Jump to content
  • 0

Como vocês chegam nas ações para avaliar?


Camila Rocha Machado

Pergunta

Pessoal, eu passei aqui pelo módulo de renda variável, mas fiquei um pouco confusa.

O Raul fala bastante das análises qualitativas. Mas existem muitas empresas na bolsa e não dá pra fazer a análise qualitativa de todas. Como vocês chegam à lista de ações que valem a pena analisar qualitativamente?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
18 minutes ago, Camila Rocha Machado disse:

Pessoal, eu passei aqui pelo módulo de renda variável, mas fiquei um pouco confusa.

O Raul fala bastante das análises qualitativas. Mas existem muitas empresas na bolsa e não dá pra fazer a análise qualitativa de todas. Como vocês chegam à lista de ações que valem a pena analisar qualitativamente?

Camila,

Talvez o primeiro passo seja você definir quais setores você gosta, entende mais e prefere investir. Com essa definição inicial, aí sim você fica com uma cesta de ações mais enxuta pra poder analisá-las. 

Por exemplo, muita gente fala de setores perenes (bancos, elétricas, saneamento, seguros, etc.). Com esses setores definidos fica muito mais fácil e prático você buscar as empresas com melhores números e iniciar os seus estudos para seleção de papéis. 
 

Um bom site pra te auxiliar nesse estudo é o Investidor10, lá existem várias formas de conhecer os setores, as empresas que compõem um segmento, comparar números, etc. 

Olhar a bolsa sem essa primeira definição de setores pode te deixar bastante perdida ou confusa. 

Editado por Tiago Roberto Novello
  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa, Tiago!
Mas ai, quando eu selecionei os setores e vou comparar as empresas pelos indicadores.
Mas ai, quando chega na hora de comparar os indicadores, eu não sei exatamente quanto esperar de cada indicador. Tipo, quais indicadores comparar e quanto buscar de cada um deles? Eu não consegui entender muito bem isso no módulo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Camila Rocha Machado disse:

Boa, Tiago!
Mas ai, quando eu selecionei os setores e vou comparar as empresas pelos indicadores.
Mas ai, quando chega na hora de comparar os indicadores, eu não sei exatamente quanto esperar de cada indicador. Tipo, quais indicadores comparar e quanto buscar de cada um deles? Eu não consegui entender muito bem isso no módulo.

Por exemplo Camila,

Vamos supor que você escolha o setor de energia... ai você vai ter seus fatores de Exclusão, por exemplo

- Tem Tag Along ?

- Não teve prejuízo nos últimos 10 anos ?

- Não tem controle estatal ?

Supondo que estes 3 fatores sejam pra você fatores de Exclusão da empresa...

Ai você olha a lista, e remove as que não atendem...

E começa a estudar as que ficaram, por exemplo dando notas conforme suas perguntas de balanceamento do diagrama

 

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Camila Rocha Machado

complementando o que o Marcelo disse , adicionei:

- empresa sem dividas ou dívidas controladas (dependendo do setor isso varia)

- lucros consistentes (não ter prejuízo nos últimos 10 anos )

- crescimento de receita ?

- identificar se é líder no setor 

Aqui voce já teria base para elencar as empresas e comparar mais indicadores , além de visitar o RI destas empresas para além de engender mais o setor em si , entender melhor a empresa e suas estratégias de crescimento etc 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fala xará, vou te falar como eu fiz inicialmente: escolhi alguns setores dos quais eu achei que nao teria dificuldade de entender o que era rsrs e busquei primeiro as empresas blue chips para ir estudando uma por uma e na comparação dentro de um mesmo setor. Ai eu usei umas perguntas tipo a empresa possui tag along? /a empresa tem lucro ha mais de XX anos? / a empresa registrou crescimento de receita nos últimos XX anos /  lucro liquido maior que divida liquida / a empresa tem mais de 30 anos de mercado/ ROE acima de 10% no decorrer dos anos... e por ai vai. Dai cada um vai elaborando as perguntas que fazem mais sentido (objetivamente falando, em relação aos números). Quando comecei a ter uma familiaridade maior fui abrangendo análise para empresas menores. Lá no site Investidor 10 tem breves explicações sobre os indicadores fundamentalistas que eles oferecem das empresas. A gente não decora de primeira mas sei que quanto mais vai analisando, mais tranquilo e familiar vai ficando essa análise dos indicadores. Tem algumas coisas no dicionário de mercado da auvp também. Ajudou também eu voltar na aula mais de uma vez revisitando o que foi explicado. No fim das contas a gente vai criando a forma própria de fazer a partir da experiência. Diz ai pra gente quais tu pegou para começar os estudos ;D 

image.png.bd864a55b72e972008337e18d211b3a3.pngpeguei Itausa por exemplo, o indicador e a legenda 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Camila Rocha Machado disse:

Pessoal, eu passei aqui pelo módulo de renda variável, mas fiquei um pouco confusa.

O Raul fala bastante das análises qualitativas. Mas existem muitas empresas na bolsa e não dá pra fazer a análise qualitativa de todas. Como vocês chegam à lista de ações que valem a pena analisar qualitativamente?

Para ganhar tempo eu assino casas de analises, uso apenas como um norte, se eu achar interessante, e vê que faz sentindo após um estudo mais apurado coloco na minha carteira.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Camila Rocha Machado disse:

Tipo, quais indicadores comparar e quanto buscar de cada um deles?

Oi, Camila!

Gostaria de complementar as respostas dos colegas, então queria focar nessa dúvida em específica. 


Acho que em relação a esse ponto, você poderia rever as aulas, pq eu tenho quase ctz que o Raul fala bastante sobre quais os indicadores olhar e sobre uma expectativa de cada um. Ele até comenta que a análise que ele está mostrando não vale para empresa de tecnologia (tem uma aula bônus só pra fazer a análise delas) 

Você também pode usar as perguntas do diagrama do cerrado para fazer as análises (acho que lá, como padrão tem ROE maior que 5%, dívida maior que o lucro por X anos, etc) até você ganhar maturidade para mudar essas perguntas.

Se você quiser se especializar ainda mais, tem alguns livros que falam especificamente sobre isso. Não sei se valeria para agora, mas você poderia considerar usar de glossário, talvez?

Também queria reforçar que, cada um tem sua maneira de escolher e separar as empresas, bem como suas perguntas. Isso tudo (inclusive as perguntas padrões) são um norte pra gente que está começando. 

Além disso, gostaria de reforçar que tem coisas que você não precisa comparar, e sim ser pontos excludentes mesmo. Raul comenta que, por exemplo, ele não investe em empresas que foram condenadas por corrupção. Já ouvi que pessoas veganas não investem em empresas do setor do agro. Então nessas, você nem iria olhar os indicadores, uma vez que elas não passaram no seu crivo mínimo.

Outro exercício interessante, antes de olhar os indicadores, é você >conhecer< a empresa. Ler a história, ver onde é o setor de investimento, de atuação. Ver se a "cultura" da empresa está alinhada com a sua cultura (por exemplo, tem gente que bonifica empresas que tem uma agenda ambientalista ou inclusiva). 

Olhar pros indicadores pode ser (pra mim, é) o último passo no processo de virar sócio de empresa. Não sei se é pq eu sou "startapeiro", mas eu levo o lance de virar sócio tão radical quanto me casar kkkk

 

Espero que tenha ajudado em algo! 

Abraços

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...