Post popular Rai Nunes Espindola Postado 27 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 Embora a comunidade seja projetada para promover a troca de conhecimentos e a resolução colaborativa de dúvidas, ela acaba sendo pouco utilizada (levando em consideração a quantidade de alunos). Será que isso tem relação com uma mentalidade tradicional de aprendizagem individual? Ou seria o receio dos alunos em compartilhar ideias e dúvidas por medo do julgamento, "bullying"? Sinto que estamos todos perdendo oportunidades, já que a participação na comunidade pode enriquecer as informações, exibindo diferentes pontos de vista do mesmo conteúdo, ou até mesmo outras interpretações. Quantas pessoas utilizam ativamente a comunidade? Estando aqui há algum tempo, vejo mais ou menos as mesmas pessoas das "antigas". Vejo que em toda turma surge uma pessoa ativa e mais 2 ou 3 que passam por aqui vez em quando. Os conteúdos, ricos ou não, engraçados ou não, recebem poucas reações, dificultando a entender a aprovação do que foi compartilhado. Os posts mais engajados, recebem pouco mais de 10 reações (mas isso é um pico). Passa até a sensação que temos cerca de 20 alunos que são ativos. Mas daí surgem algumas raríssimas exceções: Apesar de ser alguém do time AUVP, recebendo mais reações até mesmo que o Raul costuma receber. Temos tudo isso de usuário ativo mesmo? Será que reagiram porque o post libera aulas novas (de graça) e é disso que o "polvo" gosta? Quantas reações teriam os conteúdos em geral, se todo usuário desse seu feedback? O que acham? 28 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Nathalie Brahim Postado 27 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 (edited) Estou a pouco tempo na comunidade mas digo por mim mesmo várias vezes fiquei com medo de postar aqui e ser uma pergunta idiota mas acho que isso não tem haver com a comunidade em si mas do bullying sofrido ao longo da vida e ter se enraizado em mim. kkkk Sobre o engaijamento talvez preguiça da galera de reagir ao comentário do amiguinho... De forma geral concordo com vc. O engajamento da galera é essencial pra uma maior troca de ideias. Editado 27 de Julho de 2023 por Nathalie Brahim 8 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Tiago Roberto Novello Postado 27 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 Acredito que o receio / medo / insegurança de postar na comunidade engaje mais leitores ativos do que pessoas que trocam experiências e compartilham conhecimento. Isso acaba sendo algo relativamente comum em fóruns e/ou comunidades. Confesso que no início foi difícil abrir o meu tópico e postar minhas ideias, porém, dá pra vencer essa "timidez" para participar ativamente da comunidade. Tenho certeza que isso tem me ajudado a desenvolver e explorar alguns assuntos que tenho mais deficiência. Parto sempre da premissa que de o óbvio não existe, talvez algo que possa parecer trivial para uma pessoa possa ser fonte de dúvida para outra, portanto, todo e qualquer questionamento é válido. O que temos são níveis diferentes de aprendizado e só aprofundando que "passaremos de fase". 8 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Rai Nunes Espindola Postado 27 de Julho de 2023 Author Post popular Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 5 horas atrás, Nathalie Brahim disse: mas do bullying sofrido ao longo da vida Fica tranquila que aqui vamos te zoar pouco! rsrs Basicamente a regra é a seguinte: tem a área "Baguncinha", que é onde a gente se diverte pegando pesado mesmo. Claro que a gente focaliza nossa "zoação" em quem já temos costume de ver e principalmente quem já brincou com algo. Raro respingar em pessoas que ainda não são muito conhecidas. Os outros locais da comunidade, a conversa é para ser séria. Independente de onde for, te falaram de forma que não te agradou, pode reagir com o papel higiênico. Deve fazer isso, assim a gente vai modelando uma comunidade mais agradável. Muitas pessoas se importam com os pontos ganhos aqui (o papel higiênico tira pontos). E pode ter certeza que o time vai ficar de olho em quem vai sendo desagradável. 