Jump to content

Líderes

Conteúdo Popular

Exibindo conteúdo com a maior reputação em 04/09/25 in Posts

  1. Rapaiz seu post me preocupou, pois logo de cara no ambiente de aulas tem o nome da Auvp
    9 pontos
  2. 💀 AUVP – "Agora o Último Vai Pagar" 👉 Definição perfeita de pirâmide disfarçada de cripto promissora. 🔺 AUVP – "A Última Vítima da Pirâmide" 👉 Homenagem ao inocente que entrou quando já estavam vendendo até o Datashow da sala.
    7 pontos
  3. Sei que existe doido pra tudo, inclusive quem faz essa atrocidade com a coitada da pizza. O que temos mais aqui nessa comunidade? Pessoas de bom senso que abominam esse erro ou delirantes que gostam e acabam até vendo a tal da barbie nos vídeos do Raul depois que come?
    6 pontos
  4. Pessoal, vi que esse é um tema muito perguntado aqui e peço desde já desculpas se alguém já compartilhou essa solução (são muitos tópicos sobre o tema, eu tentei dar uma olhada geral antes de postar) mas a solução que eu cheguei para o meu Diagrama do Cerrado é a seguinte: colocar perguntas para ações e ETF na mesma "célula". Simples assim. Acho que na imagem fica mais claro a forma que eu fiz, eu separei por "//" primeiro pergunta para ações e em segundo a pergunta para ETFs. O único ônus do método é que tem que ser um número igual de perguntas. Falando sobre elas, eu reassisti as aulas sobre ETFs e busquei na comunidade o que já havia sido discutido sobre o tema, vou compartilhar as que elaborei e gostaria de sugestões de ajustes (não estão na mesma ordem do meu diagrama): 1. Taxa de administração menor que 1%? 2. O ETF existe há mais de 15 anos? Eu fui pesquisar e o ETF IVV existe desde 2000, achei que 15 anos é um prazo razoável de existência. 3. Possuí gestão passiva? 4. Possuí mais de 20 ativos? Aqui eu gostaria muito da ajuda de vocês se 20 é um número bom, se deve ser mais, menos, por que? 5. Os top 10 ativos que compõe o ETF representam mais de 60% do total? Esse indicador tem no etf.com na aba Holdings 6. NÃO possuo a ação de um dos top 10 ativos do ETF? Como os top 10 tem as maiores porcentagens, achei razoável, considerar sobreposição para percentuais muito pequenos não fez sentido para mim, mas pode ter gente que queira verificar a sobreposição completa. 7. Algum ativo do top 10 deste ETF faz sobreposição com o do top 10 de outro ETF da minha carteira? Outra pergunta de sobreposição, dessa vez entre os ETFs, mais uma vez usando os top 10 (até para facilitar o trabalho) 8. Paga dividendos? Pessoalmente não acho crucial, mas eu precisava chegar no número de perguntas das ações e receber um dividendo é sempre bom 9. Volume médio diário negociado maior que USD 1 MM? 10. AUM (Assets Under Management) maior que USD 100 MM? 11. O ETF é Market Cap Weighted? 12. As empresas NÃO são de um único país? 13. Bid/Ask Average Spread menor do que 0,15%? Gostaria de opiniões se 0,15% está bom? 14. Beta menor que 1.2? Gostaria de opiniões se 1.2 está muito alto e também dar o crédito ao @Eddy Paulini por que vi ele respondendo exaustivamente sobre as perguntas de ETFs e citando o Beta como um bom indicador (e de fato o é). Bom, eu elaborei essas 14, se ajuderem uma pessoa com seu diagrama do Cerrado eu já vou ficar satisfeito e quem puder ajudar com as dúvidas que levantei, eu agradeço muito.
    6 pontos
  5. Eeeentão Ketchup na pizza até vai, mas se tem abacaxi aí já estorvou kkkkk Pizza de sushi então nem se fala, como afrontar 2 países de uma vez só
    5 pontos
  6. Sigo firme iniciando os estudos no MÓDULO 5, mas com um dos meus hobby favoritos e aguardando as datas de lançamentos... Amo filmes e sou fã de quadrinhos. TURMA 42!!!
    4 pontos
  7. Tudo bem, turma? Passando aqui para falar um pouco sobre como conversar sobre dinheiro com a minha esposa mudou a nossa vida financeira. Quando começamos a namorar, eu não estudava muito sobre investimentos, mas sempre fui poupador — deixava aquele dinheirinho na poupança (graças aos ensinamentos da minha mãe). Minha esposa, diferente de mim, teve uma vida com um pouco mais de privilégios financeiros. Em dado momento, os gastos mensais ultrapassaram a renda dela, e, com isso, ela acabou se endividando com o banco. Certa vez, ouvi ela dizendo: "Esse mês tá osso." Aí perguntei se poderia ajudar e descobri uma dívida de um empréstimo com juros absurdos. Naquele momento, resolvi ajudar. O cálculo dos juros que ela pagaria em mais dois anos de dívida estava em torno de R$15 mil. Então, resolvi “emprestar” o dinheiro para quitar a dívida o quanto antes, com uma condição: começarmos a investir X% do nosso salário todos os meses. Me aprofundei mais sobre investimentos e, em pouco tempo, já tínhamos recuperado bem mais do que o valor emprestado. Nesse meio tempo, veio a pandemia e nosso patrimônio chegou a -30%. Foi aí que tivemos outra conversa, onde precisei explicar o funcionamento da bolsa de valores e dos investimentos de longo prazo, as oportunidades geradas com crises. Tudo sempre alinhando tudo com os nossos objetivos. Hoje temos um filho, e o planejamento de futuro muda. Mas o mais importante é que, a cada novo desafio e ciclo, sentamos e conversamos sobre dinheiro — o que deu errado e o que deu certo no mês. Hoje estamos felizes com o que estamos construindo para o longo prazo.
    4 pontos
  8. Alavancagem Ultrapassando o Valor do Patrimônio
    4 pontos
  9. 🍷 AUVP – "Aumento Uns Vintão Porcento, Pego o Vinho" 👉 O investidor que ignora o gráfico mas celebra cada dividendo com uma taça.
    4 pontos
  10. e agora as respostas erradas, que achei que seria o post desde o inicio: 📆 AUVP – "Acordei, Urinei, Voltei a Poupar" 👉 A rotina matinal clássica do holder minimalista. Simples e eficiente.
    4 pontos
  11. Jamais assinaria um contrato com qq empresa sem saber o significado do nome , mas sim , 20 dias já era pra estar mordendo módulo 04! Meio assustador isso
    4 pontos
  12. Talvez ele não entrou no ambiente de aulas ainda. Apesar que já deveria por estar aqui há 20 dias. rsrs
    4 pontos
  13. A UNICA VERDADE POSSIVEL
    4 pontos
  14. Já tem um tempo que estou estudando na AUVP , a primeira vez que assisti todo o treinamento meio que entendi tudo pela metade. Depois de algumas semanas de ter terminado o treinamento , decidi que ia fazer ele de novo ( sabendo que tinha as aulas regravadas), cheguei agora na analises de ações , na parte das perguntas do mestre PHILIP FISHER então foi quando veio a mim uma ideia So pra contextualizar ---- ultimamente estou usando muito as IA para me ajudar com tudo , palpites de dietas para melhorar minha alimentação contar Kcalorias , Melhores treinos pra academia de acordo com minha condição , criação de logos e imagens quando necessário (Tenho como Hobbie programar aplicações e ajudar amigos com pequenos projetos de desenho etc), o ultimo mais util foi me ajudar a ler um exame de uma tomografia de coluna , ja que tinha muitos termos desconhecidos e a IA traduz de um jeito que alguem normal possa entender kkk continuando, veio a mim a ideia de por as perguntas na IA e especificar que queria que avaluara essas perguntas sobre a empresa que eu especificar , depois de alguns segundos respondeu muito coerentemente e gostei muito das respostas , ainda fiz isso apenas com algumas empresas que são muito grandes , acredito que pode errar em alguma coisa alguma vez, mas acredito ser uma ferramenta muito boa que possa diminuir muito o tempo de analises da empresa e melhorar ate a profundidades do analises , reitero que estou usando apenas como mais uma ferramenta de analises e não apenas como a única ferramenta Nao tinha muita certeza sobre onde deixar esse tema , então por isso foi colocado aqui , espero seja de ajuda ou achem interessante Para finaliza , se acharem erro de escrita , peço desculpas primeiramente , já que não sou Brasileiro , ainda tenho falhas na escrita do português BONS INVESTIMENTOS !
    4 pontos
  15. Oi @Julio Cesar De Sousa Macedo, SLC Agrícola e Brasilagro são excelentes empresas. Soja eu não estudei recentemente. O que posso te dizer: Brasilagro (AGRO3) tem terras na Bolívia, CO, SE e NE do Brasil, cultiva soja, milho, algodão, cana-de-açucar, feijão e ainda gado. É bem diversificada em relação a tipos de plantio e também localização geográfica. SLC Agrícola (SLCE3) cultiva soja, milho e algodão, está presente nas regiões CO e SE. Não é uma recomendação de investimento, mas eu comecei pela Brasilagro e depois decidi adicionar a SLC Agrícola na carteira, mais como uma forma de diversificação das gerências e para não ficar muito concentrado em apenas uma empresa - escolha pessoal: prefiro dividir o risco de gestão entre mais de uma empresa boa. Espero que isso lhe ajude nos estudos.
    4 pontos
  16. Bom, todos os dias alguém novo cria um tópico pedindo sugestões de livros. Criei então o tópico oficial dos livros, que é uma excelente maneira de aumentar os lucros da empresa e facilitar a vida de vocês. Então todos os links abaixo levam direto para uma compra favorecendo a sua facilidade e o meu lucro, nada melhor que o bom e velho capitalismo e seu efeito ganha-ganha. Segue a lista bonita, eu vou atualizando ao longo dos dias quando me lembrar de mais livros: ⛏️ Iniciantes Os Segredos da Mente Milionária - T. Harv Eker - https://amzn.to/3ueEorO Pai Rico, Pai Pobre - Robert T. Kiyosaki - https://amzn.to/3SDPqAb Bola de Neve - Warren Buffet (Ghost Writers) - https://amzn.to/3Si2IBb Sonho Grande - 3g Capital (Cristiane Correa) - Vale a pena ler não é sobre investimentos em si - https://amzn.to/3u3Zg5e 🕵️‍♂️Intermediários Princípios - Ray Dalio - https://amzn.to/3HL1fOI O mais importante para o investidor - Howard Marks - https://amzn.to/3HHtbDc A lógica do Cisne Negro - Nassim Taleb - https://amzn.to/42nk7gf Antifrágil - Nassim Taleb - https://amzn.to/3UnPyW2 Investindo em Ações no Longo Prazo - Jeremy Siegel - https://amzn.to/3Sjr7WT 🐟 Os importantes Investidor Inteligente- Benjamin Graham - https://amzn.to/3Us6VVL Ações Comuns Lucros Extraordinários - Philip A. Fisher - https://amzn.to/3Une9tZ Investidores conservadores dormem tranquilos - Philip A. Fisher - https://amzn.to/47Ws90W Lembrando que QUALQUER um de vocês poderia ter feito isso e eu teria linkado... Sejam mais espertos! Eu indico livros direto espaçadamente, era só reunir e colocar seus links, ia fazer sucesso e dinheiro.
    3 pontos
  17. Bom dia a todos! Qual o significado e a origem do nome "AUVP", uma vez vi um vídeo que o Raul começou a falar sobre mas não falou😅😅 A única vida próspera? ou A ultima visão paralela? 🤔🤔
    3 pontos
  18. Aqui eh Brasil, não temos limites
    3 pontos
  19. A regra é clara de for aquelas pizza de mercado sem graça , só catchup salva kkkk se for uma pizza de respeito , no mínimo um ótimo azeite e um vinho. Quem discordar terá 10 anos de queda na carteira kkkk
    3 pontos
  20. Simplesmente SENSACIONAL a propaganda da AUVP com o GUI Smanioto!!! sacada de mestres!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    3 pontos
  21. Alavancamos Unidos, Vendemos a Própria alma ai o diabo vai levar ferro kkk
    3 pontos
  22. Não era pra eu conseguir sacar somente no vencimento? Pensei que só pudesse sacar no vencimento, no caso 2026, ou 28 ou 30. Essa seria uma daquelas situações que eu assumo o talvez IOF + o IR do momento e o título que eu vendi vai para o mercado secundário para ser vendido novamente para outra pessoa? Como funciona isso? Sei que o ideal seria eu manter o dinheiro até o vencimento e que eu não deveria contar com um possível saque, mas é realmente possível? Pois o botão de resgate está bem ali.
    3 pontos
  23. Eu não tenho muito contratos e o único "perigosos"são os cartões de crédito ,a maioria das coisas eu faço no intervalo do almoço então tem que ser dinâmico 😅, errado ? Simplesmente sim,mas não tem jeito qualquer dia eu "vendo" minha alma e não fico sabendo 😂
    3 pontos
  24. Eu me pergunto honestamente como essa galera não lê contrato, vocês assinam sem saber o que estão assinando? Acho loucura isso.
    3 pontos
  25. 🥸 AUVP – "Aportar é Útil, Vender é Proibido" 👉 Filosofia buy and hold nível hardcore: compra a ação, guarda a nota, e nunca mais olha a cotação.
    3 pontos
  26. Não tem pegadinha, são títulos de mercado secundário. Tem alguém que está vendendo esse título pela corretora da XP, apenas isso.
