Jump to content
  • 0

Comparação EBIT com lucro líquido


David Castello Branco Assunção

Pergunta

Fala meu povo! Acompanhando a terceira aula de análise de ações, vi que o Raul (usando o exemplo da Grendene) disse que o EBIT seria uma forma de medir a eficiência operacional de uma companhia, desconsiderando os ganhos da empresa com transações financeiras. Minha dúvida é a seguinte:

Subtraindo o lucro líquido do EBIT, qual o valor que já podemos considerar um sinal de alerta (já que este seria conquistado apenas com ganho de investimentos e não com a própria operação da companhia)? 

2) Empresas financeiras estão fora disso, já que sua operação é essencialmente ganho com investimentos, correto?

3) Raul diz também para comparar EBIT com o valor de disponibilidade, que deveriam ser próximos. Por que? 

Obrigado!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
1 hour ago, David Castello Branco Assunção disse:

Fala meu povo! Acompanhando a terceira aula de análise de ações, vi que o Raul (usando o exemplo da Grendene) disse que o EBIT seria uma forma de medir a eficiência operacional de uma companhia, desconsiderando os ganhos da empresa com transações financeiras. Minha dúvida é a seguinte:

Subtraindo o lucro líquido do EBIT, qual o valor que já podemos considerar um sinal de alerta (já que este seria conquistado apenas com ganho de investimentos e não com a própria operação da companhia)? 

2) Empresas financeiras estão fora disso, já que sua operação é essencialmente ganho com investimentos, correto?

3) Raul diz também para comparar EBIT com o valor de disponibilidade, que deveriam ser próximos. Por que? 

Obrigado!!

EBIT (LAJIR) = lucro líquido + impostos + despesas financeiras - receitas financeiras 

1- subtrair o lucro líquido do EBIT, daria uma ideia do resultado da “carteira de investimentos “ da empresa, vc quer uma empresa que produza, você não quer investir numa empresa elétrica que invista dinheiro,  se vc quisesse isso investiria numa instituição financeira.

nao,precisa subtrair, os próprios indicadores EBIT, EBITDA e lucros vão te dar os dados para a análise que você precisa. Mas não pode ser um valor expressivo, comparável com o lucro operacional.

2- sim

3- o EBIT é o lucro antes de impostos então está relacionado com  o fluxo de caixa da empresa, que deve ser o que vc quis dizer com disponibilidade 

 

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
51 minutes ago, David Castello Branco Assunção disse:

Subtraindo o lucro líquido do EBIT, qual o valor que já podemos considerar um sinal de alerta (já que este seria conquistado apenas com ganho de investimentos e não com a própria operação da companhia)? 

Boa noite. Na minha opinião não existe um valor definido. O que teriamos que considerar é se os resultados financeiros tem participação muito relevante no lucro liquido. Pode ser usado tbem como comparativo de empresas do mesmo setor

56 minutes ago, David Castello Branco Assunção disse:

2) Empresas financeiras estão fora disso, já que sua operação é essencialmente ganho com investimentos, correto?

Sim. tanto é que não se calcula o ebit deste segmento de empresas

 

1 hour ago, David Castello Branco Assunção disse:

3) Raul diz também para comparar EBIT com o valor de disponibilidade, que deveriam ser próximos. Por que? 

O que vc considera como valor de disponibilidade?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...