Jump to content
  • 0

Setor brasileiro de saúde é promissor?


Samuel Henrique Da Silva

Pergunta

Olá pessoal, estava assistindo as aulas sobre como analisar ações e decidi escolher o setor da saúde para começar.

A ideia aqui é que possam contribuir com pontos em que eu possa melhorar minhas análises.

Confesso que o setor no Brasil não me pareceu muito promissor.

Vou explicar como eu escolhi as empresas. Utilizei o site do Investidor10 para ver as empresas e dividi-las por setor/subsetor: Comecei pegando as do subsetor de comercio e distribuição.

Alguns subsetores ficaram de fora, pois as empresas que faziam parte já não passariam por algum motivo.

Para diminuir a quantidade de empresas eu peguei apenas aquelas que tem um valor de mercado igual ou acima de 6bi

Obs: Vi que acabei incluindo algumas empresas abaixo do valor de mercado citado acima, acredito que foi só para incluir mais empresas no meu estudo (Estava começando) Depois vi que empresas MUITO pequenas não iriam entrar e acabei desconsiderando outras.

Na imagem 1 eu pego os indicadores fundamentalistas e vejo se as empresas passam ou não para a próxima "fase".

Na fase dos indicadores de eficiência as empresas caíram por conta da margem líquida. Nas aulas, Raul diz que essa margem deve ser por volta de 8% para indústria e 20% para serviços, com isso nenhuma empresa chegou perto desses números e por isso nenhuma passou para a próxima fase.

Selecionando o subsetor de serviços, imagem 2, a única empresa que "passou" em todas as etapas desse primeiro processo foi a Odontoprev.

Por mais que tivesse um DY baixo (Seu preço não seria um problema se a empresa pagasse um pouco mais de dividendo)  eu quis ir para a próxima fase com ela para praticar.

Após ter feito a análise dos indicadores eu vou para as perguntas, imagem 3, não as respondi com SIM ou NÃO, apenas coloquei as repostas ao lado e assim tomaria minha decisão.

Obs: Não consegui responder todas as perguntas ainda, acredito que seja pq foi minha primeira avaliação de uma empresa.

Da mesma forma, a ideia aqui é verificar se estou cometendo algum crime ao realizar meus estudos.

Com tudo, vi que o setor em si no Brasil não me agradou muito e isso me levou a pensar se estou realizando o estudo de maneira correta.

Desde já fico agradecido pelas respostas.

imagem-1.png

imagem-2.png

imagem-3.png

Editado por Samuel Henrique da Silva
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

@Samuel Henrique da Silva, eu dei uma estudada no setor, principalmente hospitalar, como não tem com o que comparar rede D’Or por exemplo, peguei dados de redes hospitalares americanas, as margens são bem baixas, mas os montantes são enormes, o que trava muito o setor de saude no pais é a baixa renda e de certa forma a competição com o SUS, acredito que é um setor com um espaço enorme para crescer, porem teria que ser atrelado ao SUS, prestando serviços, principalmente exames, pois exige um alto investimento e capacidade de gestão, coisa que o governo não tem.

Hoje o SUS é o grande operador do mercado de saude aplicada, não consegui ver uma forma de uma empresa ter performance e crescimento sem estar atrelado a ele, isso de certa forma explica a Odontoprev ser a empresa com melhores números, já que os tratamentos dentários são mais baratos que os tratamentos de saude.

O modelo de negocio da Otontoprev também é muito diferente de hospitais ou laboratórios, pois trabalha com plano de saude, com ampla base de clientes corporativos.

Sei lá se deu pra entender, mas o setor de saude é algo que eu gostaria muito que se expandisse, vejo um mar de oportunidades, Brasil é muito deficitário, principalmente no interior. O difícil é que não se tem muitas empresas, ficando muito difícil de comparar qualquer coisa, pois a maioria atua em setores muito distintos. 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O setor de saúde no Brasil só vai ter um up. Quando adotarem o sistema americano com corretoras e seguradoras. Daí aí sim vai impulsionar as redes de hospitais. Até lá só tem como investir uma o outra no meio da pirâmide e no topo da pirâmide. Mas com muitas restrições. O sus apesar de ser um sistema do governo e não ser atrativo para os hospitais e afins. Em algumas especialidades há o que se chamam de bipartide com os estados e municípios. Mesmo assim não é bom. E domina de uma certa forma a saúde. O sistema de saúde é muito caro com um retorno estrangulado. Uma fração da população tem planos de saúdes popularizados e uma fatia muito pequena os planos e seguradoras que pagam melhor. Mas não dá conta e não tem sustentabilidade. Eu colocaria aí uns 10 a 20 anos para acontecer isso talvez em São Paulo, minas, Brasília e outras capitais  Pego por Goiânia, um caos e tem o pior ticket médio do país. Está numa bolha que vai estourar. Para daí tentar fazer um up para estilo São Paulo por exemplo. Imagina para o modelo americano. 

Editado por Károly Hunkár
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...