    3 pontos
  27. eu tb acho bizarro entrar sem saber o nome ahuahauzhau
    3 pontos
  28. Olá, Luiz! Bom dia. Se trata de um aumento de capital do fundo. Ou seja, ele está querendo captar mais recursos no mercado e para isso vai emitir novas cotas. Como você já era investidor dele antes desse aumento de capital, você ganha o Direito de Subscrição, que são essas 19 cotas de GGRC12 que te dão direito de comprar novas cotas geralmente com um desconto em relação ao preço de mercado. Para exercer esse direito no B T G, vc tem que ir em Renda Variável -> outras opções -> Subscrições e escolher quantas ações você quer subscrever. Lembrando que você tem que ter o dinheiro disponível em conta para no dia da liquidação dos direitos de subscrição você ter a quantidade de ativos que você escolheu subscrever. Por exemplo, se você tem 19 GGRC12 e decidir subscrever essas 19 cotas, vc tem que ter o dinheiro referente a essas 19 cotas até o dia de liquidação para esses direitos efetivamente virarem 19 cotas novas de GGRC11. Isso acontece para proteger os acionistas atuais nessas situações de aumento de capital, porque o dividendo que você recebe tem relação direta com o número de cotas que você possui em relação ao total do número de cotas em circulação no mercado. Por exemplo, se você atualmente você possui 10 cotas de GGRC11 e o total em circulação no mercado são 100 cotas (números fictícios pra facilitar a conta), você teria 10% de participação no fundo e teria direito a 10% na hora dos dividendos. Como o fundo vai aumentar o número de cotas no mercado de 100 para 200, se você não fizer nada e permanecer com sua participação atual de 10 cotas, sua participação total no fundo cairia para 5% e na hora da distribuição dos lucros, você teria direito a apenas 5% dos dividendos. Para isso não acontecer, você recebe os direitos de subscrição, que no fundo é a quantidade suficiente para você manter sua participação atual em relação ao novo número de cotas que estarão em circulação no mercado. É complicado de entender no início, mas tem aulas no curso sobre isso também! Espero ter ajudado. Deixo aqui também o print do cronograma desse processo que peguei no site de RI do GGRC11:
    3 pontos
  29. E eu que recebi um e-mail da XP com o título "URGENTE, SEU DINHEIRO ESTÁ........." Quando abri o e-mail - morrendo de medo - era: Seu dinheiro está parado e poderia estar rendendo. Respondi xingando a mulher e nunca mais me mandaram nada do tipo.
    3 pontos
  30. a dificil vida de quem não tem instagram
    3 pontos
  31. @Paulo Henrique Guedes @Yan Fonseca isto está acontecendo porque quem está com título do Banco Master e Banco Voiter está na loucura de analisar noticiário. O Raul falou do assunto no vídeo https://youtu.be/8okMGH0pD5I Estas rentabilidades acontecem porque quem está vendendo está abrindo mão de parte da sua rentabilidade original para tornar o título mais atrativo para ser comprado no mercado secundário. É o mesmo efeito da marcação a mercado. Vou colocar um exemplo para facilitar o entendimento. Investidor A comprou no mercado primário, ou seja, quando o Banco Master emitiu o CDB. O Banco Master emitiu um CDB Prefixado para 2032 pagando 15,00%aa. A Corretora ofertou aos seus clientes o CDB Prefixado pagando 12,00%aa (e a Corretora ficou com 3%aa para ela). Aí um belo dia o investidor viu no noticiário que o Banco Master vai falir e ficou descabelado e colocou o título para vender no mercado secundário. Acontece que se ele colocar o CDB pagando 12,00%aa nenhum outro investidor vai se interessar em comprar, pois temos títulos sendo negociados a 16,00%aa, então o investidor que está vendendo o CDB vai diminuir o preço de venda e consequentemente a rentabilidade considerando aquele novo preço de venda será uma rentabilidade maior para quem comprar. Esta venda em nada muda a vida do Banco Master, pois para o banco ele vai continuar a pagar 15,00%aa da data da emissão até o vencimento. A rentabilidade muda para quem comprou no mercado secundário, pois pagou um valor menor que o valor teórico do título naquele dia da compra no mercado secundário. Percebeu a dinâmica do mercado secundário e porque antecipar a venda de um título de renda fixa é prejuízo? Para tornar o título atrativo a outro investidor, será preciso baixar o preço abaixo do preço teórico. Espero ter ajudado.
    3 pontos
  32. A bolsa americana estava em queda. De repente, bastou Trump anunciar pausa de 90 dias nas tarifas acima de 10% que a bolsa americana disparou hoje. Só prova que ninguém sabe de nada, tudo é imprevisível. Mais uma vez fica a lição de apenas seguir o plano dos aportes normalmente independente de notícias do mundo.
    2 pontos
  33. Eu como bom descendente de italiano que sou, acho que queijo com frutos do mar é sacrilégio 😂
    2 pontos
  34. Sim...foi postado ha poucos dias q ao abrir a conta internacional e depois pedir pra cancelar fica difícil abrir novamante. BTG faz uma analise bem restrita e isto é um entrave.
