Jump to content
  • 0

P/VP


Gabriel Prado

Pergunta

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 minutes ago, Gabriel Prado disse:

Boa tarde sardinhas. 

Gostaria da opinião de vocês de até quanto de P/VP é justo pagar em um FII. 

O raul menciona que abaixo de 1 barato, 1 é justo e acima de 1 é caro.  Se estiver 1,05 já entra nesse quesito de caro? 

Obrigado e até mais!

@Gabriel Prado para um FII de papel pagar mais que 1 você estará pagando por um ativo que, em teoria, não tem uma valorização além do que é regido nos empréstimos que o Fundo fez. E o valor do patrimônio do Fundo é atualizado diariamente.

Já para os FIIs de tijolo o cálculo leva em consideração a avaliação dos imóveis do Fundo, no entanto as avaliações ocorrem de tempos em tempos, então pode haver uma discrepância entre o valor da última avaliação e o valor atual dos imóveis, o que afeta o resultado do cálculo do P/VP.

Com relação ao 1,05 ser ou não caro, vai um pouco da tolerância de cada investidor. Para mim (pessoalmente), não seria um grande problema um FII de papel estar em 1,05. E nem para um FII de tijolo.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Gabriel Prado disse:

Boa tarde sardinhas. 

Gostaria da opinião de vocês de até quanto de P/VP é justo pagar em um FII. 

O raul menciona que abaixo de 1 barato, 1 é justo e acima de 1 é caro.  Se estiver 1,05 já entra nesse quesito de caro? 

Obrigado e até mais!

Depende, FIIs de papel não compro se estiver acima de 1,01. FIIs de tijolo até 1,05 eu compro. Tem aquela historia que demora para os FIIs de tijolo subirem o seu valor patrimonial, já que demora um pouco para ser feito as reavaliações dos imóveis do FII. Pode ser que você esteja pagando 1,10; mas pode ser um valor justo, se você considerar que o valor dos ativos esta errado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/10/2023 at 18:14, Gabriel Prado disse:

Boa tarde sardinhas. 

Gostaria da opinião de vocês de até quanto de P/VP é justo pagar em um FII. 

O raul menciona que abaixo de 1 barato, 1 é justo e acima de 1 é caro.  Se estiver 1,05 já entra nesse quesito de caro? 

Obrigado e até mais!

Boa Noite 

Prezados ( Todos que realizarem a leitura )

Gabriel Prado

Direto ao assunto.

Ponto de visto de um alevino,  aquisição no caso de P/VP superior 100 no caso pagar ágio no  Fii de Papel não faz sentido, primeiro por ter varias oportunidades de outros bons fiis com desconto e com a remarcação constante dos Cris que fazem variar o P/VP desse segmento e normalmente esta sendo muito para baixo, e no meu ponto de vista não adianta falar que é investimento a longo prazo e bla bla bla, na verdade por ser longo prazo que precisamos nos preocupar e procurar oportunidades ou ficaremos andando de lado por tempos e a evolução acaba sendo impactada em cada cota que vc compra com oportunidades, segue exemplo HGCR11 preço médio 106,94 sendo que o preço teto 102,99 pagou de DY no ultimo TRI a média de 1,10 segue exemplo e impactos

image.png.d0bbd524cc49327672491a08d786a777.png

Já nos casos de Fiis de Tijolos eu particularmente pago máximo 1,05 P/VP normalmente a avaliação dos imóveis é anual que pode causar impacto nesse valor, lembrando adquirir P/VP somente após analisem da gestora Relatório Gerencial e pra mim o mais importante a evolução do DY anual exemplo evolução 2019 x 2020 x 2021 etc. 

 

Espero ter agregado. 

 

 

Editado por Carlos Madeira
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Carlos Madeira disse:

Boa Noite 

Prezados ( Todos que realizarem a leitura )

Gabriel Prado

Direto ao assunto.

Ponto de visto de um alevino,  avaliação no caso de P/VP Fii de Papel não faz sentido, primeiro por ter varias oportunidades de outros bons fiis com desconto e com a remarcação constante dos Cris que fazem variar o P/VP desse segmento e normalmente esta sendo muito para baixo, e no meu ponto de vista não adianta falar que é investimento a longo prazo e bla bla bla, na verdade por ser longo prazo que precisamos nos preocupar e procurar oportunidades ou ficaremos andando de lado por tempos e a evolução acaba sendo impactada em cada cota que vc compra com oportunidades, segue exemplo HGCR11 preço médio 106,94 sendo que o preço teto 102,99 pagou de DY no ultimo TRI a média de 1,10 segue exemplo e impactos

image.png.d0bbd524cc49327672491a08d786a777.png

Já nos casos de Fiis de Tijolos eu particularmente pago máximo 1,05 P/VP normalmente a avaliação dos imóveis é anual que pode causar impacto nesse valor, lembrando adquirir P/VP somente após analisem da gestora Relatório Gerencial e pra mim o mais importante a evolução do DY anual exemplo evolução 2019 x 2020 x 2021 etc. 

 

Espero ter agregado. 

 

 

@Carlos Madeira não entendi bem o seu ponto de vista com relação ao exemplo dado com os dividendos do HGCR11 quando você calcula 1 cota, 10 cotas e 1.000 cotas. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Carlos Madeira não entendi bem o seu ponto de vista com relação ao exemplo dado com os dividendos do HGCR11 quando você calcula 1 cota, 10 cotas e 1.000 cotas. 

