Jump to content

Recommended Posts

6 horas atrás, Rai Nunes disse:

Estranho ver um post sobre idade de alguém que tem 31 anos hahaha

Edison, eu acho que nos 70 anos a gente realmente começa ficar velho. Algumas pessoas um pouco antes e outras um pouco depois.

Não sei como vai ser a nossa geração, pode ser que a gente vá ficar velho nos 80... Vai saber como será a expectativa de vida.

Já tem um tempo eu almejei algumas coisas que entendi que me ajudariam a melhorar a pessoa que sou e me ajudariam a evoluir na vida, inclusive profissionalmente. Quando pensei sobre isso a primeira vez, eu acreditava não ser possível condicionar minha cabeça para tal, mas eu vi que consegui. Tem mais coisas que eu mudei na minha cabeça, vou compartilhar a que coincide com seu texto:

  • Medo de perder a vida

Pra mim ficou claro que perdi esse medo na pandemia. Até aceitei que perderia algumas pessoas próximas com uma certa facilidade (e perdi). Eu estava tranquilo pra partir dessa também e cheguei em alguns momentos a pensar que, naquela situação imaginária (pois imaginei cenários muito piores do que foi a realidade), poderia até mesmo chegar a ser uma dádiva.

Dizem que tem culturas que comemoram a morte. Eu tenho dificuldade de entender isso, na minha cabeça isso é alguma mentira que inventaram pra tentar confortar alguém. Entretanto, essas coisas vem enraizadas na gente.

Com certeza sofro e sofrerei com pessoas próximas que irão partir. Apenas deixei de sofrer por antecipação, principalmente em relação a mim.

A propósito, é clichê, mas só temos conhecimento da existência dessa nossa vida. O que vc quiser fazer, melhor garantir e já fazer aqui.

Hauahhaua sei que sou meio rabugento mas ainda não cheguei a ficar velho  😂😂😂

 

Eu falo mais da idade sobre a minha mãe mesmo, sabe?

Eu ainda tenho meus objetivos, minhas metas, muita coisa pela frente. Ao menos eu espero hauhahaua

O que me fez pensar tudo foi realmente a situação dela, recuperação muito mais lenta, estar deveras debilitada.

 

Mesmo assim também agradeço muito suas palavras!

Editado por Edison Luis Paulini
  • Brabo 3
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Gustavo Henrique Ribeiro disse:

Boa tarde!!

Parabéns pela atitude @Edison Luis Paulini!! 

Compartilho desse sentimento, tenho pais idosos que moram na minha cidade natal (interior de MG) enquanto eu hoje tenho uma vida no Rio de Janeiro.

Recentemente meu pai de 98 anos teve uma pneumonia e ficou internado por 5 dias. Tive que pedir para trabalhar de casa para poder acompanhá-lo no hospital e ajudar minha mãe com as coisas de casa. Graças a Deus ele vem se recuperando e já saiu do hospital.

Estou sempre me esforçando para visitá-los e também ajudar financeiramente, visto que a idade trás gastos que não controlamos. Um dinheiro que não me importo em gastar pois vai pra quem no passado contribuiu e muito (financeiramente e com ensinamentos) para que eu chegasse onde estou hoje.

Uma boa tarde, sucesso e acima de tudo, muita saúde para todos nós!!!

Muito obrigado pelas palavras, Gustavo!

 

Também parto do princípio que hoje sou o que meus fizeram por mim!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Rua te sou meio rabugento mas ainda não cheguei a focar velho  😂😂😂

 

Eu falo mais da idade sobre a minha mãe mesmo, sabe?

Eu ainda tenho meus objetivos, minhas metas, muita coisa pela frente. Ao menos eu espero hauhahaua

O que me fez pensar tudo foi realmente a situação dela, recuperação muito mais lenta, estar deveras debilitada.

 

Mesmo assim também agradeço muito suas palavras!

