Jump to content
  • 1

Filtro de FIIs


Ezequiel Doulas Prezotto

Pergunta

Durante o curso pude entender como avaliar se um FII é bom ou não, porém queria saber como fazem o filtro inicial para começar a analisar mais fundo, pois a quantidade de fundos é grande para analisar profundamente cada um, acredito que o mesmo vale para ações.

 

Tem alguns sites com filtros que posso escolher tipo, filtrar por P/VP..... Seria válido? 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
8 horas atrás, Matheus Dalmédico Ioris disse:

Boa noite, e na questão das taxas (administração, performance, gestão...) o que seriam taxas aceitáveis?? 

Mais do que valores absolutos de taxas, a analise do fundo em si e de seus resultados terão peso superior aos valores encontrados.

O que seria melhor, um fundo com taxa de administração de 1% que te entrega um DY de 1%am ou um com taxa de 0,5% e DY de 0,5%am?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
51 minutes ago, Ezequiel Doulas Prezotto disse:

Durante o curso pude entender como avaliar se um FII é bom ou não, porém queria saber como fazem o filtro inicial para começar a analisar mais fundo, pois a quantidade de fundos é grande para analisar profundamente cada um, acredito que o mesmo vale para ações.

 

Tem alguns sites com filtros que posso escolher tipo, filtrar por P/VP..... Seria válido? 

Boa noite @Ezequiel Doulas Prezotto, se eu entendi a sua pergunta, é se tem site que filtram ativos de FIIs por p/vp né?

O próprio site do investidor 10 tem este tipo de filto lá e acho que te ajuda neste sentido.

Com relação à analise de FIIs é importante que gaste um pouco de tempo analisando, pois é um investimento que não quer ter dor de cabeça como qualquer outro ativo, a principio é interessante avaliar qual o tipo de fundo imobiliário que quer, é como avaliar o seguimento de atuação das empresas, existem varios tipos de FIIs, eu particularmente gosto de Tijolos, que tambem da pra filtrar la no investidor, tendo em vista o setor, escolhe-se o subsetor, bancarios, hospitais, hoteis,... enfim,... seja lá qual for o subsetor,  em seguida dou uma olhada do p/vp e na liquidez diaria do ativo, visto isto, olho a vacancia, se possui, caso não tenha existe outros sites que mostram, sites que nas aulas lhe são apresentados,... Seguindo com a análise, vejo seu patrimônio liquido, seu histórico de dividendos, e muito importante ver se não é monoinquilino, pode ser um problema, e se não tem um só estabelecimento fisico se tratando de Tijolos,.... não obstante a tudo isto vejo no seu relatório gerencial enviado todos os meses sobre a contabilidade do fundo e avalio os numeros. havia me esquecido de falar sobre as txs adm e tx de performance, prestar muito a atenção neste quesito principalmente nos de papeis e nos fundos de fundos, feito isto e se estiver de acordo com seus critérios iniciar a avaliação dos imóveis em sua estrutura fisica, localidade, e caracteristicas regionais com relação a valorização e crescimento, no mais se não falei aqui com certeza algum mestre ai vai completar, sou peixinho ainda e tambem estou aprendendo, mas espero ter ajudado em alguma informação.

Um abraço!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Ezequiel Doulas Prezotto disse:

Durante o curso pude entender como avaliar se um FII é bom ou não, porém queria saber como fazem o filtro inicial para começar a analisar mais fundo, pois a quantidade de fundos é grande para analisar profundamente cada um, acredito que o mesmo vale para ações.

 

Tem alguns sites com filtros que posso escolher tipo, filtrar por P/VP..... Seria válido? 

Boa noite @Ezequiel Doulas Prezotto. Comece a analise pelo tipo / segmento, assim como voce faz na analise de ações pelo setor. 

Fundos de tijolos do segmento de logistica, shoppings, salas comerciais. Ou fundos de papel, fof...

A partir dai va eliminando aqueles que voce observa caracteristicas que voce não quer. Monoinquilinos, vacancia alta, inadimplencia

No inicio pode dar um pouco de trabalho, mas pegando a dinamica aos poucos a analise vai ficando mais natural.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 minutes ago, Eder Fernandes disse:

Boa noite @Ezequiel Doulas Prezotto, se eu entendi a sua pergunta, é se tem site que filtram ativos de FIIs por p/vp né?

O próprio site do investidor 10 tem este tipo de filto lá e acho que te ajuda neste sentido.

Com relação à analise de FIIs é importante que gaste um pouco de tempo analisando, pois é um investimento que não quer ter dor de cabeça como qualquer outro ativo, a principio é interessante avaliar qual o tipo de fundo imobiliário que quer, é como avaliar o seguimento de atuação das empresas, existem varios tipos de FIIs, eu particularmente gosto de Tijolos, que tambem da pra filtrar la no investidor, tendo em vista o setor, escolhe-se o subsetor, bancarios, hospitais, hoteis,... enfim,... seja lá qual for o subsetor,  em seguida dou uma olhada do p/vp e na liquidez diaria do ativo, visto isto, olho a vacancia, se possui, caso não tenha existe outros sites que mostram, sites que nas aulas lhe são apresentados,... Seguindo com a análise, vejo seu patrimônio liquido, seu histórico de dividendos, e muito importante ver se não é monoinquilino, pode ser um problema, e se não tem um só estabelecimento fisico se tratando de Tijolos,.... não obstante a tudo isto vejo no seu relatório gerencial enviado todos os meses sobre a contabilidade do fundo e avalio os numeros. havia me esquecido de falar sobre as txs adm e tx de performance, prestar muito a atenção neste quesito principalmente nos de papeis e nos fundos de fundos, feito isto e se estiver de acordo com seus critérios iniciar a avaliação dos imóveis em sua estrutura fisica, localidade, e caracteristicas regionais com relação a valorização e crescimento, no mais se não falei aqui com certeza algum mestre ai vai completar, sou peixinho ainda e tambem estou aprendendo, mas espero ter ajudado em alguma informação.

Um abraço!

Na questão da analise faço isso, também conheço alguns sites para filtrar pelos ativos, a minha questão é mais se por exemplo tu pega em ordem alfabética e vai vendo um a um, ou se já aplica um filtro.

O que eu tenho feito é filtrar pelo tipo que eu quero, no caso agora de papéis pois não tenho ainda, depois por P/VP, tamanho e liquidez, com isso devem sobrar uns 10, e esses 10 eu começo a ver cada indicador, se tiver algo gritante descarto, daí vou para conhecer imóveis e ler documentos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Diego Rodrigues Alves Da Silva disse:

Boa noite a todos.

Pergunta rapida sem muita teoria:

Qual melhor FIIs: Tijolo ou Papel?

Boa noite @Diego Rodrigues Alves Da Silva. São 2 tipos de fundos imobiliarios com estrategias diferentes. Nos fundos de tijolos voce investe em imoveis fisicos. Nos de papel são dividas relacionadas ao setor imobiliarios.

Vão ter criterios diferentes tanto na avalição como na gestão de riscos.

Sendo assim, não existe melhor ou pior, tudo vai depender dos seus objetivos e da sua estrategia de investimentos.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite @Ezequiel Doulas Prezotto!! Tambem tinha uma dúvida parecida, até tentei perguntar para o Raul mas acho que não fui claro.

O que estou fazendo é analisando pelos segmetos, como Tijolo -> lajes corporativas. Utilizo o Status Invest, Founds Exprorer e Fiis.com. No Status Invest e Fiis.com, consgio filtrar pelo valor dos indicadores que desejo, como P/VP e D.Y. Para dar uma varrida geral, ja seleciono uma quantidade mínima de cotista, se tem participação no IFIX e dou uma olhada no patrimônio geral. Após isso vou analisando os imóveis, local dos imóveis, vacânica, taxas de adm. e etc.

 

Para os FII de papel e fofs ainda não defini uma linha de raciocínio boa.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Diego Rodrigues Alves Da Silva disse:

Boa noite a todos.

Pergunta rapida sem muita teoria:

Qual melhor FIIs: Tijolo ou Papel?

Depende, se você esta no fase de construir patrimônio, faz sentido ter mais papel, se já esta vivendo de renda, com toda certeza tijolo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 minutes ago, Matheus Dalmédico Ioris disse:

Boa noite, e na questão das taxas (administração, performance, gestão...) o que seriam taxas aceitáveis?? 

Boa noite, Matheus!

Em geral, a taxas médias de administração vão de 0,25 a 2% a.a.

Já a de performance a média é de 20% a.a.

Qualquer coisa acima desses valores eu já considero como fator eliminatório.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/10/2023 at 20:53, Ezequiel Doulas Prezotto disse:

Durante o curso pude entender como avaliar se um FII é bom ou não, porém queria saber como fazem o filtro inicial para começar a analisar mais fundo, pois a quantidade de fundos é grande para analisar profundamente cada um, acredito que o mesmo vale para ações.

 

Tem alguns sites com filtros que posso escolher tipo, filtrar por P/VP..... Seria válido? 

Blz @Ezequiel Doulas Prezotto, espero que esteja bem. Os companheiros já lhe deram ótimas dicas, então, o que lhe digo é, não tenha pressa nas análises. 😉

Desejo sucesso 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...