Jump to content

Líderes

Conteúdo Popular

Exibindo conteúdo com a maior reputação em 08/03/24 em todas as áreas

  1. Bom dia @Luisa Carneiro Vianna Duarte. Cada compra sera feita no tesouro selic 2029, mas sera em titulos diferentes com taxas diferentes. Veja que quando voce consulta a rentabilidade do tesouro selic, é mostrada a variação da selic + um pequeno percentual prefixado que pode variar a cada aporte que voce fizer. Na plataforma que voce esta realizando a compra os valores podem aparecer consolidados, mas se acessar a area logada do tesouro direto ira aparecer cada compra individualmente, com sua respectiva taxa, aliquota de IR e outras informações
    3 pontos
  2. Boa noite! Tentei achar nos tópicos para não ficar repetitiva, mas não achei uma resposta para a minha pergunta... Acho que ela pode até ser boba, mas queria mesmo tirar essa dúvida.. Eu queria investir no Tesouro Selic 2029, colocando todo mês uma quantia, mas não queria deixar programados os aportes mensais, pois minha renda é variável e muitas vezes recebo em datas variáveis.. Então queria escolher quanto colocar por mês e o dia que eu vou colocar também... Daí a pergunta é, fazendo assim, eu vou ter vários investimentos separados e únicos do Tesouro Selic ou eles vão se somando e vão aparecer como um só para mim? Ou seja em 1 ano eu vou ter 12 investimentos do Tesouro Selic 2029 por exemplo com seus valores separados, ou apenas 1 e irá aparecer para mim o valor total já investido? Agradeço desde já e peço desculpas se a pergunta for muito ridícula...
    2 pontos
  3. Boa tarde, Ludmyla ! Eu sinto o mesmo sentimento, KKKKKKKKKK, estou servidor público, pra o que recebo do estado, creio que tá de bom tamanho, mas sempre fico me penalizando achando que poderia aportar mais. Faço aportes de 3k por mês, mais que isso deixo de viver que não é uma coisa saudável. Por ano, estou conseguindo aportar cerca de 50 mil. 😂
    2 pontos
  4. Acho legal aportar antes de pagar as contas, mas se no fim do mês sobrar alguma coisa, eu jogo de aporte no mês que vem. Assim mesmo que "seja pouco", compensa no mês seguinte. Pelo menos é assim que eu penso.
    2 pontos
  5. Ótimas dúvidas, são as minhas também...😅😂 Não tenho certeza, mas creio se vc resgatar antes do prazo, ele vai retirar do investimento mais antigo por causa dos descontos do IR. ME CORRIIIIIIJAM...😂
    2 pontos
  6. Bom dia @Diogo Favero Fabrile. A analise inicial da empresa que seria um pouco mais trabalhosa. Após a analise inicial voce pode acompanhar os demonstrativos financeiros apresentados anualmente. Contudo, para a analise inicial eu recomendaria primeiramente a leitura do formulario de referencia. Apesar de ser um documento com varias paginas voce pode focar na atividade da empresa e nos fatores de risco Após entender como a empresa trabalha e qual as nuances do setor voce pode começar a acompanhar os resultados apresentados. Trimestralmente as empresas disponibizam os demonstrativos financeiros, sendo que no ultimo trimestre é apresentado o consolidado do exercicio. Inicialmente para se habituar em analisar estes demonstrativos, voce pode acompanhar por 1 ano os demonstrativos trimestrais. Após ter este este entendimento, na minha opinião a analise do consolidado anual ja seria o suficiente.
    2 pontos
  7. Bom dia, Luisa! Não tenha receio de tirar dúvida alguma aqui com a gente na comunidade. Toda dúvida é válida e sempre muito bem vinda. Apenas complementando a resposta da nossa amiga @Raquel Nascimento Capistrana. Mesmo com os valores somados por ser um mesmo título de tesouro de tesouro com o mesmo vencimento, a cada compra você estará comprando um título diferente. Espero que agregue!
