Jump to content
  • 0

Alugar ou vender meu imóvel


Richard Fugisse

Pergunta

Sou solteiro e um apartamento (não moro nele) em Goiânia que atualmente tem o valor de R$350.000. Ele ainda está financiado, tenho um saldo devedor de R$71.799, com parcela de R$1.100 e ainda restam 167 parcelas. A taxa de juros vigente do contrato é de 10,77% a.a.
 

Na venda desse imóvel, devo ficar com um valor em mãos de R$250.000.
O aluguel desse imóvel deve girar em torno de R$2.500.

Para vocês qual seria a melhor opção? Vender e investir os R$250.000 ou continuar com o imóvel, alugar e investir os R$2.500?

Editado por Richard Fugisse
Coloquei a taxa de juros do contrato
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
On 13/09/2023 at 11:49, Richard Fugisse disse:

Sou solteiro e tenho um apartamento (não moro nele) 

O aluguel desse imóvel deve girar em torno de R$2.500.

Vc solteiro não deveria ter esse dinheiro imobilizado.

Me chama a atenção a frase do aluguel, entendo que ele não está alugado. Se fica muito tempo sem ser algudado, todas as contas feitas perdem sentido, melhor vender, realizar seu lucro, sair das dividas e começar a ganhar dinheiro.

Seu dinheiro vai gerar dinheiro em lugar de você pagar juros, a valorização do imóvel é menor que a valorização das empresas. Se não fosse assim, as empresas não poderiam pagar o aluguel, ou venderiam seus imóveis para ganhar mais dinheiro do que com a própria produção.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Richard Fugisse, então... depende... hahaha

A primeira pergunta que posso fazer é: Você já mora em uma casa própria ou mora de aluguel?
Segundo: Pretende morar nesse apartamento que está descrevendo ou pretende alugar?
Terceiro: Esse apartamento já existe ou está em planta ainda?
Quarto: Nesse parcelamento pode ser feito amortização?

Depois de responder essas perguntas, posso dar MEU ponto de vista (que não vale de M@#$ nenhuma). hahahaha 

Editado por Renan Porto Sanches
Correção Ortográfica
  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
45 minutes ago, Renan Porto Sanches disse:

@Richard Fugisse, então... depende... hahaha

A primeira pergunta que posso fazer é: Você já mora em uma casa própria ou mora de aluguel?
Segundo: Pretende morar nesse apartamento que está descrevendo ou pretende alugar?
Terceiro: Esse apartamento já existe ou está em planta ainda?
Quarto: Nesse parcelamento pode ser feito amortização?

Depois de responder essas perguntas, posso dar MEU ponto de vista (que não vale de M@#$ nenhuma). hahahaha 

Renan eu moro de aluguel em outra casa, devido ao espaço. A primeira casa que comprei hoje é bem pequena para mim.
Não tenho pretensão de morar lá novamente, exceto numa grande emergência, mas não espero isso, até porque já tenho uma boa reserva de emergência.

O apartamento já existe e possui móveis planejados, isso dá um valor maior pra ele. No final de 2017 comprei ele por R$204.000, hoje já está valendo em torno de R$350.000.

Quarta pergunta: no parcelamento pode ter amortização sim.

Fico em dúvida, porque o aluguel não é baixo, apesar de que talvez renda menos do que um FIIs. Porém existe a valorização do imóvel que talvez faça compensar esse valor.

 

  • Brabo 3
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, ANDRÉ MESQUITA ALBUQUERQUE disse:

Vc fazenod um aluguel de R$ 2.500,00 bruto, considerando que vc tenha outrav renda e que já entre na faixa de pagamento de IR, nesses 2,5K, pagará 27,5% de IR. Então seu aluguel líquido seria de R$ 1.812,50, o que dá 0,51% do valor do imóvel.

Vendendo o imóvel, e investindo em FIIs, por exemplo, vc consegue em torno de 0,8% (R$ 2.000,00) para mais, livres de IR.

A grande questão é... vc pretende morar nesse imóvel um dia?

Enfim, a decisão de vender ou investir é sua. As informações básicas estão aí!

 

Boa sorte em sua decisão! 

Obrigado André pela sugestão. Estou a pensar, por isso pedi ajuda aqui na comunidade.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
25 minutes ago, Richard Fugisse disse:

Renan eu moro de aluguel em outra casa, devido ao espaço. A primeira casa que comprei hoje é bem pequena para mim.
Não tenho pretensão de morar lá novamente, exceto numa grande emergência, mas não espero isso, até porque já tenho uma boa reserva de emergência.

O apartamento já existe e possui móveis planejados, isso dá um valor maior pra ele. No final de 2017 comprei ele por R$204.000, hoje já está valendo em torno de R$350.000.

Quarta pergunta: no parcelamento pode ter amortização sim.

Fico em dúvida, porque o aluguel não é baixo, apesar de que talvez renda menos do que um FIIs. Porém existe a valorização do imóvel que talvez faça compensar esse valor.

 

@Richard Fugisse, tendo essa informações, lá vai o MEU PONTO DE VISTA:

Faça a conta de quanto você consegue alugar o AP (vide que já mora em outra casa e aparentemente não precisa morar nesse Ap e nem é dependente do valor do aluguel dele). Aluga pelo valor que é conveniente, vamos imaginar que é 1% (0,8% do valor do imóvel + 0,2% das benfeitorias de moveis planejados)... 

Você disse que ele vale uns R$350.000... vamos colocar um choro ai do inquilino, R$3.000,00

Vai pagar 15% de IR = R$450

Sobra R$2.550

Nesse poderás:
CASO 1 - R$1.100 da parcela do Ap... R$900 de Amortização (ai precisa ver as regras de amortização do seu caso) e R$550 em FII (pra começar).
CASO 2 - RS$1.100 da parcela do Ap... R$1.450 em FII e tira do próprio salário a Amortização.

Esses seriam os dois cenários, pelas suas respostas, do que EU faria... 

Sei que não vou resolver sua situação, mas as vezes minha resposta abriu seus olhos para novas oportunidades de resolver seu "problema" hahahaha

Boa sorte meu amigo e nos deixe atualizados sobre o seu caso!

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom ao meu ver se este imóvel estiver alugado e está te dando mais que o dobro da parcela hoje, eu não venderia. O saldo devedor é muito pequeno comparado ao valor do imóvel. Pegaria o restante do dinheiro e faria contas de investir ou amortizar o que for mais viável no momento. Meu ponto de vista é que fica como uma forma de diversificação também, gerando em torno de quase 0,6% ao mês referente ao valor. E de tudo se precisar tem um apartamento para morar, rs.

E uma situação a se pensar de certa forma que deixa em duvida do que e melhor fazer, mas no meu ponto de vista faria isso rs . Espero ter ajudado de certa forma. abrs

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...