Jump to content

Líderes

Conteúdo Popular

Exibindo conteúdo com a maior reputação em 02/18/24 em todas as áreas

  1. Boa noite @Ricardo Da Cunha Sepini. Independente do que acreditamos em relação a politica, a principio mantemos a autonomia do Banco Central. Nossa taxa de juros vem sendo reduzida desde agosto do ano passado, na minha opinião de forma sensata, e ao que tudo indica o ritmo de cortes sera mantido. Em relação aos EUA, a inflação ao consumidor (Consumer Price Index, CPI) de janeiro subiu 0,3 por cento, acima das expectativas e da variação de dezembro, que eram iguais: 0,2 por cento. Em 12 meses, o CPI geral desacelerou para 3,1 por cento ante os 3,4 por cento nos 12 meses até dezembro, mas ficou acima dos 2,9 por cento esperados. Ou seja, uma desaceleração menor do que o previsto, indicando a resiliência da inflação. O “núcleo” da inflação, que não considera os preços mais voláteis dos alimentos e da energia, também ficou acima das projeções. A variação de janeiro foi de 0,4 por cento, acima dos 0,3 por cento previstos e dos 0,3 por cento de variação em dezembro. No acumulado de 12 meses, o “núcleo” do CPI subiu 3,9 por cento, mesma variação até dezembro, mas acima dos 3,7 por cento projetados. No caso do “núcleo”, é possível dizer que as notícias foram piores do que no índice geral. Não houve aceleração da inflação. No entanto, a desaceleração foi zero, contrariando as expectativas. Isso tornou menos provável uma redução dos juros pelo Federal Reserve (FED), o banco central americano nas reuniões de março e de maio. Os diretores do FED podem interpretar a inflação de janeiro como um sinal de que precisam permanecer cautelosos com os juros. Jerome Powell, presidente do FED, e seus colegas, têm evitado dizer que a inflação voltou às metas. Eles insistem em que precisam de mais provas de baixa dos preços antes de começar a reduzir os juros. E a inflação de janeiro foi exatamente uma prova em contrário disso. Em suma, não há sinais de novos aumentos na taxa de juros americana, mas tambem não há sinais de cortes ao menos na proxima reunião de março. Estamos no meio de um ciclo de mercado, e devido a isso não teremos nenhum tipo de titulo com rentabilidade espetacular. Caso os cortes da nossa taxa basica de juros continuem, os titulos prefixados continuam a ser boas alternativas olhando pelo contrafluxo, ja que travam nossa rentabilidade em patamares possivelmente maiores dos que os oferecidos futuramente. Em relação aos titulos indexados ao IPCA, estes se favorecem tambem em um cenario de queda da taxa de juros. E com a inflação de certa forma controlada, os emissores passam a oferecer taxas um pouco mais atrativas com o objetivo de aumentar a captação. Caso o cenario se reverta com maior volatilidade da inflação, estes titulos nos possibilitam uma certa proteção a nossa carteira. Mes passado eu ainda consegui achar na AUVP investimentos um CDB para 4 anos pagando IPCA+7,5%. Este mes preferi aportar em um prefixado pagando 13,05%
    5 pontos
  2. Boa, parabéns! E eu aqui quebrando a cabeça pra entender renda fixa kkkkk Tenho 22 anos, aprendendo o basico agora ainda! Nesse curso to sentindo muito mais confiança do que eu imaginava que ia ter. Provavelmente essa semana começo já montar minha reserva de emergência oficialmente Sucesso a todos ai, espero em breve estar no nivel de vocês!
    3 pontos
  3. Títulos ligados ao IPCA são interessantes para metas de longo prazo. O interessante para você observar no contrafluxo são os juros pré-fixados e atrelados ao CDI. Em um cenário em que a taxa de juros é mais alta, as corretoras tendem a liberar juros mais baixos atrelados ao CDI porém pré-fixados com valores mais altos (mas veja que naquele momento, se avaliar os dois, o ligado ao CDI possui valor quantitativo maior). Quando a taxa de juros começa a baixar, quem havia investido atrelada a ela, passa a ter valores quantitativos menores ao passo em que os investidores que apostaram no pré-fixado travam esse investimento que passa a ser mais vantajoso, porém deixa de ser ofertado. No cenário contrário (o que vivemos hoje), taxas de juros menores tendem a liberar investimentos atrelados ao CDI com melhores valores e pré-fixados com juros mais baixos (mas veja que nesse momento, se avaliar os dois, o pré-fixado possui valor quantitativo maior). Quando a taxa de juros começa a subir, quem havia investido atrelado a ela, passa a ter valores quantitativos maiores ao passo que os investidores que apostaram no pré-fixado ficam presos em uma taxa menor das que serão ofertadas posteriormente.
