Jump to content
  • 0

Início da Carteira de Renda Variável


David Castello Branco Assunção

Pergunta

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
15 horas atrás, David Castello Branco Assunção disse:

Fala, pessoal! 

Finalizei o curso e vou começar agora os trabalhos. Fiz o PIAR (que me deu uma boa noção) e defini inicialmente uma carteira da seguinte maneira:

- 50% Renda Fixa / 15% Ações Internacionais / 15% FIIs / 20% Ações Brasileiras (Sem Reits ou Cripto no meu caso). 

A dificuldade agora é de fato colocar a mão na massa. Já tenho 100% do meu patrimônio em Renda Fixa, então acredito que o próximo passo para balancear minha carteira seja iniciar nas ações brasileiras, dps passar para FIIs e Stocks. 

Queria entender se devo começar dessa maneira e se devo iniciar as análises das empresas agora (após análise setorial claro). Uma dúvida que também tenho é quantas empresas de um mesmo setor posso ter (provavelmente isso foi tratado em alguma das aulas que já esqueci rs). 

Valeu 

David, o primeiro passo é estudar muito bem a ação e começar aportando devagar, pois se apressar o processo, na primeira oscilação vem o pânico, mas isso é natural do processo, vai subir devagar e cair rápido. 

O estudo das ações é o que da tranquilidade, tem que estudar os números mas o que mais me ajudou no inicio foi aportar em ações de empresas que eu acreditava muito que não iam quebrar, isso começa pela avaliação do setor, setores não cíclicos, como setor elétrico por exemplo, ai dentro do setor eu selecionei 4 empresas para estudar, aportei em 2, nada aconteceu nos primeiros meses, era uma subindo 2 caindo e tudo empatando. Mas eu tava tranquilo, depois com o passar do tempo e com mais estudo consegui chegar a 11 empresas na carteira, sendo 2 buxas que eu aposto para o futuro, cases bons de altíssimo risco, mas fui sabendo e consciente do que eu estava fazendo, mesmo se quebrar eu não sofro horrores, mas este processo demorou 3 anos.

Para selecionar 11 empresas devo ter estudado umas 40 em analise preliminar, e destas 40, 20 Fiz um trabalho mais minucioso e acompanho as 20 direto.

Da um trabalho do cacete, se eu dividir hora de estudo por lucro, nos 2 primeiros anos o ganho em dividendos não paga o café que eu bebo e a energia do pc que foi gasta, mas conforme o bolo vai crescendo a coisa muda.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Parabéns pela conclusão do curso!!!

Quanto a distribuição da carteira, parece bem interessante! 

Quanto as ações... não engesse a sua análise de ações... Veja os setores, separe 2 a 3 de cada... faça as análises preliminares... defina quais você gostou... acrescente no diagrama e comece os aportes... mas não defina quantidade fixa de ações por setores... tem setor que apenas 1 ação vai cumprir com seus critérios de análise... em outros... 2 a 3 serão excelentes ao seu ponto de vista.... tudo vai depender da sua avaliação pontual.

Boa sorte na sua caminhada. Agora é que os estudos vão se intensificar! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...