Jump to content
  • 0

Resgatar Previdencia e re-investir em outros ativos vale a pena?


Wellington Pasiani Pauperio

Pergunta

Olá equipe AUVP e a todos, como nao tinha a categoria Prev Privada, vamos nessa aqui que é a mais proxima da minha duvida. 

Tenho uma previdencia atrelada a renda fixa (CDI como benchmark) que rende menos que o tesouro (cagada) e que fiz uma analise entre manter-la versus investir em outros ativos (analisei 2 CDBs e 3 Debentures mais ou menos com vcto em 01/2026).  Tentei simular (1) a rentabilidade com base nas taxas prometidas (2) descontar o IR no fim do periodo e (3) no caso da prev atual tambem descontar a taxa de adm. 

O resultado foi que vale a pena sacar, pagar o IR e migrar para CDB Pre-fixado ou Debentures ou uma combinação deles. 

Claro que nao se tem bola de cristal, entao, as flutuacoes futuras da SELIC/CDI, IPCA sao grandes variaveis na planilha e podem fazer toda a diferenca na decisao. 

Anexo o excel que trabalhei para criticas, comentarios, etc.

O que busco é validar se as simulacoes estao direcionamente corretas / se fazem sentido ou se estou louco, nao sei se a equipe da AUVP faz isso.... 

Valeu!

 

 

 

 

Simulacao Prev.xlsx

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite @Wellington Pasiani Pauperio. Antes de tudo, o primeiro aspecto que temos que entender. Para quem tem conhecimento em investimentos, somente valeria a pena investir em previdencia privada em 3 situações:

- para quem faz a declaração completa no intuito de obter dedução de ate 12% do rendimento bruto tributavel. Contudo para obter esta dedução a previdencia teria que ser um PGBL, a qual pela informação da planilha não parece ser o seu caso

- para casos em que o empregador aporta uma contraparte, o que a principio tambem não parece ser o seu caso

- e por ultimo, na tentativa de manter o valor da previdencia fora do inventario em casos de sucessão patrimonial e pagamento de ITCMD. Contudo este caso seria valido para patrimonios ja consolidados utilizando-se das previdencias tipo VGBL

Caso o seu caso se enquadre na ultima opção, o ideal seria pesquisar uma previdencia VGBL que possuam uma rentabilidade passada que demonstre a entrega de resultados satisfatorios, uma instituição confiável, que esteja bem estabelecida e seja regulamentada pelos órgãos competentes e analise das taxas e custos associados à previdência, incluindo a taxa de administração, taxa de carregamento (cobrada sobre as contribuições) e taxa de saída (cobrada no momento do resgate)

Em uma situação que nenhuma das opções se enquadre no seu caso, o ideal seria avaliar a respeito das aliquotas e taxas para determinar uma estrategia de resgate dos valores aportados.

Contudo, antes de tentar substituir este valor por investimentos de renda fixa, termine de estudar todos os modulos para ter bagagem para entender o processo de montagem da carteira, diversificação, avaliação dos ativos, com o intuito de te trazer mais segurança no processo.

Caso tenha mais alguma duvida não deixe de postar na comunidade.

  • Brabo 3
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...