1 hora atrás, Tiago Roberto Novello disse: Acredito que o receio / medo / insegurança de postar na comunidade engaje mais leitores ativos do que pessoas que trocam experiências e compartilham conhecimento Concordo plenamente. 1 hora atrás, Tiago Roberto Novello disse: no início foi difícil abrir o meu tópico e postar minhas ideias Também passei por isso. Este é um ambiente com muita gente inteligente, o que acaba nos deixando mais tímido. Mas foi tentando nivelar minha conversa, ou até mesmo expondo a minha ignorância e falta de conhecimento que consegui ir mais direto ao ponto do conteúdo que eu precisava. O pessoal foi super receptivo. 1 hora atrás, Tiago Roberto Novello disse: Parto sempre da premissa que de o óbvio não existe A única pergunta burra é aquela que não foi feita. 6 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 27 de Julho de 2023 Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 Esses dias me peguei refletindo no mesmo tema. Realmente o que vejo também é em suma as mesmas pessoas que mais interagem (não que isso seja um problema, óbvio). Um exemplo de pessoas que acabam "sumindo" são as pessoas que ingressam nas novas turmas. Alguns aparecem aqui e se apresentam, alguns mais postam suas planilhas de ativos e passivos como o primeiro exercício e incentivo do Raul nessa atividade durante a aula. Mas depois a grande minoria não aparece mais aqui. Eu até achava que poderia ser um pouco as vezes dá personalidade da pessoas, mais tímida, que as vezes tem um certa dificuldade de interação (que vou confessar que é meu caso mas sigo me esforçando cada vez mais) mas não acho possível serem todos assim. Não sei se falta o hábito, falta realmente quebrar a barreira do se expor, as vezes quem tem seu patrimônio maior tem receio de mostrar "olha tudo o que tenho", quem tem o patrimônio menor pode pensar "poxa, tenho só isso, é pouco dentro do que eu já vi por aqui" (mas vale ressaltar que aqui não existe julgamentos por isso. Cada pessoa está em uma fase e tem suas condições. Aqui foi o primeiro lugar que vi que isso é respeitado. Basta olhar quando a turma demonstra suas planilhas que querendo ou não acaba sendo algo muito particular). Mas a minha opinião dentre as possibilidades é que falta de fato as pessoas quebrarem a barreira de expor um pouco mais. Como o Raí falou, aqui a coisa flui com bastante respeito: brincadeiras tem mas até hoje nunca vi nada pesado, quem brinca mais é sempre direcionado para quem já demonstrou que tem esse espaço e liberdade. 12 minutes ago, Rai Nunes disse: A única pergunta burra é aquela que não foi feita Acredita que eu sempre disse isso quando tive alunos e dava minhas aulinhas? Acho que na maioria das vezes é muito melhor perguntar e ter uma resposta (ou várias opiniões em que possamos refletir como é o caso aqui) do que tentar ficar quebrando a cabeça sozinho. Nada contra, óbvio, com quem tem um perfil mais autodidata e consegue fazer as coisas por si. Mas se aprendeu, colabore também por aqui. Reforce uma resposta, as vezes você tem justamente um complemento que era o que a pessoa precisava. Eu acho máximo quando respondo algo com meu pouco conhecimento e alguém me corrige ou complementa com alguma coisa que eu tenha deixado passar. Acabo aprendendo junto. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Rai Nunes Espindola Postado 27 de Julho de 2023 Author Post popular Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 2 minutes ago, Edison Luis Paulini disse: exemplo de pessoas que acabam "sumindo" são as pessoas que ingressam nas novas turmas Na verdade, tem uns gatos pingados ativos no começo, depois somem rsrs. Esses que só postam planilha não da pra considerar, muitas vezes vêm só pra isso. Mas esses tempo o @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa fez uma enquete e foi difícil encontrar gente de turmas anteriores. Pessoal fica rico e não quer contar o sucesso kkkkkk. Quase que só o @William Redig vem nos compartilhar sua constante evolução. 