Jump to content

Livros bons que não necessariamente são sobre o mercado financeiro/finanças


Recommended Posts

Gente, feliz demais com a interação de vocês hahaha confesso que achei que ninguém comentaria no meu post!

Sobre o livro A Revolta de Atlas, nunca li mas já ouvi falar a respeito. Por ser um livro consideravelmente grande, assusta, mas a história sendo boa e fluída tenho certeza que será uma leitura excelente. É aquilo, cada um tira de um livro aquilo que faz sentido para sua própria realidade. Já estou curiosa e quero saber mais a respeito, quem sabe não será minha próxima leitura?

Obrigada pela recomendação, Rai Nunes.

7 horas atrás, Rai Nunes disse:

Estou lendo A Revolta de Atlas. Mas muito cedo pra eu dar qualquer opinião, pois estou no capítulo 2, acho que li umas 50 páginas de 1000. Aconteceu de algumas pessoas em diferentes momentos me indicarem, porém em um curto espaço de tempo.

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Tiago Roberto Novello disse:

Se eu pudesse recomendar somente um livro seria "Em busca de sentido" - Viktor Frankl.

Relata a história de um psicólogo nos campos de concentração durante a 2a GM. Livro muito forte, com relatos cruéis, porém, revelando que mesmo na ponta extrema do sofrimento é possível refletir sobre existir um sentido de passar por isso e questionar o vazio existencial e da impotência diante da situação. O autor é idealizador e criador da Logoterapia, a qual tem os conceitos básicos abordados na segunda parte do livro.

Obrigada pela recomendação, Tiago! Livros que retratam a 2ª guerra (ou qualquer guerra) sempre são fortes e - graças a Deus - retratam momentos que não imaginamos nem nos nossos piores pesadelos. Gostei muito da sinopse que você colocou e com certeza é um livro que irei pesquisar a respeito e considerar para uma próxima leitura.

Me fez lembrar, inclusive, que tenho outro livro começado e que não terminei hahahah mas tenho uma justificativa. Comecei a ler "a menina que roubava livros", que também se passa num contexto pós 2ª guerra, não assisti o filme por que queria ter minhas próprias impressões da história. Resultado: recebi um spoiler em alguma rede social kkkkkk fiquei triste e parei de ler. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Fernanda. Parece ser uma ótima recomendação. Livro bem profundo. Obrigado por indica-lo. 🙃

Há alguns anos atrás. Tipo uns três. Eu li o Pai Rico, Pai Pobre então logo em seguida eu comecei a ler o Mais Esperto Que o Diabo do Napolean Hill. Não verdade é um livro "estranho" mas tem alguns pontos de vistas interessante sobre nós mesmos e a diferença entre os bem sucedidos e não. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

52 minutes ago, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

Oi Fernanda!

Que trecho incrível!

Os livros que pensei em indicar são os dois já citados ai: A morte é um dia que vale a pena viver e Em busca de sentido. São muito bons, e fazem refletir demais. São livros lentos de se ler não pela dificuldade, mas por conta de pensar e digerir tudo mesmo.

Abraços,

Bom dia Elisandra!! Obrigada de toda forma por sua contribuição! 

Já vi algumas passagens do livro "a morte é um dia que vale a pena viver" inclusive cheguei a presentear minha sogra com ele, pois atualmente ela está passando por uma situação complexa e ela comentou comigo sobre uma palestra da autora que tinha assistido na internet. Agora esse segundo livro, que como comentei com o Tiago, trata de um contexto de cenário pós guerra, com certeza deve te ruma densidade que contribui em muito para refletirmos - e valorizamos - nossa vida atual. 

Livros que temos que ler devagar são sempre bons, na minha concepção, então com certeza já estão na minha listinha.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, Diogo Milioli Ferreira disse:

Um livro que gosto se recomendar é o:

"A morte é um dia que vale a pena viver", da Ana Cláudia Quintana.

Nos faz pensar sobre a finitude da vida a partir de belas vivências que essa médica paliativista teve ao longo de sua carreira.

Obrigada demais pela recomendação, Diogo! Essa autora é sensacional e já é um livro que está na minha lista de futuras leituras! Livros que relatam sobre a experiência da morte (nossa única certeza e que sempre esquecemos disso kkk) são narrativas que definitivamente nos agregam.

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

7 minutes ago, Heberth Jorge Feres disse:

Oi Fernanda. Parece ser uma ótima recomendação. Livro bem profundo. Obrigado por indica-lo. 🙃

Há alguns anos atrás. Tipo uns três. Eu li o Pai Rico, Pai Pobre então logo em seguida eu comecei a ler o Mais Esperto Que o Diabo do Napolean Hill. Não verdade é um livro "estranho" mas tem alguns pontos de vistas interessante sobre nós mesmos e a diferença entre os bem sucedidos e não. 

Obrigadaa Heberth!

O Pai Rico, Pai Pobre é um claaássico dos amantes do dinheiro hahaha li também a bastante tempo e recentemente descobri que no spotify tem vários audiobooks, inclusive do Mais Espero Que o Diabo. Esse segundo ainda não li, mas já recebi diversas recomendações.

Gostei de ser um livro "estranho" hahaha, melhor do que ser um livro clichê. Com certeza vou colocar na minha lista, nem que seja para ouvir enquanto trabalho.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Fernanda Manoel De Battisti disse:

Primeiramente, sou nova na comunidade então não sei se já tem um tópico sobre isso, mas se tiver já peço que relevem. É apenas um convite para compartilharem livros que despertaram coisas boas em vocês.

