Jump to content
  • 0

Tesouro Renda Mais x Previdência Privada


Lucas Barreto Costa

Pergunta

Olá.

Tenho uma dúvida ao fazer aportes para minha carteira de investimentos. Seria uma boa ideia realizar aportes para a carteira de investimentos e deixar uma parte para aportes no Tesouro Renda Mais Aposentadoria? Ou seria melhor realizar aportes para uma Previdência Privada? Ou mesmo não seria uma boa ideia nenhum desses aportes, e somente investir na carteira utilizando o Diagrama do Cerrado?

Obrigado.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
12 minutes ago, Lucas Barreto Costa disse:

Olá.

Tenho uma dúvida ao fazer aportes para minha carteira de investimentos. Seria uma boa ideia realizar aportes para a carteira de investimentos e deixar uma parte para aportes no Tesouro Renda Mais Aposentadoria? Ou seria melhor realizar aportes para uma Previdência Privada? Ou mesmo não seria uma boa ideia nenhum desses aportes, e somente investir na carteira utilizando o Diagrama do Cerrado?

Obrigado.

Olá Lucas! 

Sua pergunta é interessante! Mas são produtos bem diferentes. A previdência fará muito sentido se você fizer declaração de IR completa, pois no PGBL poderia ter dedução do imposto. 

Já o Tesouro Direto Renda Mais Aposentadoria, acho que não faz muito sentido se você tiver um planejamento de investimento diversificado com foco em ações, Renda fixa, Fundos Imobiliários e investimentos no exterior... pois essa distribuição vai lhe permitir ter retornos mensais provavelmente maiores do que o Tesouro Renda Mais Aposentadoria. 

Se você ainda não tiver concluído o cvrso sugiro aportar em Tesouro Selic... pois quando concluir vai conseguir ter uma visão mais ampla e tomar melhores decisões.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
37 minutes ago, Lucas Barreto Costa disse:

Olá.

Tenho uma dúvida ao fazer aportes para minha carteira de investimentos. Seria uma boa ideia realizar aportes para a carteira de investimentos e deixar uma parte para aportes no Tesouro Renda Mais Aposentadoria? Ou seria melhor realizar aportes para uma Previdência Privada? Ou mesmo não seria uma boa ideia nenhum desses aportes, e somente investir na carteira utilizando o Diagrama do Cerrado?

Obrigado.

Para quem sabe investir o tesouro renda mais aposentadoria não é um bom investimento. 

Sobre previdência privada ela tem sua função, se você tem renda tributável talvez seja interessante investir até 12% numa PGBL. Se você tem o interesse de proteger seus herdeiros, talvez seja interessante também. 

Hoje se você não sabe onde investir dependendo do modulo do c u r s o que você se encontra, coloca tudo no tesouro selic ou CDB com liquidez diária.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite @Lucas Barreto Costa. Somente completando as informações dos colegas. Em relação a previdencia privada, existirão 3 situações a qual compensaria te-las:

- nos casos em que o empregador aporta uma contraparte
- nos casos de quem realiza a declaração de IRPF completa com o objetivo de dedução de ate 12% do rendimento bruto tributavel
- em casos de manter um valor livre de inventario e de cobrança de ITCMD

Sendo assim não se considera a previdencia fazendo parte da sua carteira de investimentos.

Em relação ao tesouro renda mais, ele foi criado para gerar algumas facilidades no momento de usufruir dos rendimentos na aposentadoria. Contudo voce tera um resultado mais significativo montando uma carteira diversificada e com ativos de qualidade.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Lucas Barreto Costa disse:

Olá.

Tenho uma dúvida ao fazer aportes para minha carteira de investimentos. Seria uma boa ideia realizar aportes para a carteira de investimentos e deixar uma parte para aportes no Tesouro Renda Mais Aposentadoria? Ou seria melhor realizar aportes para uma Previdência Privada? Ou mesmo não seria uma boa ideia nenhum desses aportes, e somente investir na carteira utilizando o Diagrama do Cerrado?

Obrigado.

Vou te falar a minha interpretação, não necessariamente um reflexo da realidade.

O que aprendi assistindo as aulas é que Previdência Privada vale a pena exclusivamente para quem declara imposto de renda completo. As previdências que estão disponíveis na AUVP Investimentos foram analisadas pelo time e estão entre as melhores existentes no mercado.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Lucas,

Concordo com os colegas. Falando de previdência, só vejo vantagem se você faz a declaração de IR completa para poder abater os 12% da sua renda tributável ou nos casos em que a empresa/empregador te dá o benefício de fazer um aporte em cima do valor que você aporta mensalmente. Ainda assim, tem que avaliar com bastante cautela qual é a previdência, para verificar os pormenores das condições, isso é importantíssimo.

Já o Tesouro Renda Mais, eu acho não é vantajoso para quem sabe analisar criteriosamente os ativos e montar a sua própria carteira de longo prazo, principalmente aproveitando do contrafluxo nos ciclos de mercado e se beneficiando da marcação a mercado. Não que sejam títulos ruins, mas, para quem tem uma boa base de educação financeira, existem opções melhores para montar uma carteira.

Boa sorte!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 25/08/2023 at 20:52, Lucas Barreto Costa disse:

Olá.

Tenho uma dúvida ao fazer aportes para minha carteira de investimentos. Seria uma boa ideia realizar aportes para a carteira de investimentos e deixar uma parte para aportes no Tesouro Renda Mais Aposentadoria? Ou seria melhor realizar aportes para uma Previdência Privada? Ou mesmo não seria uma boa ideia nenhum desses aportes, e somente investir na carteira utilizando o Diagrama do Cerrado?

Obrigado.

@Lucas Barreto Costa mais um detalhe sobre o Tesouro Renda+. Quando chegar no "primeiro vencimento" o Governo vai lhe devolver o dinheiro em 240 meses (20 anos) e quando chegar no "segundo vencimento" (final das 240 parcelas) a sua posição no Tesouro Renda+ será zerada.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...