Post popular Rai Nunes Espindola Postado 20 de Setembro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 20 de Setembro de 2023 Pessoal, gostaria de saber qual a maior dificuldade que vcs tem na análise de alguma ação? Por exemplo: encontrar alguma informação específica sobre a empresa; interpretar o RI; pesquisar sobre inovação e etc... Acho que assim podemos ir ajudando uns aos outros com nossas dificuldades, bem como, dar uma visão para a AUVP do que poderia ser melhor explanado. 11 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Edison Paulini Postado 20 de Setembro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 20 de Setembro de 2023 (edited) Bom dia! Onde as vezes me perco um pouco são em duas situações : - no quesito de avaliar momentos específico da empresa. Por exemplo. O lucro vinha crescendo e em um momento deu uma queda. As vezes nos relatórios não fica claro qual foi o motivo da queda ou enfeitam muito o que aconteceu ao invés de falar "tomamos um calote", algo assim. - em alguns casos entender os investimentos que a empresa faz em projetos. Pode se ter informações que empresa desprendeu X de valor em pesquisa em 5 cinco projetos. Mas achar quais foram esses pode ser um pouco moroso. Acho que falta mais as manha mesmo pra eu chegar nesses pontos. Editado 21 de Setembro de 2023 por Edison Paulini 9 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Raphael Mclovin Postado 20 de Setembro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 20 de Setembro de 2023 (edited) A minha maior dificuldade sem dúvidas seria interpretar o RI. Até então, nunca tive familiaridade com esses balanços e informações empresariais, no início parecia impossível tirar algo dali. Tem muita informação para inglês ver, achava difícil filtrar o que era verdade naquilo que eles falavam. Então passei a olhar coisas mais objetivas, os números. Minha interpretação vem melhorando com o tempo, mas ainda assim seria a minha maior dificuldade. Editado 20 de Setembro de 2023 por Raphael McLovin 8 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Rai Nunes Espindola Postado 20 de Setembro de 2023 Author Post popular Compartilhar Postado 20 de Setembro de 2023 Esse é um tópico da Baguncinha que vamos abusar do @Adriano Umemura hahaha Eu preciso focar um pouco no trabalho, mas volto de tarde para ler e trazer meus principais pontos também. Por enquanto o que vcs dois postaram eu tenho as mesmas dificuldades 😂 3 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Rai Nunes Espindola Postado 21 de Setembro de 2023 Author Post popular Compartilhar Postado 21 de Setembro de 2023 23 horas atrás, Edison Paulini disse: no quesito de avaliar momentos específico da empresa. Cara, é muito difícil com empresa "desconhecida". Falando das maiores, em geral, eu pesquiso no Youtube, porque sempre tem alguém falando de coisas que destoaram muito. Aí eu uso a informação do vídeo para entender o "terrorismo" feito na época do problema e, como estou no futuro, vejo se aquilo continua parecendo realidade, como a empresa se comportou e etc. 23 horas atrás, Edison Paulini disse: em alguns casos entender os investimentos que a empresa faz em projetos. Pode se ter informações que empresa desprendeu X de valor em pesquisa em 5 cinco projetos. Mas achar quais foram esses pode ser um pouco moroso. Isso é difícil pra caramba... Meio que vc teria que ficar lendo o RI retroativo da empresa. Ler o relatório trimestral já é moroso 😵 23 horas atrás, Raphael McLovin disse: A minha maior dificuldade sem dúvidas seria interpretar o RI Já parou e olhou um com calma mesmo? Tentando assimilar as informações? Quando comecei a AUVP, eu não entendia praticamente nada de investimentos. Olhava uma carteira e ficava perdidão. Não via a hora de me "familiarizar" com isso tudo. Hoje estou familiarizado, mas claro que tenho muitas dúvidas. Atualmente não vejo a hora de me familiarizar com os documentos emitidos pelo RI. Até fato relevante tenho dificuldade de entender o que quer dizer, parece que jogaram um texto do gerador de lero-lero. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Diogo Milioli Ferreira Postado 21 de Setembro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 21 de Setembro de 2023 Minha maior dificuldade é analisar a gestão da empresa... a não ser que ela tenha passado por um escândalo... acho difícil avaliar se o board tem tomado boas decisões. Além disso, nem toda empresa deixa claro no seu site de relacionamento com o investidor os investimentos em tecnologia e inovação... As vezes parece que tenho que sair catendo notícias ou bizus em sites de negócios. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rai Nunes Espindola Postado 21 de Setembro de 2023 Author Compartilhar Postado 21 de Setembro de 2023 Just now, Diogo Milioli Ferreira disse: Minha maior dificuldade é analisar a gestão da empresa... a não ser que ela tenha passado por um escândalo... acho difícil avaliar se o board tem tomado boas decisões. Além disso, nem toda empresa deixa claro no seu site de relacionamento com o investidor os investimentos em tecnologia e inovação... As vezes parece que tenho que sair catendo notícias ou bizus em sites de negócios. Não sei se isso seria um movimento "estratégico", de não alertar a concorrência. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Diogo Milioli Ferreira Postado 21 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 21 de Setembro de 2023 2 minutes ago, Raí Nunes disse: Não sei se isso seria um movimento "estratégico", de não alertar a concorrência. Pode ser, mas... torna a análise um pouco obscura 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Diogo Milioli Ferreira Postado 21 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 21 de Setembro de 2023 2 minutes ago, Raí Nunes disse: Não sei se isso seria um movimento "estratégico", de não alertar a concorrência. Como você verifica essas questões? 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rai Nunes Espindola Postado 21 de Setembro de 2023 Author Compartilhar Postado 21 de Setembro de 2023 (edited) 4 minutes ago, Diogo Milioli Ferreira disse: Como você verifica essas questões? Sou meio novo nisso também... Mas tem que sair garimpando informações na internet e principalmente procuro vídeos de pessoas apresentando a empresa... Ali elas falam nomes de projetos e coisas assim, que pesquiso posteriormente. Editado 21 de Setembro de 2023 por Raí Nunes 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rai Nunes Espindola Postado 21 de Setembro de 2023 Author Compartilhar Postado 21 de Setembro de 2023 (edited) 4 minutes ago, Diogo Milioli Ferreira disse: Como você verifica essas questões? Minha esperança é o @Flavio Prado ou o @Adriano Umemura darem uma dica mágica, mas acho que não tem milagre. Editado 21 de Setembro de 2023 por Raí Nunes 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Renan Porto Sanches Postado 21 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 21 de Setembro de 2023 13 minutes ago, Raí Nunes disse: Minha esperança é o @Flavio Prado ou o @Adriano Umemura darem uma dica mágica, mas acho que não tem milagre. Também acho que não existe mágica... tem que garimpar informação... E acho que essa é a minha principal dificuldade, garimpar informações relevantes... tem muita coisa inútil misturada com coisa útil... Tem que filtrar muito as informações... Eu geralmente vou no site de cada empresa que tenho na minha carteira (tenho um Arquivo de Excel com essas informações planilhadas) e ler os IR e Fatos Relevantes sempre.. mas tem muita coisa ali para filtrar... 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Henrique Magalhães Postado 21 de Setembro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 21 de Setembro de 2023 (edited) On 20/09/2023 at 08:24, Raí Nunes disse: Pessoal, gostaria de saber qual a maior dificuldade que vcs tem na análise de alguma ação? Por exemplo: encontrar alguma informação específica sobre a empresa; interpretar o RI; pesquisar sobre inovação e etc... Acho que assim podemos ir ajudando uns aos outros com nossas dificuldades, bem como, dar uma visão para a AUVP do que poderia ser melhor explanado. Vou responder as duvidas que sempre tive, e que vejo que muitos alunos expõem isso mais no chat das lives do que aqui na comunidade (inclusive dariam ótimos temas de lives) a) um macro sobre os indicadores x um olhar por setores (por mais obvio que pareça as vezes, e muito mais para quem vai fazer isso nas primeiras vezes, é identificar que uma empresa Transmissora de Energia possa ter mais dividas do que outros setores , por estas estarem mais estáveis pelos tipo de contrato de décadas que elas possuem, ou olhar para uma empresa tecnologia que tem pouco patrimônio e não de enviesar pelo P/VP alto) dei exemplos idiotas , mas fui tentar estudar setores industriais e abortei pq me perdi em algumas analises. Bancōes, saneamento, elétricas acabam sendo menos dificeis, mas ainda sinto restrição nas minhas analises pessoais (espero que com o passar do tempo isso fique mais tranquilo) b) small caps - na ultima live o Raul soltou indicadores de como pescar algumas empresas pra estudar, e isso foi ótimo, gerou ate um engajamento no post da @Adriana Zakzuk c) Empresas Buy and Hold - aqui serei um pouco polemico (e até preguiçoso não nego, sei que alguns ate pensam assim mas não irão de