Jump to content
  • 0

Marcação a mercado


Samuel Henrique Da Silva

Pergunta

Olá pessoal, após assistir ao vídeo sobre marcação a mercado algumas vezes, não consegui assimilar bem qual seria a "Taxa de inflação para o período" que pede ao utilizar a calculadora do site do tesouro, eu só coloquei a inflação nos últimos 12 meses, é isso mesmo?

 

Outra dúvida, após fazer o cálculo, o resultado mostra uma rentabilidade líquida após taxas de 30%, esse valor é anualizado? (Vi que no vídeo aparece um 'a.a' mas aqui não apareceu).

 

Uma última dúvida, o site mostra que a rentabilidade anualizada contratada é de IPCA + 32,60% e como eu mostrei a minha rentabilidade líquida seria de 30,05% (Supondo que esse valor é anualizado). Se caso eu queira adiantar o título, só valeria a pena (Numericamente) se a minha rentabilidade líquida anualizada fosse acima de 37,21% (32,60 + o IPCA atual que é de 4,61) tá certo isso?

duvida1.png

duvida2.png

duvida3.png

Editado por Samuel Henrique da Silva
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
6 horas atrás, Samuel Henrique da Silva disse:

Olá pessoal, após assistir ao vídeo sobre marcação a mercado algumas vezes, não consegui assimilar bem qual seria a "Taxa de inflação para o período" que pede ao utilizar a calculadora do site do tesouro, eu só coloquei a inflação nos últimos 12 meses, é isso mesmo?

Bom dia @Samuel Henrique da Silva. Sim voce pode colocar o valor do IPCA nos ultimos 12 meses ou tambem podera colocar a previsão do IPCA, ja que o objetivo seria voce tentar determinar o valor final no resgate. A previsão poderia ser utilizado do relatorio Focus por exemplo

7 horas atrás, Samuel Henrique da Silva disse:

Outra dúvida, após fazer o cálculo, o resultado mostra uma rentabilidade líquida após taxas de 30%, esse valor é anualizado? (Vi que no vídeo aparece um 'a.a' mas aqui não apareceu).

Sim, o resultado é uma taxa anual

7 horas atrás, Samuel Henrique da Silva disse:

Uma última dúvida, o site mostra que a rentabilidade anualizada contratada é de IPCA + 32,60% e como eu mostrei a minha rentabilidade líquida seria de 30,05% (Supondo que esse valor é anualizado). Se caso eu queira adiantar o título, só valeria a pena (Numericamente) se a minha rentabilidade líquida anualizada fosse acima de 37,21% (32,60 + o IPCA atual que é de 4,61) tá certo isso?

Não, a sua rentabilidade contratada é de IPCA + 6,38%, mas devido a marcação a mercado voce esta hoje com uma rentabilidade de IPCA + 32,60%. Quando então compensaria voce estar realizando o resgate antecipado, ja que neste caso voce esta tendo um ganho bem superior ao contratado?

Compensaria se o valor a ser resgatado hoje e aplicado em um outro investimento oferecido hoje, superar os ganhos que voce teria caso levasse o titulo ate o vencimento

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Quote

Não, a sua rentabilidade contratada é de IPCA + 6,38%, mas devido a marcação a mercado voce esta hoje com uma rentabilidade de IPCA + 32,60%. Quando então compensaria voce estar realizando o resgate antecipado, ja que neste caso voce esta tendo um ganho bem superior ao contratado?

Compensaria se o valor a ser resgatado hoje e aplicado em um outro investimento oferecido hoje, superar os ganhos que voce teria caso levasse o titulo ate o vencimento

No caso, eu posso pegar um IPCA (Por exemplo o de 4,61 por mais que não será a inflação futura) somar com 6,38%, como eu sei que o valor do título no final será 1000 e eu comprei o título acima (1035,90) subtende-se que haverá uma queda para que ele se ajuste, então eu pego a % dessa queda e faço com o valor que eu investi, somo com o IPCA + 6,38 e descubro quanto eu terei no final do título, vejo se o valor que eu tenho líquido agora já cobre (Ou chega perto) do valor no final do título. É assim?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Samuel Henrique da Silva disse:

como eu sei que o valor do título no final será 1000 e eu comprei o título acima (1035,90) subtende-se que haverá uma queda para que ele se ajuste,

Não. Os titulos que irão valer exatamente R$1000 no vencimento são os prefixados. Os indexados ao IPCA iraão valer o valor de R$1000 reajustados pela inflação desde o momento em que o titulo foi lançado. Por isso que no momento da compra o seu titulo ja tinha valor superior aos R$1000,00

 

3 minutes ago, Samuel Henrique da Silva disse:

então eu pego a % dessa queda e faço com o valor que eu investi, somo com o IPCA + 6,38 e descubro quanto eu terei no final do título, vejo se o valor que eu tenho líquido agora já cobre (Ou chega perto) do valor no final do título. É assim?

Voce ira pegar o valor bruto que voce tem hoje, escolher um valor para o IPCA que pode ser a previsão do relatorio Focus ou o valor que voce acredita que sera a media do IPCA ate a data do vencimento, e simular qual seria o valor final liquido nesta respectiva data.

Voce ira então comparar, caso resgatasse o titulo hoje (valor liquido) e aplicasse em outro investimento, se o valor ate a mesma data de vencimento, sera superior caso voce tivesse levado o titulo ate o final.

Este calculo é mais facil de fazer nos titulos prefixados, ja que nos titulos indexados ao ipca trata-se de um indexador que sofre variação

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Samuel Henrique da Silva disse:

Entendi Adriano, muito obrigado pela paciência, eu posso fazer esse calculo pela calculadora de Juros compostos né? Jogo o valor bruto que tenho lá somando com o IPCA + 6,38 e fazer uma simulação ao longo dos anos restantes e comparar com outra aplicação.

Sim, pode fazer dessa forma, só lembre de fazer o desconto do IR. Segue abaixo o link da calculadora

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-de-juros-compostos/

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Convidado
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Criar novo...