    2 pontos
  8. Olá Luisa, boa noite! Eu tive um professor que falava: jamais julgue uma dúvida como boba, bobeira é deixar de aprender por receio de perguntar. Estamos em um ambiente de aprendizado e um dos objetivos da comunidade e justamente nos ajudarmos. Até pouco tempo eu também tinha essa dúvida e acabei descobrindo na prática... Os aportes no Selic 2029 vão se somar por terem a mesma data de vencimento, formando um valor único. Posso usar meu caso como exemplo, fiz um aporte dia 25/06 e mais um aporte dia 15/07, os dois aparecem somados mostrando apenas um total e o quanto rendeu até o momento. Espero ter ajudado. Abraço,
    2 pontos
  9. Quem apostou em TEND17 deve ter recebido a antecipação da construtora que quitou todos os titulos. Fiz as contas aqui e deu 15.7% em 20 meses, bem abaixo da estimativa que o portal antigo da Orama passou. Para uma Debenture sem seguro, é um resultado decepcionante especialmente se comparado com os 20% do tesouro selic no mesmo período. Estou começando a concordar com o tal "perda fixa".
    1 ponto
  10. Tenho feito aportes mensais por seis meses seguidos antes de pagar as contas do mês(como sempre falam em dicas financeiras: investir e pagar contas depois), mas sempre acho que estou aportando pouco, vocês também se sentem assim?
    1 ponto
  11. Cara 50% do seu salário todo mês, se for por um tempo programado ok! Mas ou você tenta aumentar a renda pra aproveitar mais o presente ! Ou vai gradualmente para os 40% depois 35% … achar um número Que seja confortável e você possa curtir com o restante no mês ! Manter 50% full time por anos vai te deixar alucinado e sem curtir tanto sua renda atual ! mas de largada você está melhor que muitas , muitas pessoas mesmo!
    1 ponto
  12. Boom dia! A dúvida é a seguinte, toda calculadora de juros compostos mostra quanto tempo vai demorar para chegar nos primeiros 100 mil e que para o primeiro milhão o tempo será menor... mas a dúvida é como fazer o investimento de forma correta. Devo colocar todas as aplicações em um único título do tesouro direto, seja SELIC ou IPCA+ ou é viável ter vários títulos do TD com diferentes prazos e datas? Como organizar os investimentos. BEM perdido por aqui. Obrigado
    1 ponto
  13. Olha aí então o próximo milionário! Hauahaha Muito bom, Raul! Aliás, parabéns pelo concurso! Esse caminho de estar curtindo a vida enquanto vai solidificando seu futuro é receita do sucesso. Afinal, investimos para viver e não vivemos para investir. Bora pra cima!
    1 ponto
  14. Brother, obrigado pela resposta. De fato, graças a Deus, mesmo fazendo o valor citado acima por mês, Estou conseguindo pagar tudo e ainda sobra para diversão. Eu tenho dois sonhos: o 1º era passar em Concurso Público ( consegui ), o 2º está em construção, conseguir minha liberdade financeira.
    1 ponto
  15. Ludmyla, com o perdão da pergunta. Mas o que seria aportar pouco? Abaixo dos 25% que é sugerido aqui na metodologia da AUVP? Antes de mais nada, se você consegue pagar suas contas e ainda fazer um investimento, já há altos indícios de estar no caminho certo. Mesmo que que ainda não esteja atingindo os 25% de sua renda, você já está com uma mentalidade de investidora e seguindo já uma constância (acredite 6 meses seguidos não é pra qualquer investidor). Absorva os comentários dos amigos que você vai se dar bem nessa jornada de investidora =)
    1 ponto
  16. Parabéns! Acabei de concluir também... bora para o próximo!
    1 ponto
  17. Brother, boa tarde! Creio que vc é mais antigo que eu no ramo dos invetimentos. Sempre temos que nos espelharmos nos melhores, kkkkk. Vc acha que 3k por Mês são bons aportes. Salário de 6k por mês. Obrigado!
    1 ponto
  18. @Jose Domingues Fontenele Neto la vai spoiler , você consegue chegar a 100 mil e até em 1 milhão até se for apenas com poupança , mas aqui você vai aprender a diversificar e montar uma carteira mais resiliente e robusta ! as contas das calculadora usada como exemplo e os famigerados 8% é um cálculo conservador , então mantenha a calma que nestes 2 meses você vai abrir sua mente e não tem mais volta , vai aprender o jogo ! segura ansiedade e foca na aulas e lives ao vivo!
    1 ponto
  19. @Ludmyla Cruz Da Silva está sensação acredito que bata em algum momento quando ou percebemos que começamos tarde, ou quando vamos entendendo a diferença de ativo e passivos , ou ainda quando temos um ótimo controle de nossos gastos e conseguimos aportar um pouco mais ! posso dizer por experiência própria , desde que entrei na AUVP e entendi a Dinamica de aportes , e aliado a uma fase que meus ganhos aumentaram bem , eu cheguei aportar 70% do salário em um único mês ! E fiz 2 anos seguidos com aportes de 50% em média , mas era algo programado pois mesmo eu não tendo comprometido em nada mais custos e confortos e prazeres , apenas abdiquei de metas , que no caso era a carteira , porém como eu disse isso acaba sendo pessoal e percepção de cada um ! Agora estou retomando os 25% que é um número saudável para que possamos aproveitar o processos de construção de carteira ! Uma única coisa que não segui até hoje na AUVP foi aportar primeiro (separar o valor antes do restante) , mas o motivo é que eu tenho um controle muito seguros dos meus gastos e sempre fecho o mês com saldo! A maravilha de dominar o orçamento doméstico é a base para nos dar está liberdade ! obs: você falou de 6 meses, eu parei pra refletir após 15 anos montando uma carteira pensando em aposentadoria ( não fui 100% regular mas em média sim ) após a AUVP eu ajustei isso é agora a ideia é manter consistência mês a mês ! Entendendo o longo prazo a ansiedade ou sensação que estamos perdendo algo passa totalmente !
    1 ponto
  20. No vencimento o montante é automaticamente resgatado, sendo o valor do principal + juros creditado em conta ja descontado o valor do IR
    1 ponto
  21. Quando voce pedir o resgate ele vai resgatar da sua compra mais antiga para a mais recente, devido a aliquota do IR, caso seja um resgate parcial. Se for um resgate total o sistema resgatara o montante como se fosse um valor só, contudo a tributação obedecera o periodo de cada compra.
    1 ponto
  22. Os resgates são feitos por título mas você pode resgatar o montante de uma vez. Como dito pelo @Raul Porto serão resgatados sempre dos mais antigos para os mais novos. Isso faz com que você comece a resgatar pelos títulos que tendem a estar com a menor alíquota do IR. E um último adendo que o resgate antes dos 30 dias implica no IOF que come praticamente toda a rentabilidade. No vencimento de cada título o valor será creditado na conta da corretora. O valor creditado já será o valor aplicado + rendimento líquido, ou seja, já descontado automaticamente o IR. O tesouro Selic possuo liquidez diária. Então a qualquer momento você pode mandar a ordem de resgate. A depender do horário ou nos fins de semana o valor será liquidado no próximo dia útil. Mas não existe uma obrigatoriedade de resgate antecipado. Resgates antecipados apenas se você tiver a necessidade de reaver o dinheiro. Espero que ajude novamente!
    1 ponto
  23. @Edison Paulini Parabéns pela inciativa. Apesar de hoje trabalhar com TI eu tenho vontade de ter uma negôcio relacionado a comida, inclusive no molde de dark kitchen. Caso esteja procurando sócios/paceiros para ajudar no projeto fico a disposição para conversarmos sobre, moro em São Paulo capital
    1 ponto
  24. Simboraaaa, meu amigo. Rumo ao módulo II☠️
    1 ponto
  25. @Jose Domingues Fontenele Neto você vai ver tudo isto ao longo do curso. Sabemos que a ansiedade é grande rsrsrs A sugestão é, se já tem investimentos feitos, não mexa em nada até finalizar todas as aulas, e se tem valores a investir, deixe tudo no Tesouro Selic 2029 até finalizar todas as aulas. Espero ter ajudado.
    1 ponto
  26. @Rodrigo Moretto Da Silva Muito obrigado pela sugestao de videos, de fato muito interessante! Vou dar uma assistida. @Edison Paulini Novamente, agradeço pela resposta, sua contribuição para essa comunidade eh gigantesca hehe! No meu entendimento voce eh praticamente parte do Time AUVP, deveriam trocar sua flag rsrs. @Adriano Umemura Nao tinha visto esse documento ainda, realmente o mais completo, muito obrigado pela resposta!. Mas gostaria de trazer um ponto que acredito ser o problema de todos os investidores inciantes como eu e na fase atual de vida. Caso eu faca uma analise completa conforme segue o figurino eu levaria em torno de 3 meses para entender cada setor, assim como a empresa que estou analisando e outras da qual estaria comparando, isso se nao levar mais tempo. Dessa forma demoraria em torno de 2 anos ou mais para diversificar minha carteira de forma interessante e mesmo assim sem duvida meu conhecimento ainda seria superficial. Entendo que, para quem esta iniciando a vida profissional e possua valores pequenos para aportar além de tempo disponível para entrar de cabeça nos estudos essa seja sem duvida o melhor formato para entrar no mundo de ações. Porem, no meu caso, atualmente devido ao meu trabalho sobra-me pouco tempo para investir nos estudos, ja fiz as aulas da AUVP mais de 3 vezes e continuo revisitando diversos topicos e sinto que estou avançando mas de forma lenta devido ao tempo disponivel e pausas que eventualmente faço por conta do trabalho que me exige alem do dia dia estudos técnicos constantes. Ou seja , sobra-me menos tempo ainda para entrar de cabeca em uma analise completa de uma empresa. Meu emprego atual me gera uma boa quantidade de renda o que faz com que meus aporte sejam "gordos" portanto gostaria de diversificar o maximo possivel em um periodo menor de tempo, caso contrario eu teria 2 opcoes: 1- Demorar um periodo gigantesco de tempo ate ter uma carteira montada onde eu entenderia melhor sobre as empresas que estou aportando e assim iniciar o aporte e manter quase que 100% em renda fixa. 2- Aportar valores grandes em poucas empresas ate consolidar minha carteira. Tendo em vista esse meu "desabafo" juntamente com uma explicação maior sobre minha situação. Ultimamente estou buscando uma forma mais eficiente para estudo das ações brasileiras ate formar minha carteira inicial. Sabendo que não eh o ideal mas no meu entendimento, caso eu aporte somente nos setores perenes de empresas grandes e consolidadas que a grande maioria dos investidores possuem em carteira tendo em vista um estudo nao tao aprofundado sobre as mesmas, eu ja conseguiria diversificar de forma suficiente sem correr grandes riscos levando em consideração que a intencao seria manter aportes mensais e constates durante 20 anos e durante esse tempo ir lendo e entendendo mais sobre as empresas que possuo. vejo que o fator analise seria diluído tendo em vista o tempo que eu estaria aportando e no tipo de empresa principalmente desconsiderando o topo da piramide. Qual a opinião de vocês sobre isso? Existe alguma alternativa um pouco mais eficiente para essas analises? E sobre empresas muito mais consolidadas como ITAUSA ou Banco do Brasil, o quão importante seria nos aprofundar em nossa analises para esse tipo de empresa? Gosto muito da filosofia de John Bogle, pois o que gera maior renda para mim eh o investimento em minha carreira, portanto quando mais eficiente eu for em meus investimentos, mais tempo conseguirei investir no que realmente gosto de fazer.
    1 ponto
  27. CERVEJAAAAAA um vinho de vez em quando.
    1 ponto
  28. Dia a dia: água e café De vez em quando: soda italiana, vinho ou espumante Bebo pouco haha 😅
    1 ponto
  29. Cheguei atrasado à festa, mas peguei taxa 0. 🤣
    1 ponto
  30. Talvez seria valido a opção de fazer um comentário anônimo, além da postagem anônima.
    1 ponto
  31. Também acho que o "post anônimo" já supra a necessidade para posts mais "pessoais". Mas concordo com os colegas de fechar "áreas" do fórum apenas para alunos, evitando a exposição por busca no google por exemplo. (Se já não for assim..) No geral, acho que mostrar o rosto, usar nome, só agrega para a comunidade. Somos alunos, somos parte da AUVP, em busca do aperfeiçoamento, não vejo necessidade de esconder isso (principalmente dos outros alunos). No entanto respeito quem não queira pôr foto de perfil, é pessoal.. mesmo dando um certo distanciamento conversar com uma letra.
    1 ponto
  32. Bom dia, Existe um "novo" modelo de vídeos na AUVP Capital que analisa essas informações do RI, por exemplo, de uma maneira muito didática, é apresentado pelo Guilherme Matos, um dos Consultores. Abaixo o primeiro dos vídeos, dê uma assistida em todos eles. Acho que eles ainda não criaram uma playlist só dele, mas fica aqui também a dica, acho que seria bom deixar eles em uma lista separada.
    1 ponto
  33. Boa tarde galera, Montei minha carteira de ações brasileiras e gostaria da opinião de vocês, visto que tenho um perfil mais conservador e inicialmente não estou com a intenção de investir em nenhuma empresa do topo. Agradeço desde já :) BASE: ---------------------------------------------------- ITSA4,KLBN4,TAEE3,SAPR4,CMIG3,BBAS3,EGIE3 MEIO: ---------------------------------------------------- SLCE3,BBSE3, FLRY3 TOPO: ---------------------------------------------------- N/A
    1 ponto
  34. Super a favor. Olha meu nome. Só existe eu no mundo todo ainda mais nome completo. Só pesquisar q acha fácil meu endereço. Se eu falar meu patrimônios de milhões é arriscado alguém vir me sequestrar kkk
    1 ponto
  35. O role de deixar fechado para o google pode ser uma boa
    1 ponto
  36. Só vamos ter apenas um, só o McLovin, porém fui procurar e não achei :/
    1 ponto
  37. Boa tarde @Francisco Carlos Salim Martins. Somente para complementar a resposta dos amigos, vou postar abaixo os nomes "antigos" dos titulos do tesouro e os atuais: LFT (Letra Financeira do Tesouro): Tesouro Selic LTN (Letra do Tesouro Nacional): Tesouro pré-fixado NTN-F (Notas do Tesouro Nacional – Série F): Tesouro pré-fixado com juros semestrais NTN-B (Notas do Tesouro Nacional – Série B): Tesouro IPCA com juros semestrais NTN-B Principal (Notas do Tesouro Nacional - Serie B Principal) - Tesouro IPCA
    1 ponto
  38. Boa tarde, Francisco! Gosto de brincar dizendo que LTN é a razão social e Tesouro Prefixado é o nome fantasia 😅
    1 ponto
  39. Estou explorando novas áreas e ainda não possuo um conhecimento sólido sobre os diversos campos disponíveis para seguir. Este post é para descobrir se há outras pessoas com interesses semelhantes aos meus e se há alguém na comunidade que trabalhe nessas áreas. Alguém ai nesse area?
    1 ponto
  40. Estou neste momento assistindo uma palestra sobre afiliados e resolvi upar este tópico. Vou revelar que trabalho na Shopee, mas não posso falar números porque são dados confidenciais da empresa. A concorrência é bem grande, são muitos afiliados cadastrados. Os maiores afiliados são os perfis de "achadinhos" e não os perfis de influenciadores, pode ser que isso seja uma dificuldade no começo do perfil. a Shopee disponibiliza várias ferramentas para quando o afiliado começa a crescer, como a possibilidade de fazer lives dentro da plataforma e disponibiliza cupons e moedas. Existe também afiliados de um vendedor específico, que é quando o vendedor da Shopee oferece uma comissão pela venda do produto dele e não a Shopee diretamente. É um nicho que cresceu bastante dentro da Shopee nos últimos meses mas acredito que ainda tenha bastante espaço para quem estiver interessado, mas entendo que para fazer algum dinheiro precisa chegar num número muito grande de visualizações e vendas porque as comissões são em cima de produtos de ticket baixo, precisa ganhar em volume de vendas. @Luca Rosa Lana Ferreira
    1 ponto
  41. Boa tarde, amigo! De forma sucinta é basicamente o que você falou mesmo. É escolher um indicador (IPCA, CDI ou prefixado) em algum momento do mercado. Vamos então estender um pouquinho tema para enriquecer o conhecimento. Sabemos que o mercado é feito de ciclos. Hora estamos com a inflação estralando, hora são os juros, hora ambos estão baixos ou mais elevados, etc. Dito isso, vamos pensar no que a maioria dos investidores fazem. Vamos pegar como exemplo um cenário que tivemos recentemente de taxa de juros alta na casa dos 13% e uns quebrados beirando 14. A maioria gostará de investir em títulos atrelado ao DI pois de bate pronto é um bom investimento. Por exemplo, 100% do CDI significa 13% de rentabilidade. E o que ninguém olha? De modo geral sabemos que a taxa de juros elevada é uma maneira de controlar a inflação. Logo, depois de um período com taxa de juros alta estaríamos tendo a inflação mais baixa. Mas aqui tem um porém. Emissores de títulos que querem pagar IPCA+ não conseguem captar recursos. Imagine dentro do mesmo cenário de taxa de juros em 13% com uma inflação de 3%. Mesmo um título pagando IPCA + 9% estaríamos abaixo do rendimento da taxa de juros. Os emissores começam a colocar essas taxas altas tentando atrair investidores. E aqui que entramos. Novamente, sabemos que o mercado é feito de ciclos. Então, por que não travar esses belos 9% de um IPCA. Em teoria, em um dado momento a inflação irá subir. Vamos imaginar que ela suba para 8%. Com a taxa travada anteriormente a 9%, temos uma bela rentabilidade de 17%. Maravilha, não?! E isso só acontece porque travamos essa taxa antes. Em um cenário de inflação a 8% JAMAIS acharíamos algo oferecendo IPCA + 9. Seria algo em torno de 2, 3 chutando alto. Então essa é a estratégia. Saber qual o melhor indexador para comprarmos títulos no momento objetivando travar essa taxa para nos beneficiarmos muito futuramente. A lógica via se aplicar também para o cenário contrário do que sugeri acima. Por exemplo, inflação nas alturas, taxa de juros baixa com emissores oferecendo 150% do CDI (percentual hipotético). Pense que legal ter uma rentabilidade de 150% do CDI onde a taxa de juros chegou a quase 14%. Espero que tenha esclarecido mais o tema!