Eu sei que não somos velhos hahaha, só achei engraçado o título do seu post sabendo que vc é jovem. Mas entendi ao fazer a leitura 😅

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Gostei de ler o que escreveu, cheguei encaixar algumas situações parecidas aqui com pessoas próximas. Sendo bem sincero cheguei me emocionar. 

Obrigado por sua reflexão Edilson, querendo ou não precisamos entender que o tempo passa e ainda bem que estamos procurando fazer com que passe de forma mais confortável. 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/08/2023 at 10:47, Edison Luis Paulini disse:

Olá novamente, sardinhas!

 

Há dias venho pensando nesse assunto por conta da minha mãe. E um post que fiz recentemente sobre custos agregou a isso.

Vim trazer um possível textão aqui pra colocar um pouco pra fora no que venho refletindo.

 

A idade obviamente chega para todos. Não é preciso ser um gênio para saber disso. Mas as vezes isso parece ser meio distante e talvez quase pensemos que isso não acontece e consequentemente não nos preparamos tanto. Até porque se preparar não adianta muito (ou nada) e as vezes é até prejudicial ficar tentando focar só no futuro. Mal de ansioso  😅

 

Mas quando chega é um baque. Minha mãe sempre foi uma mulher forte. Trabalhava na roça desde uns 10 anos, largou a escola na segunda série, acordava religiosamente às 4h da manhã para ir com meu avô nas plantações de café a qual eles prestavam serviços (eles não eram donos de terras. Moravam nas terras como "benefício" para trabalharem lá e ganhavam um graninha também pelo serviço como um salário), sempre fez caminhadas, cuidou bem da saúde, tem boa memória, não esquece nenhum remédio pra tomar (e olha que são vários), é lúcida e já enfrentou coisa pra c$*$lho: perda dos pais, do marido, uma irmã, uma amiga, uma bebê quando estava grávida... Só porrada mas ainda segue firme de forma invejável.

Claro que a vida não é só isso. O tanto que ela já passeou, viajou, excursões com grupo das veiarada, visitar igrejas, missas, ir em cidades que tem artesanatos que ela adora, trazer roupa de cama, panela pra casa, enxoval, enfim, curtir a vida do jeitinho que sempre foi MUITO prazeroso pra ela!

Mas a idade chega. Hoje com 69 anos o corpo, o organismo não é mais o mesmo, os problemas de saúde eventualmente aparecem e se agravam aqueles que já tinham e não pareciam ser problema, diversas rotinas já não são mais executadas, algumas atividades são mais difíceis de se realizar, a rotina de quem está perto muda totalmente, algumas melhoras podem acontecer, mas ficam mais lentos. Uma fisioterapia por favor exemplo faz efeito mas leva meses o que antes levava semanas. O tempo vira um grande obstáculo.

Faz parte da vida.

 

Aqui bate um certo medo do que um dia vai acontecer e vocês sabem do que estou falando. É inevitável e a única certeza da vida. A gente pode se preparar mas quando a água começa a bater na bunda não tem jeito. Inclusive no meu caso é reviver uma perda importante que eu já tive.

Por isso dedico o máximo que posso pra ela de atenção, cuidados e seja lá o que for. Faço essa minha obrigação com orgulho!

Não arrependo de nada do que faço e as vezes até acho que ainda não faço o suficiente mas aqui é outros 500.

Aqui até penso junto sobre a liberdade financeira e o investir para viver. Investir para se ter condição de dar condições. Modéstia a parte sempre fez parte de mim tentar ser generoso seja materialmente ou não. Acho que tem muito sentido na vida ajudar a dar sentido para outras vidas seja como amigo, como familiar, como cônjuge, como colega, como desconhecido para outros, tudo dentro daquilo que pode ser feito e está ao alcance.

 

Novamente, podem considerar como um desabafo e até mesmo um pouco de reflexão.

 

Ótimo fim de semana a todos sardinhas  🐟🐟

Meu amigo... é assim mesmo e só piora com o tempo. Até ontemtava com meus 20 e poucos anos. Pisquei o olho e já são 43 anos... quando piscar de novo, sabe lá Deus quantos anos... cara, faz parte da vida e eu até diria que, mesmo sendo um pouco assustador, faz parte da beleza da vida. Eu não queria viver para sempre. O propósito da vida se perderia, que é vc poder fazer o seu melhor enquanto ainda a tem. 

MAs realmente é muito doloroso perder quem amamos. Já perdi um irmão 9ele tinha 14 anos na época), já perdi meus avós, meu pai, minha mãe... do meu núcleo de nascimento, tenho hj apenas meu irmão mais velho... 

Continue fazendo o que vc já faz, cuidando dos seus e se preparando para envelhecer com dignidade. Comecei tarde, mas é isso que vou tentar fazer... só que já perdi um dos pilares do nosso cálculo (o tempo: tenho menos de 17 anos para chegar no milhão!!). Mas quero ir embora daqui ensinando minhas filhas o que meu pai não me ensinou (não por culpa dele, mas a época era outra), que é investir da melhor forma e pagar o "eu do futuro!!!"

Vamos que vamos!!! Ótimo domingo!!!!

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 minutes ago, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse:

Meu amigo... é assim mesmo e só piora com o tempo. Até ontemtava com meus 20 e poucos anos. Pisquei o olho e já são 43 anos... quando piscar de novo, sabe lá Deus quantos anos... cara, faz parte da vida e eu até diria que, mesmo sendo um pouco assustador, faz parte da beleza da vida. Eu não queria viver para sempre. O propósito da vida se perderia, que é vc poder fazer o seu melhor enquanto ainda a tem. 

MAs realmente é muito doloroso perder quem amamos. Já perdi um irmão 9ele tinha 14 anos na época), já perdi meus avós, meu pai, minha mãe... do meu núcleo de nascimento, tenho hj apenas meu irmão mais velho... 

Continue fazendo o que vc já faz, cuidando dos seus e se preparando para envelhecer com dignidade. Comecei tarde, mas é isso que vou tentar fazer... só que já perdi um dos pilares do nosso cálculo (o tempo: tenho menos de 17 anos para chegar no milhão!!). Mas quero ir embora daqui ensinando minhas filhas o que meu pai não me ensinou (não por culpa dele, mas a época era outra), que é investir da melhor forma e pagar o "eu do futuro!!!"

Vamos que vamos!!! Ótimo domingo!!!!

Cara, minha idade eu ainda não me preocupo.

Acaba sendo um pouco mais o baque de ver ela mais debilitada. Querendo ou não dá aquela partida no coração, sabe.

 

Mas como eu disse, força e continuo seguindo fazendo por ela o que ela e meu pai já fez por mim!

 

Obrigado!

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

24 minutes ago, Michelle Ayres De Campos Silva disse:

Ser ativa agora é o que sua mãe mais precisa. Tenho uma mãe de 70 anos tb, mas tenho uma avó com mais de 90, então, acho que vou ter minha mãezinha por um bom tempo por perto.

Sei que dá medo e é difícil ver quem antes era tão forte, mostrar fragilidade. Aconteceu com meu pai, mas foi o câncer (outra história).

Mesmo não sendo mais a mesma, sua mãe apenas mudou o corpo, mas a alma continua lá. O corpo é a casca que Deus nos empresta, temporária. Ela ainda é a mesma pessoa que vc viu forte e guerreira, mas agora aprendeu a lutar de forma diferente, com sabedoria.

 

 

a-alma-so-envelhece.webp

Muito obrigado pelas palavras, Michelle!

 

Sem dúvida não desanimamos. O tempo de recuperação agora é outro mas ela ainda é uma mulher forte de espírito. E não falo isso só porque é minha mãe não!

Obrigado mesmo!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 27/08/2023 at 16:58, Ana Luiza Feliciano Pereira Ornelas disse:

É interessante que as coisas vão acontecendo aos poucos e sem que eu tenha percebido quando é que se inverteram, agora, aos 30, eu "cuido" dos meus pais que já estão com mais de 60.

