Jump to content

A Subutilização da Comunidade


Recommended Posts

Esses dias me peguei refletindo no mesmo tema.

Realmente o que vejo também é em suma as mesmas pessoas que mais interagem (não que isso seja um problema, óbvio).

Um exemplo de pessoas que acabam "sumindo" são as pessoas que ingressam nas novas turmas. Alguns aparecem aqui e se apresentam, alguns mais postam suas planilhas de ativos e passivos como o primeiro exercício e incentivo do Raul nessa atividade durante a aula. Mas depois a grande minoria não aparece mais aqui.

 

Eu até achava que poderia ser um pouco as vezes dá personalidade da pessoas, mais tímida, que as vezes tem um certa dificuldade de interação (que vou confessar que é meu caso mas sigo me esforçando cada vez mais) mas não acho possível serem todos assim. Não sei se falta o hábito, falta realmente quebrar a barreira do se expor, as vezes quem tem seu patrimônio maior tem receio de mostrar "olha tudo o que tenho", quem tem o patrimônio menor pode pensar "poxa, tenho só isso, é pouco dentro do que eu já vi por aqui" (mas vale ressaltar que aqui não existe julgamentos por isso. Cada pessoa está em uma fase e tem suas condições. Aqui foi o primeiro lugar que vi que isso é respeitado. Basta olhar quando a turma demonstra suas planilhas que querendo ou não acaba sendo algo muito particular).

Mas a minha opinião dentre as possibilidades é que falta de fato as pessoas quebrarem a barreira de expor um pouco mais.

Como o Raí falou, aqui a coisa flui com bastante respeito: brincadeiras tem mas até hoje nunca vi nada pesado, quem brinca mais é sempre direcionado para quem já demonstrou que tem esse espaço e liberdade.

 

12 minutes ago, Rai Nunes disse:

A única pergunta burra é aquela que não foi feita

Acredita que eu sempre disse isso quando tive alunos e dava minhas aulinhas?

Acho que na maioria das vezes é muito melhor perguntar e ter uma resposta (ou várias opiniões em que possamos refletir como é o caso aqui) do que tentar ficar quebrando a cabeça sozinho. Nada contra, óbvio, com quem tem um perfil mais autodidata e consegue fazer as coisas por si. Mas se aprendeu, colabore também por aqui. Reforce uma resposta, as vezes você tem justamente um complemento que era o que a pessoa precisava. Eu acho máximo quando respondo algo com meu pouco conhecimento e alguém me corrige ou complementa com alguma coisa que eu tenha deixado passar. Acabo aprendendo junto.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Rai Nunes disse:

É muita gente diferente e é justamente dessa variedade que precisamos da troca de conhecimento. Outros pontos de vistas. Outras formas de interpretar o mesmo assunto.

Perfeita definição, Raí.

Cada pessoa tem sua forma de olhar o mundo e encarar ele com as ferramentas que tem. Compartilhar isso é uma das coisas que mais gosto por aqui!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Rai Nunes disse:

Embora a comunidade seja projetada para promover a troca de conhecimentos e a resolução colaborativa de dúvidas, ela acaba sendo pouco utilizada (levando em consideração a quantidade de alunos).

Será que isso tem relação com uma mentalidade tradicional de aprendizagem individual? Ou seria o receio dos alunos em compartilhar ideias e dúvidas por medo do julgamento, "bullying"?

Sinto que estamos todos perdendo oportunidades, já que a participação na comunidade pode enriquecer as informações, exibindo diferentes pontos de vista do mesmo conteúdo, ou até mesmo outras interpretações.

Quantas pessoas utilizam ativamente a comunidade?

Estando aqui há algum tempo, vejo mais ou menos as mesmas pessoas das "antigas". Vejo que em toda turma surge uma pessoa ativa e mais 2 ou 3 que passam por aqui vez em quando.

Os conteúdos, ricos ou não, engraçados ou não, recebem poucas reações, dificultando a entender a aprovação do que foi compartilhado. Os posts mais engajados, recebem pouco mais de 10 reações (mas isso é um pico). Passa até a sensação que temos cerca de 20 alunos que são ativos.

Mas daí surgem algumas raríssimas exceções:

image.png.9966ae0155c550be73144d43fd3be9af.png

 

Apesar de ser alguém do time AUVP, recebendo mais reações até mesmo que o Raul costuma receber. Temos tudo isso de usuário ativo mesmo? Será que reagiram porque o post libera aulas novas (de graça) e é disso que o "polvo" gosta?

Quantas reações teriam os conteúdos em geral, se todo usuário desse seu feedback?

O que acham?

Eu percebo pelo pouco tempo que tenho que realmente as respostas são mais da equipe (o que é muito bom por serem altamente qualificados) e também confesso que estive um pouco afastado (por questões empreender) e não estou aproveitando o tanto de bom que é essa comunidade. 

  • Brabo 3
  • Sad 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu também estou habituado a ver constantemente as mesmas pessoas mais interagindo, porém imagino algumas razões principais para isso: 

#1 - Timidez, acho que é um grande fator limitador.

#2 - Falar sobre $ esse sempre foi um grande taboo na sociedade, dificilmente a gente vê pessoas falando sobre dinheiro abertamente e principalmente expondo patrimônio ou carteira da forma como fazemos aqui.

#3 - Às vezes por simples desconhecimento do quanto a comunidade pode agregar nos conhecimentos ou no dia a dia das pessoas, geralmente quem vem para a AUVP vem para aprender as aulas, pegar o conhecimento técnico do c | V r | $ | 0, e a comunidade é um a+ que o curso oferece que as pessoas muitas vezes não compreendem...

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...