Jump to content
  • 0

Analisando FII de papel -CAPTS11


Ricardo Giasson

Pergunta

Olá povoo, estou gostando muito de investir em renda fixa, ainda mais com essas oportunidades de IPCA + 8 % que acabei pegando tanto em CRA e CRI(sempre cuidando para pegar empresas listadas na bolsa bem avaliadas e foco em que tenham patrimonio maior que as dividas, muito medo de não pagarem por conta desses juros absurdos haha) quanto alguns LCI que eu consegui bem bons(IPCA + 6,5). Meu foco é em ações, mas como ainda estou estudando eu consegui analisar poucas ate agora. Por conta de acreditar muito no momento de investir em renda fixa atrelado ao IPCA eu resolvi estudar mais sobre fundos de papeis, peguei o primeiro para analisar agora, o CAPTS11, baixei a lista de carteira de CRI deles e me surpreendi, ou entendi mal haha. Nas aulas do Raul, ele comentou que geralmente os FIIS de papel por terem mais dinheiro que uma pessoa só conseguem diversificar e pegar muitos CRIs com juros absurdos, lembro q no video ele comentou algo como IPCA + 11 , 12 , prefixado de 20%, uns negocio cabreiros hahaha. Entao pensei em me expor um pouco ou até conhecer algumas opções por conta disso. Na lista de CRIs que eu baixei no site do CAPTS11 tenho essa coluna indexador, que eu acredito que seria os indexadores que esse titulo esta atrelado, por exemplo ipca, que é o indexador que eu acredito mais para esses proximos anos principalmente, e em sequencia a coluna Taxa de Emissão, essa taxa de emissão esta com valor 7,5%, 6%, 5% e ai por diante. Essa taxa seria o equivalente aos titulos que encontramos por exemplo IPCA + 5%? Ou essa taxa de emissão significa alguma outra coisa? Eu fiquei com essa duvida pois achei muito baixooo, eu por exemplo consigo uma LCI com ipca + 5 se ficar olhando toda a manha na AUVP investimento por exemplo. E ainda levando em conta que o CAPTS11 cobra uma taxa bem relevante, vendo por esse lado compensa mais em buscar por conta propria alguns CRIs que paguem o mesmo que eles tem em carteira e que sejam mais seguros, por pagarem menos juros, além LCIs e LCAs que são mais seguras por conta propria, do que pagar uma taxa de administração para ter acesso a CRIS com taxas tão pequenas. Ou eu etendi errado talvez esse relatorio? Essa seria minha realll duvida, me parece muito mal negocio investir nesse FII de papel por exemplo haha. Nesse ponto nem estou falando sobre as cotas de outros fundos que eles tem pq realmente eu estaria mais interessado nos titulos de renda fixa, pois meu foco nesse momento é investir em ações e renda fixa e não fundos imobiliarios. A não ser que por algum motivo os fundos de tijolo grandes estejam sendo negociados menos que seu valor patrimonial haha.  Vou seguir pegando outros fundos de papel para analisarr e ver se realmente todos estao com essas taxas em seus titulos de renda fixa. 

Capturar.PNG

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite @Ricardo Giasson. Não cheguei a analisar o CPTS11 (seria esse o fii?) então comentarei alguns aspectos gerais a respeito dos fiis de papel.

O primeiro motivo para se investir em fiis de papel em relação aos CRIs propriamente ditos seria a diversificação. O que seria melhor? INvestir R$10mil em um CRI que paga IPCA + 8% ou em um fii de papel composto por 40 CRIs que a media daria IPCA+8%? Investir em um unico CRI te leva a exposição de default de 100% do seu capital investido, ao contrario de possiveis defaults em CRIs de um fii

O segundo motivo esta na liquidez. CRIs e CRAs só podem ser resgatados antecipadamente via mercado secundario, ou seja, precisam de uma contraparte para que seja possivel a negociação. Alem disso sofrem de marcação a mercado podendo ocorrer perdas dependendo do momento. LCIs e LCAs tambem são negociados no mercado secundario, e como são marcados na curva e o processo intermediado pela corretora, incidem as taxas e spreads que tambem podem comprometer a rentabilidade ou ate o capital investido. Buscando fiis com uma boa liquidez, os mesmos podem ser negociados com uma facilidade superior aos investimentos de renda fixa citadas

O terceiro fator nos fiis de papel é o LTV. O LTV é o Loan to Value e estabelece uma relação entre a divida e as garantias atreladas a ela. Quanto menor o LTV melhor. Um LTV de 50% significa que a cada R$1 de divida o CRI atrelou R$2 de garantias. Bons fiis de papel possuem um LTV medio que garante uma proteção significativa em caso de default

Para finalizar, fiis de papel vão ser semelhantes a qualquer outro investimento. Vão ter bons fiis a qual gestão realiza um bom trabalho de seleção de ativos e fiis ruins com ativos ruins. É necessario uma boa analise avaliando o historico, indicadores, trabalho de gestão e momento da economia para escolher aqueles que irão lhe proporcionar maior rentabilidade.

Qualquer duvida poste aqui na comunidade para podermos debater e ajudar

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...