Jump to content

Líderes

Conteúdo Popular

Exibindo conteúdo com a maior reputação em 03/03/24 em todas as áreas

  1. Dia de abrir aquela tão sonhada (e suada ) carta … comemorando um vinho de uma vinícola de nome sugestivo (La Bodega AZUL) pois estamos no azul também ! obs: em breve relatos sinceros do “Silva” #osilvavenceu #primeiromilhao
    6 pontos
  2. Bom dia pessoal! Hoje completo 21 anos, e só estou aqui passando para agradecer pela oportunidade de fazer parte dessa comunidade, em especial aos que me receberam e sempre comentam minha bobagens e respondem minhas perguntas idiotas HAHAHAH @Edison Luis Paulini@Rai Nunes Espindola @Henrique Magalhães @Flavio Prado @Adriano Umemura, meu querido amigo Piriquito vulgo @Felipe Gabriel Ferraz Corrêa, o cara dos programas @Marcio Dealmeida Rosa, meu amigo das cripto e que me atendeu no zap @Eduardo Coelho ... E claro, ao queridíssimo @Raul Sena que criou essa grande baguncinha organizada, e me permitiu sonhar mais longe ! Obrigado a todos aí ! (Infelizmente não consegui comemorar na véspera hahahaha)
    5 pontos
  3. Aeeee Porra !!! Parabéns demais Vai lá pra Goiania passear novamente ver o chefe rsrs
    3 pontos
  4. Como é essa baguncinha oficial? kkkk Sou da turma 30 e tudo é novidade hehe Estou gostando demais! 👏🏻
    3 pontos
  5. Orgulho desse cara e feliz com essa puta conquista 😍😍
    3 pontos
  6. Parabéns @Henrique Magalhães!!! Muito sucesso!!!! Espero me juntar a você nesse clube até o final do ano!!
    3 pontos
  7. Eu comecei com vídeos do youtube e um curso sobre finanças na igreja, e vpcê?
    2 pontos
  8. Dentro da carteira por aqui temos que faz das suas formas: fazendo algum tipo de junção e quem separa. A junção facilita bastante na administração da carteira. É mais fácil para atualizar valores, ver de forma um pouco mais enxuta a sugestão de valores de aporte para renda fixa com base em notas e também deixa a carteira mais limpa. Já no detalhado obviamente o trabalho de administração é bem maior pois podemos ter diversos títulos para atualizar valores. Em contrapartida eu acho que fica mais fácil na hora de uma declaração de imposto de renda bem como de controlar vencimentos de títulos para um eventual giro da carteira. Vale pensar no que você acha que consiga se enquadrar melhor. Fico contente em ter ajudado e qualquer coisa é só falar!
    2 pontos
  9. Boa tarde @Allyson Barbosa Ferreira. As perguntas do diagrama estão relacionadas a criterios de risco, sendo individuais para cada investidor. Irão existir fatores que um investidor pode considerar como risco devido ao seu perfil, idade, tempo para usufruir dos rendimentos, que para outro não represente desta forma. As perguntas que ja constam no diagrama são perguntas generalizadas que abrangem diversos aspectos como preço, divida, crescimento, porte e idade da empresa. Voce pode inicialmente começar por estas perguntas e a medida que for identificando quais os criterios de risco que são individuais a sua estrategia de investimento, ir adicionando ou alterando as perguntas aos poucos.
    2 pontos
  10. Boa irmão. Espero que esteja bem. Tenta aparecer nas próximas baguncinha extra oficiais 💥
    2 pontos
  11. Parabéns @Kenzo Nakagawa, Saudades de quando eu tinha 21 anos... O lado bom disso é que ainda lembro, o que significa que ainda não estou gagá.... Pena que não existia AUVP (nem @Raul Sena) quando eu tinha 21... rsss Aproveite bem seu dia!
    2 pontos
  12. Parabéns @Henrique Magalhães!!! Espero um dia chegar no grupo dos #primeiromilhao 🤩 Achei interessante essas cartas de incentivo, você quem as fez?