expor - vou ser o trouxa da vez), se existe a premissa Buy and Hold, e temos na base da pirâmide invertida as empresas perenes, e sabemos quais empresas existem na B3 (e destas todas poucas se encaixam no perfil buy and hold) e o conhecimento esta compartilhado e com varias pessoas estudando estas empresas (sera que não existe ou deveríamos ter uma lista das empresas que se enquadram neste quesito, e estudar apenas a partir delas, criando um viés menor por possíveis empresas do coração ou da modinha, ou sei la do momento). Eu até acredito que pela quantidade de alunos e pela ótica da AUVP um dia ate teremos um ETF fictício ou educativo por assim dizer, de: BHPE - empresas perenes buy and hold, BHSM - empresas small caps buy and hold Obs: não estou falando de indicação mas de uma lista como base de conhecimento de pessoas que estão estudando e se dedicando para o mesmo fim (acredito que a soma de todos as analises de forma bem sintetizada agregaria muito) Obs2: quando digo preguiçoso é por que leva tempo e nem sempre consigo ir tão a fundo como gostaria ou deveria, e parto da premissa que sou burro, para me precaver da ideia de achar ou acreditar que sou espertão Editado 22 de Setembro de 2023 por Henrique Magalhães 4 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Raphael Mclovin Postado 21 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 21 de Setembro de 2023 51 minutes ago, Raí Nunes disse: Cara, é muito difícil com empresa "desconhecida". Falando das maiores, em geral, eu pesquiso no Youtube, porque sempre tem alguém falando de coisas que destoaram muito. Aí eu uso a informação do vídeo para entender o "terrorismo" feito na época do problema e, como estou no futuro, vejo se aquilo continua parecendo realidade, como a empresa se comportou e etc. Isso é difícil pra caramba... Meio que vc teria que ficar lendo o RI retroativo da empresa. Ler o relatório trimestral já é moroso 😵 Já parou e olhou um com calma mesmo? Tentando assimilar as informações? Quando comecei a AUVP, eu não entendia praticamente nada de investimentos. Olhava uma carteira e ficava perdidão. Não via a hora de me "familiarizar" com isso tudo. Hoje estou familiarizado, mas claro que tenho muitas dúvidas. Atualmente não vejo a hora de me familiarizar com os documentos emitidos pelo RI. Até fato relevante tenho dificuldade de entender o que quer dizer, parece que jogaram um texto do gerador de lero-lero. Sinceramente, tenho olhado apenas os relatórios anuais, mais como forma de familiarização ainda. Os trimestrais eu acompanho de outra forma. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marco José Pereira Postado 21 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 21 de Setembro de 2023 3 horas atrás, Raí Nunes disse: Sou meio novo nisso também... Mas tem que sair garimpando informações na internet e principalmente procuro vídeos de pessoas apresentando a empresa... Ali elas falam nomes de projetos e coisas assim, que pesquiso posteriormente. Fiz isso quando estava pesquisando sobre a Klabin 😅 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marco José Pereira Postado 21 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 21 de Setembro de 2023 3 horas atrás, Renan Porto Sanches disse: Também acho que não existe mágica... tem que garimpar informação... E acho que essa é a minha principal dificuldade, garimpar informações relevantes... tem muita coisa inútil misturada com coisa útil... Tem que filtrar muito as informações... Eu geralmente vou no site de cada empresa que tenho na minha carteira (tenho um Arquivo de Excel com essas informações planilhadas) e ler os IR e Fatos Relevantes sempre.. mas tem muita coisa ali para filtrar... Eu também @Renan Porto Sanches busco tentar filtrar as tantas informações existentes. Busco tentar, dentro das possibilidades, sempre estar acompanhando os fatos relevantes e outras informações sobre as empresas que tenho em carteira. ainda estou buscando também me familiarizar com essas "tarefas" de pesquisar de maneira cada vez mais eficaz. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rai Nunes Espindola Postado 21 de Setembro de 2023 Author Compartilhar Postado 21 de Setembro de 2023 8 minutes ago, Marco José Pereira disse: Fiz isso quando estava pesquisando sobre a Klabin 😅 kkkkkkkk assistiu qtas horas de Barsi? 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marco José Pereira Postado 21 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 21 de Setembro de 2023 Just now, Raí Nunes disse: kkkkkkkk assistiu qtas horas de Barsi? Algumas horas antes da clareza vinda da AUVP @Raí Nunes kkkkkkkkkkkkkkkkkkk 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts