Jump to content

Edison Paulini

Moderador em treinamento
  • Interações

    9406
  • Entrou

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    235

Tudo postado por Edison Paulini

  1. Cara, conheço pretinho básico Huahuahhua Do insta, mas conheço (saudações meslte shein 😂) Mas não me lembro de já ter escutado Hauhuahhua marvilhoso!
  2. Boa noite, @Bielan Camilo Neres ! Falando um pouco mais especificamente da minha área (gastronomia), particularmente eu gosto mais de uma pessoa que tenha vontade de aprender e que se dedique do que uma que tem trocentos diplomas, cursos e levanta o nariz sem saber cortar uma cebola. Na área da gastronomia existe uma questão infelizmente muito comum de ego além de alguns lugares olharem torto para quem quer começar depois de certa idade. Normalmente depois dos 30 pode ser difícil querer começar. Normalmente também aqui na área a experiência fala mais alto do que cursos em si. "Na prática a teoria é outra". Mas tem espaço pra todo mundo: para o que está cursando e aprendendo e quer estagiar, começar na carreira, para alguém que já tenha algum tipo de experiência seja para cobrir alguma função específica ou adentrar em algum projeto, enfim.
  3. A segunda opção era uma que meu pai usava. Abre uma brecha pra 5º série isso 😂
  4. Pode ser uma alternativa. Já foi a saída para alguns colegas aqui de pegar um empréstimo com taxas menores para pelo menos se livrar de juros mais altos e ter uma conta um pouco mais tranquila para pagar. Entendo que tem casos que o carro pode passar uma visibilidade sim. Um celtinha véio talvez não atendesse mesmo 😅 Mas o ponto que levanto para pensar é se de fato era necessário um carro novo em comparação ao que você tinha. E mesmo que fosse necessário um novo, era necessário um no dobro do valor? Mas pelo que comentou, foi mais emoção mesmo tendo um viés de necessidade que eu acho importante se ater sobre ser realmente uma necessidade e não uma justificativa de uma ação que tomamos que pode nos prejudicar. A preocupação seria isso se repetir novamente ;/
  5. Conto, pila é o mais comum pra falar. Houve uma época que eram "dilmas" Huahuahh Não sei porque raios, mas tenho o costume de usar mango quando escrevo 😅
  6. Boa noite, @João Victor Pereira ! Pode variar de pessoa para pessoa, mas eu particularmente acho mais legal os para iniciantes primeiro. Sou da opinião que nada como uma base muito bem consolidada de fundamentos e princípios para sustentar conteúdo e conhecimentos mais robustos por assim dizer.
  7. Agora é indicar eles fazerem AUVP pra você tentar ganhar presente Hauhuaha
  8. Boa noite, @Gabriel Augusto Malvão Silva ! Apenas complementando nossa amiga @Karolmara Paula Nunes. Antes de mais nada, o mais importante é você entender legal o conteúdo. Cada um de nós tem uma curva de aprendizado (quem aprende mais fácil, que tem mais dificuldade), cada um tem suas rotinas, etc. Mas nada disso é um ponto de preocupação sendo que o importante é aprender no seu ritmo. Acesso aqui ao curso, tem a solução da AUVP Sempre que além de permitir que você siga com acesso as aulas, à comunidade para tirar dúvidas, você também volta com as lives com o Raul que também são baita aulas, mantém taxa private na renda fixa (além do cashback do modelo Fee Based), o que faz com que o valor da AUVP Sempre se pague. E por fim, ainda tem chances de alguma eventual campanha. Recentemente teve uma que deu a AUVP Sempre para diversos alunos que cumpriam alguns requisitos.
  9. No final das contas hoje foi dia de dar uma cuidada na hortinha (tem um pequeno espírito de véia das pranta que em mim habita Huhauha) e de uma leitura pra descontrair
  10. Feriado na meiuca da semana tem suas vantagens. Tem duas sextas na semana Huahuhauha
  11. Boa noite, @Tessyo ! Tem a real necessidade de um carro nesse valor do qual adquiriu? É para gerar renda? É algum carro que tenha algum motivo muito plausível para justificar a compra? Ou foi na emoção de um carro que gosta, que é bonito e tem um pouco mais de conforto e que te levaria para qualquer lugar igual um celtinha também levaria? Se não, eu preferiria pegar um mais simples que te leve para os outros lugares da mesma fora e quitar logo a dívida pois quase 20%a.a. é muito pesado. Falo isso também do viés de não conseguir dormir tranquilo com uma dívida na cabeça.
  12. Boa noite, @Diego Aparecido ! Para ser franco, não tem certo ou errado do tempo. Você pode concluir o curso e tirar o certificado em até 1 ano depois que entrou. Quando se fala sobre as 8 semanas, são dois fatores considerados aqui: 1 - em geral, estudando assiduamente daria pra completar tranquilamente nesse período. Mas sabemos que todos temos nossas rotinas, disponibilidades, facilidade maior ou menor de aprendizado e por aí vai; 2 - fala-se em 8 semanas somando o fato que se tem direito a 8 lives com o Raul. Na teoria seria uma live para tirar dúvidas sobre um módulo. Mas mesmo que essas lives cessem, tem aqui a comunidade para tirar muitas dúvidas bem como pode se pensar na assinatura da AUVP Sempre. Mas veja que isso não são regras que devam ser estritamente seguidas. O mais importante é que você esteja compreendo e absorvendo legal o conteúdo independente do tempo!
  13. Aqui pra mim até mora o ponto principal da questão: rentabilidades raras. Eu não me sentiria tranquila em "apostar" nisso de novo. Acho muito mais prático a renda fixa da casa que inclusive conseguimos entender um pouquinho melhor e temos boas estratégias para lidar com diversos ciclos.
  14. Boa noite, @Julio Cezar Giacobbo De Souza ! SE formos considerar os valores de dedução do Fee Based na conta, é viável também considerar os valores que recebemos como cashback dentro do modelo que no mínimo podem fazer as taxas ficarem elas por elas. No modelo Fee Based temos cashbacks de, por exemplo, aluguéis de ações e spreads da renda fixa. Logo, entendo que que por mais que haja uma cobrança também recebemos uma contrapartida e que isso torna o modelo valer a pena não só eticamente mas financeiramente falando.
  15. Boa noite, @Ana Raquel De Souza Buzolin ! Como pode ver, é tranquilo a questão do FGC. E gostaria de ressaltar alguns pontos aqui: - Pouco provável que tenhamos diversos emissores quebrando juntos de modo que o FGC não desse conta de cobrir tudo. Se isso acontecesse na verdade, estaríamos falando de um cenário tão ruim que provavelmente nossa última preocupação seria um ressarcimento de um fundo; - Já vi pessoas reclamarem da "demora" dos 30 dias. Mas em casos foram pessoas que pedem pra dar 💩. Deixar reserva de emergência em CDB de banquinho que promete não sei quantos % de CDI e tem medo do banco quebrar. Obviamente isso não tem coerência alguma, mas enfim; - Semelhante a ideia do primeiro ponto que citei, vamos pensar que, por exemplo, o Banco do Brasil quebre (primeiro banco que me veio a mente haha). O FGC não teria porte para cobrir uma quebra de um banco assim bem como um Itau da vida, Bradesco, etc. Se isso acontecer, novamente poderemos estar falando de algum cenário muito grave. Espero que ajude!
  16. Sou um pouco suspeito a falar mas dando uma opinião pessoal, eu acho já o soco matinal e o Giro da bolsa muito mais que suficientes. Além disso, sabemos que todo tipo de conteúdo tem algum viés que podemos concordar mais ou menos. O conteúdo da AUVP e Investidor sardinha costumam bater mais com os vieses de quem entra aqui.
  17. Boa noite, @Lucas Ferraz ! Apenas complementando nosso amigo @Vitor Henrique Travessolo. De fato os ETFs que você citou são chamativos justamente por não serem de renda fixa. Como eles aplicam em ações do mercado americano que é um mercado muito mais sólido e maduro, a tendência e de rentabilidades altas. Agora investir em ETFs de renda fixa, na minha opinião não tem muito sentido por dois dois pontos: - a renda fixa americana não possui rentabilidades tão altas; - mesmo que encontrasse um ETF que investisse em títulos de dívidas aqui do Brasil (não sei se é o seu caso mas há quem procure), não faria muito sentido em vista que podemos investir diretamente em renda fixa por aqui sem ter custos das taxas do ETF e valores para se dolarizar um valor e aplicar em um investimento que no final das contas está do nosso lado.
  18. Realmente as rentabilidades no geral não são das melhores. Porém, existem fundos de previdência que conseguem performar junto ou até mesmo pouco acima do CDI e com baixas taxas de administração. Vou deixar abaixo um tópico que fala sobre o tema que contempla alguns fundos de previdência que já foram avaliados que valem a pena. Espero que ajude!
  19. Só quem viveu hahaha Talvez tenham vestígios no vídeos mais antigos lá no canal.
  20. Boa tarde, @Leandro Ferreira Leite ! Na minha visão são um conjunto de fatores mas eu destaco dois principais que percebo: 1 - temor ao risco: como sabemos, inevitavelmente os FIIs tem uma carga de risco por serem ativos de renda variável. Além disso, o risco de crédito envolvido nos FIIs tendem a aumentar por conta do aumento da taxa de juros. E isso gera insegurança; 2 - migração das massas: posto o item anterior, o que parece mais atrativo para as massas? Um ativo de renda variável que começa a oscilar e derreter ou ativos de renda fixa que estão atrativos de imediato e oferecem mais segurança? Se FIIs estão ainda bem fundamentados, possuem uma boa gestão dos riscos que estão envolvidos nestes cenários e estão entregando resultados, não vejo motivos para preocupações e/ou suspensão de aportes.
  21. Boa tarde, @Jonatas Texeira Nunes ! O primeiro passo é terminar realmente o módulo pois você terá mais insights sobre o que estudar e coletar na empresas. O estudo delas leva uma tempinho mesmo, não tem muito como fugir. Mas tem alguns pontos que podem te ajudar a já eliminar muita porcaria da frente e nem perder tempo. Como dito pelo @Vittor Zanatta, comece escolhendo o setor que deseja estudar. Normalmente começamos pelo bancos, depois saneamento e elétricas que são os setores mais perenes, antigos e que funcionam bem que temos na bolsa. Ao pesquisar as empresas deste setor, vai ter uma gama gigante de opções. Mas se aplicar os critérios de eliminação que aprendemos aqui de lucros constantes nos últimos 10 anos (ou seja, a empresa nunca deu um prejuízo em um exercício. E veja que são lucros constantes e não precisamente crescentes), tem tag along (ideal é 100% mas há abra exceções para empresas com 80%) e dívidas controladas, já vai fazer um belo filtros de empresas que valem a pena se dedicar. Após isso você poderá aplicar diversos conceitos que serão ministrados nas aulas do módulo 4 que te ajudarão a escolher as empresas que quer se aprofundar. Pode ser pelo tamanho delas, pelo tempo de mercado, por indicadores de eficiência, e por aí vai. Por ora, acredito que isso já sane um pouco as dúvidas de momento. Se tiver mais, é só dizer =) PS: um adendo que deixo aqui para não cometer um erro que normalmente o pessoal comete. Não use o diagrama sem antes ter estudado só pra ver com que nota fica e se você vai investir no ativo ou não com base nessa nota sem o estudo da empresa. O diagrama é uma ferramenta que irá medir o risco e resiliência de uma empresa que você escolheu se tornar sócio e não um forma de escolher ativos pois isso pode induzir a erros.
  22. Boa tarde, @Eli Sousa ! Na minha opinião ter o benefício da dedução do IR é um dos únicos benefícios de manter uma previdência. O outro seria ter uma previdência o qual o empregador aporta um valor em cima do que aportamos do que é descontado em folha, mas não é o caso aqui. O próprio Raul já comentou que vale a pena aportar até o limite de conseguir a dedução máxima de 12% do IR para quem faz a declaração completa. Além do mais, podem se ter previdências que tenham regras de saque condizentes com sua estratégia como, por exemplo, sacar valores com menores deduções futuramente quando se na fase de usufruto de patrimônio.
×
×
  • Criar novo...