4 minutes ago, Edison Luis Paulini disse: as vezes quem tem seu patrimônio maior tem receio de mostrar Mas não precisa se expor para participar. 5 minutes ago, Edison Luis Paulini disse: Acredita que eu sempre disse isso quando tive alunos e dava minhas aulinhas? Acredito, é uma frase bem conhecida kkkkk 5 minutes ago, Edison Luis Paulini disse: Eu acho máximo quando respondo algo com meu pouco conhecimento e alguém me corrige ou complementa com alguma coisa que eu tenha deixado passar. Acabo aprendendo junto. Isso mesmo, é ótimo pois ocorre a troca de conhecimento. TROCA DE CONHECIMENTO É essa a chave. Cada um aqui está com uma idade e em um momento de vida diferente. Alguns são casados, outros solteiros, outros namoram. Há pessoas de diferentes sexualidades e profissões. Há pessoas que cresceram com os pais e outras que cresceram sozinhas, ou só com um dos pais. Há os criados pelas avós. É muita gente diferente e é justamente dessa variedade que precisamos da troca de conhecimento. Outros pontos de vistas. Outras formas de interpretar o mesmo assunto. 7 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 27 de Julho de 2023 Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 5 minutes ago, Rai Nunes disse: É muita gente diferente e é justamente dessa variedade que precisamos da troca de conhecimento. Outros pontos de vistas. Outras formas de interpretar o mesmo assunto. Perfeita definição, Raí. Cada pessoa tem sua forma de olhar o mundo e encarar ele com as ferramentas que tem. Compartilhar isso é uma das coisas que mais gosto por aqui! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Rodrigo Nunes Endres Postado 27 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 (edited) Eu gostaria mais de debater sobre análises (ou fazer em conjunto) de empresas, REITs, ETFs e até mesmo câmbio, taxa de Juros dos EUA, mercado nacional e internacional e até mesmo outras estratégias de investimento que não só Buy and Hold. Porém entendo que o fórum é da UVP e aqui só se fala o que foi passado no curso e não se pode fazer análise de empresas aqui pois parecerá recomendação. Nem postar vídeos de "youtubers" para debatermos o que foi dito por eles. Até certas palavras são proibidas e o texto precisa aprovação de moderadores. Editado 27 de Julho de 2023 por Rodrigo Nunes Endres 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fernando Gonçalves Postado 27 de Julho de 2023 Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 7 horas atrás, Rai Nunes disse: Embora a comunidade seja projetada para promover a troca de conhecimentos e a resolução colaborativa de dúvidas, ela acaba sendo pouco utilizada (levando em consideração a quantidade de alunos). Será que isso tem relação com uma mentalidade tradicional de aprendizagem individual? Ou seria o receio dos alunos em compartilhar ideias e dúvidas por medo do julgamento, "bullying"? Sinto que estamos todos perdendo oportunidades, já que a participação na comunidade pode enriquecer as informações, exibindo diferentes pontos de vista do mesmo conteúdo, ou até mesmo outras interpretações. Quantas pessoas utilizam ativamente a comunidade? Estando aqui há algum tempo, vejo mais ou menos as mesmas pessoas das "antigas". Vejo que em toda turma surge uma pessoa ativa e mais 2 ou 3 que passam por aqui vez em quando. Os conteúdos, ricos ou não, engraçados ou não, recebem poucas reações, dificultando a entender a aprovação do que foi compartilhado. Os posts mais engajados, recebem pouco mais de 10 reações (mas isso é um pico). Passa até a sensação que temos cerca de 20 alunos que são ativos. Mas daí surgem algumas raríssimas exceções: Apesar de ser alguém do time AUVP, recebendo mais reações até mesmo que o Raul costuma receber. Temos tudo isso de usuário ativo mesmo? Será que reagiram porque o post libera aulas novas (de graça) e é disso que o "polvo" gosta? Quantas reações teriam os conteúdos em geral, se todo usuário desse seu feedback? O que acham? Eu percebo pelo pouco tempo que tenho que realmente as respostas são mais da equipe (o que é muito bom por serem altamente qualificados) e também confesso que estive um pouco afastado (por questões empreender) e não estou aproveitando o tanto de bom que é essa comunidade. 