Jump to content
  • 0

O que analisar nos relatórios?


Junior Cavichion Hoffmann

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde @Junior Cavichion Hoffmann. Voce esta se referindo aos relatorios trimestrais das empresas?

Caso seja, o primeiro ponto a se estudar neste relatorios é o DRE (Demonstração do Resultado do Exercicio). Atraves do DRE a empresa mostra tudo o que foi feito, desde a obtenção da receita ate chegar ao lucro liquido. Desta forma voce consegue ter parametros para comparar com exercicios anteriores e avaliar os rumos da empresa em questão.

Alem disso, nos relatorios é mostrado o fluxo de caixa, investimentos, andamento de projetos, ou seja, basicamente todas as informações principais que o investidor necessita.

Todas estas informações devem ser somadas aos indicadores para voce realizar a analise.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Junior Cavichion Hoffmann. Voce esta se referindo aos relatorios trimestrais das empresas?

Caso seja, o primeiro ponto a se estudar neste relatorios é o DRE (Demonstração do Resultado do Exercicio). Atraves do DRE a empresa mostra tudo o que foi feito, desde a obtenção da receita ate chegar ao lucro liquido. Desta forma voce consegue ter parametros para comparar com exercicios anteriores e avaliar os rumos da empresa em questão.

Alem disso, nos relatorios é mostrado o fluxo de caixa, investimentos, andamento de projetos, ou seja, basicamente todas as informações principais que o investidor necessita.

Todas estas informações devem ser somadas aos indicadores para voce realizar a analise.

Então eu devo ir comparando com o histórico para ir vendo a evolução? Isso? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Junior Cavichion Hoffmann disse:

Então eu devo ir comparando com o histórico para ir vendo a evolução? Isso? 

Geralmente em cada relatorio eles ja realizam esta comparação. Por exemplo lucro liquido aumentou x% em relação ao trimestre anterior e y% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Este fato se deve a abc....

Em casos pontuais, para entender algo especifico que aconteceu em um periodo passado, voce pode consultar os relatorios antigos.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Adriano Umemura disse:

@Junior Cavichion Hoffmann segue abaixo como exemplo uma parte do relatorio do 2T23 da Unipar

 

unip.png

Eu só estou meio perdido em o que fazer com os dados. A parte dos indicadores que o site Fundamentus mostra eu entendi. Eu achei que eu deveria transformar os dados apresentados na dre em alguns indicadores para poder comparar também 🤔

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Junior Cavichion Hoffmann disse:

Eu só estou meio perdido em o que fazer com os dados. A parte dos indicadores que o site Fundamentus mostra eu entendi. Eu achei que eu deveria transformar os dados apresentados na dre em alguns indicadores para poder comparar também 🤔

Os indicadores são calculados com os dados do DRE, ou seja, eles representam algumas informações que ja vem mastigadas para voce.

Mas o numero por si só não fala muita coisa. Por isso a importancia dos  relatorios, para voce transformar os numeros em dados concretos da operação.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...