    3 pontos
  4. Pessoal, estava aqui a rever o módulo de renda fixa e notei a ênfase dada pelo Raul na ideia de investir no contrafluxo. Dito isso, tendo em vista que o governo atual tem uma forte inclinação "nacional desenvolvimentista" e, aparentemente, possui o plano de estimular a economia por meio da facilitação do acesso ao crédito; é correto assumir que há grande probabilidade de uma considerável diminuição da Selic nos próximos meses mesmo diante das recentes notícias de aumento da taxa de juros nos EUA? Sendo esse o caso, ao investir em renda fixa devo dar preferência aos títulos com remuneração atrelada ao IPCA+?
    2 pontos
  5. 2 pontos
  6. Opa entendi sua ideia ! sobre as elétricas como você já tem as 4 , eu congelaria a que você não quer mais aportar (isso fará a posição dela ficar cada vez menor ) e dará tempo de você realmente ter ctz q não quer mais o ativo antes de começar a sair …. a Grendene eu tenho também , apesar do lance do caixa , a empresa sem si é boa , quando li as informações do RI eu vi que estavam com estratégias de comercialização no exterior , eu não espero muito dela mas acho ela bem ok na carteira ! sobre o PIAR é isso mesmo, eu fui o inverso , sempre tive RF e após AUVP melhorei e muito minhas classes de renda variavel … o lance mesmo é ser constante e se mover lentamente, vai dar bom
    2 pontos
  7. Isso mesmo! Vamos supor que algumas de suas ações estejam com ótima oportunidade de (e seu diagrama pedindo aporte ) por exemplo ! Ou tenha algum título renda fixa com uma ótima taxa no dia , enfim pra que de faça sentido você realizar a marcação a mercado , você aportaria este resgate em outro ativo que faça sentido no momento!
    2 pontos
  8. Sinto muito pelo o que está passando, @Edison Luis Paulini... Já passei por situações parecidas. Minha vó tem Alzheimer e ela já está em um estágio avançado, não consegue andar mais, precisa da cadeira de rodas e não consegue comer sozinha, temos que dar banho nela e dar comida. Mesmo assim, quando ela tem alguma consulta, o posto de saúde exige levarmos ela para o médico ver pessoalmente, e não é fácil colocar ela no carro, isso sem falar que o médico nem sequer olha para a cara dela. O médico da família disse que iria frequentemente lá na casa dela para olhar ela e depois de pouco tempo sumiu... É triste e muito decepcionante quando vemos esses profissionais se comportarem assim. Desejo tudo de melhor pra você e sua mãe. Abraços.
    2 pontos
  9. Alguém aqui investe, tem notícias, ou pretende fazer isso, na Índia?
    1 ponto
  10. Galera boa noite tudo na paz ? Gostaria de saber uma opinião sobre julgamento que fiz após análise da carteira e montagem da pirâmide irei colocar aqui pra você e gostaria de trocar uma ideia se realmente faz sentido a colocação que fiz ou se há alteração entre a parte do meio e topo, lembrando que as empresas da base são as que possuem maior pontuação no diagrama de acordo com o risco envolvido, segue a listagem: Carteira : BASE : B3SA3, BBAS3 , ITAUSA, KLABIN, WEGE, ENGIE, BBSE3 ,SANEPAR, EQUATORIAL, ALUPAR, AMBEV, VIVT3. MEIO : GOAU4, SLC3 , COSAN, LOJAS RENNER, GRENDENE, EZTEC, WIZC3, FLRY3, LEVE3 TOPO : JHSF , STBP3.
    1 ponto
  11. Até o momento não vi nada de tão atrativo que faça valer uma diversificada por lá.
    1 ponto
  12. A ideia é que a economia deles vai bem, melhor do que a de países em recessão, como Japão, por exemplo. Pode ser que exista um ETF correspondente (iShares MSCI India ETF - INDA), como há inclusive da China (iShares MSCI China ETF - MCHI), ou alguma empresa promissora.
