Jump to content
  • 0

RENDA FIXA


Márcia Kuboki

Pergunta

Pessoal, uma dúvida que me surgiu agora. Quando tenho um CDB pré-fixado que diz rentabilidade de 120% do CDI, não tenho como saber o que realmente vou receber na data do vencimento, é isso ? Pra vcs entenderem melhor minha dúvida, o CDI altera todos os dias, então só vou saber o que realmente rendeu na data do vencimento do título.

Se puderem me ajudar ! Obrigada

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Márcia,

Ativos atrelados ao CDI possuem uma estimativa de rentabilidade baseado na expectativa da taxa Selic pelo Boletim Focus, isso é o mais próximo que você consegue chegar, já a taxa Selic é reavaliada pelo Copom a cada 45 dias. Isso serve apenas como uma referência. Ontem, por exemplo, tivemos a redução da Selic em 0,5% a.a o que afeta a rentabilidade de ativos pós-fixados atrelados ao CDI. 
 

Esse título possui uma rentabilidade pós-fixada, já que dependerá de uma taxa que pode variar no decorrer da vida do título. Só a nível de curiosidade, o CDI comumente é 0,10% menor do que a Selic. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde @Márcia Kuboki. Existem 2 tipos de ativos de renda fixa, os prefixados e os pós fixados. Os prefixados são aquele que oferecem uma taxa de rentabilidade na sua contratação, e caso voce leve o titulo ate o vencimento, voce recebera exatamente a rentabilidade prometida descontado o IR.

Nos titulos pos fixados a taxa é composta por um indexador que pode variar durante o periodo da sua aplicação. No exemplo que voce citou de um CDB com rentabilidade de 120% do CDI, o CDI seria este indexador variavel. O CDI ira sofrer influencia da taxa selic a qual pode ser reajustada nas reuniões do Copom como a que aconteceu nesta semana. Como houve um reajuste da taxa selic o CDI que era de 13,65% ira diminuir tambem. O valor ainda não foi divulgado, mas caso mantenha a diferença atual, podera ser de 13,15%.

Caso seja esse o valor. Aquele CDB que antes voce tinha de rentabilidade 16,38% sem descontar o IR passara a rentabilizar 15,78% ate a proxima alteração da taxa selic que podera acontecer na reunião do copom em setembro.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 03/08/2023 at 11:04, Márcia Kuboki disse:

Pessoal, uma dúvida que me surgiu agora. Quando tenho um CDB pré-fixado que diz rentabilidade de 120% do CDI, não tenho como saber o que realmente vou receber na data do vencimento, é isso ? Pra vcs entenderem melhor minha dúvida, o CDI altera todos os dias, então só vou saber o que realmente rendeu na data do vencimento do título.

Se puderem me ajudar ! Obrigada

Bom dia.

Não sou muito expert pois também iniciei minha jornada tem pouco tempo, mas como você informou que realizou o investimento na taxa pré-ficada, então significa que esse valor se manterá inalterado até a data de vencimento. Portanto sendo a rentabilidade travada no momento da contratação no vaor referente da taxa do dia.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 03/08/2023 at 13:35, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa tarde @Márcia Kuboki. Existem 2 tipos de ativos de renda fixa, os prefixados e os pós fixados. Os prefixados são aquele que oferecem uma taxa de rentabilidade na sua contratação, e caso voce leve o titulo ate o vencimento, voce recebera exatamente a rentabilidade prometida descontado o IR.

Nos titulos pos fixados a taxa é composta por um indexador que pode variar durante o periodo da sua aplicação. No exemplo que voce citou de um CDB com rentabilidade de 120% do CDI, o CDI seria este indexador variavel. O CDI ira sofrer influencia da taxa selic a qual pode ser reajustada nas reuniões do Copom como a que aconteceu nesta semana. Como houve um reajuste da taxa selic o CDI que era de 13,65% ira diminuir tambem. O valor ainda não foi divulgado, mas caso mantenha a diferença atual, podera ser de 13,15%.

Caso seja esse o valor. Aquele CDB que antes voce tinha de rentabilidade 16,38% sem descontar o IR passara a rentabilizar 15,78% ate a proxima alteração da taxa selic que podera acontecer na reunião do copom em setembro.

Os prefixados são aquele que oferecem uma taxa de rentabilidade na sua contratação, e caso voce leve o titulo ate o vencimento, voce recebera exatamente a rentabilidade prometida descontado o IR. - CONSIDERANDO AS TAXAS NO DIA DA CONTRATAÇÃO NO CASO ?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 minutes ago, Luiz Felipe Santos Pereira disse:

Os prefixados são aquele que oferecem uma taxa de rentabilidade na sua contratação, e caso voce leve o titulo ate o vencimento, voce recebera exatamente a rentabilidade prometida descontado o IR. - CONSIDERANDO AS TAXAS NO DIA DA CONTRATAÇÃO NO CASO ?

Por exemplo:

Um titulo prefixado com taxa de 10%aa com periodo de vencimento de 1 ano. Se voce investir R$100,00 ao fim de 1 ano voce tera R$110,00 sem descontar o IR

Um titulo pós fixado com taxa de IPCA + 5%. Hoje o IPCA acumulado de 12 meses esta em 3,16%. Sendo assim voce estara recebendo 8,16%aa. Contudo o IPCA é uma taxa variavel, que pode sofrer aumento ou diminuição até o vencimento. Sendo assim, os juros recebidos sofrem variações baseado neste indexador, e voce não sabe o valor da rentabilidade final.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...