Jump to content
  • 0

,


Aline

Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1

Boa noite @Helen Aline Melo. Cerca de 1 mes atras escrevi um post sobre fundos cetipados a qual irei replicar aqui

Principais riscos envolvidos:

Risco de liquidez: a liquidez normalmente é bem menor do que a de ativos listados em bolsa. Isso significa que pode ser mais difícil encontrar compradores para as cotas do fundo, e isso pode tornar a venda mais demorada e difícil


Risco de contraparte: No mercado de balcão, as transações são realizadas diretamente entre as partes envolvidas, o que pode expor os fundos a riscos de contraparte. Isso significa que, se uma das partes não cumprir com suas obrigações, o fundo pode sofrer prejuízos financeiros;


Risco de regulação: Os fundos de mercado de balcão podem estar sujeitos a menos regulamentações e exigências de divulgação em comparação com os fundos listados em bolsa. Isso pode resultar em menor transparência para os investidores e aumentar o risco de práticas inadequadas ou fraudes;


Além desses riscos que mencionei, há mais um aspecto a considerar: não há transparência quanto ao preço de mercado das cotas do fundo. Em um fundo listado, você tem a vantagem de poder acompanhar as cotações o tempo todo no home broker. Isso não é factível em um fundo cetipado.

A única condição que tornaria um FII cetipado interessante, seria se o mercado estivesse extremamente aquecido, com os fundos listados negociando cotas muito acima do valor patrimonial, como aconteceu em 2019. Neste caso, conseguir comprar no valor patrimonial um fundo cetipado, talvez fosse uma oportunidade a considerar.

Entretanto, quando o mercado de renda variável reaquecer e os fundos estiverem acima do valor patrimonial, voltaremos a ter muitas emissões, exatamente como vimos em 2019. Com isso, as corretoras voltarão a ganhar dinheiro com as emissões e, muito provavelmente, não focarão esforços em oferecer fundos cetipados.

A meu ver, os fundos listados em bolsa representam atualmente oportunidades muito melhores. São fundos com melhores portfólios, mais antigos e consolidados, contam com excelentes gestoras, estão muito mais baratos do que os cetipados, pagam bons dividendos e possuem liquidez. Por tudo isso, não vejo neste momento nenhuma vantagem em investir em fundos do mercado de balcão.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Helen Aline Melo disse:

Boa noite, bom dia e boa tarde

Estou com dúvidas em relação aos FIIs e FIAGROs que são cetipados, portanto oferta de balcão e não de bolsa. Sei que muitos destes fundos inicialmente são cetipados antes e posteriormente são listados na bolsa, abrindo o fundo, em momentos posteriores para chamar mais investidores neste fundos. Existem investimentos nesta categoria que são interessantes de ser olhados? Quais são as vantagens e desvantagens deles? Quais são os ítens a serem analisados primordialmente nestas propostas?

Obrigada

Abraços a todos

:)

Não faça isso,.esqueça essa ideia, foque nas aulas.

Cara, se os FIIs já são de risco, renda variável dentro da bolsa, fora dela são muito mais alto risco, pois não tem as informações, verificações e acompanhamento, seria equivalente a você investir no emprendimento do seu cunhado que um dia, quem sabe, tal vez, possivelmente, pode um dia, quem sabe, entrar na bolsa,.não tem dados, não tem anos para serem analisados... etc.

Primeiro comece com os FIIs em bolsa, depois que você ficar rica, tenha muito dinheiro e queira (torrar) arriscar uma pequena parte,  pode estudar algum desses riscos extremos, e até na loja do seu vizinho.

FIAGROS pelo pouco tempo de existência, já são alto risco de entrada, até podem ser bons, mas pela metodologia seguida, não tem dados suficientes a serem analisados.

Editado por Ricardo Ochoa
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigada meninos. Adriano acompanhei o post que também estava sendo discutido sobre este assunto a mais ou menos um mês passado e vi a sua resposta por lá. Sabemos que no mercado de investimentos o tripé básico que devemos sempre estar atentos é a liquidez do investimento, a sua valorização no transcorrer do caminho e risco. Como o Raul já falou nas aulas, por exemplo, de CRIs e CRAs que não são protegidos pelo FGC, mas alguns tem uma maior taxa de juros e temos que prestar atenção se são de empresas listadas em bolsa. Acabei perguntando sobre os investimentos cetipados, pq não vi nenhuma explanação mais profunda sobre o tema e cada dia mais as corretoras tem oferecido, talvez em olho do que aconteceu com o mercado em 2019. Mas as respostas de vocês me foram muito valiosas, obrigada :)

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...