    1 ponto
  13. Não invisto amigo. Qual a ideia?
    1 ponto
  14. Fala Edison, tudo bem? Acabei vendo sua postagem só hoje. Eu desde muito tempo sou adepto de comprar livro usado, questão de preço e porque grande parte dos livros que comprava era para estudo, que em alguma hora acabava doando. Não sei de qual cidade você é, mas muito provavelmente deve ter bons sebos por aí, eu sou do Rio de Janeiro e tem um sebo aqui que gosto muito no Centro, o nome é Berinjela (@livrariaberinjela). E para comprar online, recomendo muito a Estante Virtual (https://www.estantevirtual.com.br/), é como se fosse um mercado livre com somente livrarias e sebos. Espero que tenha ajudado, forte abraço!
    1 ponto
  15. Ainda to firme forte próxima semana alem da corrida | caminhada que faço vou começar a academia, primeira vez que faço mais de 4 dias de exercícios seguidos.
    1 ponto
  16. A area de tecnologia abre muita margem para falar sobre se faço faculdade ou não, se faço pós | mestrado, ou não. Quando iniciei meu sonho de ser um cara que faz programa, eu ia so estudar java e tentar uma vaga eu ia conseguir algum dia ia, mas a faculdade facilitou muito esse processo, mesmo sendo uma bomba, entrei em um curso que sinceramente dava mais futuro investir em companhia aérea ou no varejo. A grade era uma bomba, entrei em um curso que nem a validação do MEC tinha (mas era so questão de tempo por continuei), com todos esses problemas consegui aprender muito com as experiencias de trabalhar em grupo gerenciamento de entregas conversas com clientes, além de receber varias indicações. Com tudo isso, hoje eu sempre recomendo para quem ta iniciando fazer faculdade por conta dessa possiblidade de ganhar muita experiencia e abrir portas principalmente no primeiro emprego.
    1 ponto
  17. @Henrique Magalhães você diz pegar o dinheiro e investir em outro canto, certo?
    1 ponto
  18. @Flavio PradoVi pelo relatório focus que você compartilhou em outra thread que a expectativa é que ainda caia mais né? Vou ficar mais um pouco com ele então 😀
    1 ponto
  19. Espero que tenha sido claro eu acho @Henrique Magalhães, qualquer fico aberto para qualquer conselho.
    1 ponto
  20. 1 ponto
  21. A BBSE3 me parece uma boa empresa para investir, inclusive estava considerando comprar, mas vi na auvp que ela está classificada como meia bomba e fiquei insegura. Vou estudar mais.
    1 ponto
  22. Tudo tem prazo, demora... A gente tinha pressa. Esses órgãos reguladores também aplicam multas ridículas para essas empresas. Pra mim eles são mais para atrapalhar a pequena concorrência do que pra ajudar. Só ver a ANATEL, como você usa no seu exemplo... Só ter um problema com sua conta de celular que você vai ver como as coisas "funcionam".
    1 ponto
  23. Eu entendo que essa age de forma mais rápida, no presente. Enquanto a Curva de Phillips é algo vai levando tempo para se refletir. Realmente são muitas variáveis. Os períodos de estagflação, demonstraram que a economia pode apresentar comportamentos que desafiam teorias estabelecidas, reforçando a importância de adaptar a compreensão e a aplicação dessas teorias à evolução das condições econômicas e geográficas.
    1 ponto
  24. Vou aproveitar o gancho do @Rai Nunes Espindola para discorrer um pouco sobre o assunto. EXiste uma teoria econonica denominada de lei de Okun. A Lei de Okun, nomeada em homenagem ao economista Arthur Okun, descreve uma relação inversa entre as mudanças no PIB de um país e a taxa de desemprego. Essencialmente, sugere que quando o PIB cresce a uma taxa mais rápida do que a tendência histórica, o desemprego tende a diminuir, e quando o PIB cresce mais lentamente ou diminui, o desemprego tende a aumentar. A relação é baseada na observação de que o crescimento econômico (medido pelo aumento do PIB) geralmente leva à criação de mais empregos, pois as empresas demandam mais trabalho para produzir bens e serviços adicionais. Isso reduz a taxa de desemprego. Por outro lado, quando o crescimento econômico desacelera ou a economia se contrai, as empresas reduzem a produção e, consequentemente, sua demanda por mão de obra, o que pode levar ao aumento do desemprego. A Lei de Okun é quantificada de diferentes maneiras, mas uma das formulações mais comuns é a relação entre a mudança percentual no PIB real e a mudança na taxa de desemprego. Isso não implica uma relação um para um; a sensibilidade do desemprego ao crescimento do PIB pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a flexibilidade do mercado de trabalho, políticas governamentais, a estrutura econômica de um país e as condições econômicas globais. Embora a Lei de Okun tenha sido amplamente observada em muitas economias ao longo do tempo, a relação exata pode variar entre países e períodos, e os economistas continuam a estudar e debater suas nuances. Por exemplo, mudanças tecnológicas, globalização e políticas de mercado de trabalho podem influenciar a força dessa relação ao longo do tempo. Ja a Curva de Phillips é um conceito fundamental na macroeconomia que descreve a relação inversa entre a taxa de desemprego e a taxa de inflação dentro de uma economia. Essa relação sugere que quando o desemprego é baixo, a inflação tende a ser alta, e vice-versa. A teoria por trás da Curva de Phillips se baseia na ideia de que com uma taxa de desemprego baixa, os trabalhadores têm mais poder de barganha para negociar salários mais altos. As empresas, por sua vez, repassam os custos mais elevados dos salários para os preços dos produtos e serviços, resultando em inflação. A Curva de Phillips original, observada pelo economista William Phillips em 1958, baseava-se em dados do Reino Unido e mostrava uma relação negativa estável entre desemprego e inflação. No entanto, a aplicabilidade universal dessa relação foi questionada, especialmente durante os períodos de estagflação da década de 1970, quando altas taxas de inflação e altas taxas de desemprego coexistiram, desafiando a ideia de uma relação estável e previsível entre esses dois indicadores. Em resposta, economistas desenvolveram a Curva de Phillips Novo-Keynesiana, que incorpora as expectativas de inflação. Segundo essa teoria, a relação entre desemprego e inflação depende não apenas das condições atuais do mercado de trabalho e da pressão sobre os preços, mas também das expectativas futuras de inflação tanto por parte dos trabalhadores quanto das empresas. Se as pessoas esperam que a inflação aumente, elas vão buscar aumentos salariais para compensar a perda de poder de compra, levando a uma espiral de salários e preços que pode desencadear inflação mesmo sem uma mudança significativa na taxa de desemprego. Além disso, a Curva de Phillips pode se deslocar devido a choques de oferta (como aumentos no preço do petróleo) ou mudanças nas políticas monetárias e fiscais. Isso significa que a relação entre desemprego e inflação pode variar ao longo do tempo e ser influenciada por uma variedade de fatores externos, tornando a gestão da política econômica um desafio. Resumindo... na teoria um aumento do PIB ocasionaria uma maior demanda de empregos reduzindo o desemprego e consequentemente um aumento da inflação. Contudo, como uma ciencia humana a qual a economia esta inserida, inumeras variaveis podem fazer com que esta regra não se estabeleça.
    1 ponto
  25. Falo nada Hauahahaua Ontem teve até treino com chutinho além de soquinhos 😂😂😂😂
    1 ponto
  26. Eu fiz o primeiro dia, daí o @Edison Luis Paulini começou a fazer por mim!
    1 ponto
  27. Que chique. Adorei o olho grego!
    1 ponto
  28. Ja que dizem que imagens vale mais do que mil palavras. O primeiro print é de uma corretora laranja. Depois temos um print da nossa AUVP investimentos e por ultimo o proprio tesouro direto
    1 ponto
  29. Estante de livros no meu apartamento em São Paulo.
    1 ponto
  30. Fechando a semana com o penúltimo pregão em alta, depois da Petrobras dar uma ajudinha, assim como as bolsas lá dos EUA ficaram verdinhas com o resultado sobre as vendas no varejo. Por outro lado, a gente vai ver o que pode estar rolando pra Alpargatas subir tanto, mesmo depois de falar em prejuízo. Ah, falando em prejuízo, a Coinbase conseguiu sair da crise dos dois anos e, de acordo com o resultados, agora conseguiu lucrar. Então vamos dar uma olhada no que rolou? Ouça as notícias pelo nosso podcast! Já vem o episódio de hoje na versão em áudio. Calma, calabresos! IBOVESPA IBOV: +0,62% Dia 15/02/2024: 127.804 mas o que rolou de fato no último pregão? O resultado foi impulsionado pelo desempenho positivo de Petrobras (PETR4) e Braskem (BRKM5) após conversas com Adnoc (Abu Dhabi National Oil Company, uma empresa estatal de petróleo e gás dos Emirados Árabes Unidos), e pela alta de Sabesp (SBSP3) em meio a uma nova etapa da privatização. Desta forma, a valorização de Petrobras (PETR4) em 3,20% e Bradesco (BBDC4) em 0,45% contribuiu para puxar o índice para cima. MRV (MRVE3) também registrou ganhos, embora análises técnicas apontem uma tendência de baixa. Enquanto isso, B3 (B3SA3) recuou 1,32%, com volume fraco de negócios em janeiro, e Vale (VALE3) caiu 0,32% devido ao aumento das provisões da BHP para Samarco. Por fim, no exterior, em Nova York, os índices fecharam em alta, refletindo a recuperação após dias de vendas intensas. AO MESMO TEMPO TIVEMOS OS SEGUINTES DESTAQUES DO ÚLTIMO PREGÃO A princípio, as ações que se saíram bem dentro do índice: Usiminas (USIM5): R$ 9,88 (+5,56%) Prio (PRIO3): R$ 44,57 (+4,75%) PetroRecôncavo (RECV3): R$ 22,54 (+3,82%) Hypera (HYPE3): R$ 31,90 (+3,40%) Petrobras (PETR4): R$ 42,30 (+3,20%) Por outro lado, os tickers com os piores desempenhos: LWSA (LWSA3): R$ 5,28 (-3,30%) Natura (NTCO3): R$ 16,28 (-2,52%) Carrefour (CRFB3): R$ 11,25 (-2,51%) Cyrela (CYRE3): R$ 22,10 (-2,13%) Iguatemi (IGTI11): R$ 23,18 (-2,03%) Nesse meio tempo, vamos ver o que rolou nos Fundos Imobiliários: ÍNDICE DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS: IFIX: 3.349 Dia 15/02/2024: +0,18% Enquanto isso, as maiores altas foram: BTRA11: R$ 54,7 (4,57%) CVBI11: R$ 93,32 (1,8%) HTMX11: R$ 152,05 (1,28%) JSRE11: R$ 74,59 (1,26%) PLCR11: R$ 86,95 (1,21%) Por outro lado, as maiores baixas: HCTR11: R$ 34,47 (-2,49%) BRCO11: R$ 125,47 (-1,82%) HGRU11: R$ 137,9 (-1,15%) VINO11: R$ 7,65 (-1,05%) VGIP11: R$ 92,11 (-0,81%) CÂMBIO Dólar EUA: R$ 4,97 (+0,08%) Euro: R$ 5,35 (+0,50%) Libra Esterlina: R$ 6,26 (+0,36%) Por fim, saindo um pouco do mercado nacional, vamos falar sobre as bolsas mundiais e os índices de mercado internacional. Morning call de Índices Internacionais Falando do cenário internacional, as bolsas mundiais: Em primeiro lugar, nos Estados Unidos: DOW JONES: +0,91% S&P 500: +0,58% NASDAQ: +0,30% Por outro lado, nas bolsas europeias: DAX (Alemanha): +0,60% FTSE 100 (Inglaterra): +0,38% CAC 40 (França): +0,86% FTSE MIB (Itália): +1,17% Ao mesmo tempo, nas bolsas asiáticas: Nikkei (Japão): +1,21% Shangai (China): -- KOSPI (Coreia do Sul): -0,25% Enquanto isso, as criptomoedas nas últimas 24h (8h35): Bitcoin: US$ 52.277 (-0,14%) Ether: US$ 2.826 (+1,22%) Afinal, as commodities: (commodities) Ouro: US$ 2.014/onça troy (+0,53%%) Petróleo Brent (Futuros): US$ 82,86/barril (+1,54%) Minério de Ferro (Futuros): US$ 129,27/tonelada (+0,05%) Enfim, vamos falar de ações e stocks (exterior): Morning call de ações BRASIL INDECISÃO NA VALE Então, tá rolando uma treta lá na Vale, saca só: depois da reunião do Conselho de Administração ontem, ainda não decidiram se vão manter ou trocar o CEO. Segundo o resultado, metade do pessoal do conselho votou pra manter o Eduardo Bartolomeu, enquanto a outra metade quer abrir um processo seletivo. E teve até um deles que não quis nem saber e ficou neutro. Com esse empasse todo, tão marcando outra reunião nos próximos dias, mas o bagulho vai piorar porque tão pra divulgar o balanço trimestral lá no dia 22 de fevereiro. Essa parada de trocar o CEO já tá rolando faz tempo, desde que rolou aquele papo de querer colocar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega no comando. Dizem que até o governo do Lula tentou, mas aí parece que viram que não ia rolar e deixaram quieto. Mas agora tá todo mundo de olho porque parece que tão querendo dar uma mexida indireta na empresa, que foi privatizada lá em 1997. RESULTADO RUIM, MAS COTAÇÃO INDO BEM, OBRIGADA Parece que mesmo após a divulgação de um prejuízo considerável, as ações da Alpargatas (ALPA4) tiveram um aumento de 13,59% na bolsa. Isso é interessante, especialmente considerando que o prejuízo divulgado foi de R$ 1,6 bilhão no último trimestre de 2023, muito maior do que no mesmo período de 2022, quando as perdas foram de R$ 21 milhões. E aí você pergunta: O que tá rolando? Pois bem, olhe alguns motivos apontados para essa alta: Possível short squeeze: Especula-se que parte do aumento no preço das ações possa ser devido a um short squeeze, onde investidores que estavam vendidos nas ações (apostando na queda dos preços) foram forçados a recomprar, aumentando a demanda e elevando os preços. Expectativa de queda dos juros: O mercado pode estar olhando para além do balanço atual e focando nas expectativas macroeconômicas, como a possível redução das taxas de juros, o que poderia beneficiar o setor varejista. Mudança na chefia: A troca do CEO da empresa, com Liel Miranda assumindo o cargo, pode ter gerado expectativas positivas no mercado. Além disso, houve uma recomendação de compra por parte do banco Jefferies, que elevou o preço-alvo da empresa, enquanto o Citi manteve uma recomendação neutra. E assim, apesar dos ganhos recentes, as ações ainda não recuperaram seu valor máximo de 2023. Parece que os investidores estão olhando para além do prejuízo recente, levando em consideração fatores como mudanças na gestão e perspectivas econômicas mais amplas. SOQUINHOS Hapvida (HAPV3): - Aprovou um novo programa de recompra de até 200 milhões de ações para maximizar a geração de valor aos acionistas. BB Seguridade (BBSE3): - Informou o aumento do valor dos dividendos por ação, passando de R$1,24187556069 para R$1,26128850626, atualizado pela taxa Selic. São Carlos (SCAR3): - Vendeu uma loja de rua em São Paulo por R$17,3 milhões, representando um aumento de 21,3% sobre o valor de aquisição. Zamp (ZAMP3): - A Diretora Vice-Presidente de Marketing e Vendas, Juliana Improta Cury Simon, renunciou ao cargo. Lojas Quero-Quero (LJQQ3): - A participação da Tork Capital Gestão de Recursos na empresa foi elevada para 5,16% do capital social. EXTERIOR COINBASE QUEBRA JEJUM DE DOIS ANOS E LUCRA No campo da tecnologia, a Coinbase viu um aumento nas suas ações no comércio pré-mercado, após registrar o primeiro lucro trimestral em dois anos. A empresa relatou um lucro líquido de US$ 273 milhões no quarto trimestre, impulsionado pela aprovação dos primeiros ETFs à vista de bitcoin e expectativas de melhorias nas condições macroeconômicas em 2024. A receita líquida da Coinbase foi de US$ 905 milhões no último trimestre de 2023, um aumento significativo em relação ao ano anterior. Esse aumento de interesse nos ETFs de Bitcoin gerou maior demanda por criptomoedas, refletindo-se nas receitas de transações da Coinbase, que foram o principal impulsionador das receitas no último trimestre de 2023. A diretora financeira da Coinbase observou que a empresa não precisou ajustar suas taxas para lidar com os volumes mais altos, pois sua combinação de taxas para comerciantes simples e avançados foi eficaz. É um momento interessante para a Coinbase e para o mercado de criptomoedas como um todo. NVIDIA E UM INIMIGO A MENOS Tá ligado na treta da Scion? A gestora do Michael Burry, aquele cara famoso por sacar a parada da crise imobiliária de 2008, resolveu dar uma virada no jogo. Antes tava apostando contra as gigantes de semicondutores, tipo a Nvidia, mas agora deu uma invertida e tá pegando ações de tudo quanto é lugar. Os caras quase dobraram o número de posições, batendo em 25, depois de abandonar a aposta contra o ETF iShares Semiconductor. Eles nem tinham mais nenhuma posição vendida, saca só! Em novembro, tinham umas 100 mil opções de venda vinculadas ao ETF, valendo uma grana alta, mas resolveram cair fora dessa. No fim das contas, o ETF de semicondutores subiu uns 22% no último trimestre, enquanto esses caras tão botando grana em saúde, tecnologia e finanças. Tão até investindo pesado em empresas como HCA Healthcare, Oracle, Citigroup e CVS Health, cada uma valendo mais de 5 milhões de dólares. E ainda aumentaram a aposta no Alibaba Group e na JD.com, fazendo dessas as principais jogadas deles. MERCADO LIBRE E OS PERRENGUES NO MÉXICO Parece que no México tá rolando uma parada parecida com o que a gente tem aqui no Brasil, saca só. O órgão antitruste de lá, o Cofece, tá ligado no domínio pesado que o Mercado Livre e a Amazon tão mandando no e-commerce, tipo mais de 85% das transações são com eles. Eles tão preocupados com essa situação porque os caras tão criando uma rede de conexões que dificulta pra caramba a entrada de novos competidores. Aí, o Cofece recomendou pro governo mandar as gigantes aí tomarem umas medidas pra abrir mais espaço pra concorrência, tipo ser mais transparente com os fornecedores e separar o serviço de streaming do marketplace. O Mercado