Jump to content
  • 0

Sanepar ou Sabesp - Líder do Setor


David Castello Branco Assunção

Pergunta

Boa noite, pessoal!

Estou com uma dúvida simples, na hora de analisar a seguinte pergunta do diagrama: "É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)". 

Nesse caso, para sabermos qual é a maior empresa do setor/líder nacional, devemos olhar necessariamente para o tamanho da empresa, vide valor de mercado? Pq neste caso, creio que a Sabesp seria a maior do setor e a líder (apesar dos indicadores da Sanepar serem melhores). 

Obrigado

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
57 minutes ago, David Castello Branco Assunção disse:

Boa noite, pessoal!

Estou com uma dúvida simples, na hora de analisar a seguinte pergunta do diagrama: "É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)". 

Nesse caso, para sabermos qual é a maior empresa do setor/líder nacional, devemos olhar necessariamente para o tamanho da empresa, vide valor de mercado? Pq neste caso, creio que a Sabesp seria a maior do setor e a líder (apesar dos indicadores da Sanepar serem melhores). 

Obrigado

Boa noite @David Castello Branco Assunção. Espero que esteja bem.

Creio que uma empresa se torna líder de por várias razões, e não somente o valor de mercado, incluindo a oferta de produtos ou serviços de alta qualidade, inovação constante, compreensão profunda das necessidades dos clientes, estratégias de marketing eficazes, excelente atendimento ao cliente e capacidade de adaptação às mudanças do mercado. 
Espero ter ajudado 😉

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, David Castello Branco Assunção disse:

Boa noite, pessoal!

Estou com uma dúvida simples, na hora de analisar a seguinte pergunta do diagrama: "É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)". 

Nesse caso, para sabermos qual é a maior empresa do setor/líder nacional, devemos olhar necessariamente para o tamanho da empresa, vide valor de mercado? Pq neste caso, creio que a Sabesp seria a maior do setor e a líder (apesar dos indicadores da Sanepar serem melhores). 

Obrigado

Boa noite, David!

Também concordo com nosso amigo Marco que o valor de mercado não é necessariamente o fator decisivo para um líder de mercado. Acho que isso pode ser uma consequência provável que estaria junto do que a empresa oferece, sua capacidade de gerar lucros ao longo dos anos e "ganhar" a frente dos concorrentes, em quantas cidades, estados, países a mesma está presente, dentre outros.

 

Essa percepção de empresas líderes de mercado começou a me ficar mais claro com a a leitura do livro "ações comuns, lucros extraordinários".

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
37 minutes ago, David Castello Branco Assunção disse:

Obrigado @Adriano Umemura @Edison Paulini e @Marco José Pereira

Pelo que entendi então, se a Sanepar possui indicadores melhores, apesar de ter um valor de mercado bem menor, posso considerar ela como líder de mercado? 

Indicadores e também o fato de talvez ela ser a empresa mais representativa do Paraná.

Se sua análise for essa, sim, ela é considerada uma líder.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O ser líder de mercado realmente existem vários fatores. Vamos pegar por exemplo o Google e Microsoft. Durante um bom tempo a Microsoft foi líder de mercado. Devido o Windows. Mas o Google começou a desenvolver novos sistemas. Sendo líder de mercado. O DOS até hoje é o sistema base de todos eles. Mas recentemente a Microsoft desenvolveu novos algoritmos e dando uma nova cara a rede. Com uma linguagem muito mais rápida. Na verdade eles reescreveram as ferramentas antigas. Com isso ela saltou novamente para ser líder de mercado . Não se esqueça que a linguagem ainda é o DOS de 1981. Tendo a sua última atualização em 2000 com o Windows ME 8. Mas a essência ainda é o DOS. Com esses novos algoritmos e ferramentas atualizadas a Microsoft voltou a ser líder de mercado por desenvolvimento e inovação. Não necessariamente de patrimônio. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Károly Hunkár disse:

O ser líder de mercado realmente existem vários fatores. Vamos pegar por exemplo o Google e Microsoft. Durante um bom tempo a Microsoft foi líder de mercado. Devido o Windows. Mas o Google começou a desenvolver novos sistemas. Sendo líder de mercado. O DOS até hoje é o sistema base de todos eles. Mas recentemente a Microsoft desenvolveu novos algoritmos e dando uma nova cara a rede. Com uma linguagem muito mais rápida. Na verdade eles reescreveram as ferramentas antigas. Com isso ela saltou novamente para ser líder de mercado . Não se esqueça que a linguagem ainda é o DOS de 1981. Tendo a sua última atualização em 2000 com o Windows ME 8. Mas a essência ainda é o DOS. Com esses novos algoritmos e ferramentas atualizadas a Microsoft voltou a ser líder de mercado por desenvolvimento e inovação. Não necessariamente de patrimônio. 

@Edison Paulini. @Adriano Umemura @David Castello Branco Assunção

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, David Castello Branco Assunção disse:

Obrigado @Adriano Umemura @Edison Paulini e @Marco José Pereira

Pelo que entendi então, se a Sanepar possui indicadores melhores, apesar de ter um valor de mercado bem menor, posso considerar ela como líder de mercado? 

No fim, voce teria que determinar os seus criterios de avaliação. Voce pode avaliar qual teria mais relevancia nacional levando em conta o mercado que a empresa este inserida

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...