Jump to content
  • 0

Marcação a Mercado - LCI


Adriana Zakzuk

Pergunta

Estou tentando entender a marcação a mercado na prática.

A linha laranja é o que efetivamente ganhei e a branca, a expectativa.

Isso significa que, se eu retirar o dinheiro hoje, ele não rendeu os 88% do CDI prometidos, mas apenas 86,81%.

E se a linha laranja estivesse acima da branca, poderia ser vantajoso sacar antes, pois eu poderia estar ganhando mais de 88% do CDI.
 

É isso mesmo? Entendi certo?
 

WhatsApp Image 2023-09-11 at 20.49.03.jpeg

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
3 minutes ago, Alex Carrieri Ferreira disse:

Boa tarde Adriano, essa afirmação "O valor para resgate antecipado nunca sera igual ou superara o valor a ser resgatado no final, também vale para os tesouros pré fixados?

Sim. O que voce recebe é um adiantamento da rentabilidade, podendo gerar uma rentabilidade anualizada superior a contratada. Mas a rentabilidade acumulada final não sera superada.

Por isso que marcação a mercado tem relação com o custo de oportunidade. Voce resgatando antecipadamente teria a oportunidade de aportar em outro investimento que te trara mais retorno do que se deixasse ate o vencimento do titulo?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Eduardo Catalano Goncalves disse:

Aparentemente é isso mesmo.

Única coisa a se atentar é quanto ao Imposto de Renda, pois acho que o mesmo não entrou no cálculo... Pois pode ir de 22,5% à 15% dependendo do prazo do resgate.

Ou seja, só conferir se já esta com o cálculo do IR e Sucesso!

Ahhh lembrando que o resgate é em Abril, mês 04, então a alíquota seria de 20% de qualquer forma... se caso não estiver o IR no cálculo, poderia aguardar 6 meses do investimento e ai dar liquidez com a marcação a mercado se estiver com maior rentabilidade uma vez que a Alíquota dos Impostos seria a mesma...

 

2 minutes ago, Fernanda De Battisti disse:

Vim mais para entender também Adriana hahaha

O que eu sei é que tem que fazer o calculo na fórmula que ele passa na aula, tem sites que fazem o cálculo para você.

Ai você compara o seu título (o quanto você receberia até a data do vencimento) com o título que está aparentando ser uma oportunidade, e vê se mesmo descontado o IOF se for o caso, o IR, vale a pena "trocar" de título.

Foi isso o que entendi pelo menos, mas a comparação acredito que não seja com o indice em si ou com o CDI no seu caso.

Beijossss espero ter ajudado de alguma forma

É uma LCI, então não tem IR.

E o IOF já está zerado.

 

Eu vou usar a fórmula passada na aula e volto aqui para contar o resultado!

Obrigada pessoal! 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Aaaa Vi agora, é uma LCI? se for não incide imposto de renda, porém é mais complicado dar liquidez... normalmente LCI's só se negociam no "BALCÂO", e ai o serviço provavelmente será feita pela corretora e cobrada uma taxa, precisa ver se a taxa se sobressai ao lucro...

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Adriana Zakzuk disse:

 

É uma LCI, então não tem IR.

E o IOF já está zerado.

 

Eu vou usar a fórmula passada na aula e volto aqui para contar o resultado!

Obrigada pessoal! 

Sim sim, falei do IOF e IR levando em consideração a marcação a mercado em si, considerando todos os títulos.

Se você for realizar a operação, você me conta? Hahaha me conta se você de fato resgata e investe no outro meio quensimultaneamente, por que é nessa parte que eu me embanano.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Oi @Adriana Zakzuk, boa noite. O valor para resgate antecipado nunca sera igual ou superara o valor a ser resgatado no final. Porque se isso acontecesse o valor da rentabilidade teria que ser zero ou negativa. A marcação a mercado antecipa os juros, mas não ultrapassa a rentabilidade final.

Outra coisa a ser considerada. Devemos lembrar que a marcação a mercado é uma atualização diaria do preço do titulo. Para facilitar o entendimento, dizemos que a variação da taxa de juros afeta o valor da marcação. Contudo ela é um dos componentes na precificação dos preços. 

A lógica para a precificação desses títulos é a seguinte: diariamente os investidores negociam títulos públicos e privados. Essas pessoas podem acreditar na alta ou na queda desses títulos e isso é refletido nos preços praticados.

Logo, de acordo com a variação de oferta e demanda desses títulos, e o comportamento do mercado primário e secundário, é formado os preços dos títulos. De acordo com as negociações do mercado, os títulos se valorizam ou desvalorizam pois são marcados por expectativas.

Além disso, a frequência da marcação varia de acordo com a liquidez do ativo. Sendo que, os títulos com maior liquidez são marcados rapidamente tendo como base os preços dos ativos no final do dia. Por outro lado, nos ativos com menor liquidez a marcação não é tão rápida e é baseada na estimativa do preço justo pelo qual o título seria negociado.

Desde janeiro desse ano as corretoras são obrigadas a mostrar ao investidor a marcação a mercado de CRIs, CRAs e debentures, com a finalidade de dar mais transparencia as negociações.