    2 pontos
  13. Parabéns querido @Kenzo Nakagawa! 🥳 Aproveite esta data incrível, pois ela é única e toda sua 😜
    2 pontos
  14. Parabéns @Kenzo Nakagawa. Muita saude e felicidades
    2 pontos
  15. Parabéns @Kenzo Nakagawa. Aproveite seu dia e os próximos 364 dias também. Muita diversificação e aportes mensais 🐟🐟🐟
    2 pontos
  16. Final do ano passado tivemos uma festona! Auvp reunida, os sócios, um calhamaço de sardinhas de diversos lugares. Oportunidade para fazer negócios, se conhecer pessoalmente, tomar uns drinks, dar risadas, fazer novas amizades. Foi duca!!!
    2 pontos
  17. Goiânia está cheia de carro elétrico. Eu ainda não tenho uma opinião formada sobre o assunto.
    2 pontos
  18. Alunos AUVP se tornam uma família na comunidade, sempre há um feedback. É legal poder acompanhar a evolução de cada um.
    2 pontos
  19. Oi @João Victor Braga Costa, Eu conheço muito pouco do negócio de agro, então não tenho muito como opinar. A diferença entre sonhos e metas está no preço e prazo. Embora você tenha colocado um prazo de 30 anos e um preço nos seus sonhos, acho que para seu plano deixar de ser um sonho, falta você estabelecer metas com prazo mais curto que 30 anos. Se você conseguir estabeler "waypoints" para cada 1 ou 2 anos, fica bem mais fácil acompanhar a evolução, comparar com seus objetivos e planejamento e saber a cada momento onde você está na sua conquista do sonho. Eu comecei a investir há apenas 2 anos e tenho uma meta ambiciosa de renda passiva desejada para daqui a mais 5 ou 6 anos. Eu sei quanto eu preciso lá na frente (com uma ótima folga) e tracei onde queria estar no final de cada ano, do ano 1 ao 7. Já se passaram 2 anos desde que fiz isso. Bati a meta do 1o e 2o ano com folga. Sei onde quero estar em dez/24 e cada dezembro seguinte e consigo, mensalmente ver a evolução e quanto falta para eu atingir a meta do ano. Acho que fazendo assim fica mais fácil acompanhar ou fazer mudanças de rumo para chegar no objetivo. Seria extremamente frustrante eu chegar daqui a 5 anos e constatar que não estava nem perto de onde queria. Muitas decisões que tomo hoje, em relação a gastos e prazeres se baseiam em como estou no cumprimento da meta do ano. Fora isso tudo, casar custa caro, filhos custam caro (e por muito tempo) - não apenas com educação, mas também vestuário, médicos, mesadas, mais na frente vão querer ter um carro, viajar, etc... Eu tenho 3 filhos e sei bem como é isso. Cuidado para não estimar os custos por baixo e as receitas pelo alto, para não se decepcionar com a realidade mais na frente. Espero ter ajudado!!
