Jefferson Cunha Postado 7 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 7 de Agosto de 2023 Acabo de me deparar com a noticia de que o BANCO CENTRAL esta trabalhando na criação do "REAL DIGITAL", o que eu não vejo com bons olhos. Iai o que vcs acham desse negocio de ter uma moeda digital nacional e centralizada? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
André Ricelly Da Silva Ferreira Postado 7 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 7 de Agosto de 2023 Também não acho legal. Exemplo da China que tem uma moeda digital e data de validade, te obrigando a fazer uso dela naquele período. Vamos esperar para ver. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Tiago Roberto Novello Postado 7 de Agosto de 2023 Post popular Compartilhar Postado 7 de Agosto de 2023 Acredito que essas moedas digitais de banco central (CBDC) serão tendência para os próximos anos, tanto que mais de 90 países já estão com projeto similares em desenvolvimento. Na teoria é um projeto interessante, que tem objetivo de digitalizar a economia, é uma alternativa que visa agilizar as transações, porém, vamos na pratica como isso vai efetivamente funcionar. Particularmente eu acredito que essa "tokenização" regulada é um caminho sem volta. 4 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jefferson Cunha Postado 7 de Agosto de 2023 Author Compartilhar Postado 7 de Agosto de 2023 8 minutes ago, Tiago Roberto Novello disse: Acredito que essas moedas digitais de banco central (CBDC) serão tendência para os próximos anos, tanto que mais de 90 países já estão com projeto similares em desenvolvimento. Na teoria é um projeto interessante, que tem objetivo de digitalizar a economia, é uma alternativa que visa agilizar as transações, porém, vamos na pratica como isso vai efetivamente funcionar. Particularmente eu acredito que essa "tokenização" regulada é um caminho sem volta. Eu também acredito que seja um caminho sem volta, não vejo isso com bons olhos, acho que o ESTADO cada dia que passa controla mais nossas vidas e toma mais nosso dinheiro, posso estar errado e isso pode ser algo bom, mas pelo histórico, acho difícil. Acho que levo o Livro "A anatomia do estado" muito a sério. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jefferson Cunha Postado 7 de Agosto de 2023 Author Compartilhar Postado 7 de Agosto de 2023 31 minutes ago, André Ricelly Da Silva Ferreira disse: Também não acho legal. Exemplo da China que tem uma moeda digital e data de validade, te obrigando a fazer uso dela naquele período. Vamos esperar para ver. Pois é, sempre penso no pior cenário possível. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniela Roo Afonso Postado 9 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 9 de Agosto de 2023 Não quero entrar em pânico… mas to entrando rsss Pensando em aumentar minha reserva de valor… 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Adriano Umemura Postado 9 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 9 de Agosto de 2023 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Ricardo O Postado 10 de Agosto de 2023 Post popular Compartilhar Postado 10 de Agosto de 2023 On 07/08/2023 at 19:10, Jefferson Cunha disse: Acabo de me deparar com a noticia de que o BANCO CENTRAL esta trabalhando na criação do "REAL DIGITAL", o que eu não vejo com bons olhos. Iai o que vcs acham desse negocio de ter uma moeda digital nacional e centralizada? Gostando ou não, ela tá aí, o uso do dinheiro já é digital, apenas um número na tela, não pego dinheiro vivo a um tempão, e quando alguém me dá dinheiro de.papel não sei o q fazer com ele, ninguém quer, tenho que depositar ou pagar um boleto. O que não vejo com bons olhos é os impostos, pix vai ser taxado, tal vez não seja possível taxar o drex, então deve ter algum outro imposto para "compensar" ou a taxação do pix seja o empurrão final para te levar sorrindo ao drex. As vantagens de ser moeda digital, e o Blockchain, não ter possibilidade de falsificação de dinheiro, e as operações crypto, a desvantagem é a Blockchain que se vc perder as senhas, fudeu, no real de papel você vai no banco, no digital só chorar 😭 O controle do estado, monitoração do pix..., já tá tudo sendo controlado, só não dá tempo do estado olhar um por um, estamos vigiados, o Google sabe mais de você que você mesmo, você pode mentir para sua mãe, mas não para o Google. 