CDBs, LCIs e LCAs ainda não possuem esta obrigatoriedade. Então em muitos casos, quem fornece o valor de recompra é a corretora. Alem do fato de que, por ser negociado no mercado secundario, podem incidir taxas em cima da negociação.

Perfeito! Muito obrigada!!!!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Adriana Zakzuk disse:

Será eu fiz o cálculo correto, o valor que eu terei em abril é o de R$ 6.694,20.
Então só valeria a pena sacar antes se eu já tivesse chegado perto deste valor, o que não aconteceu, pois estou abaixo da curva.

image.png.1bf1cab79925b0ae85002d365ead9440.png

O cálculo não poderia ser dessa forma, pois a sua LCI rende 88% do CDI e o CDI sofre variação (não é uma taxa prefixada em 11,572 como no cálculo da tela). E o período da sua LCI é mesmo 1 ano? Vi que o vencimento é abr/2024, mas você comprou quando?

Se você não pretende vender essa LCI, sugiro tentar entender marcação a mercado com outro título, de preferência, tesouro direto ou debêntures.

Editado por Glaucia Toraci Gois
ajuste na redação
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
31 minutes ago, Glaucia Toraci Gois disse:

O cálculo não poderia ser dessa forma, pois a sua LCI rende 88% do CDI e o CDI sofre variação (não é uma taxa prefixada em 11,572 como no cálculo da tela). E o período da sua LCI é mesmo 1 ano? Vi que o vencimento é abr/2024, mas você comprou quando?

Se você não pretende vender essa LCI, sugiro tentar entender marcação a mercado com outro título, de preferência, tesouro direto ou debêntures.

Não pretendo vender não! Eu só fui olhar a marcação a mercado porque esse foi o assunto da live ontem (marcação a mercado em outros tipos de títulos).
Foi só para entender mesmo e a título de curiosidade!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Oi @Adriana Zakzuk, boa noite. O valor para resgate antecipado nunca sera igual ou superara o valor a ser resgatado no final. Porque se isso acontecesse o valor da rentabilidade teria que ser zero ou negativa. A marcação a mercado antecipa os juros, mas não ultrapassa a rentabilidade final.

Outra coisa a ser considerada. Devemos lembrar que a marcação a mercado é uma atualização diaria do preço do titulo. Para facilitar o entendimento, dizemos que a variação da taxa de juros afeta o valor da marcação. Contudo ela é um dos componentes na precificação dos preços. 

A lógica para a precificação desses títulos é a seguinte: diariamente os investidores negociam títulos públicos e privados. Essas pessoas podem acreditar na alta ou na queda desses títulos e isso é refletido nos preços praticados.

Logo, de acordo com a variação de oferta e demanda desses títulos, e o comportamento do mercado primário e secundário, é formado os preços dos títulos. De acordo com as negociações do mercado, os títulos se valorizam ou desvalorizam pois são marcados por expectativas.

Além disso, a frequência da marcação varia de acordo com a liquidez do ativo. Sendo que, os títulos com maior liquidez são marcados rapidamente tendo como base os preços dos ativos no final do dia. Por outro lado, nos ativos com menor liquidez a marcação não é tão rápida e é baseada na estimativa do preço justo pelo qual o título seria negociado.

Desde janeiro desse ano as corretoras são obrigadas a mostrar ao investidor a marcação a mercado de CRIs, CRAs e debentures, com a finalidade de dar mais transparencia as negociações.

CDBs, LCIs e LCAs ainda não possuem esta obrigatoriedade. Então em muitos casos, quem fornece o valor de recompra é a corretora. Alem do fato de que, por ser negociado no mercado secundario, podem incidir taxas em cima da negociação.

Boa tarde Adriano, essa afirmação "O valor para resgate antecipado nunca sera igual ou superara o valor a ser resgatado no final, também vale para os tesouros pré fixados?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Sim. O que voce recebe é um adiantamento da rentabilidade, podendo gerar uma rentabilidade anualizada superior a contratada. Mas a rentabilidade acumulada final não sera superada.

Por isso que marcação a mercado tem relação com o custo de oportunidade. Voce resgatando antecipadamente teria a oportunidade de aportar em outro investimento que te trara mais retorno do que se deixasse ate o vencimento do titulo?

Entendi. Obrigado!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/09/2023 at 22:24, Adriano Umemura disse:

Oi @Adriana Zakzuk, boa noite. O valor para resgate antecipado nunca sera igual ou superara o valor a ser resgatado no final. Porque se isso acontecesse o valor da rentabilidade teria que ser zero ou negativa. A marcação a mercado antecipa os juros, mas não ultrapassa a rentabilidade final.

Outra coisa a ser considerada. Devemos lembrar que a marcação a mercado é uma atualização diaria do preço do titulo. Para facilitar o entendimento, dizemos que a variação da taxa de juros afeta o valor da marcação. Contudo ela é um dos componentes na precificação dos preços. 