    2 pontos
  20. 2 pontos
  21. Bom dia a todos! Terminei o curso durante o Carnaval de 2024 e desde então tenho estudado de modo mais profundo (relatórios, termos e siglas de economia que não conheço) na renda variável os fundos imobiliários antes das ações devida a menor complexidade em relação as ações. Após seguir avaliar vários fundos percebi que achamos boas cotas bem diversificadas , cada uma com sua característica de papel # de tijolo , etc.. . A pergunta é como escolher uma boa gestora? Vejo fundos maravilhosos , mas que algumas gestoras e administradores fazendo os fundos sofrerem e automaticamente as cotas caírem e junto os dividendos devidos a altas dívidas, compras equivocadas, etc. . Ex: IRDM 11 é um fundo de papel que falavam bem e colocaram a culpa na gestora do fundo. Agora não sabemos ao certo com a mudança na legislação governamental o que vai ser dos fundos de papel a longo e médio prazo e ainda tem a previsão de queda nas taxas de juros que podem chegar a um dígito e fazer os fundos de papel sofrerem mais. Como devemos gerenciar e escolher a longo prazo se do nada muda uma gestão Ex: HGLG11 (Excelete ) . De repente escândalo de corrupção e a gestora muda( sei que mantiveram a equipe anterior deste fundo) ,mas muitos deixaram na quarentena , pois não sabiam o que viraria este fundo de excelente qualidade aonde alguns cotistas possuem milhões investidos. Mesmo diversificando para evitar esses problemas tenho receio de ter muitos ativos e acabar pulverizando a carteira . Como não tenho tanto tempo para acompanhar os ativos acabo ficando na dúvida do que fazer , já que sou iniciante tenho 46 anos e preciso ser mais assertivo em minhas escolhas. Desculpe pelo longo texto, mas é uma dúvida com desabafo e preocupação com o futuro do meu dinheiro suado e que não leva desaforo para casa. Como escolher gestoras? Tenham todos um excelente dia.
    1 ponto
  22. ✌️✌️ Salveee turma 30 !!! Ansioso para conhecer todos !!! Eu sou Eng Civil, tenho 32 anos !!! pai de duas kkk, trabalho com incorporação imobiliária !!! E vcs ?? mais alguém da turma 30 por ai ??
    1 ponto
  23. Bom dia, pessoal! Tudo bem? Eu ainda não invisto em renda fixa além do Tesouro Selic e Tesouro IPCA+. Gostaria de saber, de quem investe, como a custódia aparece na corretora. Qual dos três modos a seguir: 1- Separado por instituição bancária, 2- Separado por tipo de indexador (CDI, IPCA e Prefixado) ou 3- Tudo junto e misturado e nós temos que separar as somas para constar o aposição atual na hora de rebalancear? Como vocês fazem pra diversificar nesse caso? Colocam como se fosse uma soma total e vão aportando na RENDA FIXA TOTAL conforme o diagrama do cerrado e o contrafluxo do momento? Outra dúvida: Na aula de contrafluxo, menciona q temos que buscar o indexador de acordo com o que está oferendo melhor oportunidade de preço. Ex: com Selic a 2%, são ofertados melhores titulos indexados ao CDI; com a inflação baixa, são ofertados melhores titulos IPCA+ e com a Selic alta são ofertados melhores titulos prefixados. Gostaria de saber se algum dos colegas tem um histórico desses titulos nas diferentes ocasiões de mercado. Ex: quando a Selic chegou abaixo de 5%, havia títulos sendo oferecidos por 150% do CDi, por exemplo? Atualmente noto que há titulos a 130% do CDI, mesmo com a selic alta. Obrigado.
    1 ponto
  24. Opa, dei uma olhada no balanço deles de janeiro desse ano e achei interessante: - 87,2% em CRI - 7,8% em FII (bem diversificado) - 5% em caixa Sendo a 93,1% a carteira adimplente dos créditos, com o Dividend Yield de 17,55% (muito alto pode ter um cheiro de problema né?). Confesso que estou avaliando aportar algum valor, que vcs acham??
    1 ponto
  25. @Edison Luis Paulini, poxa!! Muito obrigado! Eu fiz uma análise de histórico de titulos do TD prefixado e IPCA+. Coloquei os dados numa planilha do Excel e obtive as seguintes médias: IPCA+ 5,4% aa Prefix 11,5% aa Investindo acima desses valores, estarei acima da média histórica. Massss passado não garante futuro.. isso é so uma media. Pra IPCA mesmo, invisto sempre, independente do valor, mas pra prefixado so invisto em Tesouro acima de 11,50%. Ai, a partir dessas medias, montei meu contrafluxo que ficou assim: Pra CDB's e LC's (Prêmio de risco 30% a partir do TD, ou seja, varia de acordo com o valor do titulo do governo, nesses exemplos foram IPCA+ 5,40% + 30% / PRefixado 11,50% + 30%) - Pra desconto do IR (isento), considerei uma taxa média de tempo de imposto entre 22,5% e 15% = 18,75% Pra Debentures e CR's (Prêmio de risco de 40% a partir do TD, ou seja, varia de acordo com o valor do titulo do governo, nesses exemplos foram IPCA+ 5,40% + 40% / PRefixado 11,50% + 40%) Minha dúvida que vc sanou bem, seria se eu somaria os valores investidos e ia investindo conforme contrafluxo. Farei isso tambem. Penso q fica mais fácil. Eu tinha separado por indexador, mas da muito trabalho procurar e somar um por um.. No fim, é so ir reequilibrando a carteira de acordo com o valor e titulos com melhor oportunidade, ou seja, vou apenas analisando quais indexadores faltam e tento ir completando com eles. Obrigado!
    1 ponto
  26. Oi @Igor Inácio, Isso vai depender da rentabildade de um ou de outro. Investimentos livre de IR como LCI/LCA e alguns CRIs/CRAs é fácil calcular. Pega a taxa, multiplica no principal e sabe quanto vai ganhar. CDBs e CRIs/CRAs não incentivados, precisa tirar entre 22,5% e 15% do valor do rendimento, conforme os prazos. Basicamente começa em 22,5% de 'desconto' nos seu rendimentos para títulos vencendo em menos de 6 meses, depois 20% se vencer entre 1 ano, 17,5% se vencer 1 ano e meio e 15% vencendo em 2 ou mais anos.
    1 ponto
  27. Boa tarde @Igor Inácio. Como o @Edison Luis Paulini comentou, na AUVP investimentos é mostrado a rentabilidade de um titulo isento comparando com aquele a qual é cobrado o IR. Contudo voce pode fazer o calculo: Para saber a rentabilidade de um CDB equivalente a uma LCI ou LCA é possível utilizar a fórmula abaixo: Taxa LCI/LCA = Taxa CDB X (1 − IR) Por exemplo, um CDB que paga uma taxa prefixada de 15%aa seria o equivalente a uma LCI/LCA que paga 12,75%aa para um prazo de vencimento acima de 721 dias Ja para saber a rentabilidade de uma LCI ou LCA equivalente a um CDB, basta utilizar a fórmula abaixo: taxa CDB =Taxa LCI/LCA / (1 − IR) Uma LCI ou LCA que pague uma taxa de 10%aa seria o equivalente a um CDB pagando 11,76% para um prazo de vencimento acima de 721 dias
    1 ponto
  28. Oi @Carlos Augusto Borges, Isso tudo vai depender dos seus gastos mensais... Com um milhão bem investidos, você deve conseguir tirar uns 5-6mil por mês sem perder muito do valor principal para a inflação, somados aos 4600 do INSS soma uns 10mil por mes. Se o seu orçamento couber nessa verba, deve ser tranquilo, senão vai precisar se adaptar dentro da sua realidade de aposentado.
    1 ponto
  29. Oii! "O dobro do que imagina", boa resposta, anotado kkkkkk Obrigada! Abraço!
    1 ponto
  30. As cartas são mais umas das diversas experiências que temos ao entrar na AUVP, não tem data pra chegar , mas elas chegam e aí o resto é com você !