    1 ponto
  42. Eu trabalho num marketplace que tem programa de afiliados, tenho acesso aos resultados de vendas e vejo que tem gente muito grande que consegue fazer uma comissão enorme. Os vendedores que pagam essa comissão para os afiliados também têm um aumento nas vendas que vale a pena. Agora não sei das dificuldades de começar e tal.
    1 ponto
  43. Vira e mexe eu dou uma namoradinha no tema de marketing digital por conta de voltar com um projeto de venda de produtos. Fazer uma boa publicidade do produto pelo insta é o foco. Acompanho muito o @paulocuenca no insta que é o melhor nesse assunto!
    1 ponto
  44. Eu tive uma experiência, uns tempos atrás, vendendo algumas coisas na internet, mas foi a nível de teste, por assim dizer. Era afiliado de alguns produtos que podia vender na internet. Não testei durante muito tempo, mas percebi que é bem trabalhoso no começo até você começar a ver bons resultados. Tive que encerrar esse "teste" por falta de tempo e por causa da rotina bem corrida. É um "oceano" de oportunidades para aqueles que perseveram nesse tipo de trabalho.
    1 ponto
  45. Cara, para ações, acho importante dar opções ao diagrama, para que ele indique a melhor alocação em 10-15 ativos, pois assim ele vai funcionar melhor, mais que 15, como meu caso começa a dar um trabalho miserável de ler balanço, pois é 10-15 FIIs tmb, isso que não tenho ainda acoes no exterior. este seria o limite, mas montar um diagrama com 2-3 bancos, meia dúzia de elétrica, as seguradoras e umas empresas de utilidade publica, ja da pra fazer uma carteira diversificada e bacana pro diagrama funcionar
    1 ponto
  46. Para quem reparou no Diagrama do serrado, existe uma questão interna dele que nós, como discípulos da "Única Verdade Possível" temos que encarar. Quanto menos questões o diagrama tem, o que é pouco importante, acaba ganhando importância, fica no mesmo pé de igualdade do que é muito importante. >Quanto mais questões o diagrama tem, a importância de certos tópicos acaba diluída no monte de questões. Então pensei em duas soluções para conseguir ter maior mobilidade para escolher minhas empresas e para que os demais consigam personalizar mais o Diagrama. 1- repetir a mesma pergunta. Meio tosco, eu sei, mas imagine 10 questões no Diagrama, cada uma vale 1 ponto, pode definição. Se você gosta de dividendos e não se incomoda muito se a empresa é estatal, você pode repetir a questão dos dividendos, assim critério "dividendos" ganha "peso 2" na sua avaliação. (sobre outros critérios que você acha menos relevante) 2- aprofundando o critério. Seria fazer mais questões sobre o mesmo critério, assim esse critério ganha mais peso e passa a ser mais determinante. Digamos que para você é fundamental a empresa ter um histórico longo, que pode indicar sua resiliência (Efeito Lindy). Você pode fazer questões assim por exemplo: A empresa existe a mais de 35 anos?/ A empresas existe a mais de 50 anos?; Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5\% nos últimos 5 anos?/ Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 10\% nos últimos 10 anos?" Não sei se ficou claro, mas tente focar mais nos critérios e, se assim desejar, se aprofundar neles. Desta forma, o Diagrama torna-se mais você e menos Raul, que é a ideia.
    1 ponto
×
×
  • Criar novo...