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Henrique Magalhães Postado 27 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 1 hour ago, Rodrigo Nunes Endres disse: Eu gostaria mais de debater sobre análises (ou fazer em conjunto) de empresas, REITs, ETFs e até mesmo câmbio, taxa de Juros dos EUA, mercado nacional e internacional e até mesmo outras estratégias de investimento que não só Buy and Hold. Porém entendo que o fórum é da UVP e aqui só se fala o que foi passado no curso e não se pode fazer análise de empresas aqui pois parecerá recomendação. Nem postar vídeos de "youtubers" para debatermos o que foi dito por eles. Até certas palavras são proibidas e o texto precisa aprovação de moderadores. @Rodrigo Nunes Endres sobre empresas, REITs, ETFs e até mesmo câmbio, taxa de Juros dos EUA, mercado nacional e internacional, entendo que há tópicos/ares para abrir posts e debater, já sobre os outros temas que fogem da estratégia Buy and Hold, não vejo sentido no caminho que a AUVP tem esta linhada com este, e moderação se faz necessária, ja que estamos em um ambiente que acaba sendo um extensão da plataforma educacional e temos pessoas em muitos diferentes níveis de conhecimento, idade, momento etc. Mas ainda sim te entendo e gostaria de achar um meio termo para posts sobre analises de setores e empresas por exemplo, que não se caracterizem como "recomendação", é um desafio, mas acredito que em comunidade de uma forma ou outra iremos chegar num modelo melhorado. Eu tenho um pensamentos simplista as vezes, do tipo: se temos cerca de 500 empresas na bolsa brasileira, e temos o filtro/perguntas do Grahan e Fisher (os quais norteiam a AUVP), o que nos impede de , "de cara" ja saímos com um lista (peneira) de empresas Buy And Hold , até para evitar aquele sentimento de estar num mar gigante ai final das aulas, sendo que destas 500 se 100 passarem no crivo, nós ja estaríamos ganhando tempo. Eu nunca assumi a premissa de que seria um ótimo investidor, e sim um bom, talvez um pouco acima da média geral, e como analisar estas minúncias exige tempo, eu alinho minhas ideias com a consultoria da propria AUVP, ao qual devo seguir por alguns meses (e de fato me ajudou a compreender na prática e acelerar os ajustes na minha estratégia). Nao vou e nem tenho tempo pra acertar o fiofó da mosca, so tenho tentado nao errar mais e seguir... Acho super valido seu questionamento, mas alinhado ao que já temos aqui na AUVP, e poder de alguma forma mesclar a estratégia de cada um sem conflitar com o momento, entendimento, enfim a fase de cada um. Como somos uma Comunidade, acredito que de alguma forma vamos chegar lá . . . copo meio cheio 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Jeanluca Fernandes Pereira Postado 27 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 estou na comunidade desde de quando entrei na AUVP (1 ano atras) eu acessei em media 4x na semana e desses acessos umas 2x por dia, uma pela manha e outra a tarde. E realmente concordo vejo sempre os mesmos aqui frequentemente 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Henrique Magalhães Postado 27 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 @Rai Nunes ótimo ponto a ser levantado. estou na comunidade desde setembro/2022, e ja notei um aumento significativo do pessoal mas ainda tímido, ao ponto de em toda Live de Duvida o Raul ter que reforçar que existe a comunidade, isso por que na aula Zero ja temos este indicativo. O que vemos é alguns postando sua planilha de ativos/passivos e destes uns poucos % permanecem... a comunidade tem que ser encarada como uma forma de te aproximar daquilo que vc deseja com suas finanças, liberdade financeira, duvidas, baguncinha também, é um ambiente cheio de pessoas que querem mais, e isso por si só vai subir a nossa média. Mas como tudo na vida, e é um processo natural, teremos aqueles que entram e ficam, aqueles que entram e somem, aquele que nunca entram e depois se arrependem.. enfim, vamos resgatar aqueles que querem estar aqui, são estes que fazem a comunidade crescer Da minha parte, eu estou em todas as Lives de segunda, e sempre fico igual um papagaio de pirata escrevendo "postem na comunidade", se eu salvar 1 por live, ja seriam ao menos uns 50 no ano a mais aqui. 