Jump to content
  • -1

Hora da Verdade: Qual rendimento anual da sua carteira de ações antes e depois da AUVP?


Ramon Oliveira Motta

Pergunta

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 horas atrás, Ramon Oliveira Motta disse:

Sou novo aqui na AUVP e queria saber qual rendimento vcs estão conseguindo com os ensinamentos do Raul.

O rendimento médio da minha carteira de ações e fundos nos últimos 5 anos é de 6,72%a.a. ja descontando a inflação média no mesmo período (2,4% a.a). Detalhe, carteira europeia onde os juros entre 2019 e 2021 foram de 0,0% a.a. e atualmente é aprox. 3,5% a.a.

by the way, Ano passado o rendimento da minha carteira foi de -10%, que derrubou bastante ai a média.

Agora sua vez, me conte um pouco da sua história e como a AUVP transformou sua carteira.

 

 

Complementando o @Diogo Milioli Ferreira aquí não ficamos olhando o rendimento a cada semestre ou ano, e longo prazo, da para ver alguma coisa, mas como você.mesmo aposentou, um ano ruim,.não pode representar a sua carteira, se você.pegar a média só dos três anos antes 2019-2021 e comparar com 2022-2024, vai parecer que piorou, mas é o 2022 que foi negativo para você.

Em 10 anos vai ter uma visão do que melhorou, e uma das coisas vai ser parar com a paranóia de ficar olhando toda hora a carteira.

 

E você falou de "fundos" se não forem FIIs pode tirar e deixar no tesouro em quanto termina as aulas.

Fundos de investimento são bons para os bancos, as taxas de administração dão mais lucro para eles do que para você no longo prazo.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Ramon Oliveira Motta disse:

Sou novo aqui na AUVP e queria saber qual rendimento vcs estão conseguindo com os ensinamentos do Raul.

O rendimento médio da minha carteira de ações e fundos nos últimos 5 anos é de 6,72%a.a. ja descontando a inflação média no mesmo período (2,4% a.a). Detalhe, carteira europeia onde os juros entre 2019 e 2021 foram de 0,0% a.a. e atualmente é aprox. 3,5% a.a.

by the way, Ano passado o rendimento da minha carteira foi de -10%, que derrubou bastante ai a média.

Agora sua vez, me conte um pouco da sua história e como a AUVP transformou sua carteira.

 

 

Fala @Ramon Oliveira Motta!!!

Boa pergunta! Mas capciosa! Rsrsr acho que tendo em vista a proposta de longo prazo, vamos demorar a ver o impacto das melhores escolhas na nossa carteira... além disso, estamos em um cenário de recuperação econômica... queda de CDI... fim de crise relacionada a pandemia... temos um viés do cenário atual...

Mas, por curiosidade fui ver a minha situação... e como uma imagem fala mais do que 1000 palavras... segue o print... (detalhe, entrei aqui na turma 21... logo, ainda estou rebalanceando a carteira.... ainda espero coisas melhores no futuro....)

A primeira imagem é a evolução total da carteira... desde de 2018...

A segunda mostra o intervalo de 6 meses... sendo o ponto de virada no dia 1 de junho! 

Screenshot_20230807_191637_Kinvo.jpg

Screenshot_20230807_191709_Kinvo.jpg

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite!

Acabei olhando a rentabilidade da minha e está boa.

Mas acho que o ganho maior desde que conclui o cvrso foi a tranquilidade com minha carteira e estar mais certo de que ela irá me gerar muitos frutos no futuro, longo prazo.

Após aprender a fazer análises mais rigorosas, entender o que de fato eu estava investindo, calcular o risco, tudo isso me traz mais paz. Consequentemente como o @Ricardo Ochoa disse, olhar a rentabilidade não é de fato necessário e nem estou no momento (não se passaram anos ainda. Até faz um tempo que i visto de forma consistente, mas de forma mais consciente é recente).

 

De qualquer forma, desejo sucesso para que no longo prazo você alavanque bastante!

Todos aqui estão por um mesmo objetivo e torcemos para que todos o alcancem!

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Ramon Oliveira Motta disse:

Sou novo aqui na AUVP e queria saber qual rendimento vcs estão conseguindo com os ensinamentos do Raul.

Apesar de buscarmos uma boa carteira , resiliente e com várias classes de ativos (anti frágil ) não aprendemos a ficar comparando rentabilidade , principalmente em períodos curtos que podem distorcer seus resultados te da do um viés bem incorreto (achar q está indo muito bem e estar indo mal , ou achar está indo mal e ser simplesmente um oscilação mesmo), enfim assistindo as aulas ficará mais claro q a filosofia da AUVP e por que este tipo de comparativo acaba sendo irrelevante …

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, William Redig disse:

Oi @Ramon Oliveira Motta,

Entendo a sua curiosidade, mas acho que o critério de "medição" não está muito preciso.  Além de todas as colocações do cardume, precisa considerar qual a meta da carteira.  Os mais jovens provavelmente estão buscando crescimento em uma velocidade compatível com longo prazo.  Os mais coroas (me incluo aqui) buscam maior rendimento mensal.  Bottom line: tudo pode se traduzir em números, mas esses números são um simples ponto numa linha de tempo de longo prazo, não sendo comparável, a menos que duas ou mais pessoas tenham começado no mesmo dia, com objetivos semelhantes

Dito isso, eu estou numa fase mista, querendo crescimento e preparando para a aposentadoria.  Minha estratégia é aportar ainda por uns 6 ou 7 anos e minha principal métrica é engordar os proventos mensais em grana, comparando sempre períodos móveis de 12 meses.  Minha janela de investidor é bem curta, comecei testando em abril/21, mas somente lá para agosto é comecei aportando "de verdade", sendo assim, considero 2 anos.  Minha carteira de investimentos está assim:

image.png.8ffb4bf87a95f90a395d49d8e8829b55.png

Esse gráfico abaixo mostra a evolução do volume de proventos da RV em 13 meses, terminado em julho/23.  As barras empilhadas representam origem do provento - cada cor um ativo.  RF não está computada.

