Jump to content
  • 0

Empréstimo com meu pai para comprar apartamento


Convidado Anônimo

Pergunta

Tenho uma situação um tanto específica na aquisição de um imóvel.

Contextualização:
Me casei esse ano, ganho USD 4000 por mês e minha esposa R$5000 por mês (o valor liquido depois de impostos e dizimo da por volta de R$20.000 por mês).

Sou da turma 25 e acabei o modulo 2.

Situação:
Como presente de casamento de meu pai eu ganhei a entrada do valor de um apartamento (R$60.000) + o valor da documentação (R$12.000), e ele me fez um empréstimo do resto do valor (R$240.000). Esse empréstimo foi feito com contrato assinado, considerando ajuste de acordo com o IPCA (para ele não perder dinheiro), e este valor foi dividido em 120 parcela que reajustam todo mes.

Duvida:

Queria saber se acham que foi vantajoso, ou se tento lidar com essa situação de outra forma daqui pra frente. Pelas minhas contas iniciais era uma boa ideia, mas resolvi perguntar aqui na comunidade para ter mais opiniões depois de terminar o módulo 2.

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde. Vantajoso com certeza foi, ja que voce ganhou o valor da entrada e teve um financiamento sem burocracia e taxas bancarias. Contudo, financiamentos indexados a uma taxa pós fixada como o IPCA sempre tem um risco atrelado, que seria o indexador sofrer uma variação grande devido a um aumento da inflação. Geralmente taxas prefixadas geram uma estabilidade maior, ja que voce sabe exatamente o valor a ser pago.

Como é seu pai, não sei ate que ponto teria abertura para negociações caso um aumento da inflação significativa venha a acontecer. Teria que avaliar tambem se não havera outras pessoas envolvidas no processo de recebimento destes valores.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 09/10/2023 at 16:05, Convidado Anônimo disse:

Tenho uma situação um tanto específica na aquisição de um imóvel.

Contextualização:
Me casei esse ano, ganho USD 4000 por mês e minha esposa R$5000 por mês (o valor liquido depois de impostos e dizimo da por volta de R$20.000 por mês).

Sou da turma 25 e acabei o modulo 2.

Situação:
Como presente de casamento de meu pai eu ganhei a entrada do valor de um apartamento (R$60.000) + o valor da documentação (R$12.000), e ele me fez um empréstimo do resto do valor (R$240.000). Esse empréstimo foi feito com contrato assinado, considerando ajuste de acordo com o IPCA (para ele não perder dinheiro), e este valor foi dividido em 120 parcela que reajustam todo mes.

Duvida:

Queria saber se acham que foi vantajoso, ou se tento lidar com essa situação de outra forma daqui pra frente. Pelas minhas contas iniciais era uma boa ideia, mas resolvi perguntar aqui na comunidade para ter mais opiniões depois de terminar o módulo 2.

Realmente uma situação bem especifica.

E uma boa, se considerar que recebeu 312k e vai ter que pagar 240k+juros.

De cara tem um desconto de 23%.

  • O melhor por enquanto seria continuar o empréstimo com teu pai, fazendo amortizações maiores quando possível, pois reduzindo o prazo vai acabar pagando menos juros.
  • mesmo que financeiramente seja um pouco mais caro, a falta de burocracia, e taxas não tem preço
  • eu continuaria com o pai em quanto for possível.

 

  • caso o IPCA venha a subir muito
  • Como a casa esta quitada, no seu nome, você pode fazer uma simulação de empréstimo no banco na modalidade "home equity" com juros fixos e avaliar o valor da parcela para quitar o empréstimo com o seu pai
  • Dependendo do banco, o empréstimo não chega a 100% do valor do imóvel, e também teria que pagar as taxas de cartório que não são baratas
  • teria que colocar na ponta do lápis, o saldo devedor (com seu pai) os juros e as taxas para ver se compensa.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Como o pessoal já falou e exemplificou acima, a negociação com o paibank foi muito boa, principalmente em relação a burocracias para abrir financiamento em banco, geralmente teria que arcar com todas as taxas envolvidas na abertura de conta, seguro de vida e do imóvel obrigatórias na abertura (por mais que se possa cancelar e se ressarcir depois de um tempo) e tantas outras taxas embutidas.

Caso vocês optem pela quitação antecipada das parcelas tem alguma cláusula em que preveja essa situação ?

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...