Jump to content
  • 0

Correção de valor pelo INPC e IPCA é a mesma coisa?


Laís Carneiro De Sousa

Pergunta

Oi pessoal! Tudo bem?

O inventário do meu pai está em andamento e ao ser concluído, precisarei pagar os honorários advocatícios que foram estipulados em R$ 200.000,00  em fevereiro de 2018, mas reajustado pelo INPC na data do pagamento que é incerta, pois depende do andamento da justiça.

Minhas dúvidas são:

- INPC é o mesmo índice IPCA (inflação)?

- Qualquer investimento que eu colocar esse valor, que seja reajustado pela inflação já me garante que eu não me preocupe com esse reajuste? Detalhe, preciso de liquidez pois não sei quando vou precisar pagar esse valor, já que não depende de mim.

- Alguma sugestão de onde alocar esse valor para não passar aperto quando o processo for concluído e o pagamento solicitado?

 

Conto com a ajuda de vocês. 

Um abraço!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
5 minutes ago, Laís Carneiro De Sousa disse:

- INPC é o mesmo índice IPCA (inflação)?

Boa tarde @Laís Carneiro De Sousa

O INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, é um indicador das variações de preços pertencentes a uma cesta básica e de diversos produtos e serviços essenciais para a população.

Em outras palavras, o INPC é um indicador de inflação e o responsável por fazer o seu cálculo mensalmente, desde 1979, é o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O INPC é um indicador muito importante, pois além de apontar as oscilações de preços, ele também avalia os impactos da inflação na população de menor renda no Brasil. Além disso, o INPC é usado como base nas negociações trabalhistas de reajustes salariais. 

Ja o  IPCA é o indicador mais usado para analisar a inflação, pois é mais amplo. Sendo assim, ele é usado como base para o retorno de algumas aplicações em renda fixa, como por exemplo, o Tesouro IPCA +.

8 minutes ago, Laís Carneiro De Sousa disse:

- Qualquer investimento que eu colocar esse valor, que seja reajustado pela inflação já me garante que eu não me preocupe com esse reajuste? Detalhe, preciso de liquidez pois não sei quando vou precisar pagar esse valor, já que não depende de mim.

Historicamente o INPC e o IPCA basicamente andam juntos, conforme o grafico abaixo. Sendo assim, um capital alocado em um titulo indexado ao IPCA protegeria o mesmo do efeito inflacionario, alem de adicionar uma taxa extra de rendimento.

Contudo, os titulos do tesouro direto indexados ao IPCA sofrem efeito de marcação a mercado, sendo que o resgate antecipado poderia gerar perdar nos rendimentos ou ate mesmo no capital investido.

Como no seu caso, voce não saberia a data para resgate, o ideal seria voce alocar esse valor no tesouro selic ou em um CDB de liquidez diaria, sabendo que o primeiro apresenta menos risco do que o segundo. 

 

Captura de Tela 2023-07-27 às 12.03.44.png

  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...