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fabiano Gomes Postado 27 de Julho de 2023 Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 Eu também estou habituado a ver constantemente as mesmas pessoas mais interagindo, porém imagino algumas razões principais para isso: #1 - Timidez, acho que é um grande fator limitador. #2 - Falar sobre $ esse sempre foi um grande taboo na sociedade, dificilmente a gente vê pessoas falando sobre dinheiro abertamente e principalmente expondo patrimônio ou carteira da forma como fazemos aqui. #3 - Às vezes por simples desconhecimento do quanto a comunidade pode agregar nos conhecimentos ou no dia a dia das pessoas, geralmente quem vem para a AUVP vem para aprender as aulas, pegar o conhecimento técnico do c | V r | $ | 0, e a comunidade é um a+ que o curso oferece que as pessoas muitas vezes não compreendem... 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Laercia Do Amor Divino Lima Postado 27 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 Bom dia! Sou novata da turma 21, estou me habituando a entrar pelo menos uma vez no dia tem me agregado muito conhecimento, apesar de muitas vezes só acompanhar e não interagir. No meu caso engloba tudo , estou iniciando o módulo 7, tudo muito novo comecei a investir sem conhecimento no segundo semestre de 2021. Sou tímida, sinto que não sei nada diante do nível de respostas , acabo não comentando. Também tem o desafio de não tem um patrimônio consolidado, e conviver com a maioria das pessoas que não saíram da caverna, então só acabam criticando por estar buscando conhecimento para em um outro contexto de vida e experiências. Mas sempre gostei de novas experiências e de me desfiar, por isso sigo tentando, sempre foi assim, não vai ser agora que vou desistir. 7 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Fabiano Gomes Postado 27 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 27 minutes ago, Laercia Do Amor Divino Lima disse: Bom dia! Sou novata da turma 21, estou me habituando a entrar pelo menos uma vez no dia tem me agregado muito conhecimento, apesar de muitas vezes só acompanhar e não interagir. No meu caso engloba tudo , estou iniciando o módulo 7, tudo muito novo comecei a investir sem conhecimento no segundo semestre de 2021. Sou tímida, sinto que não sei nada diante do nível de respostas , acabo não comentando. Também tem o desafio de não tem um patrimônio consolidado, e conviver com a maioria das pessoas que não saíram da caverna, então só acabam criticando por estar buscando conhecimento para em um outro contexto de vida e experiências. Mas sempre gostei de novas experiências e de me desfiar, por isso sigo tentando, sempre foi assim, não vai ser agora que vou desistir. Em primeiro lugar, parabéns por estar criando o hábito de frequentar a comunidade e que bom que isso está te agregando! Em segundo lugar, como você disse que é novata e acaba não comentando por não saber nada diante do nível das respostas, vejo que pode ser uma possibilidade para criar tópicos com suas próprias dúvidas e assim matar dois coelhos de uma só vez: Obter conhecimento daquilo que precisa e também iniciar a iteração com os demais membros. Em terceiro, algo que acho muito bom aqui é que ninguém julga ninguém temos pessoas com grandes fortunas, pessoas que estão endividadas buscando formas de sair disso (e que bom que estas estão e que tentamos da melhor forma ajudá-las) e temos tbm pessoas sem nenhum conhecimento de investimento ou iniciantes e que também tentamos ajudar... E claro temos investidores experientes e que bom que os temos por que esses nos ajudam diariamente cedendo seus conselhos e experiências para todos até mesmo para outros experientes. Por fim, não se sinta tímida, você está em um ambiente saudável e todos aqui buscam evolução sempre todos se ajudando. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Postado 27 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 Acho que o povo tem preguiça de interagir mesmo, o que você pode ver que mostra real o numero de pessoas, foi quantas visualizações teve o post, esse mesmo da enquete, teve muito mais gente que visualizou do que votou. Mas concordo contigo, quem comenta é sempre os mesmos gatos pingados, acho que hoje deve ter o que? Os 30/40 pessoas "bem" ativas, só não sei dizer quantas pessoas que estão aqui apenas para ler os comentários. 7 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Ricardo O Postado 27 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 9 horas atrás, Rai Nunes disse: Embora a comunidade seja projetada para promover a troca de conhecimentos e a resolução colaborativa de dúvidas, ela acaba sendo pouco utilizada (levando em consideração a quantidade de alunos). Será que isso tem relação com uma mentalidade tradicional de aprendizagem individual? Ou seria o receio dos alunos em compartilhar ideias e dúvidas por medo do julgamento, "bullying"? Sinto que estamos todos perdendo oportunidades, já que a participação na comunidade pode enriquecer as informações, exibindo diferentes pontos de vista do mesmo conteúdo, ou até mesmo outras interpretações. Quantas pessoas utilizam ativamente a comunidade? Estando aqui há algum tempo, vejo mais ou menos as mesmas pessoas das "antigas". Vejo que em toda turma surge uma pessoa ativa e mais 2 ou 3 que passam por aqui vez em quando. Os conteúdos, ricos ou não, engraçados ou não, recebem poucas reações, dificultando a entender a aprovação do que foi compartilhado. Os posts mais engajados, recebem pouco mais de 10 reações (mas isso é um pico). Passa até a sensação que temos cerca de 20 alunos que são ativos. Mas daí surgem algumas raríssimas exceções: Apesar de ser alguém do time AUVP, recebendo mais reações até mesmo que o Raul costuma receber. Temos tudo isso de usuário ativo mesmo? Será que reagiram porque o post libera aulas novas (de graça) e é disso que o "polvo" gosta? Quantas reações teriam os conteúdos em geral, se todo usuário desse seu feedback? O que acham? Sem dúvida, as pessoas não sabem da qualidade e da capacidade real de resolver duvidas e reforçar conhecimentos desta comunidade, um excelente complemento das aulas, mesmo tendo tirado 10 no módulo, tem muita cosa de renda fixa que fixei bem na comunidade, a mesma coisa dos outros módulos. E falta de saber que esta comunidade realmente funciona, temos como alunos muita liberdade, a moderação só pega que está abusando mesmo, a gente pode suar na baguncinha até o próprio time da AUVP e eles entram na brincadeira. Melhor comunidade que já participei e quero continuar participando, temos que levar essa mensagem para os novatos, esta comunidade funciona 6 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Time AUVP (Admin) Post popular Raul Postado 27 de Julho de 2023 Time AUVP (Admin) Post popular Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 10 horas atrás, Rai Nunes disse: Embora a comunidade seja projetada para promover a troca de conhecimentos e a resolução colaborativa de dúvidas, ela acaba sendo pouco utilizada (levando em consideração a quantidade de alunos). Será que isso tem relação com uma mentalidade tradicional de aprendizagem individual? Ou seria o receio dos alunos em compartilhar ideias e dúvidas por medo do julgamento, "bullying"? Sinto que estamos todos perdendo oportunidades, já que a participação na comunidade pode enriquecer as informações, exibindo diferentes pontos de vista do mesmo conteúdo, ou até mesmo outras interpretações. Quantas pessoas utilizam ativamente