    1 ponto
  31. Oi @Carlos Frederico De Menezes Santos, É mesmo complicado, para quem é sardinha iniciante, conseguir julgar gestora e risco de forma acertiva. Sou um pouco mais velho que você e também não tenho direito de errar muito, mas todos nós cometemos erros. Sobre fundos imobiliários, de maneira geral, a remuneração é quase sempre proporcional ao risco. Quando você vai comparar papel e tijolo, são dois animais completamente diferentes.... Num fundo de tijolo, temos lages corporativas, galpões logísticos, residencial, desenvolvimento, hospitais, shoppings, entre outros. O ramo dos tijolos determina a qualidade/longevidade do ativo. Um fundo de shoppings, por exemplo, tende a ter uma remuneração mais constante, a menos que um evento tipo a pandemia, que fez os shoppings ficarem fechados por longo tempo e a remuneração ficou prejudicada. Ainda na pandemia, os galpões logísticos bombaram, pois a número de compras online se multiplicou e a logística das entregas favoreceu o crescimento da demanda por galpões de distribuição bem localizados. Independente do ramo, a qualidade dos ativos e duração dos contratos de aluguel vai fazer a diferença. Tem fundos onde os gestores fazem gestão ativa dos imóveis, comprando e vendendo, mudando portfólio de imóveis para melhorar o desempenho e crescer o fundo. Outros fatores a considerar são o percentual de vacância, o histórico de pagamento de proventos e a alvancagem. Tem fundos que pagam valores constantes ao longo do ano enquanto outros tem um sobe-desce nos valores pagos. Sobre alavancagem, ela pode ser saudavel ou não. Se um fundo toma uma dívida para crescer e o custo da dívida é menor que o provento que crescimento vai auferir, é uma coisa boa, mas tem casos onde um fundo toma uma dívida em CDI+x% e suas receitas são corrigidas pelo IPCA+x% e num cenário como hoje, onde o IPCA está na casa de 4% e o CDI em 11%, cada mes que passa, a dívida do fundo cresce mais até que isso chegue ao insuportável e o fundo pode ser forçado a vender um ativo para pagar dívidas. Ainda em tijolo, fique esperto quanto ao número de ativos e inquilinos o fundo tem e procure ficar longe daqueles que tem poucos ativos ou poucos inquilinos, pois o risco é bem maior. Nos fundos de papel a coisa é um pouco mais complexa, pois lida com risco de crédito. Tem fundos por aí que tem em suas carteiras CRIs de IPCA+15, CDI+10 ou até mais que isso. Por um lado, se todos pagarem, o fundo tem uma ótima rentabilidade e remuneração aos cotistas. Olhando de forma fria, quem paga uma taxa dessas num financiamento, é porque não conseguiu algo mais em conta no mercado e representa um risco maior. Esse racional também vale para fundos de desenvolvimento. Alguém está construindo um novo empreendimento imobiliário e paga grana do FII para bancar a obra. Aí entram os riscos da obra ser bem administrada, do empreendimento ter sucesso comercial, dos compradores pagarem... Se tudo isso acontecer como previsto, ótimo, o fundo terá uma boa remuneração, mas se algo der ruim, azeda... Eu tenho um histórico de 3 anos em FIIs - não é muito tempo - e tenho cerca de 20 FIIs na minha carteira. Desses 20, 3 deles deram problema (estão dando), o que fez o valor das cotas e remuneração mensal cair muito. Mesmo assim, o meu pior mes de DY da carteira de FIIs como um todo foi melhor do que qualquer aplicação em Renda Fixa. Aprendi com essas 3 porrada, tomei decisões de assumir risco maior quando os comprei e espero não cometer o mesmo tipo de erro no futuro, enquanto sigo confiante nos FIIs. Sigo aportando regularmente, mas os FIIs que "me bataram" estão de castigo e não recebem mais aportes. Agora, como regra geral, nada melhor que a diversificação. Ter FIIs, Ações, Renda Fixa e investimentos internacionais na carteira é que vai amortecer o sobe-desce no valor dos proventos e valor geral da carteira. Por último, a recomendação mais importante. Se ainda não assistiu a todas as aulas, aguarde para tomar a melhor decisão de investimentos. Agora sou eu quem pede desculpas por um texto tão longo e espero que te ajude alguma forma. Boa sorte nos seus investimentos!!