Fico em cima para que não faltem à academia, para que tenham uma boa alimentação e para que, assim, continuem independentes à medida que a idade vai avançando. Estimulo minha mãe a ir à igreja, a se encontrar com as amigas, a fazer uma caminhada.

É importante que eles continuem se sentindo ativos, úteis e encontrem novas distrações e formas de enxergar a vida agora que não são mais tão ágeis e não precisam trabalhar tanto quanto já trabalharam um dia.

 

images - 2023-08-30T204431.606.jpeg

  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 26/08/2023 at 11:47, Edison Luis Paulini disse:

Olá novamente, sardinhas!

 

Há dias venho pensando nesse assunto por conta da minha mãe. E um post que fiz recentemente sobre custos agregou a isso.

Vim trazer um possível textão aqui pra colocar um pouco pra fora no que venho refletindo.

 

A idade obviamente chega para todos. Não é preciso ser um gênio para saber disso. Mas as vezes isso parece ser meio distante e talvez quase pensemos que isso não acontece e consequentemente não nos preparamos tanto. Até porque se preparar não adianta muito (ou nada) e as vezes é até prejudicial ficar tentando focar só no futuro. Mal de ansioso  😅

 

Mas quando chega é um baque. Minha mãe sempre foi uma mulher forte. Trabalhava na roça desde uns 10 anos, largou a escola na segunda série, acordava religiosamente às 4h da manhã para ir com meu avô nas plantações de café a qual eles prestavam serviços (eles não eram donos de terras. Moravam nas terras como "benefício" para trabalharem lá e ganhavam um graninha também pelo serviço como um salário), sempre fez caminhadas, cuidou bem da saúde, tem boa memória, não esquece nenhum remédio pra tomar (e olha que são vários), é lúcida e já enfrentou coisa pra c$*$lho: perda dos pais, do marido, uma irmã, uma amiga, uma bebê quando estava grávida... Só porrada mas ainda segue firme de forma invejável.

Claro que a vida não é só isso. O tanto que ela já passeou, viajou, excursões com grupo das veiarada, visitar igrejas, missas, ir em cidades que tem artesanatos que ela adora, trazer roupa de cama, panela pra casa, enxoval, enfim, curtir a vida do jeitinho que sempre foi MUITO prazeroso pra ela!

Mas a idade chega. Hoje com 69 anos o corpo, o organismo não é mais o mesmo, os problemas de saúde eventualmente aparecem e se agravam aqueles que já tinham e não pareciam ser problema, diversas rotinas já não são mais executadas, algumas atividades são mais difíceis de se realizar, a rotina de quem está perto muda totalmente, algumas melhoras podem acontecer, mas ficam mais lentos. Uma fisioterapia por favor exemplo faz efeito mas leva meses o que antes levava semanas. O tempo vira um grande obstáculo.

Faz parte da vida.

 

Aqui bate um certo medo do que um dia vai acontecer e vocês sabem do que estou falando. É inevitável e a única certeza da vida. A gente pode se preparar mas quando a água começa a bater na bunda não tem jeito. Inclusive no meu caso é reviver uma perda importante que eu já tive.

Por isso dedico o máximo que posso pra ela de atenção, cuidados e seja lá o que for. Faço essa minha obrigação com orgulho!

Não arrependo de nada do que faço e as vezes até acho que ainda não faço o suficiente mas aqui é outros 500.

Aqui até penso junto sobre a liberdade financeira e o investir para viver. Investir para se ter condição de dar condições. Modéstia a parte sempre fez parte de mim tentar ser generoso seja materialmente ou não. Acho que tem muito sentido na vida ajudar a dar sentido para outras vidas seja como amigo, como familiar, como cônjuge, como colega, como desconhecido para outros, tudo dentro daquilo que pode ser feito e está ao alcance.

 

Novamente, podem considerar como um desabafo e até mesmo um pouco de reflexão.

 

Ótimo fim de semana a todos sardinhas  🐟🐟

 

images - 2023-08-30T213715.850.jpeg

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...