a comunidade? Estando aqui há algum tempo, vejo mais ou menos as mesmas pessoas das "antigas". Vejo que em toda turma surge uma pessoa ativa e mais 2 ou 3 que passam por aqui vez em quando. Os conteúdos, ricos ou não, engraçados ou não, recebem poucas reações, dificultando a entender a aprovação do que foi compartilhado. Os posts mais engajados, recebem pouco mais de 10 reações (mas isso é um pico). Passa até a sensação que temos cerca de 20 alunos que são ativos. Mas daí surgem algumas raríssimas exceções: Apesar de ser alguém do time AUVP, recebendo mais reações até mesmo que o Raul costuma receber. Temos tudo isso de usuário ativo mesmo? Será que reagiram porque o post libera aulas novas (de graça) e é disso que o "polvo" gosta? Quantas reações teriam os conteúdos em geral, se todo usuário desse seu feedback? O que acham? O número de usuários que apenas leem e vão embora é enorme, em média temos 2400 acessos diários de alunos diferentes, a maior parte vem quando tem dúvida, sanada a dúvida, eles vão embora, é o processo natural haha O sistema de visualização não é completamente fidedigno ele tem problemas por conta do cache. 7 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Marco José Pereira Postado 27 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 Apesar de ser novo aqui na comunidade, creio também ser uma questão de rotina por parte das pessoas. Tem pessoas que já criaram o hábito de sempre acessar a comunidade, seja para sanar alguma dúvida ou apenas para dar uma olhada nos posts e outras ainda não. Não posso negar que mesmo eu sendo novo na comunidade, sempre vejo quase que as mesmas pessoas por aqui, interagindo. A comunidade, para mim, tem sido como uma extensão do curso da AUVP, pois sempre consigo interagir postando dúvidas e agregando conhecimento e aprendizado. Ainda não estou no nível de muitos aqui para poder tirar dúvidas de outras pessoas, mas acho de extrema importância a interação de mais pessoas aproveitando ao máximo a comunidade. Não nos esqueçamos das baguncinhas kkkkkkkkkkkkk 8 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Jefferson Cunha Postado 27 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 27 de Julho de 2023 11 horas atrás, Rai Nunes disse: Embora a comunidade seja projetada para promover a troca de conhecimentos e a resolução colaborativa de dúvidas, ela acaba sendo pouco utilizada (levando em consideração a quantidade de alunos). Será que isso tem relação com uma mentalidade tradicional de aprendizagem individual? Ou seria o receio dos alunos em compartilhar ideias e dúvidas por medo do julgamento, "bullying"? Sinto que estamos todos perdendo oportunidades, já que a participação na comunidade pode enriquecer as informações, exibindo diferentes pontos de vista do mesmo conteúdo, ou até mesmo outras interpretações. Quantas pessoas utilizam ativamente a comunidade? Estando aqui há algum tempo, vejo mais ou menos as mesmas pessoas das "antigas". Vejo que em toda turma surge uma pessoa ativa e mais 2 ou 3 que passam por aqui vez em quando. Os conteúdos, ricos ou não, engraçados ou não, recebem poucas reações, dificultando a entender a aprovação do que foi compartilhado. Os posts mais engajados, recebem pouco mais de 10 reações (mas isso é um pico). Passa até a sensação que temos cerca de 20 alunos que são ativos. Mas daí surgem algumas raríssimas exceções: Apesar de ser alguém do time AUVP, recebendo mais reações até mesmo que o Raul costuma receber. Temos tudo isso de usuário ativo mesmo? Será que reagiram porque o post libera aulas novas (de graça) e é disso que o "polvo" gosta? Quantas reações teriam os conteúdos em geral, se todo usuário desse seu feedback? O que acham? eu sempre recorro a comunidade aqui pra tirar dúvidas, e até mesmo antes de postar uma dúvida eu procuro na pesquisa, acho que talvez seria porque já tem uma base muito boa de assuntos abordados, mas eu sempre to aqui na comunidade lendo e tirando minhas dúvidas. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts