Jump to content
  • 0

NTN-B e IFIX


Leandro De Lima Silva

Pergunta

Olá pessoal

Seria correto afirma que a taxa de valorização do IFIX é dada pela NTN-B e não pela taxa Selic?

Eu não me recordo de ter essa aula sobre a NTN-B em específico e sim de um contexto de renda fixa, estou estudando alguns assusto de valorização de fundo e tô chegando a tal fato, alguém sabe informa se procede?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia @Leandro De Lima Silva. Não sei se entendi direito sua duvida. 

A sigla NTN-B se refere às Notas do Tesouro Nacional de série B, que são os títulos do Tesouro Direto com rentabilidade atrelada à inflação (IPCA) mais uma taxa de juros prefixada. Ou seja, trata-se de um título híbrido com rentabilidade composta por uma parte prefixada e outra pós-fixada (IPCA).

No mercado existem o NTN-B Principal e o NTN-B. No entanto, é mais comum encontrar esses títulos com o nome de Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B).

Ja o IFIX é um índice de fundos imobiliários. Em resumo, ele é um índice que demonstra a performance média de uma carteira teórica de fundos imobiliários. A escolha dos FIIs que farão parte do índice segue alguns critérios da B3 como, por exemplo, o valor de mercado e a liquidez.

O IFIX é um índice de retorno total. Isso significa que ele considera não apenas as variações nos preços das cotas, mas também a distribuição de dividendos e o impacto que isso causa na carteira. 

Os principais critérios para que um FII faça parte do IFIX são:

1 - As cotas do FII não devem ser classificadas como Penny Stocks. Ou seja, as cotas não podem ser negociadas abaixo de R$1,00.

2 - O FII deve ter no mínimo 60% de presença no pregão no período de vigência das últimas 3 carteiras.

3 - As cotas do FII devem estar categorizadas entre os ativos elegíveis que, no período de vigência das 3 últimas carteiras, em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade, representando juntas 99% do somatório total dos indicados que compõem o índice.

4 - A oferta pública precisa ter sido feita antes do rebalanceamento anterior ao período de vigência das últimas 3 carteiras.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Leandro De Lima Silva disse:

Olá pessoal

Seria correto afirma que a taxa de valorização do IFIX é dada pela NTN-B e não pela taxa Selic?

Eu não me recordo de ter essa aula sobre a NTN-B em específico e sim de um contexto de renda fixa, estou estudando alguns assusto de valorização de fundo e tô chegando a tal fato, alguém sabe informa se procede?

IFix nem pela Selic. Tá misturando conceitos diferentes.

Alguns títulos de FIs de papel podem algum grau de correlação, por ter empréstimos atrelados a esse índice. Mas tá longe de afetar diretamente e proporcional  ao IFix.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...