Jump to content
  • 0

Será isso mesmo ?


Wanderson Lucas Tavares

Pergunta

Fala pessoal

 Vi a aula sobre marcação a mercado,então fui saber quanto meu título(IPCA+5,64) valeria no vencimento(15/05/2045),para ter uma margem de quando realizar o resgate e ter o melhor lucro possível,fui no site do tesouro e achei o título q eu investi mas não estava com a mesma taxa contratada,logo q faz mais de um mês q eu realizei a compra desse título,enfim eu fiz mesmo assim a simulação.

 

 Gostaria de saber se seria assim mesmo q se tira a base de até quanto pode chegar o lucro desse título.

Se puderem me ajudar eu agradeço 

Screenshot_20230728-122643.png

Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde @Wanderson Lucas Tavares. Por se tratar de um titulo indexado ao IPCA, as simulações do valor final são baseados na expectativa do mercado, ou utilizando um valor de inflação a qual voce acredita que poderia se manter em media ate o final do vencimento.

Contudo, não ha certeza de que estes resultados realmente se concretizem. Em relação a marcação a mercado dos titulos indexados ao IPCA eu prefiro ir acompanhando no site do tesouro os graficos comparativos de taxa real e taxa contratada, bem como informações da taxa anualizada e acumulada que esta sendo oferecida.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde @Adriano Luiz Odahara Umemuraa respeito das simulação serem baseadas no mercado,e como sabemos n da pra prever o mercado,temos somente o passado como referencia,então minha curiosidade em saber da base de lucro que teria no final do título acaba q caindo por terra,eu te agradeço por esclarecer.

Em relação a sua preferência de acompanhar via gráfico comparativo do tesouro,o quanto essas taxas devem se dispersar uma das outras para termos uma boa janela de marcação a mercado ?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Wanderson Lucas Tavares disse:

Boa tarde @Adriano Luiz Odahara Umemuraa respeito das simulação serem baseadas no mercado,e como sabemos n da pra prever o mercado,temos somente o passado como referencia,então minha curiosidade em saber da base de lucro que teria no final do título acaba q caindo por terra,eu te agradeço por esclarecer.

Em relação a sua preferência de acompanhar via gráfico comparativo do tesouro,o quanto essas taxas devem se dispersar uma das outras para termos uma boa janela de marcação a mercado ?

Não existe uma regra. Eu procuro deixar o investimento entrar na aliquota minima de IR e a partir dai vou vendo o quanto ele esta me oferecendo anualizado e quais são as taxas oferecidas no mercado, para ver se compensa o resgate para colocar em outro investimento. Por exemplo, se eu tenho um titulo que comprei oferecendo taxa de IPCA +5% e no anualizado eu estou tendo IPCA+20%, eu ja estaria tendo uma rentabilidade anual maior do que a oferecida. A partir dai, avaliar as ofertas de titulo no momento para ver se compensa resgatar e alocar em outro que poderia me dar uma rentabilidade maior.

Nos titulos prefixados é mais facil de fazer essa avaliação, porque voce consegue ter o valor da rentabilidade acumulada final. Então se voce resgata um titulo ganhando com a marcação a mercado, voce compara o quanto voce teve de ganho na operação versus o quanto voce ganharia alocando em outro titulo ate a data de vencimento do primeiro, para ver se a operação é lucrativa.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde!

Assim como já dito pelos colegas, não é seguro você se basear nessa projeção do TD, pois leva-se em conta a expectativa do IPCA até 2045, ou seja, algo pouco provável de que se concretize, serve apenas como uma referência para você comparar títulos.

Fica muito melhor você acompanhar dentro da própria plataforma o gráfico do título que você comprou, lá você terá muitos outros dados que te ajudarão a identificar a rentabilidade e como está a sua taxa real em relação a contratada.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Tiago Roberto Novello disse:

Boa tarde!

Assim como já dito pelos colegas, não é seguro você se basear nessa projeção do TD, pois leva-se em conta a expectativa do IPCA até 2045, ou seja, algo pouco provável de que se concretize, serve apenas como uma referência para você comparar títulos.

Fica muito melhor você acompanhar dentro da própria plataforma o gráfico do título que você comprou, lá você terá muitos outros dados que te ajudarão a identificar a rentabilidade e como está a sua taxa real em relação a contratada.

No caso do seu exemplo,se vc tiver uma rentabilidade anualizada de IPCA +12% por exemplo,vc só trocaria esse título se encontrasse uma proposta de título que oferece uma rentabilidade anual maior,certo? se eu entendi essa proposta de rendimento maior é mais fácil no pré-fixado pois lá vc já tem uma previsibilidade...