image.png.93530eb90e335120e9d32fcc18f926e3.png

Essa tabela abaixo mostra o crecimento em números:  As colunas são:  Crescimento em relação ao mês anterior, 12 meses correntes vs. 12 meses anteriores, Quantos % da renda passiva desejada eu já consigo (média 12 meses), o DY geral do mês e o DY anualizado.  Eu acho esses dois últimos dados destorcidos, pois como estou aportando pesado todos os meses, a base de cálculo (valor total investido) é sempre crescente e os aportes novos feitos no mês puxam o rendimento para baixo.  Meta aqui é crescer o rendimento de 12 meses em 3% ao mês.

image.png.239491a39c26030baf429fc904b0bd50.png

Essa outra tabela abaixo mostra o rendimento da RV, ainda que um pouco destorcida, é mais realista por considerar apenas os FIIs - cerca de 50% da RV.  Os números são mensais e calculados pelo valor líquido dos proventos recebido e comparados com IPCA.

image.png.af8a15d7bc878b91167051bac2c7d63c.png

Veja que em nenhum momento eu mencionei patrimônio total acumulado.  Se considerar ele, a carteira está negativa em cerca de 8%, mas se recuperando rápido de meses bem negativos tá num crescimento constante.

Como a minha meta é crescimento da carteira para a aposentadoria, os proventos são todos reinvestidos e acho que está indo bem.  AUVP fez toda a diferença para mim, no sentido de saber onde aportar em cada momento e, principalmente, porque aportar.

O gráfico abaixo mostra o crescimento acumulado de 2 anos.  Ainda não tenho uma janela de tempo maior para analisar....

image.png.892347328aa1bd8cea032d1c0f74149f.png

Olá @William Redig

obrigado pela resposta. Muito bom seu feedback. Eu to buscando esse tipo de incentivo mesmo😉.

A minha ideia não é comparar o cardume mas ter uma noção de como tem sido o mercado no Brasil nos últimos anos para diferentes investidores.

Curti de verdade sua distribuição do portfólio. Desse jeito sua carteira volta logo ao positivo. A meu objetivo é parecido com o seu, preparar para a aposentadoria.

Meus investimentos sofreram com a invasão da Ucrânia por aqui em 2022. Continuei firme e, por princípio, não quis investir em empresas que lucram com a Guerra. Com isso já dei a volta por cima e o patrimônio está de volta ao crescimento.

image.png.b01f3c3004c67d0ef92247f311b6d419.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Diogo Milioli Ferreira disse:

Fala @Ramon Oliveira Motta!!!

Boa pergunta! Mas capciosa! Rsrsr acho que tendo em vista a proposta de longo prazo, vamos demorar a ver o impacto das melhores escolhas na nossa carteira... além disso, estamos em um cenário de recuperação econômica... queda de CDI... fim de crise relacionada a pandemia... temos um viés do cenário atual...

Mas, por curiosidade fui ver a minha situação... e como uma imagem fala mais do que 1000 palavras... segue o print... (detalhe, entrei aqui na turma 21... logo, ainda estou rebalanceando a carteira.... ainda espero coisas melhores no futuro....)

A primeira imagem é a evolução total da carteira... desde de 2018...

A segunda mostra o intervalo de 6 meses... sendo o ponto de virada no dia 1 de junho! 

Screenshot_20230807_191637_Kinvo.jpg

Screenshot_20230807_191709_Kinvo.jpg

Olá @Diogo Milioli Ferreira

obrigado por compartilhar sua experiência. Meu objetivo é de entender como esse tempo de crise impactou os investidores no Brasil. Principalmente os investidores que sabem o que estão fazendo e onde estão investindo.

Estou investindo a 5 anos e focando na aposentadoria, continuo com esse objetivo. Mega lucros a curto prazo é ilusão 😉
 

sucesso pra vc e que seu portfólio continue crescendo!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 08/08/2023 at 01:45, Ricardo Ochoa disse:

Complementando o @Diogo Milioli Ferreira aquí não ficamos olhando o rendimento a cada semestre ou ano, e longo prazo, da para ver alguma coisa, mas como você.mesmo aposentou, um ano ruim,.não pode representar a sua carteira, se você.pegar a média só dos três anos antes 2019-2021 e comparar com 2022-2024, vai parecer que piorou, mas é o 2022 que foi negativo para você.

Em 10 anos vai ter uma visão do que melhorou, e uma das coisas vai ser parar com a paranóia de ficar olhando toda hora a carteira.

 

E você falou de "fundos" se não forem FIIs pode tirar e deixar no tesouro em quanto termina as aulas.

Fundos de investimento são bons para os bancos, as taxas de administração dão mais lucro para eles do que para você no longo prazo.

Meu rei, take it easy.

Minha ideia não é criar concorrência nem questionar o método das aulas AUVP. Quero apenas ter uma visão de como  ai indo os investimentos no Brasil e enxergar os Ciclos do mercado nos últimos 5 anos, 

Fico feliz se vc quiser compartilhar ai a oscilação de sua carteira nesse período. vejo pelo seu perfil que vc é umas das referências por aqui e aprender sua experiência ia seria muito valioso pra mim.

Sobre os fundos, Relaxa, não compro gato por lebre. Tenho Franklin S&P500, Ishares, Invesco MSCI, BlackRock. só 5 estrelas :).

abraços!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...