3 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel De Souza Vieira Batista Postado 10 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 10 de Agosto de 2023 Na prática o Real já é digital, acho que só vai "ficar mais "oficial", o pix foi a preparação pra gente se acostumar com essa realidade. Os impostos já temos que pagar, pelo menos com o Drex isso pode ser bem mais prático... 🤷♂️ 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 10 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 10 de Agosto de 2023 6 minutes ago, Gabriel De Souza Vieira Batista disse: Na prática o Real já é digital, acho que só vai "ficar mais "oficial", o pix foi a preparação pra gente se acostumar com essa realidade. Os impostos já temos que pagar, pelo menos com o Drex isso pode ser bem mais prático... 🤷♂️ Tem algumas análises do incio do pix que ele tem características de Blockchain 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 10 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 10 de Agosto de 2023 (edited) On 07/08/2023 at 19:10, Jefferson Cunha disse: Acabo de me deparar com a noticia de que o BANCO CENTRAL esta trabalhando na criação do "REAL DIGITAL", o que eu não vejo com bons olhos. Iai o que vcs acham desse negocio de ter uma moeda digital nacional e centralizada? O que acho que foi infeliz foi a escolha do nome, poderia ser algo muito melhor,.mais a cara do Brasil, ou um acrônimo melhor elaborado. Recebi por mensagem falando que em idish, Desk, quer dizer "merda", fui no Google Translator, conferire achei mais algumas... - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Editado 10 de Agosto de 2023 por Ricardo Ochoa 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jefferson Cunha Postado 10 de Agosto de 2023 Author Compartilhar Postado 10 de Agosto de 2023 Eu não vejo com bons olhos qualquer moeda estatal pelo simples fato de ser centralizada, o que mais me preocupa é nosso histórico politico que não é lá essas coisas, e sempre que o ESTADO inventa algo e tenta vender como bom demais eu desconfio. Realmente o PIX hoje é o começo dessa digitalização e por exemplo boa parte do brasil é contra a CPMF mas na pratica a taxação do pix é semelhante a CPMF que tivemos no passado, que inclusive quando surgiu, a ideia inicial era pra simplificar e substituir nosso sistema tributário e acabou se tornando mais um imposto no Brasil. O que me preocupa é de fato os limites que vão impor a essa moeda como o próprio Raul cita no vídeo, hoje o ESTADO já tem total acesso as informações bancárias dos cidadãos, sigilo é algo relativo e que pode ser quebrado facilmente, contas são tbm bloqueadas facilmente, vc tem ministros ai bloqueando contas de empresas e pessoas físicas na medida em que eles acharen pertinentes, como é o caso recente que aconteceu com o Monark. Então o DREX pode potencializar isso. Toda politica positiva de ESTADO pode se tornar no futuro algo extremamente ruim, mas acredito que o futuro caminha para a digitalização das moedas, e nesse ponto, quanto mais pessoas entendendo os "perigos" dessa digitalização monetária, mais o BTC vai se valorizar, e nessa hora a gente aproveita kkkkkk. Mas o poder do ESTADO sobre a vida das pessoas vai aumentar drasticamente. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rai Nunes Espindola Postado 10 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 10 de Agosto de 2023 Eu prefiro só excluir o estado e ficarmos nas moedas digitais descentralizadas... Mas claro que não vai acontecer! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jefferson Cunha Postado 10 de Agosto de 2023 Author Compartilhar Postado 10 de Agosto de 2023 12 minutes ago, Rai Nunes disse: Eu prefiro só excluir o estado e ficarmos nas moedas digitais descentralizadas... Mas claro que não vai acontecer! Eu tbm, mas o ESTADO não vai abrir mão do poder de ter a própria moeda até pq todos os governos inflacionam e matam a propria moeda, pode ser que com a possível tendência autoritária natural do ESTADO as pessoas passem a utilizar mais o BTC por exemplo, mas o ESTADO sempre vai impor embargos e restrições para a população afim de forçar o uso da moeda "oficial" do pais e até chegar a criminalizar quem for pego transacionando com outra moeda. Enfim, quando se trata de poder, a história já se provou que governos são capazes de tudo. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts