Jump to content
  • 0

Viver de renda: Minha conta não bateu, o que posso fazer?


Convidado Anônimo

Pergunta

Sou professora, minha renda está em 10.600, com meu esposo. Minha conta não bateu devido a empréstimos: 80 mil de financiamento imobiliário e 160 mil de empréstimo pessoal que fiz para não perder minha casa.

Quando fui fazer o financiamento o gerente não me explicou que se eu não pagasse ao menos 1% do valor do financiamento por mês, meu saldo devedor só iria aumentar, ao contrário do prometido sistema em que a prestação e o saldo devedor vão diminuindo. 

Assim, peguei 300 mil, com prestação de 2 mil. Em 1 ano o saldo devedor tinha crescido para mais de 313 mil.

Para não perder a casa, pois com os juros compostos em pouco tempo a dívida ficaria impagável, fui a outro banco e paguei 173 mil para abater no financiamento.

Depois disso, tudo o que recebo a mais (férias, 13°) vai para pagamento da casa. Dessa forma, os 2 empréstimos hoje consomem quase 50% da minha renda.

Do financiamento faltam 44 parcelas de 2.300 e do empréstimo pessoal, 85 de 2.700.

O que fazer?96338027_Screenshot_20230905_200336_SamsungInternet.jpg.02b5715fac31a7c95c5637afde9a36df.jpg

 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
43 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Bom dia! 

Empréstimo pessoal: CET mensal 1,32 (17,25 anual) e do financiamento 4,95 "juros efetivos" (não sei se é o CET).

Ah, esqueci de falar que já vendi meu carro e tenho 43 anos (quase 44).

A prioridade, na minha opinião, ate acima do que os investimentos, seria quitar o quanto antes o emprestimo pessoal. Porque nenhum investimento ira superar uma taxa de 17,25%aa.

Fora isso é avaliar todas as outras categorias para ver se não existe a possibilidade de reduzir mas nenhum gasto ou aumentar os rendimentos.

Após quitar pelo menos o emprestimo pessoal, voce ira ver que começara a ter um equilibrio maior do seu orçamento

  • Brabo 3