Jump to content

Imposto de Renda pagar ou não?


Recommended Posts

Considerando a taxa de juros, vendi um apto no valor de 500 mil que recebia 2,5 mil de aluguel/mes. Acontece que agora, estou apurando o ganho de capital e já estou na duvida se valeu a pena (considerando que terei que pagar 50 mil de imposto). Não sei se compro outro imóvel (buscando um melhor custo X beneficio)  para não pagar o imposto ou se pago e aplico o dinheiro. 

Alguma maneira de não pagar tanto imposto?  o comprador aceita fazer contrato com valor menor para não ter que pagar tanto imposto mas não sei se isso é correto.  

Editado por Regina Cristina Valladares Camina
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

26 minutes ago, Regina Cristina Valladares Camina disse:

Considerando a taxa de juros, vendi um apto no valor de 500 mil que recebia 2,5 mil de aluguel/mes. Acontece que agora, estou apurando o ganho de capital e já estou na duvida se valeu a pena (considerando que terei que pagar 50 mil de imposto). Não sei se compro outro imóvel (buscando um melhor custo X beneficio)  para não pagar o imposto ou se pago e aplico o dinheiro. 

Alguma maneira de não pagar tanto imposto?  o comprador aceita fazer contrato com valor menor para não ter que pagar tanto imposto mas não sei se isso é correto.  

O imposto é sobre o ganho de capital, mas tem uma correção de valorização, para pagar um pouco menos, além de ter as melhorias.

De toda forma, se comprar outro aí ter que pagar percentual da imobiliária e cartório, uma.grana preta que pode até ser maior que o imposto 

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

30 minutes ago, Regina Cristina Valladares Camina disse:

Considerando a taxa de juros, vendi um apto no valor de 500 mil que recebia 2,5 mil de aluguel/mes. Acontece que agora, estou apurando o ganho de capital e já estou na duvida se valeu a pena (considerando que terei que pagar 50 mil de imposto). Não sei se compro outro imóvel (buscando um melhor custo X beneficio)  para não pagar o imposto ou se pago e aplico o dinheiro. 

Alguma maneira de não pagar tanto imposto?  o comprador aceita fazer contrato com valor menor para não ter que pagar tanto imposto mas não sei se isso é correto.  

Da uma olhada nesse post do @Marcelo Ribeiro

 

 

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

44 minutes ago, Regina Cristina Valladares Camina disse:

Considerando a taxa de juros, vendi um apto no valor de 500 mil que recebia 2,5 mil de aluguel/mes. Acontece que agora, estou apurando o ganho de capital e já estou na duvida se valeu a pena (considerando que terei que pagar 50 mil de imposto). Não sei se compro outro imóvel (buscando um melhor custo X beneficio)  para não pagar o imposto ou se pago e aplico o dinheiro. 

Alguma maneira de não pagar tanto imposto?  o comprador aceita fazer contrato com valor menor para não ter que pagar tanto imposto mas não sei se isso é correto.  

Regina,

Busca informação, senão vai acabar pagando imposto sem necessidade

Olha uma pesquisa rápida que fiz sobre o que me lembro, da uma aprofundada

Há dois casos em que quem vendeu um bem não precisa fazer a declaração de Ganhos de Capital: Se a venda for de um bem de pequeno valor (abaixo de R$ 35 mil). Se tiver vendido o único imóvel, de até R$ 440 mil, desde que não tenha vendido outro imóvel no prazo de 5 anos.

Se você vendeu somente este nos últimos 5 anos, pode ficar isenta

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

 

19 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Regina,

Busca informação, senão vai acabar pagando imposto sem necessidade

Olha uma pesquisa rápida que fiz sobre o que me lembro, da uma aprofundada

Há dois casos em que quem vendeu um bem não precisa fazer a declaração de Ganhos de Capital: Se a venda for de um bem de pequeno valor (abaixo de R$ 35 mil). Se tiver vendido o único imóvel, de até R$ 440 mil, desde que não tenha vendido outro imóvel no prazo de 5 anos.

Se você vendeu somente este nos últimos 5 anos, pode ficar isenta

Complementando:
Na Lei 9.250 em seu Art. 23. Fica isento do imposto de renda o ganho de capital auferido na alienação do único imóvel que o titular possua, cujo valor de alienação seja de até R$ 440.000,00 (quatrocentos e quarenta mil reais), desde que não tenha sido realizada qualquer outra alienação nos últimos cinco anos.

Então temos os seguintes critérios:
1. Ser único imóvel do titular;
2. Valor até 440mil;
3. Não ter realizando nenhuma alienação nos ultimos 5 anos
Entra nessa conta qualquer imóvel, tem que ser levado em consideração isso, tipo lote, casa, apto, imóvel rural, comercial.

Se atender esses critérios vc poderia até ficar isenta, declarar a menor pra fugir dessa tributação é um risco, se vc fez o gcap e calculou, basicamente o que ficou acima da isenção o estado tá te cobrando de impostos.

Se até em 180 dias vc comprar outro imóvel residencial utilizando esse recurso da venda, vc fica isenta tbm.

Quanto a ser correto, correto não é!
Declarar um ímovel abaixo do valor afim de evitar a tributação, na prática vc estaria sonegando.

Editado por Jefferson Cunha
complemento
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...