Jump to content
  • 0

Dúvidas a respeito de investimento de patrimônio


Reydner Miranda Nunes

Pergunta

Boa noite, sou aluno da turma 22 e não tenho tanta certeza se é o tópico correto, mas para contextualizar a pergunta:

Eu possuo uma casa avaliada no valor de 300 mil reais, e também um apartamento avaliado em aprox 180 mil reais. Após concluir os 3 primeiros módulos, percebi que ambos os imóveis na verdade não estão valendo mais hoje, apenas se corrigiram perante a inflação (visto que na epoca foi comprado por um valor muito abaixo do atual), dito isso, recebo alugueis mensais de 800 reais a casa e 600 reais o apartamento, fora que a imobiliária ainda tem que tirar a porcentagem dela. 

Dito tudo acima, estou perto de vender a casa, após descobrir que esse valor que consigo de aluguel é quase que um roubo se considerarmos esses 300 mil investidos, mesmo com uma rentabilidade de 5% aa., a questão é que ao vender essa casa, o que seria mais esperto eu fazer com o dinheiro?

A opção mais inteligente seria colocar tudo no tesouro selic, e aos pouco investir os 300 mil em cada mês, em vez de todos os 300 mil de uma unica vez em ações/FII?

O que vocês fariam nessa situação?

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
16 minutes ago, Reydner Miranda Nunes disse:

Boa noite, sou aluno da turma 22 e não tenho tanta certeza se é o tópico correto, mas para contextualizar a pergunta:

Eu possuo uma casa avaliada no valor de 300 mil reais, e também um apartamento avaliado em aprox 180 mil reais. Após concluir os 3 primeiros módulos, percebi que ambos os imóveis na verdade não estão valendo mais hoje, apenas se corrigiram perante a inflação (visto que na epoca foi comprado por um valor muito abaixo do atual), dito isso, recebo alugueis mensais de 800 reais a casa e 600 reais o apartamento, fora que a imobiliária ainda tem que tirar a porcentagem dela. 

Dito tudo acima, estou perto de vender a casa, após descobrir que esse valor que consigo de aluguel é quase que um roubo se considerarmos esses 300 mil investidos, mesmo com uma rentabilidade de 5% aa., a questão é que ao vender essa casa, o que seria mais esperto eu fazer com o dinheiro?

A opção mais inteligente seria colocar tudo no tesouro selic, e aos pouco investir os 300 mil em cada mês, em vez de todos os 300 mil de uma unica vez em ações/FII?

O que vocês fariam nessa situação?

 

 

 

Depende, se você quiser utilizar esse patrimônio para montar sua carteira, o ideal seria deixar tudo no selic enquanto finaliza a AUVP, e ai ir alocando conforme for estudando as classes de ativos e fazer uma carteira top bem diversificada.

Outra opção é se você quiser usar esse valor para gerar renda, ai o ideal seria montar um carteira com ações focada em dividendos e uma carteira de FIIs, claro, depois de muito estudo e souber fazendo o que esta fazendo.

Agora o que eu faria, com o conhecimento que tenho hoje, usaria para terminar de rebalancear minha carteira, com boa parte desse valor investiria em renda fixa e principalmente em ETF lá fora.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Reydner,

Como você terminou apenas os 3 primeiros módulos, aconselho você colocar esse patrimônio no Tesouro Selic até concluir todos os módulos e ter uma visão completa de como alocar todo esse montante. Caso você se precipite agora, pode ser que tome uma decisão que não seja a ideal. Inclusive lá no final você completará o PIAR que te dará um norte em relação ao seu perfil de risco, isso é muito importante.

Em relação aos aportes, eu não faria tudo de uma única vez, faria uma diluição mensal de forma que isso levasse um certo tempo para ser totalmente aportado. Eu uso a métrica de 2x - 3x o meu aporte mensal médio quando vou alocar um montante maior que surgiu de alguma fonte.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite @Reydner Miranda Nunes. O ideal seria vc deixar no tesouro selic, assistir todos os modulos para ter bagagem para escolher os ativos em que ira aportar. Em relação ao valor a ser aportado dessa venda dos imoveis, tudo vai depender de quanto eles correspondem em relação aos seus aportes regulares mensais. Por exemplo, caso o valor seja o equivalente a 10 aportes vc pode ir aportando durante cerca de 10 meses dobrando o seu aporte mensal.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...