    1 ponto
  32. Bom dia, Fábio! Se você se refere a AUVP investimentos a separação é feita por título comprado dentro de suas categorias (tesouro direto e renda fixa): Agora se você refere a ferramenta da carteira onde controlamos nossos ativos e fazemos as simulações de aportes, você pode optar por como fazer a inserção dos títulos de renda fixa. Há quem faça agrupado para facilitar a gestão e há quem separe título por título. Dá mais trabalho porém o controle é mais detalhado (eu inclusive faço dessa forma). Como os meus títulos de renda fixa são separados, na sugestão do aporte quando tem renda fixa eu faço o seguinte: somo todos os valores dessa categoria e procuro pelo contrafluxo algum título que seja interessante para aportar o valor sugerido. Eu não possuo histórico como comentou. O que tenho foram boas oportunidades de IPCA na casa dos 7% (foi o que consegui quando aprendi de fato sobre o contrafluxo) onde peguei a xepa da janela de títulos IPCA e uns prefixados de 14% enquanto a Selic começava a desenhar sua linha de queda. Não é possível afirmar de fato quais serão as taxas oferecidas. Apenas seguindo seu exemplo, não é uma regra que chegando uma Selic a 5 aparecerão títulos 150% (sei que foi um exemplo hipotético). Na minha opinião é necessário acompanhar o mercado e ver como andam os "sentimentos" dele para que as taxas sejam melhores oferecidas e também de acordo com a oferta e demanda: quanto mais os investidores estão fugindo de certos títulos, mais as taxas aumentarão. Espero que ajude!
    1 ponto
  33. Você também as terá. Mas precisa de paciência 😅
    1 ponto
  34. Feliz aniversário, garotão!! Muitas felicidades, muita saúde e que essa data se repita muitas vezes mais repleta de dinheiro na carteira! Parabéns, carinha!!
    1 ponto
  35. Tô meio afastado daqui , pfvr me atualize … O que rolou por aqui nesses dias ? As fofocas ? As novidades? Me atualizem pfvr kk 🤣
    1 ponto
  36. Resultados do desafio de fevereiro Atualização de aulas Spoilers da AUVP banco
    1 ponto
  37. Turma 30 chegando aqui tbm... 25 anos, cientista da computacao mas nao atuando... Morando nos EUA
    1 ponto
  38. Oi @Eduardo Neves, Eu olhei o trabalho como algo que a gente goste de fazer e ainda seja pago por isso. Já tive empregos onde eu já saia de casa chateado e era uma tortura mental. Um dia, chutei o balde e foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido. Tem vezes que Deus precisa derrubar a gente da árvore onde a gente está encostado porque tem coisa melhor pela frente. Acredito que você esteja vivendo agora um misto de leveza e preocupação, mas deve encontrar uma recolocação melhor muito breve. Boa sorte da busca!!
    1 ponto
  39. Cara, entendo a situação estressando e sinto por isso. Espero que você se recoloque logo no mercado. Se você já tem uma reserva para um período e está sem aquele peso nas costas e também não está mais chegando em casa descontando o stress (imagino isso pois as vezes quando estamos na pilha damos patada em quem não merece. Já passei por isso ;/ ) logo você está 100% de novo. Esperamos que tenha sido pra melhor!
    1 ponto
  40. O ideal seria ter feito um currículo foda e procurado emprego antes de pedir a demissão, mas certamente se chegou nesse nível, é porque você não aguentava mais.
