Jump to content
  • 0

Aumento de Patrimônio


Juan Perboyre Alves

Pergunta

Olá senhores, espero que estejam bens.

Eu sou um investidor (ou quase) que sou extremamente apegado com a ideia de BUY AND HOLD, eu sou daqueles que não quer vender nunca, se a empresa parar de ser o que era no passado, eu só irei parar de aportar nela, essa é a minha ideia.

Mas também sou um investidor que quer viver de renda, e estudando, cheguei a conclusão que não sei qual motivo de investir em empresas que não distribuem dividendos.. como muitas de tecnologia por exemplo. Tipo, as que distribuem, eu reinvisto ok.. mas a ideia é que vai chegar um momento em que vou reinvestir 25% dos dividendos e viver de renda, esse é meu sonho...

Resumindo, sou uma pessoa que mais quer viver de renda do que aumentar o patrimônio (eu sei que pra viver de renda tem que ter um alto patrimônio) mas e as empresas que não distribuem??? Qual o objetivo de investir em empresas que só vai aumentar o seu patrimônio? eu realmente não entendo o objetivo, ainda mais pra mim que não tenho o interesse de vender as cotas

Espero que tenha ficado claro..

Ao meu ver, aumentar o patrimônio só por aumentar, é só questão de satisfazer o ego, por favor me corrijam, eu realmente não entendo o que um alto patrimônio que só é "palpável" se eu vender as cotas??

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite @Juan Perboyre Alves. No periodo em que voce ira usufruir da sua liberdade financeira, voce não ira se utilizar dos rendimentos mensais, mas sim dos rendimentos anuais acrescentados aos ganhos com a renda fixa. 

E é ai que temos um ponto, que muitos ainda não entenderam. Voce não ira realizar vendas, no periodo de acumulação do patrimonio. Contudo, ao se aproximar do periodo de usufruir dos ganhos, voce podera sim vender parte das suas ações de empresas de crescimento e realocar para renda fixa, FIIs ou ações pagadoras de dividendos. Seria esta a função destas empresas que não pagam dividendos mas tem potencial de crescimento superior, alavancar o seu patrimonio para te possibilitar esta realocação.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Juan Perboyre Alves. No periodo em que voce ira usufruir da sua liberdade financeira, voce não ira se utilizar dos rendimentos mensais, mas sim dos rendimentos anuais acrescentados aos ganhos com a renda fixa. 

E é ai que temos um ponto, que muitos ainda não entenderam. Voce não ira realizar vendas, no periodo de acumulação do patrimonio. Contudo, ao se aproximar do periodo de usufruir dos ganhos, voce podera sim vender parte das suas ações de empresas de crescimento e realocar para renda fixa, FIIs ou ações pagadoras de dividendos. Seria esta a função destas empresas que não pagam dividendos mas tem potencial de crescimento superior, alavancar o seu patrimonio para te possibilitar esta realocação.

Nunca tinha pensado desse jeito, então meio que é ok um investidor igual eu que sou focado em comprar e segurar, quando for viver de renda, vender uma parte da minha participação para entrar em fiis por exemplo? Que interessante, de verdade, nunca tinha pensado desse jeito, usar o patrimônio acumulado para de fato investir em algo que dará retornos para viver de renda..

Muito interessante, obrigado!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Juan Perboyre Alves disse:

Nunca tinha pensado desse jeito, então meio que é ok um investidor igual eu que sou focado em comprar e segurar, quando for viver de renda, vender uma parte da minha participação para entrar em fiis por exemplo? Que interessante, de verdade, nunca tinha pensado desse jeito, usar o patrimônio acumulado para de fato investir em algo que dará retornos para viver de renda..

Muito interessante, obrigado!

Sim, as ações de crescimento poderão ser convertidas em ativos que gerem mais  renda, mas a partir do momento que voce passou da fase de acumulação. Existe tambem a possibilidade destas empresas se converterem em boas pagadoras de dividendos a medida que se tornam mais maduras e consolidadas.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Outra coisa, muitas empresas que não pagavam bons dividendos 20 anos atras, hoje pagam, as eletricas poe exemplo tem uma fase de crescimento a onde não pagam quase nada por um longo periodo e depois, quando os investimentos maturam passam a pagar. Pois não conseguem crescer na velocidade que cresceram no passado e distribuem os lucros entre os assionistas.  

 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...