De toda forma, depois de muita vergonha na cara terminei um livro que comecei a leitura há cerca de 2 anos, quem simplesmente não acabava de ler pois colocava outras prioridades na frente. Quando digo prioridades, não me refiro especificamente a coisas que consideramos importantes como trabalhar, estudar ou se exercitar. Na verdade, era muito mais sobre falta de gestão de tempo e imersão sem fim na lupa infinita do instagram/youtube, do que não me orgulho, porém é a verdade.

Sem mais delongas, não sou crítica de livros, porém o livro que me despertou a vontade de criar esse tópico aqui na aba comunidade se chama "O Vendedor de Sonhos - o chamado" do escritor psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Curry. Não é um livro "da moda", famoso, muito menos padrão de recomendação dos supostos gurus de auto ajuda - até por que não é um livro de auto ajuda e sim uma narrativa histórica.

Não darei espoilers do livro, apenas citarei a seguinte passagem (a qual peço licença para transcrever) e reforço o convite de leitura e para compartilharem leituras que inspiram vocês:

"Se pudesse retornar no tempo, daria todo o meu dinheiro para ter mais um dia com eles e faria desse dia um momento eterno. Mas eles se foram; as únicas vozes que ouço são as que ficaram ocultas nos escombros da minha memória: "Papai, você é o melhor pai do mundo, mas o mais ocupado também"."

(...)

"O passado é meu algoz, não me permite o retorno, mas o presente levanta generosamente meu semblante descaído e me faz enxergar que não posso muda o que fui, mas posso construir o que serei. Podem me chamar de louco, psicótico, maluco, não importa. O que importa é que, como todo mortal, um dia terminarei o show da existência no pequeno palco de um túmulo, diante de uma plateia em lágrimas."

Espero que ajude alguém de alguma forma!

Um livro bem massa dele que li uma vez e impactou bastante é: "o futuro da humanidade". 

Um livro muuuuito foda para quem quer saber um pouco de tudo sobre ciência (Uma breve história de quase tudo) e sobre como foram feitas as mais variadas descobertas científicas e que foi escrito por um jornalista (ganhou prêmio de melhor livro de divulgação científica), explica do big bang até a teoria de placas em uma linguagem acessível.

E deixo também a recomendação do livro A 50ª lei do poder de Robert Greene que fala sobre persuasão e leis que pessoas poderosas praticam linkando com a vida do Rapper 50 Cent.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Sem duvidas o livro que eu mais gostei de ler até hoje foi Os Segredos da Mente Milionária- T Harv Eker, mas fora do mundo financeiro eu li muita coisa sobre a segunda Guerra mundial, ignorando esse tema, outro livro que eu achei bom de ler e tem uma leitura rápida é Arrume sua cama - William H Macraven, ele é basicamente aqueles livros para mudança de mentalidade, mas é um livro bastante objetivo que em cada capítulo tem um título onde ele desenvolve o tema que ele se propôs e uma conclusão, então cada capítulo seria uma lição. Eu não costumo muito ler livros de ficção ou de histórias que não tem um nicho específico, minhas leituras acabam sempre sendo meio didáticas (segunda Guerra, investimentos, desenvolvimento pessoal) e algumas biografias, ainda estão na minha lista alguns livros como As 48 leis do poder, Hábitos Atômicos, Liderar é Simples, Abraham Licoln, O livro dos cinco aneis....

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia Fernanda 

O livro que irei recomendar não é sobre finanças. Mas mesmo assim acredito que suas ideias e ensinamentos impactem diretamente. O livro é de um Psicólogo e Psicanalista Canadense chamado Jordan Peterson.

O livro chama "12 Regras para uma vida". 

Eu não sei definir este livro em poucas palavras... por isso vou deixar sua curiosidade falar mais alto.
Muitos aqui devem conhecer este livro, e podem dizer se gostaram ou não.

Espero te ajudado :)

Abraço!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Fernanda Manoel De Battisti, excelente iniciativa em criar esse tópico.

O trecho do livro que você citou me fez lembrar da clássica canção chamada "Time in a bottle" de Jim Croce.

Contextualizando, Jim escreveu essa música para o seu filho de 2 anos, pois estava muito ocupado fazendo turnês naquela época e gostaria de passar mais tempo com seu filho. Naquele ano, Jim Croce partiu.

_________

Caso você esteja iniciando e ainda não tenha lido, recomendo "O Pequeno Príncipe", um clássico de Antoine de Saint-Exupéry. É um livro bem curto e fluido de se ler, repleto de metáforas. Você terminará bem rápido, eu garanto.

(Eu recomendaria "Em busca de sentido", do pai da psicologia positiva, Dr. Viktor Frankl, mas o @Tiago Roberto Novello foi mais rápido haha)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Nícolas Fevereiro Barbosa Valeu demais!! O Pequeno Principe é bom demais, toda vez que leio percebo uma coisa que não tinha percebido na leitura anterior kkk enfim, um gênio mesmo.

Bom demais ver gente da turma 23 hahaha bora engajar bastante!

O bom do tópico é que 1. a vida é um pouco mais do que só dinheiro/investir, então acho legal trazer para a comunidade questões que vão além disso e que, consequentemente, nos farão enxergar o por que de fato estamos aqui buscando a liberdade financeira/aprender investir e 2. se a gente só falar de investimento vamos ficar doidos kkkkk😆

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Fugindo um pouco do "livros que despertem coisas boas", eu recomendaria "Rápido e devagar: duas formas de pensar", do Nobel de Economia, Daniel Kahneman, psicólogo e economista. Uma viagem sobre as descobertas da neurociencia em torno dos vieses cognitivos, as peças que o cérebro humano prega em todos nós. Inclusive é um livro recomendado ao bom investidor.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...