Mas se eu estou tendo um lucro como no meu caso,fiz duas compras,em uma tenho um acúmulo de IPCA + 55%,onde seria muito difícil achar uma título que me oferecesse uma rentabilidade maior.

E no outro IPCA+ 9%,onde eu acho pre fixados de 10%.

Se por exemplo tivesse tivesse expectativa da queda dessa rentabilidade no segundo exemplo,valeria a pena vende e comprar o pré-fixado ?

Screenshot_20230728-162649.png

Screenshot_20230728-163234.png

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Tiago Roberto Novello disse:

Boa tarde!

Assim como já dito pelos colegas, não é seguro você se basear nessa projeção do TD, pois leva-se em conta a expectativa do IPCA até 2045, ou seja, algo pouco provável de que se concretize, serve apenas como uma referência para você comparar títulos.

Fica muito melhor você acompanhar dentro da própria plataforma o gráfico do título que você comprou, lá você terá muitos outros dados que te ajudarão a identificar a rentabilidade e como está a sua taxa real em relação a contratada.

Boa tarde @Tiago Roberto Novello 

Sobre o acompanhamento no próprio tesouro ainda é um pouco confuso algumas informações,eu normalmente acompanhava pelo corretora,acho q se começar a olhar no próprio tesouro pode ser q fique mais claro com o tempo 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Wanderson Lucas Tavares disse:

No caso do seu exemplo,se vc tiver uma rentabilidade anualizada de IPCA +12% por exemplo,vc só trocaria esse título se encontrasse uma proposta de título que oferece uma rentabilidade anual maior,certo? se eu entendi essa proposta de rendimento maior é mais fácil no pré-fixado pois lá vc já tem uma previsibilidade...

Mas se eu estou tendo um lucro como no meu caso,fiz duas compras,em uma tenho um acúmulo de IPCA + 55%,onde seria muito difícil achar uma título que me oferecesse uma rentabilidade maior.

E no outro IPCA+ 9%,onde eu acho pre fixados de 10%.

Se por exemplo tivesse tivesse expectativa da queda dessa rentabilidade no segundo exemplo,valeria a pena vende e comprar o pré-fixado ?

Screenshot_20230728-162649.png

Screenshot_20230728-163234.png

Wanderson,

O seu investimento foi feito em IPCA +5,95%, que é uma taxa muito boa. Sabemos que uma parte da marcação a mercado da queda dos juros já está precificada nos ativos do TD, justamente pela queda constante das taxas a cerca de 100~120 dias.

image.png.109779efbc4f1564f50e4403ba7c6703.png

O seu título chegou a ser ofertado por IPCA +6,57% e agora está em IPCA +5,50%, porém, eu ainda vejo que há bastante espaço para ganhar com a marcação a mercado, não vejo a menor vantagem você fazer a venda do título só porque houve uma pequena valorização frente a sua taxa de compra. Além disso, você cairia na faixa de IR de 22,5% o que "comeria" boa parte dos seus rendimentos.

Dessa forma, você migraria para um título pré-fixado o qual também já teve uma redução na taxa com a expectativa da queda de juros. Eu vejo que você estaria pulando de galho em galho sem efetivamente ter incrementado a qualidade dos seus ativos. Eu estou com esse mesmo título do TD 2045 comprado em IPCA +6,51% e acredito que ainda vai me dar muito mais alegrias do que já está dando.

Eu tento mexer o mínimo possível na meus investimentos de renda fixa, justamente por conta de incidência de IR, ficar girando a carteira e correndo o risco de acabar perdendo a mágica dos juros compostos.

"Investimento é igual sabonete, quanto mais mexe, menor fica - Raul" hehehe

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Wanderson Lucas Tavares disse:

Boa tarde @Tiago Roberto Novello 

Sobre o acompanhamento no próprio tesouro ainda é um pouco confuso algumas informações,eu normalmente acompanhava pelo corretora,acho q se começar a olhar no próprio tesouro pode ser q fique mais claro com o tempo 

O bacana de você acompanhar pelo site do TD é que você vê a diferença da curva de rentabilidade contratada x real, isso te dá uma visão mais acurada de como o seu título está se comportando, inclusive é possível ver os momentos em que ele ficou com rentabilidade negativa devido a marcação a mercado.

 

Veja esse exemplo abaixo, é um título 2035 IPCA +5,47%. Quando a linha azul claro está abaixo da azul escuro mostra que o meu título estava com rentabilidade negativa (valia menos do que quando eu comprei). Como as taxas foram caindo mediante a expectativa do corte da Selic, o meu título passou a ter rentabilidade positiva quando a linha azul claro ficou acima da azul escuro. É fácil entender como está o comportamento do seu título olhando este gráfico.

 

image.png.b48383e4b533fe1528b775987f088dcd.png

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...