

O IR é pago no momento do resgate, em acordo com a idade do investimento inicial.  Dito isso, do montante que você resgatar no primeiro mês, vai pagar 22,5% sobre os rendimentos, no 7o mês, 20%, no 13o mês, 17,5% e a partir do 25o mês, 15%.

Espero ter te ajudado a entender.

Abraço!!

Ajudou sim, Obrigado

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...