Jump to content
  • 0

Questionário para seleção e eliminação de FII em análise


Pergunta

Prezados, boa tarde. 

Após terminar os estudos do módulo 4 decidi tentar elaborar perguntas me baseando no modelo do diagrama do cerrada para seleção dos melhores fundo, então queria saber de vocÊs se acham que as perguntas estão boas ou devo mudar ou acrescentar algo. Segue as perguntas:

FUNDO DE TIJOLO

O fundo apresenta P/VP abaixo de 1?

O fundo paga um Dividend Yield acima de 8%?

O fundo paga um Dividend Yield na média do setor?

O fundo paga Dividend Yield com consistência nos últimos anos?

Os dividendos foram afetados por algo nos últimos anos?

O fundo possui uma liquidez alta?

A taxa de administração do Fundo está Abaixo de 3%?

A taxa de administração está abaixo das concorrentes?

A administração condiz com o valor da taxa?

Possui Taxa de Performance?

A Taxa de Performance é alta?

O fundo possui menos de 20% de vacância física?

O fundo possui grande vacância financeira?

O fundo possui boa ocupação física?

O fundo possui boa ocupação financeira?

Os ativos do fundo se localizam em locais nobres?

O fundo depende de um único inquilino?

O fundo tem mais de um ativo?

O fundo tem uma renda constante?

____________________________________________________________________________________________________

FUNDOS DE PAPEL

O fundo apresenta P/VP abaixo de 1?

O fundo paga um Dividend Yield acima de 8%?

O fundo paga um Dividend Yield na média do setor?

O fundo paga Dividend Yield com consistência nos últimos anos?

Os dividendos foram afetados por algo nos últimos anos?

O fundo possui uma liquidez alta?

A taxa de administração do Fundo está Abaixo de 3%?

A taxa de administração está abaixo das concorrentes?

A administração condiz com o valor da taxa?

Possui Taxa de Performance?

A Taxa de Performance é alta?

O fundo possui boa diversificação nos contratos?

Depende Apenas de um setor de dividas?

Os contratos possuem bons rendimentos?

As empresas são boas pagadoras?

Corre risco de um calote?

O fundo possui boa performance nos últimos anos?

O fundo já levou calotes?

A rentabilidade é sustentável?

O rendimento se deu por alguma oportunidade que pode não se repetir?

Apresenta bons gestores?

A gestão apresenta bons ideais para o crescimento do fundo?

O fundo possui contratos de risco?

____________________________________________________________________________________________________

FOF'S

 

O fundo apresenta P/VP abaixo de 1?

O fundo paga um Dividend Yield acima de 8%?

O fundo paga um Dividend Yield na média do setor?

O fundo paga Dividend Yield com consistência nos últimos anos?

Os dividendos foram afetados por algo nos últimos anos?

O fundo possui uma liquidez alta?

A taxa de administração do Fundo está Abaixo de 3%?

A taxa de administração está abaixo das concorrentes?

A administração condiz com o valor da taxa?

Possui Taxa de Performance?

A Taxa de Performance é alta?

O fundo apresenta uma boa performance?

O fundo tem uma carteira bem diversificada?

Possui bons fundos na carteira?

Tem uma boa gestão?

____________________________________________________________________________________________________

Eu sei que talçvez ainda falte muita coisa e deixe alguns aspectos importantes de fora, mas fiz para ter uma base de começo para poder ir aprimorando com o conhecimento adquirido durante a minha estadia aqui. Grato desde já por quem puder ajudar!

 

Editado por Nivaldo Henrique Dos Santos Oliveira
Alteração do titulo em visão de evitar confusões quanto a motivação da publicação.
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde @Nivaldo Henrique Dos Santos Oliveira. O primeiro fator a ser avaliado, seria que o diagrama do cerrado não sera usado para voce escolher os fundos da sua carteira. Os fundos serão escolhidos pelos criterios de analise ensinado nas aulas e que façam sentido para voce. Após escolhidos os ativos, o diagrama tera a função de gerenciar o risco dentre os ativos que fazem parte da sua carteira. Sendo assim, perguntas excludentes não fazem sentido serem colocadas no diagrama. 

Por exemplo. Voce colocaria na sua carteira um fundo de liquidez baixa? Se não colocaria, não faria sentido ter essa pergunta no diagrama, porque todos os escolhidos terão liquidez alta. Essa premissa teria que ser avaliada em todas as perguntas que voce escolher, lembrando sempre que elas serão utilizadas para a gestão de risco, e não para a escolha do ativo.

Um outro detalhe. O Raul comentou em uma das lives, que um numero muito grande de perguntas não seria indicado, ja que um criterio acabaria anulando outro.

Caso tenha mais alguma duvida poste aqui na comunidade para podermos te ajudar.