@Flavio Prado Basicamente se você compra um Fiis 105 de PVP esta pagando mais caro logo a consequência/impacto na sua rentabilidade, por esse motivo fiz o desdobramento no exemplo das cotas para tangibilizar a ideia no calculo final. 

Basicamente se pagou caro seu % de ganho é impactado.

Consegui me expressar melhor?

 

Editado por Carlos Madeira
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Carlos Madeira disse:

@Flavio Prado Basicamente se você compra um Fiis 105 de PVP esta pagando mais caro logo a consequência/impacto na sua rentabilidade, por esse motivo fiz o desdobramento no exemplo das cotas para tangibilizar a ideia no calculo final. 

Basicamente se pagou caro seu % de ganho é impactado.

Consegui me expressar melhor?

 

@Carlos Madeira percentualmente falando não faz diferença se você tem 1 cota ou 1.000 cotas do FII, você sempre terá o mesmo percentual de DY. No seu exemplo, 1,03% para o preço de R$106,94. E 1,07% para o preço de R$102,99.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

 

17 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Carlos Madeira percentualmente falando não faz diferença se você tem 1 cota ou 1.000 cotas do FII, você sempre terá o mesmo percentual de DY. No seu exemplo, 1,03% para o preço de R$106,94. E 1,07% para o preço de R$102,99.

@Flavio Prado

Se você falar que o valor de DY não vai mudar e não vai mesmo ok, agora falar que o % não muda não concordo, se pra você 1,03 e igual 1,07 não faz sentido.

Vamos lá outro exemplo para facilitar o entendimento.

Outro exemplo com disparidade maior de P/VP

image.png.6b83664975a9c209ee82c79551a3fca0.png 

Att

 

Editado por Carlos Madeira
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Carlos Madeira disse:

 

@Flavio Prado

Se você falar que o valor de DY não vai mudar e não vai mesmo ok, agora falar que o % não muda não concordo, se pra você 1,03 e igual 1,07 não faz sentido.

Vamos lá outro exemplo para facilitar o entendimento.

Outro exemplo com disparidade maior de P/VP

image.png.6b83664975a9c209ee82c79551a3fca0.png 

Att

 

@Carlos Madeira agora entendi. Você está pegando duas cotações de momentos diferentes e calculando o percentual do DY. Sim, vai ter diferença no percentual se o valor em Reais for o mesmo e a cotação for diferente, porém continua indiferente a comparação entre 1 cota, 10 cotas e 1.000 cotas. Os percentuais serão os mesmos para cada cotação independente da quantidade de cotas. É tudo proporcional. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Carlos Madeira agora entendi. Você está pegando duas cotações de momentos diferentes e calculando o percentual do DY. Sim, vai ter diferença no percentual se o valor em Reais for o mesmo e a cotação for diferente, porém continua indiferente a comparação entre 1 cota, 10 cotas e 1.000 cotas. Os percentuais serão os mesmos para cada cotação independente da quantidade de cotas. É tudo proporcional. 

 

Você está pegando duas cotações de momentos diferentes  é exatamente a ideia do P/VP. Se você compra com ágio esta pagando mais caro, o exemplo da diferença de tempo foi para ficar muito mais claro que as vezes é melhor investir em outro fundo com oportunidade e aguardar o p/vp voltar ao ideal. 

Fiz o exemplo das cotas para ficar mais claro pois me parece que quando mostramos isso  "ganho/oportunidade" fica mais claro quando a pessoa faz por 1 ou 10 cotas principalmente quem esta começando não vê tanta relevância porem a expectativa é que o patrimônio e investimento da pessoa venha crescer e esta ai a diferença quando tem 100 ou mil cotas. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/10/2023 at 23:14, Gabriel Prado disse:

Boa tarde sardinhas. 

Gostaria da opinião de vocês de até quanto de P/VP é justo pagar em um FII. 

O raul menciona que abaixo de 1 barato, 1 é justo e acima de 1 é caro.  Se estiver 1,05 já entra nesse quesito de caro? 

Obrigado e até mais!

Geralmente pra fiis eu avalio o p/VP histórico. Tem muito fundo negociando historicamente acima do vp simplesmente por ser mais consolidado e entregar bons resultados. Pela segurança de estar em um fundo consolidado eu aceito pagar acima se for esse caso de um fundo historicamente entregando bons resultados, até pq o vp dos fiis não são revisados todo mês. A diferença pra mim que no diagrama os fundos acima do vp perdem um ponto então vai reduzir a exposição. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Marlon De Sena disse:

Geralmente pra fiis eu avalio o p/VP histórico. Tem muito fundo negociando historicamente acima do vp simplesmente por ser mais consolidado e entregar bons resultados. Pela segurança de estar em um fundo consolidado eu aceito pagar acima se for esse caso de um fundo historicamente entregando bons resultados, até pq o vp dos fiis não são revisados todo mês. A diferença pra mim que no diagrama os fundos acima do vp perdem um ponto então vai reduzir a exposição. 

Esqueci so de falar que isso é para fii de tijolo. Se for fii de papel nunca pague acima do vp. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...