A lógica para a precificação desses títulos é a seguinte: diariamente os investidores negociam títulos públicos e privados. Essas pessoas podem acreditar na alta ou na queda desses títulos e isso é refletido nos preços praticados.

Logo, de acordo com a variação de oferta e demanda desses títulos, e o comportamento do mercado primário e secundário, é formado os preços dos títulos. De acordo com as negociações do mercado, os títulos se valorizam ou desvalorizam pois são marcados por expectativas.

Além disso, a frequência da marcação varia de acordo com a liquidez do ativo. Sendo que, os títulos com maior liquidez são marcados rapidamente tendo como base os preços dos ativos no final do dia. Por outro lado, nos ativos com menor liquidez a marcação não é tão rápida e é baseada na estimativa do preço justo pelo qual o título seria negociado.

Desde janeiro desse ano as corretoras são obrigadas a mostrar ao investidor a marcação a mercado de CRIs, CRAs e debentures, com a finalidade de dar mais transparencia as negociações.

CDBs, LCIs e LCAs ainda não possuem esta obrigatoriedade. Então em muitos casos, quem fornece o valor de recompra é a corretora. Alem do fato de que, por ser negociado no mercado secundario, podem incidir taxas em cima da negociação.

Adriano, mas eu não consigo aplicar a marcação a mercado em lci's, lca's e cdb's antes do prazo determinado correto? E a maioria deles, após o prazo já retornam o aporte para a conta de origem, saindo da aplicação automaticamente...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
31 minutes ago, Daniela Peres Parra disse:

Adriano, mas eu não consigo aplicar a marcação a mercado em lci's, lca's e cdb's antes do prazo determinado correto?

Oi @Daniela Peres Parra boa tarde. A primeira dificuldade no resgate antecipado é a liquidez. Estes titulos, com exceção dos de liquidez diaria, só permitem o resgate antecipado via mercado secundario, ou seja, precisam de uma contraparte para efetuar a recompra.

A segunda dificuldade é que estes titulos não entraram na lista dos titulos a qual as corretoras são obrigadas a mostrar o valor marcado a mercado diariamente. Sendo assim, caso voce consiga realizar uma venda antecipada, tera que obter o valor do titulo pela corretora. Provavelmente, alem disso, a corretora podera cobrar taxas devido a esta intermediação para a compra e venda do titulo.

Tudo isso deixa o processo mais complexo, sendo que na minha opinião a aquisição destes titulos o ideal seria levar ate o vencimento. Sendo assim a escolha pelo contrafluxo e a avaliação do periodo de resgate são fatores fundamentais no momento do aporte.

31 minutes ago, Daniela Peres Parra disse:

E a maioria deles, após o prazo já retornam o aporte para a conta de origem, saindo da aplicação automaticamente...

Todo titulo na data de vencimento é resgatado automaticamente para a conta. No tesouro direto isto tambem acontece.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Adriano Umemura disse:

Oi @Daniela Peres Parra boa tarde. A primeira dificuldade no resgate antecipado é a liquidez. Estes titulos, com exceção dos de liquidez diaria, só permitem o resgate antecipado via mercado secundario, ou seja, precisam de uma contraparte para efetuar a recompra.

A segunda dificuldade é que estes titulos não entraram na lista dos titulos a qual as corretoras são obrigadas a mostrar o valor marcado a mercado diariamente. Sendo assim, caso voce consiga realizar uma venda antecipada, tera que obter o valor do titulo pela corretora. Provavelmente, alem disso, a corretora podera cobrar taxas devido a esta intermediação para a compra e venda do titulo.

Tudo isso deixa o processo mais complexo, sendo que na minha opinião a aquisição destes titulos o ideal seria levar ate o vencimento. Sendo assim a escolha pelo contrafluxo e a avaliação do periodo de resgate são fatores fundamentais no momento do aporte.

Todo titulo na data de vencimento é resgatado automaticamente para a conta. No tesouro direto isto tambem acontece.

Adriano, entendi!!! Não sabia de alguns detalhes que me apresentou na resposta, agora consegui entender essa parte do processo. Muito obrigada! ótimo trabalho!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Daniela Peres Parra disse:

Adriano, entendi!!! Não sabia de alguns detalhes que me apresentou na resposta, agora consegui entender essa parte do processo. Muito obrigada! ótimo trabalho!

Daniela, gostaria só de reforçar um ponto que nosso amigo @Adriano Umemura citou: as aulas de contrafluxo que temos ajudam a minar essas necessidades de uma venda antecipada, salvo exceções em que se compre títulos para se realizar a marcação a mercado. Fora isso, o ideal seria aportar mais oportunidades que poderão nos ser benéficas no longo prazo e que evite mexermos em títulos abrindo brechas para que percamos rentabilidade.

Como dizemos por aqui: investimento é igual sabonete. Quanto mais mexe, menor fica  😅

Por isso que uma definição de estratégia, entender a mecânicas de cada tipo de investimento (exemplos dos por menores citados pelo Adriano na venda de títulos via mercado secundário por exemplo) são fundamentais para que possamos deixar nosso dinheiro trabalhando por nós.

Espero que ajude a refletir um pouquinho mais!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...