Jump to content
  • 0

Viver de renda: Minha conta não bateu, o que posso fazer?


Convidado Anônimo

Pergunta

Sou professora, minha renda está em 10.600, com meu esposo. Minha conta não bateu devido a empréstimos: 80 mil de financiamento imobiliário e 160 mil de empréstimo pessoal que fiz para não perder minha casa.

Quando fui fazer o financiamento o gerente não me explicou que se eu não pagasse ao menos 1% do valor do financiamento por mês, meu saldo devedor só iria aumentar, ao contrário do prometido sistema em que a prestação e o saldo devedor vão diminuindo. 

Assim, peguei 300 mil, com prestação de 2 mil. Em 1 ano o saldo devedor tinha crescido para mais de 313 mil.

Para não perder a casa, pois com os juros compostos em pouco tempo a dívida ficaria impagável, fui a outro banco e paguei 173 mil para abater no financiamento.

Depois disso, tudo o que recebo a mais (férias, 13°) vai para pagamento da casa. Dessa forma, os 2 empréstimos hoje consomem quase 50% da minha renda.

Do financiamento faltam 44 parcelas de 2.300 e do empréstimo pessoal, 85 de 2.700.

O que fazer?96338027_Screenshot_20230905_200336_SamsungInternet.jpg.02b5715fac31a7c95c5637afde9a36df.jpg

 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
43 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Bom dia! 

Empréstimo pessoal: CET mensal 1,32 (17,25 anual) e do financiamento 4,95 "juros efetivos" (não sei se é o CET).

Ah, esqueci de falar que já vendi meu carro e tenho 43 anos (quase 44).

A prioridade, na minha opinião, ate acima do que os investimentos, seria quitar o quanto antes o emprestimo pessoal. Porque nenhum investimento ira superar uma taxa de 17,25%aa.

Fora isso é avaliar todas as outras categorias para ver se não existe a possibilidade de reduzir mas nenhum gasto ou aumentar os rendimentos.

Após quitar pelo menos o emprestimo pessoal, voce ira ver que começara a ter um equilibrio maior do seu orçamento

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

A prioridade, na minha opinião, ate acima do que os investimentos, seria quitar o quanto antes o emprestimo pessoal. Porque nenhum investimento ira superar uma taxa de 17,25%aa.

Fora isso é avaliar todas as outras categorias para ver se não existe a possibilidade de reduzir mas nenhum gasto ou aumentar os rendimentos.

Após quitar pelo menos o emprestimo pessoal, voce ira ver que começara a ter um equilibrio maior do seu orçamento

Então ao invés de adiantar parcelas do financiamento imobiliário você sugere adiantar do empréstimo pessoal?

Não tinha pensado nisso, tendo em vista que as parcelas do empréstimo são fixas. O meu medo é o financiamento da casa disparar e eu não conseguir pagar.

Obrigada pela luz.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Não tinha pensado nisso, tendo em vista que as parcelas do empréstimo são fixas.

Como assim? Não tem desconto em antecipar parcelas?

Porque voce citou que tinha R$160mil de emprestimo pessoal e são 85 parcelas de R$2700 o que daria R$229.500,00

9 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

O meu medo é o financiamento da casa disparar e eu não conseguir pagar.

Mas os juros não são fixos? 4,95%aa é um juros bem baixo

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Adriano Umemura disse:

Não tem desconto em antecipar parcelas?

Deve ter sim. Falei que a parcela é fixa, pois no financiamento imobiliário não é. Todos os dias o saldo devedor sobe um pouco, mas quando pago a parcela, ele diminui. A parcela do financiamento imobiliário não é fixa.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu concordo, a sua prioridade deve ser pagar o empréstimo com maior taxa....

Mas tem que pensar na sua reserva de emergência, eu tenho 44 anos e perdi o emprego recentemente.

Te confesso que nunca fiquei desempregada com a cabeça tão tranquila como estou neste momento. 

Não sei se vc é CLT ou concursada, se for concursada melhor, mas ter a reserva é muito importante e isso é independente das dívidas, afinal se algo acontecer com vc ou seu marido vcs precisam ter uma segurança.

Eu já tive dívidas e graças a Deus consegui me livrar, mas levou 1 ano inteiro pagando e vendendo carro e etc...

Tem a possibilidade de vc fazer a portabilidade da sua dívida tb por um banco que ofereça uma taxa menor. Eu pensei em fazer, mas compensou vender o carro com a dívida e ficar livre na época.

No meu caso eram dívidas no cartão que eu parcelei, cheque especial (que já fazia parte do meu orçamento, entrava todo mês) e o carro.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
30 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Deve ter sim. Falei que a parcela é fixa, pois no financiamento imobiliário não é. Todos os dias o saldo devedor sobe um pouco, mas quando pago a parcela, ele diminui. A parcela do financiamento imobiliário não é fixa.

acho que os juros do seu financiamento imobiliário estão atrelados ao IPCA, TR ou alguma coisa do tipo

se for

faça logo uma portabilidade para um financiamento com juros fixos, atrelados a nada

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...