Jump to content
  • 0

Itausa


Bruna Araujo

Pergunta

Boa noite pessoal.
Estou escolhendo minhas empresas, optei por iniciar pelo setor financeiro e já naquela primeira análise da visão geral da empresa, apresentada pelo Raul, vejo que a ITAUSA possui nível 1 de governança corporativa, 80% de TA, free float de 7,68%(ON) e 79,56%(PN). Isso já a colocou bem abaixo na minha análise, se não excluída já. Fiquei meio assim pq ela é bem queridinha pelos investidores, correto?
Uma outra dúvida: Qual a diferença prática em comprar as ON e as PN?

Editado por Bruna Araujo
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
17 minutes ago, Bruna Araujo disse:

Boa noite pessoal.
Estou escolhendo minhas empresas, optei por iniciar pelo setor financeiro e já naquela primeira análise da visão geral da empresa, apresentada pelo Raul, vejo que a ITAUSA possui nível 1 de governança corporativa, 80% de TA, free float de 7,68%(ON) e 79,56%(PN). Isso já a colocou bem abaixo na minha análise, se não excluída já. Fiquei meio assim pq ela é bem queridinha pelos investidores, correto?
Uma outra dúvida: Qual a diferença prática em comprar as ON e as PN?

Ela era queridinha por culpa dos dividendos, como não esta pagando igual antes não esta tão queridinha sim mais não kkkkkk

Na pratica não muda nada. ON tem direito a voto, mas como a sua posição vai ser pequena no total, não vai fazer diferença kkkkkkk.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 minutes ago, Bruna Araujo disse:

Uma outra dúvida: Qual a diferença prática em comprar as ON e as PN?

Boa noite @Bruna Araujo. NO caso da Itausa, como voce mesmo citou, a liquidez, mas que na minha opinião não interferiria em muito na compra do ativo.

Via de regra:

As ações ordinárias dão direito ao voto e a participação nas decisões da empresa. Sendo que quanto maior for a quantidade de ações que o investidor possui, maior é o seu poder de voto. Nesse sentido, os grandes acionistas conseguem participar mais das decisões do que os pequenos investidores.

Logo, essa característica não é tão interessante para os pequenos investidores. Uma vantagem desse tipo de ação é o tag along. Em resumo, o tag along é um mecanismo de proteção do investidor em caso de mudança de controle da companhia. Isso porque o tag along obriga o novo controlador a comprar as ações dos acionistas minoritários.

O tag along deve ter no mínimo 80%, mas pode chegar a 100%. Na prática, isso significa que se o controle da empresa for vendido, o pequeno investidor tem o direito de receber no mínimo 80% do valor pago por ação, se quiser vender a sua participação. Apesar de ser um direito principalmente das ações ordinárias, o tag along pode estar presente também nas ações preferenciais.

As ações preferenciais dão prioridade no recebimento de dividendos. Neste caso, o investidor não possui direito de voto e não pode participar das decisões da empresa. Nesse sentido, o recebimento de proventos funciona como uma espécie de mecanismo de compensação. 

Este tipo de ação costuma ser a favorita das pessoas que desejam viver de renda ou montar uma carteira com foco no recebimento de proventos. Vale destacar que existe uma certa tendência na bolsa de unificar os dois tipos de ações para ordinárias. A intenção é contribuir com a transparência no mercado e diminuir as diferenças entre os acionistas majoritários e minoritários.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Bruna Araujo disse:

Boa noite pessoal.
Estou escolhendo minhas empresas, optei por iniciar pelo setor financeiro e já naquela primeira análise da visão geral da empresa, apresentada pelo Raul, vejo que a ITAUSA possui nível 1 de governança corporativa, 80% de TA, free float de 7,68%(ON) e 79,56%(PN). Isso já a colocou bem abaixo na minha análise, se não excluída já. Fiquei meio assim pq ela é bem queridinha pelos investidores, correto?
Uma outra dúvida: Qual a diferença prática em comprar as ON e as PN?

Não se deixe influenciar por "queridinhas" se fosse apenas isso, não precisaríamos analisar, apenas seguir youtubers.

Faça a sua análise, no caso no sistema financeiro, comparando ela com as outras do mesmo setor, se ela for a melhor, vai ser a escolhida, mesmo que com nota baixa, é a melhor do setor e ponto.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...