Jump to content
  • 0

Tesouro Selic x IPCA


Bruce Pessoa

Pergunta

Prezados,

Eu não entendi quando o T. IPCA é mais vantagem que a T.Selic e vice-versa. Acredito que cada um tem uma "função", T.IPCA protege da inflação, e o T.Selic tem melhore resultados (eu acho). 
Qual é o melhor em que cenário? 

E sobre a marcação a mercado, eu vendo o título quando o preço do título está acima do esperado naquele ano? Mas se eu antecipar tem o IR que vai ser maior do que no vencimento. Como que eu calculo se é vantagem ou não vender na marcação a mercado?

 

desde já agradeço

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
30 minutes ago, Bruce Pessoa disse:

Eu não entendi quando o T. IPCA é mais vantagem que a T.Selic e vice-versa

T IPCA - protege da inflação
T Selic - liquidez diária e sofre pouco marcação a mercado. <- bom pra reserva de emergência

Decidir o que é melhor, sempre vai depender do seus objetivos.

 

30 minutes ago, Bruce Pessoa disse:

E sobre a marcação a mercado, eu vendo o título quando o preço do título está acima do esperado naquele ano?

No portal de investimento do tesouro direto, você consegue ver, ao clicar no ícone de gráfico ao lado da data de aplicação

Esse título está no mesmo valor praticamente:
image.png.b03ee9f9c0166cf179cdd5fc6dfe543d.png

Já esse está ganhando se fizer marcação a mercado:

image.png.01ef57d1d9f897d8607c9142cb3d3b97.png

30 minutes ago, Bruce Pessoa disse:

Como que eu calculo se é vantagem ou não vender na marcação a mercado?

Mas antes de vender só porque está ganhando na marcação a mercado, vale fazer uma conta se há outro investimento hoje que te dê mais do que você ganharia com esse título mantendo-o até o final. Esse é o grande detalhe, pois se não há investimento no momento que te dê a mais que o título, pra que vendê-lo?

 

30 minutes ago, Bruce Pessoa disse:

Mas se eu antecipar tem o IR que vai ser maior do que no vencimento

O IR segue a tabela:

Até 180 dias: 22,5%;

Até 360 dias: 20%;

Até 720 dias: 17,5%;

Acima de 720 dias: 15%.
 

Editado por Waleska Barros
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
34 minutes ago, Bruce Pessoa disse:

Prezados,

Eu não entendi quando o T. IPCA é mais vantagem que a T.Selic e vice-versa. Acredito que cada um tem uma "função", T.IPCA protege da inflação, e o T.Selic tem melhore resultados (eu acho). 
Qual é o melhor em que cenário? 

E sobre a marcação a mercado, eu vendo o título quando o preço do título está acima do esperado naquele ano? Mas se eu antecipar tem o IR que vai ser maior do que no vencimento. Como que eu calculo se é vantagem ou não vender na marcação a mercado?

 

desde já agradeço

Bruce,

Cada tipo de título do TD tem uma particularidade. O Tesouro Selic pode ser usado para sua reserva de emergência, pode ser para deixar um valor que ainda será aportado, em alguns caso pode ainda ser uma parte efetiva da carteira (com a Selic em 13,25%, o rendimento ainda é muito bom). O tesouro IPCA tem a função de proteger o seu patrimônio contra a inflação e ainda te garantir um rendimento real, muito usado para marcação a mercado. O tesouro Pre fixado te garante travar uma rentabilidade, aproveitando de altas taxas em momentos de estresse do mercado, como aconteceu recentemente, também é ótimo para aproveitar a marcação a mercado quando a taxas começam a cair. Portanto, dependendo do momento do mercado ou da sua estratégia, todos eles cabem muito bem. Eu, por exemplo, tenho os três, cada um comprado com uma função diferente.

Agora em relação a marcação a mercado, quando feita nos momentos certos, pode gerar rendimentos bem agressivos, mesmo resgatando com alíquota de IR mais alta. É possível conseguir rendimentos realmente incríveis. Lembrando que não é somente o valor do título que importa, é necessário saber em qual outro investimento você aportará para garantir que você terá um rendimento final maior do que o título te daria, do contrário, vender por vender, só porque o valor está mais alto, pode não ser a melhor opção.

Editado por Tiago Roberto Novello
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
24 minutes ago, Bruce Pessoa disse:

Eu não entendi quando o T. IPCA é mais vantagem que a T.Selic e vice-versa. Acredito que cada um tem uma "função", T.IPCA protege da inflação, e o T.Selic tem melhore resultados (eu acho). 
Qual é o melhor em que cenário? 

Boa noite @Bruce Pessoa. Voce ja assistiu a aula 17 do modulo 3 sobre contrafluxo? Basicamente em um cenario de taxa de juros altas mas com expectativa da queda da taxa de juros voce pode ir se posicionando em titulos prefixados que estarão travando sua rentabilidade em patamares superiores aos oferecidos futuramente.

Em um cenario com inflação baixa geralmente a taxa prefixada atrelada ao IPCA estara com valores atrativos. Por exemplo, no cenario atual com IPCA em torno de 4% estão sendo oferecidos titulos com taxa de IPCA + 5,5%. Caso a tendencia futura possa ser do IPCA aumentar voce pode se posicionar no contrafluxo esperando colher rentabilidade maior caso isso realmente aconteça

32 minutes ago, Bruce Pessoa disse:

E sobre a marcação a mercado, eu vendo o título quando o preço do título está acima do esperado naquele ano? Mas se eu antecipar tem o IR que vai ser maior do que no vencimento. Como que eu calculo se é vantagem ou não vender na marcação a mercado?

A marcação a mercado ira acontecer em um cenario de queda da taxa de juros. A taxa de juros caindo o valor do seu titulo aumenta, podendo proporcionar taxas anualizadas superiores a oferecidas.

Para saber se o resgate vale a pena voce teria que calcular o valor do resgate antecipado ja descontando o IR e simular um aporte deste valor em um investimento a qual voce poderia alocar no momento do resgate, e ver se o valor superaria o montante final caso voce levasse seu titulo ate o vencimento.

Na area logada do tesouro voce consegue diversas informações para realizar esse calculo, como taxa anualizada, taxa acumulada, aliquota de IR e um grafico comparativo entre a taxa real e a contratada

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...