Na verdade não seria para inserir no diagrama do cerrado, mas ajudar na hora de analisar os FII's para escolher os com melhores pontuações para serem os escolhidos para fazer um investimento. Eu fiz essas perguntas com base nos indicadores de cada um dos tipos de fundo que foi apresentado nas aulas. No caso há algumas perguntas que dariam pontos positivos e outras negativos, assim efetivando um sistema de pontuação. Claro que não utilizarei somente o resultado como base para investir, isso foi para fazer uma preleção dos melhores fundos para estudar mais a fundo e enfim investir. Apesar de que já durante as pesquisas ppara preencher os dados requeridos nesse "questionário" eu já leio informações até diretamente do site da empresa. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
29 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Entendi, nesse caso vou somente fazer alguns comentarios, não no intuito de voce mudar as perguntas, mas para ser levado em consideração na sua analise

Os fundos de tijolos não possuem seu patrimonio atualizado diariamente, diferente em relação aos de papel. Sendo assim é possivel admitir uma margem no P/VP

Voce pode adicionar essa informação em termos comparativos. Por exemplo, o que seria melhor, um fundo que tem taxa de administração de 3% e paga 10% de DY ou um com taxa de 2% que paga 8%?

Fundos de papel geralmente terão DY mais altos e uma valorização menor na cota. VOce pode estabelecer um valor superior em relação aos de tijolos

Voce pode avaliar os indexadores dos CRIs. E utilizar o contrafluxo para ver se estão de acordo com as expectativas do mercado

Existe um indicador que é o LTV. Geralmente os fundos de papel mostram o LTV medio nos relatorios mensais ou especificam o LTV de cada CRI. Basicamente o LTV mostra o quanto o CRI ofereceu de garantias em relação a divida. Um LTV de 50% significa que para cada R$1 de divida o CRI possui R$2 de garantias.

Grande parte destas perguntas não podem ser analisadas isoladamente, mas dentro do contexto do fundo ou como criterio comparativo entre fundos.

Mas parabens pelos estudos, e caso tenha alguma duvida poste aqui na comunidade para podermos ajudar.

Ok, farei uma revisão das perguntas levando em consideração as ideias que me apresentou, muito obrigado pela a ajuda!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Tiago Roberto Novello disse:

Boa tarde!

Nivaldo, achei muito interessantes as suas perguntas, porém, eu só adicionaria alguns critérios mais objetivos para facilitar na hora de preencher e evitar que você crie algum viés para alguns FIIs que você possa ter preferência. Por exemplo:

 

O fundo paga um Dividend Yield na média do setor? Qual variação você aceitaria, tipo até -10% em relação a média do setor?

O fundo paga Dividend Yield com consistência nos últimos anos? O que você considera consistência, o fato de pagar qualquer valor já está ok?

O fundo possui uma liquidez alta? Quanto seria essa liquidez alta? Mais de 1M?

A administração condiz com o valor da taxa? Qual seria a resposta ideal para você considerar que está ok nessa questão?

A Taxa de Performance é alta? Qual seria uma taxa de performance alta? 10%, 20%?

O fundo possui grande vacância financeira? A partir de quanto você considera alta a vacância financeira?

O fundo possui boa ocupação física? Qual seria a % para ser boa?

O fundo possui boa ocupação financeira? Qual seria a % para ser boa?

O fundo tem uma renda constante? Pode ser qualquer renda ou tem um valor mínimo? Se houver uma variação grande nessa renda, está ok?

 

Eu percebi que eu tinha algumas perguntas sem critérios objetivos definidos e tendia a colocar "Sim" para os ativos que eu tinha preferência, ou seja, não era uma análise na qual o viés ficava totalmente isolado.

Espero ter ajudado! Boa sorte!

Na verdade eu acabei fazendo um sistema de Sim/Não, o que acaba facilitando sim uma evasão de informações e acaba corroborando em caso de preferência a algum fundo. Eu criei mais para ter uma base de estudos e fiz em questão de meia hora, então eu já imaginava que encontraria algumas defazagens, até por isso pedi ajuda ao pessoal da comunidade. Graças aos seus esclarecimentos e do nosso amigo acima, consegui ter uma ideia de onde posso melhorar esse questionário e amplificar o alcance e limitar ao máximo que haja preferências. Muito obrigado pela sua contribuição!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Ricardo Ochoa disse:

Agora entendi, li as respostas e li de novo o título.

Você não está fazendo perguntas para o diagrama, apenas tentando se basear em parguntas para selecionar quais FIIs analisar.

Acredentaria, sobre a taxa de performance, em que se baseia, muitas vezes a meta a ser batida não tem a ver com o objetivo do fundo, muitas vezes usam o CDI como meta, meta facil para cobrar a taxa. Sua pergunta seguinte, a taxa é alta, é subjetiva, seguindo o seu raciocínio anterior, teria que colocar um número, tipo: "a taxa de performance é maior que x%". A maioria dos que tem taxa de performance não são bons, eu nem seguros adiante, tentando saber o valor, apenas se a meta faz sentido, vejo a taxa de performance como uma forma de aumentar a taxa de administração, te fazendo acreditar que estão se saindo "muito bem".

 

Obs:

Poderia tirar "diagrama do cerrado" do título para evitar a confusão, caso alguém entre aqui procurando comparar as perguntas para o diagrama, vai ter que ler muito para descoique o post não é sobre disso

Olá, boa tarde. Obrigado pela sua contribuição! Já efetuei a alteração do título em virtude de maior clareza dos fatos.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...