Jump to content
  • 0

Juros Tesouro prefixado


Luiz Henrique Nalli De Freitas

Pergunta

Fala Sardinhas,

então cardume, não estou conseguindo entender o pq a taxa de juros do tesouro prefixado fica variando? Um dia ela sobe, um dia ela baixa. Eu havia entendido que ela iria variar de acordo com a Selic. Comprei um Prefixado 2029 com rentabilidade de 10.51% no dia 12/07/2023, quando a Selic estava em 13.75%. Hoje esse Prefixado 2029 esta com rentabilidade de 10.81%, mas a Selic caiu para 13.25%. Essa variação do juros do prefixado não está atrelada a Selic?

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde @Luiz Henrique Nalli De Freitas. Sim, a taxa dos prefixados sofre influencia da selic. Contudo, essa variação não acontece de imediato, podendo ate ser precificada meses antes. Vou postar abaixo o grafico da taxa do prefixado 2029. Veja que as taxas oferecidas ja vem caindo desde março, mesmo sem a redução propriamente dita da selic.

Da mesma forma, variações que acontecem hoje podem ser reflexo da expectativa do mercado frente a taxa de juros.

Captura de Tela 2023-08-16 às 18.01.54.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Complementando, é o caso de oferta e demanda. Se você está pegando emprestado, mas tem mais gente querendo te emprestar dinheiro, você pode contrair dívidas por juros menores e vice versa. Os títulos do Tesouro nada mais é do que o governo pegando emprestado e quando tem mais gente querendo esses títulos, o governo tem o luxo de baixar as taxas.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Luiz Henrique Nalli De Freitas disse:

Fala Sardinhas,

então cardume, não estou conseguindo entender o pq a taxa de juros do tesouro prefixado fica variando? Um dia ela sobe, um dia ela baixa. Eu havia entendido que ela iria variar de acordo com a Selic. Comprei um Prefixado 2029 com rentabilidade de 10.51% no dia 12/07/2023, quando a Selic estava em 13.75%. Hoje esse Prefixado 2029 esta com rentabilidade de 10.81%, mas a Selic caiu para 13.25%. Essa variação do juros do prefixado não está atrelada a Selic?

O mercado chama de Prêmio ou Spread e é o menor componente da Taxa do título. O spread muda ao longo do tempo variando de acordo, principalmente, com a demanda pelo título público. Mas sua representatividade na Taxa é mínima.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...