Jump to content
  • 0

IPCA +


Erick F

Pergunta

E ai pessoal, bom dia (:

uma duvida sobre IPCA+ e marcação a mercado

se eu compro um titulo IPCA + 5,3% a.a.  se o IPCA sobe, o preço do meu titulo a mercado cai ou sobe por marcação a mercado?

porque o que me deixa confuso é que se o IPCA está em 3% então seria como se eu estivesse recebendo 2,7xIPCA, mas apenas 8,3%,  mas quando sobe pra por exemplo 5.3% eu estaria recebendo 2xIPCA, mas 10,6% então a taxa subiria, o titulo ficaria mais barato?

seria então melhor comprar IPCA+ em que momento para seguir o contrafluxo?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
36 minutes ago, Erick Freitas disse:

se eu compro um titulo IPCA + 5,3% a.a.  se o IPCA sobe, o preço do meu titulo a mercado cai ou sobe por marcação a mercado?

Bom dia @Erick Freitas. A variação do IPCA ira ter influencia em relação ao valor do titulo, mas não em gerando ganhos ou perdas na marcação a mercado, porque o valor final do titulo de R$1000,00 sera reajustado segundo a inflação tambem.

A variavel que altera o valor do titulo na marcação a mercado é o componente prefixado da taxa, a qual sofrerara alteração com o aumento ou queda da taxa de juros.

O mesmo acontece com o tesouro selic. Ele basicamente não sofre de marcação a mercado porque a rentabilidade dele é quase 100% selic. Como o valor final do titulo é reajustado pelo indexador, a variação da marcação a mercado é praticamente inexistente.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...