Livre disse que vai dar uma olhada nisso aí, mas de boa, porque mesmo se rolarem essas mudanças, não vai ter punição financeira nem nada, tá ligado? Ainda não abriram uma investigação sobre monopólio nem nada do tipo. Os analistas tão de boa com essa história, acham que mesmo com essa pressão no México, o Mercado Livre ainda vai seguir firme e forte, principalmente porque lá representa só uns 20% das receitas deles, e tão crescendo bem em outras frentes. A galera do Morgan Stanley, por exemplo, tá até recomendando comprar as ações deles, achando que ainda tem espaço pra valorizar. Então é isso, o bicho tá pegando lá no México, mas parece que o Mercado Livre ainda tem uns truques na manga pra continuar mandando ver. Em seguida vamos às notícias do cenário interno e mundial: Resumo de notícias do Brasil e exterior BRASIL TANTO IMPOSTO, MAS MUITO DESGOSTO Ah, os brasileiros pagando cada vez mais impostos enquanto o governo só faz promessas vazias de melhorias nos serviços públicos. O Impostômetro já bateu a marca dos R$ 500 bilhões arrecadados este ano, um aumento de 16,4% em relação ao ano passado. E sabe por que? Porque muitos impostos que estavam dormindo resolveram acordar, especialmente aqueles sobre os combustíveis. Mas, e a inflação? Ela também deu uma mãozinha nesse aumento, mas pelo menos é um sinal de que a economia tá "bombando", né? Só que, enquanto isso, o serviço público continua uma vergonha. É imposto alto demais e serviço de menos. E olha só como eles distribuem esse dinheiro todo: R$ 331,6 bilhões para o governo federal, R$ 137,3 bilhões pros estaduais e míseros R$ 31,1 bilhões pros municípios. A gente bem que merecia mais retorno por esse investimento, né? Mas fazer o quê, é Brasil, meu amigo. VOA BRASIL PROMETE INICIAR PRIMEIRA FASE O programa Voa Brasil, que oferecerá passagens aéreas a R$ 200 para estudantes do ProUni e aposentados do INSS que recebem até dois salários mínimos, está pronto para ser lançado após um primeiro anúncio adiado. Há expectativas de que o governo conceda socorro às empresas aéreas para aderirem ao programa, mas o desenho desse socorro ainda não está definido. Possíveis medidas incluem uma linha de crédito com juros menores pelo BNDES e a utilização do fundo garantidor operacional para garantir novos empréstimos. O governo busca alternativas para reduzir o preço do querosene de aviação sem interferir na política de preços da Petrobras. O BRASIL ESTÁ ANDANDO NA LINHA O transporte ferroviário registrou o maior nível de movimentação de cargas em cinco anos, com 530,6 milhões de toneladas úteis em 2023, segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários. Desconsiderando o minério de ferro, o transporte de carga geral alcançou 148,6 milhões de toneladas úteis, o maior volume desde 2005. O crescimento é atribuído à recuperação econômica e ao aumento das parcerias com a iniciativa privada, além de investimentos públicos e privados que visam melhorar a malha ferroviária. O governo destaca a retomada de investimentos em projetos como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e a Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico), além de outras obras previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). EXTERIOR BOLSAS AMERICANAS EM ALTA As bolsas americanas fecharam em alta após a divulgação de dados que mostraram uma queda maior do que o esperado nas vendas no varejo dos EUA em janeiro. Comentei com vocês sobre isso na edição anterior. Pois bem, esse resultado alimentou esperanças de que o Federal Reserve começará em breve a cortar as taxas de juros (mas de novo essa ideia? de novo). O Dow Jones subiu 0,91%, o S&P 500 ganhou 0,58% e o índice de tecnologia Composite avançou 0,30%. Setores como serviços públicos, materiais e energia registraram fortes ganhos. Os dados dos EUA também mostraram pedidos iniciais de auxílio-desemprego abaixo da estimativa. Os investidores interpretaram esses números como uma possível indicação de fraqueza na economia, aumentando as expectativas de cortes nas taxas de juros. Será que o mercado está animado à toa ou vai rolar mesmo? _____________Então, quer saber mais sobre algum assunto desta edição? Vai lá no @evysardinha que a gente bate um papo legal sobre os assuntos trazidos aqui. Assim termina nosso morning call. Bons investimentos.