    1 ponto
  41. Eu faco uma graninha extra tambem, nada ilicito, mas nao declarado pela receita... A renda extra vira aporte... Eu penso assim... Imposto e roubo e sonegar e legitima defesa
    1 ponto
  42. Ja estava estressado com o trabalho ha alguns meses, ganhando relativamente pouco, com pessoas abaixo de mim entrando na empresa depois de mim e sob meu guarda chuva entrando e ganhando 20, 30 e ate 40% a mais que eu... Cada dia com mais responsabilidades e sem nenhuma autonomia para resolver os problemas que teoricamente seriam de minha responsabilidade, e sem autonomia acabava nao resolvendo o problema, e acabava tomando esporro... Quando eu tentava resolver, depois tomava esporro da mesma forma pois "eu nao era o patrao" e ficava de maos atadas, com o patrao raramente atendendo o telefone ou respondendo minhas mensagens... Ontem numa situacao dessas, veio falar m3rd4 pra mim que nao estava bom para ele dessa maneira, entao simplesmente respondi que se nao estava bom, que nao continuaria "dando prejuizo para ele" e que buscasse alguem para me substituir que hoje nao trabalharia mais... e dito e feito, hoje ja nao estou mais na compania, mas estou buscando outros empregos ja na agulha, e minha reserva de emergencia me cobre por 3 meses... Acabou sendo bom... Tava precisando desse impacto... Todos os dias chegava em cassa reclamando do trabalho com a mulher...
    1 ponto
  43. Bom dia, Marcio! Para ajudar também nesse raciocínio e até mesmo em consultas posteriormente, vou deixar uma colinha que tenho aqui sobre o assunto. Espero que te ajude! - Taxa de juros baixa com expectativa de alta, títulos indexados a Selic e ao CDI; - Taxa de juros alta com expectativa de baixa, títulos prefixados para travar uma rentabilidade superior ao que poderá ser oferecido futuramente; - Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA.
    1 ponto
  44. Eu creio que, apesar de não ser mais novidade, ainda vai demorar um tempo até estar acessível pra maioria das pessoas de maneira completa, ou seja, carros com preços acessíveis, locais pra manutenção, abastecimento etc.
    1 ponto
  45. Além do ponto levantado pelo @Marcelo Lemgruberreferente a quem mora em apartamento, que eh o meu caso, aqui as vagas são rotativas anualmente, logo de nada adiantaria ter uma tomada fixa hoje sendo que ano que vem estarei em outra vaga... Porém eu tenho mta curiosidade em elétricos, as vezes penso em alugar um por 1 ou 2 dias para fazer uma viagem curta e ver cualé na prática... Agora sobre comprar um, minha opinião é que esse eh um segmento que está iniciando agora e que irá se aperfeiçoar nos próximos anos, hoje as baterias são o calcanhar de Aquiles desses carros, as montadoras hoje oferecem 8 anos de garantia nas baterias porém a vida útil das baterias da geração atual é de 10 anos, e não possível trocar apenas 1 bateria e sim o conjunto todo o que hoje custa mais de 70% do valor do veículo, logo fica a pergunta quando o carro estiver lá com os seus 6 anos, será que vai ser possível vendê-lo sem dor de kbeça?
    1 ponto
  46. Não sei o modelo ao certo mas topei com um esses dias da 99 com adesivos de "100% elétrico". Faz tempo que não futuco no tema mas até a última vez que vi achei absurdo os preços para se ter um e uma aparente dificuldade na recarga.
    1 ponto
  47. Acho que no Brasil vai demorar mais pra pegar o veículo elétrico. A manutenção é muito cara, porque a mão de obra tá muito especializada e nova no mercado. Fora que os preços estão altos ainda, o mais simples, que é o Dolphin se não me engano, é na faixa dos 150k enquanto um Onix (mais básico) do mesmo ano é uns 80k/90k. Sei lá, daqui uns 10 anos talvez? Daqui uns 10 anos, com as concorrências e tudo o mais, pode melhorar essa situação. Esse negócio da manutenção, eu lembro que reclamam muito do Fusion Híbrido, que mexer na bateria dele é muito complicada e perigosa.
    1 ponto
  48. Eu acho bacana a ideia se de fato for verídico isso. Não seria a primeira vez que veríamos uma notícia sobre uma nova bolsa no Brasil tentando competir e tirar o monopólio da B3. Eu até passaria a avaliar com outros olhos a possibilidade de colocar B3 na carteira pois imagina que ela não deixaria fácil para uma concorrente essa briga. Acho legal para dar uma aquecida no mercado vamos assim dizer.
    1 ponto
×
×
  • Criar novo...