    2 pontos
  35. Boa tarde, @Lucas Bandeira e @Aline N Vieira ! Sim, até pode ser possível vender um título de renda fixa antes do vencimento. É quando o título vai para o famigerado mercado secundário que nada mais são do que investidores vendendo seus títulos antes do vencimento por qualquer motivo que seja. Só que para isso ser feito, a corretora para cobrar taxas as quais vão comer uma parcela da rentabilidade e até mesmo de capital dado que o título no ato da venda pode ser marcado a mercado. Além disso, tem títulos que a corretora sequer coloca o título para venda. O processo é abortado no meio do caminho quando o título não possui liquidez o que é comum acontecer com CRIs, CRAs e debêntures. Espero que tenha ficado claro!
    2 pontos
  36. Comprei ontem o de 2 anos com 18%aa. Esse de 20% nunca vi...só ouço falar 😂
    2 pontos
  37. e explicando o motivo da emissao nessa altura do campeonato, tem a ver com a aquisicao dos ativos do relg11 eles vao emitir no valor patrimonial pq o RELG11 vai pagar justamente o vp
    2 pontos
  38. Bom dia, @Diego Da Silva Alves Europa: HEDJ - Investe no mercado de ações exportadoras e pagadoras de dividendos na zona do euro com proteção de flutuações entre o euro e o dólar; IEV - Investe em ações de 350 Blue-Chips de 16 países desenvolvidos europeus; VGK - Replica o FTSE Developed Europe All Cap Index; DFE - Investe em empresas small caps pagadoras de dividendos. Japão: DXJ - Investe no mercado de ações exportadoras e pagadoras de dividendos japonesas com proteção de flutuações entre o dólar e o yen; DXJS - Também investe em ações pagadoras de dividendo e tem proteção das flutuações entre o dólar e o yen, mas dessa vez investe em small caps; EWJ - Busca acompanhar o índice MSCI, expõe a médias e grandes empresas no Japão.
    2 pontos
  39. Queria me expor um pouco no agro, andei olhando na Analítica e vi que a SLCE3, AGRO3 e SOJA3, dessas a que me parece mais interessante foi a SLCE3, mas queria a opinião de vcs, e também o motivo pelo qual vcs escolheriam alguma das 3.
    2 pontos
  40. Boa noite, Anônimo! Um patrimônio de 400 mil bem investidos gerariam em média aproximadamente R$2.500 de renda mensais. Estaria longe dos seu seu objetivo de renda. Logo, entendo que parar de trabalhar e apenas investir não seria um bom caminho.
    2 pontos
  41. Boa noite @Eduardo V Freitas ! Sua alternativa é coerente. Inclusive é uma sugestão semelhante para quando queremos avaliar FIIs de papel onde também pode-se criar perguntas duplas junto dos FIIs de tijolo. A dica que eu deixaria fins de tentar contribuir com o tema, é verificar a correlação setorial. Por exemplo, tenho 3 bancos na carteira e invisto no IVV que tem uma forte exposição também no setor financeiro. Querendo ou não, estamos falando de uma correlação positiva mesmo se tratando de países diferentes. Talvez uma pergunta com este objetivo possa ser interessante. Sobre alguns números, começando pela quantidade de ativos que um ETF possui. Isso eu acho complexo pois os números de ativos variam muito: QQQ são salvo engano 100 ativos, IVV 500 empresas, VT mais de 9800. Acho que fica difícil cravar um número mágico 😅 E referente ao Beta, acredito que isso possa variar de perfil para perfil também não havendo um número mágico. Quanto maior um Beta, maior tende a ser a volatilidade entre preço X índice. Apenas dando um exemplo hipotético. Suponhamos que o ETF SARD11 tenha o beta de 1,2 e ele segue o índice S&P 500. Isso significa que se o índice variar para cima em 2%, o preço do ETF tende a subir em aproximadamente 2,4% (beta 1,2 x variação 2). Mas o contrário também é verdadeiro. Se o índice cai em 2%, o preço cai também em 2,4%. Sendo assim, na minha visão um Beta quanto mais próximo de 1 melhor. Isso é bom por um lado ao dizer que quando o índice despenca o preço não vai muito pra baixo, mas no que tange os ganhos também tende a se limitar. Lembrando que essa proporção não é uma regra e sim uma média aproximada. Espero que agregue ao tema! PS: obrigado pela menção honrosa Hahaha
    2 pontos
  42. Boa noite, @Isabelle Miranda ! Na minha opinião, não compensa. Estes títulos acredito que não sejam de liquidez diária. Para fazer a venda antecipada deles, somente via mercado secundário. E para isso ser feito, a corretora vai cobrar taxas para essa operação que poderá consumir sua rentabilidade e até mesmo capital em alguns casos. Como dizemos, investimento é igual sabonete: quanto mais mexe, menor fica 😅
    2 pontos
  43. Seria uma forma mais preguiçosa, tens razão. Hoje em dia eu uso o investidor10 e ele é muito completo. Em conjunto com o diagrama do cerrado é um prato cheio. Já tem todos os critérios que eu uso para avaliar uma empresa.
