Jump to content
  • 0

Escolhendo títulos IPCA+


Daniela Roo Afonso

Pergunta

Estou rebalanceando minha carteira de Renda Fixa e queria confirmar com vcs se minha linha de raciocínio está correta.

Tenho mtos títulos pós fixados e entendi q o momento agora é de migrar parte deles para IPCA+, entretanto ainda não estou certa com relação aos vencimentos... Para aproveitar o movimento e a tendencia da inflação subir com a queda da tx selic eu deveria buscar vencimentos mais longos, certo? Prazos de 3 anos (pra pegar a menor aliquota de IR) e alguns em 2 anos? Faz sentido? O q acham?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
34 minutes ago, Daniela Roo Afonso disse:

Estou rebalanceando minha carteira de Renda Fixa e queria confirmar com vcs se minha linha de raciocínio está correta.

Tenho mtos títulos pós fixados e entendi q o momento agora é de migrar parte deles para IPCA+, entretanto ainda não estou certa com relação aos vencimentos... Para aproveitar o movimento e a tendencia da inflação subir com a queda da tx selic eu deveria buscar vencimentos mais longos, certo? Prazos de 3 anos (pra pegar a menor aliquota de IR) e alguns em 2 anos? Faz sentido? O q acham?

Boa tarde, Daniela!

 

Na minha visão títulos indexados ao IPCA+ seriam bons para aproveitar o contrafluxo.

Só é importante se ater que o mercado já está precificado e será difícil achar títulos com este indexador trazendo um percentual alto como estava há alguns meses atrás.

Eu particularmente prefiro títulos com vencimentos mais longos por dois motivos:

- dar tempo para o mercado acontecer e aproveitar alguns percentuais travados no IPCA quando essa taxa voltar a subir em algum momento;

- a partir de dado momento no vencimento, o desconto do IR entra na menor alíquota.

Editado por Edison Luis Paulini
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde @Daniela Roo Afonso. Qual titulo voce esta analisando? Tesouro, CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs ou debentures? E o objetivo seria para compor sua carteira de investimento? Ou para uma meta especifica?

Porque para cada tipo de titulo tera diferenças em relacão a liquidez e o risco atrelado ao emissor.

Outra duvida, quando voce diz que tem muitos titulos pós fixados, seriam os indexados a Selic e CDI? Porque os indexados ao IPCA são pós fixados tambem. 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...