    1 ponto
  31. Sou um leitor recente (e fajuto). Comprei 5 livros físicos, foi uma fortuna. Daí fui comprar um gigantesco e então migrei pro Kindle por conta do tamanho, peso e etc. Mas o Kindle ganha de livro em todos os aspectos kkkkkk Amantes de livros me odiarão por dizer a verdade.
    1 ponto
  32. Eu odeio carro antigo, mas tipo é raiva mesmo, tenho um amigo colecionador, pra me zoar eles me da carona na caranga dele. Se bem que eu não gosto de carro novo tmb. Kkkk
    1 ponto
  33. Rapaz, mas o cara não falou o preço da restauração antes? Levando em conta que é um trabalho desse valor, é o mínimo né 😭
    1 ponto
  34. Fala Jean, obg por compartilhar sua história. Feliz aquele que tem histórias para contar, espero que vc possa contar essa muitas outras vezes e que toda vez que conta-la consiga tirar algo positivo dela. Tomara que essa seja a última da leva de "histórias ruins" e que com todo aprendizado que conseguiu tirar dela venha a parte das histórias boas. 🙏
    1 ponto
  35. Eu, jovem emocionado ganhando bem pela primeira vez na vida tinha um belíssimo Chevrolet Cruze 2016 com 50 mil rodados (50 mil também era a quantidade de parcelas do carro) e depois de muito trabalhar, quitei o carro. Sem problemas, sem riscos, perfeito. Pensei comigo: o que eu faço com ele agora? Bem como qualquer jovem emocionado segui o que existe de mais importante em qualquer ser humano: o fogo no cu. Poxa, sempre quis um carro antigo e tive a oportunidade de ter um belíssimo (com toda beleza que 5 mil reais poderiam comprar na época. Se fosse uma arte esse carro com certeza seria uma representação do dadaísmo) Chevrolet Opala Diplomata 87 que vendi com dor no coração por 2 mil reais por precisar comer na época (futilidade, eu sei). Então, hoje, jovem com um salário milionário de 10 mil reais pensei comigo: quer saber, vou comprar um Landau (sonhei com ele uns dias antes e achei que fosse um sinal, no caso do demônio em pessoa para me persuadir a viver uma aventura sem precedentes em minha vida). Vendi meu Cruze, juntei mais 10 mil reais e comprei um Galaxie Landau 1978 azul escuro, automático, de um senhor que o guardava feito uma jóia rara no fundo de um prédio. Meus planos? Foda-se, vou andar de Landau (fazendo 2km por litro, dane-se a natureza) por alguns meses (talvez 2) para conseguir dar entrada em um carro normal. No mesmo que comprei o Landau decidi ir para o interior com ele, onde minha família mora e curtir com todo mundo a aquisição de sonho. Pois bem, foram ótimos 300 km rodados com uma sensação inenarrável de estar naquele carro. Chegando na cidade dos meus pais, dei mais algumas voltas (ainda tinha meio tanque, foram só 60 litros de gasolina dos 120 disponíveis), liguei para meu pai e disse: "Abre o portão, vou guardar o carro" (na inocência de estar fazendo uma grande surpresa. Afinal, era um Landau impecável). Na rampa para subir na garagem o carro pegou fogo no motor. Sai do carro e fiz tudo que eu poderia fazer: olhar e ver uma luz em mim se apagar aos poucos. Contivemos o fogo com extintores, água de torneira, vizinhos em volta fazendo uma oração (gosto de pensar que era uma oração para que tudo estivesse ok e não que estavam pensando: que porra é essa?). Deixamos o carro na rua e tentei dormir com o pensamento: Porra, não deu 24 horas com o carro e eu botei fogo nele. No outro dia, guinchamos ele para o melhor restaurador de carros antigos que existe na região que disse: eu não faço meios trabalhos, se quiser restaurar, fazemos tudo do zero. Eu inocente (por favor, não me tirem esse sentimento de inocência) disse: Manda ver. Para não estender ainda mais a história, o carro estava podre de lata, voltei para casa de carona e devendo 250 mil de restauração de um carro que andei por 5 horas.
    0 pontos
  36. Infelizmente, em virtude da minha atual rotina corrida, falhei miseravelmente nesse desafio. 😅
    0 pontos
×
×
  • Criar novo...