Jump to content
  • 0

Tesouro Selic


Matheus Gonçalves Antunes

Pergunta

Na última live da turma 05, o Raul comentou que a marcação a mercado também ocorre com o tesouro Selic, embora em uma menor proporção. Levando isso em consideração não seria uma desvantagem utilizar tal título público como reserva de emergência? Digo isso porque vai que no dia da "emergência" o título esteja com um valor menor do que o valor da data da compra. Fiquei com essa dúvida e não sei se faz sentido o que eu estou falando kk
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
E aí Matheus Gonçalves Antunes, então, pelo que eu entendi das aulas, a reserva de emergência não deve ser encarada como um investimento, o objetivo não é render, mas sim estar disponível para emergências. Essas correções de marcação no tesouro selic são bem pequenas e de curto prazo, então mesmo que ocorram seriam o "preço" que se paga pela segurança. Mas mesmo assim, você pode analisar como estão as rentabilidades do Nubank, Mercado Pago, Picpay entre outros, para ver se vale a pena. Também pode ser interessante ter uma parte da reserva em dinheiro e na conta corrente já disponível.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Boa noite Matheus, é como o Marco Antônio falou. Por exemplo fiz esses aportes da reserva de emergência essa semana, coloquei 50\% em títulos que tenham liquidez diária, como TD, CDB (existe alguns com liquidez diária) para tenha um rendimento mínimo mas aceitável. 25\% coloquei no NU BANK que tem rendimento diário de 100\% do CDI e os 25\% restantes coloquei na poupança. Assim se houver uma necessidade tem como ir usando este de saque imediato e apenas em ultimo caso teria que esperar mais de um dia para resgatar os do TD e CDB. Possibilitando sempre a pesquisa de como está a marcação a mercado do TD. Na poupança e no NU BANK vc tem como sacar até no final de semana, já que a bolsa não funciona nestes dias.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Entendi. Vcs têm razão. Eu tinha pensado em dividir mesmo a reserva de emergência. Deixar um pouco no tesouro Selic, um pouco na minha conta em um "bancão" e, eventualmente, um pouco em outro lugar, a exemplo do Nubank. Eu fiquei com essa dúvida, pq em inúmeros lugares nós ouvimos falar que o "local correto" para montar a reserva de emergência seria o tesouro Selic e, nos termos do que nós falamos até agora e aprendemos aqui no curso, é possível verificar que a história não é bem assim né... Muito obrigado pelos esclarecimentos!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Matheus Gonçalves Antunes Existe uma Glamourização do tesouro SELIC, pois geralmente é a porta de entrada de muito investidor, e rende mais que poupança, (meu caso por exemplo). Com o tempo e estudo a gente aprende que reserva não precisa rentabilizar, e sim ser disponível. É bem como o seu comentário acima, o que dizem por aí que a reserva de emergência deve estar no Tesouro SELIC não é bem assim.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Fala Matheus! Como a maioria ja falou, a reserva de emergência eh pra estar ali do seu ladinho na hora do emprevisto, então a rentabilidade não importa, so que não gostamos de ver algum dinheiro nosso rendendo negativamente por mais baixo que seja essa negatividade. Aconselho a você dividir ai sua reserva em 3 ou 4 patamares, por exemplo: 1°- 30\% da reserva na sua conta, até mesmo na poupança, uma boa alternativa que eu conheço é o Pic Pay que até ja mencionaram ai. 2°- 30\% em um título de liquidez diária, um cdb por exemplo, algo que renda ai diariamente e que se vc resolver sacar não vai ter menos do que colocou. 3°- 20\% em um bom fundo de investimento, que tenha um rentabilidade mediana ou baixa mais com alta segurança e com saque de D+2 no máximo. 4°- Um título com uma rentabilidade alta e de longo prazo. Qual é a pegada disso, dependendo da emergência você retira apenas da primeira parte e nao toca nas outtas 3, assim que a emergência for resolvida vc repõe a parte retirada, caso a emergência seja maior vc vai tirando sua grana nessa sequência de níveis. Tenho feito isso e da muito certo, e tento deixar o teto da reserva, de 10 a 12 meses de contas. Espero ter contribuído, abraços!
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...