    2 pontos
  44. Boa tarde, @Juan Da Silva Rocha Primeiramente, queria fazer um apontamento: Não compre títulos visando a marcação a mercado. A marcação a mercado é um bônus que pode vir a acontecer. Agora sobre o contrafluxo: Acrescentando ao que foi dito pelo colega @Carlos Filho: Sabendo que o mercado é cíclico, ora de inflação alta, ora de juros altos, os títulos menos atrativos para cada fase do ciclo oferecerão prêmios mais altos, abrindo uma janela para os adquirir e travar rentabilidades maiores a longo prazo, frente à mencionada característica cíclica do mercado. Em momentos em que a Selic está na alta, travamos uma rentabilidade alta com títulos prefixados, como o Tesouro Prefixado. Em momentos que ela na baixa, voltaremos nossa atenção a títulos pós-fixados, indexados à Selic ou CDI, que podem estar oferecendo uma % do CDI muito boa. Da mesma forma, devemos observar títulos atrelados ao IPCA quando a inflação estiver abaixo da média, sabendo que eventualmente irá subir. Para aprofundar, recomendo fortemente a leitura dos tópicos "Entendendo sobre" do @Eddy Paulini sobre isso: https://comunidade.auvp.com.br/topic/19181-entendendo-sobre-o-contrafluxo Você pode também acompanhar as expectativas da Selic e IPCA pelo Boletim Focus do bcb. Por fim: Então antes de eu te entregar uma resposta concreta, gostaria que você mesmo tentasse responder: Observando as taxas de juros e expectativas atuais e considerando o que tratei aqui: Quais seriam as melhores opções no momento? Títulos indexados a Selic(CDI), IPCA+ ou Prefixado ?
    2 pontos
  45. Toda vez que falam que não foi bem assim é porque foi Huhauhuahuha Só desculpinha esfarrapada pra tentar tirar o seu da reta, safado Huahuahha
    2 pontos
  46. @Heloisa Walczuk Sureck bom dia, esta % acaba ficando muito ligada ao perfil de cada um, mas de maneira conservadora podemos pensar assim Topo - Mais arriscadas e ate empresas fora de fundamento e que queremos ter ou apostar (no maximo 5%) (empresas mais arriscadas, mas que queremos entendemos que possam trazer um retorno grande futuramente - podem ou nao - ou seja nao ha uma garantia mas se vier o retorno vale a pena) - GRAZZIOTIN S.A Meio - entre 20% a 35% novamente, depende do seu apetite, idade (pelo tempo que tera aportando e ver empresas smalls em crescimento por exemplo), ainda sim estas empresas teriam que passar nas analises e indicadores, ser lucrativa, estar em crescimento, divida controlada etc - empresas como uma M Dias Branco , BLAU FARMACÊUTICA S.A, FLEURY S.A. (small caps bem estruturadas, geridas, que tendem a crescer, ja com indicadores bem pontuados, talvez ainda nao com lucros consistentes ou algum indicador quase 80% 100%) Base - 55% a 80% - Aqui são realmente empresas que se provaram resilientes, lucros consistentes, divida controlada, tag along, lideres do setor, setores perenes (só as maiorais, as que representam o Buy and Hold 100%, as empresas que sao mais estaveis mesmo em crises) - Empresas com ITAU, ITAUSA, WEGE Pensando neste 3 itens, devemos sempre começar pela Base, assim estaremos já com a carteira com ótimas empresas, e teremos zero preocupações, correto? a medida que vai sentindo confiança e tenha estudado empresas do meio, você vai adicionando e fazendo sua seleção no Meio. Já vai ter aprendido bem a analisar empresas e dectetar fundamentos que façam sentido para esta parte da sua piramide. Já o Topo pode ser que voce nem queira ter, a depender do seu perfil e do seu contentamento com empresas do topo e base. Mas por surgir aquela empresa do coração, que vc quer na carteira mas ela nem passa nos fundamentos, mas ainda sim voce quer, ou alguma empresa em potencial, que nos fundamentos atuais ainda nao se provou. Tentei descrever na fora que eu entendi, e espero que tenha ficado claro, mas fique a vontade para questionar. as empresas que citei, sao algumas que considero nestas partes da pirâmide (na minha ótica), e neste caso sao empresas que eu realmente tenho em carteira (apenas como exemplo)
    2 pontos
  47. Bom dia, Anônimo! Os alunos da AUVP que abrem conta internacional pelo BTG tem isenção da taxa de manutenção por 12 meses. Após este período, tem-se a cobrança da taxa mensal de manutenção que é de U$10 mensais. No entanto, você pode ser isento da taxa mensal ao ter R$50mil ou mais investidos no Brasil, ou US$10mil ou mais investidos em sua Conta Internacional de Investimentos. Se a taxa for aplicável, ela será debitada em sua Conta Banking Internacional. E também vale um adendo. O BTG tem critérios muitos rigorosos no que tange a abertura de contas. Por exemplo, se encerrar sua conta internacional no BTG, eles não permitem a abertura de uma nova. É uma política deles que não tem exceção. Digo isso para pensar bem a respeito em caso optar por encerrar a conta pois se de repente lá na frente você quiser utilizá-la e acabar encerrando antes, infelizmente não terá o que possa ser feito. Espero que ajude!
    2 pontos
  48. Parabéns Rafael, de fato conversar sobre o dinheiro faz toda diferença na vida do casal!
    2 pontos
  49. Foi rápido, não deixou nem a gente fazer uma brincadeira sobre essas idas ao mercado para ver a atendente "simpática"...digo para comprar umas coisas... hehehheheheh
    2 pontos
  50. Olá, sardelas! Como estão? Bora para mais um tópico para entender um pouquinho mais sobre mais uma estratégia? Este é mais um tema que vira e mexe aparece por aqui e geram algumas dúvidas ou a necessidade de confirmação de entendimento. O contrafluxo podemos levar ao pé da letra que é ir contra o caminho da maioria. Enquanto a maioria olha para frente, vamos olhar para trás e o que está sendo deixado no que diz respeito a renda fixa. Em outras palavras é olhar para títulos de renda fixa que ninguém está olhando. A começar, vamos firmar o conceito do mercado ser cíclico. Ou seja, inevitavelmente o mercado é feito de ciclos. Ora de inflação alta, ora de taxas de juros altas, e por aí vai. Por mais que um ciclo possa durar mais ou menos tempo, venha com maior ou menor intensidade, ele sempre é passageiro. Sempre um determinado ciclo dará espaço para outro vir e no futuro este mesmo ciclo volta. Dados estes ciclos, vamos ligar agora sobre os tipos de investimentos que temos na renda fixa. Ou melhor, quais indexadores temos a opção de investir. Temos títulos indexados ao CDI, indexados ao IPCA+ e prefixados. Aqui então vamos discutir sobre quais os melhores momentos para investirmos em cada um destes tipos de títulos e porque de fazer isso. De maneira geral teremos três situações sendo uma para cada tipo de título: - Taxa de juros baixa com expectativa de alta, títulos indexados a Selic e ao CDI; - Taxa de juros alta com expectativa de baixa, títulos prefixados para travar uma rentabilidade superior ao que poderá ser oferecido futuramente; - Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA. Agora vamos destrinchar um pouco mais sobre cada um deles e já adiantando que faremos as exemplificações com números hipotéticos: - Taxa de juros baixa com expectativa de alta: aqui temos um cenário um onde o IPCA deve estar elevado. Como é a saber, o aumento da taxa de juros (Selic) é um dos mecanismos de controle da inflação. O que acontece é que as maiores rentabilidades sendo oferecidas de imediato seriam aos próprios títulos IPCA+ por ele estar nas alturas e todo mundo estar pensando apenas neles. Vamos imaginar um cenário onde o IPCA esteja em 8% e a taxa Selic ainda está em 3%. Qualquer título indexado ao IPCA estaria pagando bem mais que qualquer outro título. Porém o mercado e os emissores precisam dar vazão em outros títulos tanto como prefixados como indexados ao CDI. Para isso, ele aumentam a oferta para tentar competir com os IPCA+. Logo, poderíamos ver títulos oferecendo 140% do CDI. Isso somado a taxa de juros do nosso cenário que é de 3%, a rentabilidade seria de aproximadamente 4%, o que ainda é baixo mas é uma tentativa de chamar a atenção no número de 140%. Acreditem, mas ainda existem muitos investidores que não fazem conta e vendo os 140% acham que já estariam bombando de imediato. Mas vamos lembrar que deveremos ter uns títulos pagando IPCA+ 3, + 4 o que ainda faz permanecer atrativo os IPCA+. Só que aqui que mora o segredo. Sabendo que o mercado é feito de ciclos, sabemos que uma hora este IPCA vai cair por conta da taxa de juros que tende a subir. Então, porque não travar um título de 140% do CDI para daqui uns anos? Em um dado momento no nosso cenário, vamos imaginar que a taxa de juros chegou a 12%a.a para controlar a inflação. Olha mágica acontecendo conosco tendo um título pagando 140% do CDI que neste caso resultaria em uma rentabilidade aproximada de quase 17%a.a. "Ah mas e os títulos IPCA+ ?" Lembre-se do efeito da taxa de juros elevada que é fazer a inflação cair; - Taxa de juros alta com expectativa de baixa: sabemos então que com uma taxa de juros mais elevada, a tendência é que a inflação baixe. Em dado momento, a inflação vai estar em níveis considerados controlados o que fará com que a taxa de juros comece a baixar também afinal, se a Selic sobe para controlar a inflação, não há sentido ela ficar alta desaquecendo o mercado que agora precisa se aquecer novamente. Só que com a inflação já estando baixa e a Selic caindo a princípio não teremos títulos atrativos. Isso seria verdade exceto se não tivéssemos os prefixados que é aqui que eles entram. Os títulos prefixados são opções para travar títulos com rentabilidades superiores as que estarão sendo oferecidas enquanto a inflação não sobe e a Selic vai caindo. Sabemos que os movimentos de mercado não acontecem de imediato. Por exemplo, não significa que o COPOM reduzindo a taxa de juros hoje o IPCA amanhã já esteja nas alturas. Costuma-se levar semanas e até meses para estes movimentos se concretizarem. Aqui neste nosso cenário, tanto o IPCA como Selic estarão em fases onde ambos poderão estar sendo considerados baixo e em queda respectivamente falando. O prefixado segura uma rentabilidade enquanto os outros dois estão mais fraquinhos; - Inflação baixa com expectativa de alta: aqui vamos puxar um ganchinho com cenário anterior. Agora o nosso cenário é uma taxa de juros mais alta (vamos imaginar aqui 14%a.a.) e uma inflação mais controlada que está em 2%a.a. Quando temos uma inflação controlada não há porque manter uma taxa de juros alta como dito antes. Isso mostra que o mercado está desaquecido para abrir margem para reaquecer ele, a taxa de juros tende a cair o que gera expectativa de alta de inflação. Então, para competir entre títulos oferecendo 100, 105% do CDI, é possível encontrar títulos IPCA+ 8, 9 ou até 10%. Veja que mesmo em um título IPCA+ 10% de bate pronto não superaria um 100% de CDI com uma taxa de juros a 14%a.a. Mas novamente voltamos ao conceito dos ciclos. Uma hora este IPCA sobe para 8% novamente idem ao nosso primeiro cenário. Nem preciso fazer as contas aqui, certo? Aqui então temos um detalhamento maior sobre alguns cenários e como nos beneficiar deles. Por fim, gostaria de trazer uma cerejinha para o bolo que são perguntas e respostas sobre dúvidas comuns sobre o tema: Ok, entendi sobre os ciclos e qual indexador pegar em cada cenário. Mas eu invisto no que? CDB? LCI? Tesouro? LCA? R: Não tem resposta certa. Aqui é válido uma avaliação de risco X retorno. Por exemplo, um tesouro tende a pagar uma rentabilidade menor do que um CDB em vista que o tesouro é tido como o investimento mais seguro do mercado. Observe seu apetite ao risco, cobertura do FGC, prazos e veja o que é melhor. E a marcação a mercado? Onde entra aqui? R: vamos nos lembrar que não fazemos investimento visando uma marcação. A marcação a mercado é uma carta na manga que temos para eventualmente nos beneficiarmos de uma antecipação de rentabilidade. É um bônus que podemos ter mas não é objetivo. Ou seja, não faria sentido investir em tesouro mesmo contrafluxo visando especificamente a marcação. Se tiver investido em tesouro e conseguiu aproveitar uma marcação, parabéns! Caso não, nada muda. Quais taxas mínimas devo procurar para investir? R: não existem taxas mínimas. Isso seria uma bobagem pois pode abrir margem para perda de oportunidades. Vamos imaginar que a pessoa estabeleça que ela só pega títulos prefixado de no mínimo 16%a.a. Vamos pensar agora que em um ciclo de mercado o máximo que se teve foram títulos pagando 14,5%a.a. O cidadão que pensou em não comprar pois só queria 16% ou mais, agora está com a famosa dor de corno pois está sem prefixados bons pagando uma rentabilidade enquanto quem aproveitou os 14,5% está ganhando tranquilo. E isso vale não só para os prefixados como também para títulos indexados ao CDI e o IPCA. Sempre que for investir observe o que está sendo melhor oferecido no dia e leve sempre em consideração o risco X retorno. Por quanto tempo travar títulos que pego pelo contrafluxo? R: outro ponto que não tem regra. Novamente considere o risco X retorno. Quanto maior o prazo, maior é o risco e por conseguinte maior deve ser o prêmio. E é só tudo isso 😅 Espero que esse tópico lhe ajude um pouco mais nos estudos, seja para firmar melhor o conhecimento adquirido sobre o tema nas aulas, seja para enriquecer sobre o assunto, enfim. E se tiver dúvidas, manda aqui pra gente =)
    2 pontos
×
×
  • Criar novo...