Post popular Rai Nunes Espindola Postado 23 de Outuro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 23 de Outuro de 2023 Conforme a Live do Raul, vamos usar este tópico para movimentar este assunto. Eu tenho um terreno de 1.000m2 em um lugar que é sol quase o ano todo, na época comprei para fazer casa de campo e depois desisti, pensei em fazer energia solar. É em condomínio, no topo do morro... Enfim, tem segurança e muito sol. Na época que tentei fazer (2020) tive dificuldades de encontrar empresas para isso na região. Sei que agora tem bastante. Então, vamos lá! 16 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
José Renato Buzaid Manoél Postado 23 de Outuro de 2023 Compartilhar Postado 23 de Outuro de 2023 Eu pesquisei bastante sobre o tema no ano passado, para fazer antes da mudança da lei apelidada de "taxação do sol". Mas como eu não tinha o terreno, ficava um valor maior do que o que eu queria investir para adquirir o terreno e depois a micro usina.... ai acabei fazendo só em casa mesmo super dimensionado. Mas acredito muito... quero entrar nessa ein... 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marcos J Salazar Postado 23 de Outuro de 2023 Compartilhar Postado 23 de Outuro de 2023 Estou analisando investir em usina solar, microgeração de 75kW para locação, as empresas com quem já conversei indicam utilizar o telhado de galpões, pois o investimento teria o retorno bem mais rápido. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Wallace Ribeiro Silva Postado 23 de Outuro de 2023 Compartilhar Postado 23 de Outuro de 2023 Isso muito me interessa. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 23 de Outuro de 2023 Compartilhar Postado 23 de Outuro de 2023 Vou seguir que também é do meu interesse! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Glaucia Toraci Gois Postado 23 de Outuro de 2023 Compartilhar Postado 23 de Outuro de 2023 Eu estava entendo que o investimento seria nas empresas que instalam as placas solares. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Rai Nunes Espindola Postado 23 de Outuro de 2023 Author Post popular Compartilhar Postado 23 de Outuro de 2023 1 minute ago, Glaucia Toraci Gois disse: Eu estava entendo que o investimento seria nas empresas que instalam as placas solares. Neste caso aqui seria a possibilidade de um investimento coletivo, mas de forma particular. Outra possibilidade é do coletivo conseguir contratos individuais, mas com valores mais atrativos por estarem chegando em grupo. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Paulo Marcelo Moraes Santana Postado 23 de Outuro de 2023 Compartilhar Postado 23 de Outuro de 2023 Tenho placas instaladas para uso residencial, mas pensar em investimento nessa atividade é bem interessante. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Monica Cibele Amancio Postado 23 de Outuro de 2023 Compartilhar Postado 23 de Outuro de 2023 Eu tenho um terreno rural e queria saber mais sobre esse modelo de negócio. Energia renovável é mercado garantido. E não se pode esquecer que sol é o que não vai faltar nos próximos anos nesse Brasil em tempos de mudanças climáticas. Tenho muito interesse nesse negócio rs. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ighor Roberto Rodrigues Motta De Arruda Postado 23 de Outuro de 2023 Compartilhar Postado 23 de Outuro de 2023 Eu cheguei a estudar um pouco sobre o assunto, inicialmente para fazer um sistema fotovoltaico em casa, depois vi sobre a micro usina, depois a micro usina com plantio e o principal deles a geração de hidrogênio na forma de combustível limpo. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
João Heytor Postado 24 de Outuro de 2023 Compartilhar Postado 24 de Outuro de 2023 Será que isso é algo viável pra quem não tem terreno também? 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Odilon Fernandes Junior Postado 24 de Outuro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 24 de Outuro de 2023 27 minutes ago, Raí Nunes disse: Conforme a Live do Raul, vamos usar este tópico para movimentar este assunto. Eu tenho um terreno de 1.000m2 em um lugar que é sol quase o ano todo, na época comprei para fazer casa de campo e depois desisti, pensei em fazer energia solar. É em condomínio, no topo do morro... Enfim, tem segurança e muito sol. Na época que tentei fazer (2020) tive dificuldades de encontrar empresas para isso na região. Sei que agora tem bastante. Então, vamos lá! Opa! Fala Raí. Nesse caso de terreno em condomínio é importante verificar na Convenção de Condomínio e no Regulamente interno se não há restrição para explorar seu terreno comercialmente (ou talvez até mesmo caracterizado como indústria). Depois disso, é importante verificar na companhia de energia que atende o local qual sua política para tratar esse negócio (Microgeração). Basicamente, é necessário haver carga disponível em subtação próxima ao local para absorver essa gerão e repassar ao sistema de Distribuição de energia. O que eu sei é que CEMIG tem um link online para verificar isso por município. Não estou certo sobre as outras companhias de energia. Esses são os primeiros passos. 4 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Odilon Fernandes Junior Postado 24 de Outuro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 24 de Outuro de 2023 25 minutes ago, Glaucia Toraci Gois disse: Eu estava entendo que o investimento seria nas empresas que instalam as placas solares. Olá Glaucia. Existe há alguns poucos anos a exploração desse negócio. Na verade, não é exatamente "vender energia", mas sim construir um usina de geração de energia solar e "alugar" a usina, alugar os equipamentos. Existe uma tratativa regulamentada para isso dentro da ANEEL (Agencia de energia do governo federal) juntamente com tratativa própria das companhias de energia para fazer essa transmissão da energia gerada em uma pequna usina solar até o usuário final e tudo isso é colocado na conta de energia elétrica. A grosso modo, o consumidor final tem um desconto de +/-15% se comparado ao que pagaria comprando energia "normal" e esse crédito de energia renovável que a cia de energia gerencia é pago ao dono da usina solar. Também funciona para outros tipos de geração de energia (eolica, hidraulica), mas a coisa se deu mais para a energia solar por ser um sistema, teoricamente, mais fácil de se lidar e que ocupa, relativamente, pouco espaço e pode ser implementado praticamente em qualquer lugar, desde que tenha muito sol ao longo do ano. Investimentos +/- a partir de $300 mil BRL para estrutura de 75kW (setenta e cinco kilowatts), carga máxima para o segmento de "microgeração". Conforme resoluções da ANEEL há algunas benefícios para essa pequena estrutura em comparação com o cenário para o que for de carga superior a isso (acima de 75kW é denominado mini geração solar). Gera uma margem por volta de 2% a.m. - se o investidor já possuir o terreno ou área onde será feita a instalação. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Karoly Hunkar Postado 24 de Outuro de 2023 Compartilhar Postado 24 de Outuro de 2023 É muito bom esse assunto sim. Tem incentivos e tal para energia sustentável. Podia ver e vender cotas talvez uma opção. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rai Nunes Espindola Postado 24 de Outuro de 2023 Author Compartilhar Postado 24 de Outuro de 2023 9 minutes ago, Odilon disse: Opa! Fala Raí. Nesse caso de terreno em condomínio é importante verificar na Convenção de Condomínio e no Regulamente interno se não há restrição para explorar seu terreno comercialmente (ou talvez até mesmo caracterizado como indústria). Depois disso, é importante verificar na companhia de energia que atende o local qual sua política para tratar esse negócio (Microgeração). Basicamente, é necessário haver carga disponível em subtação próxima ao local para absorver essa gerão e repassar ao sistema de Distribuição de energia. O que eu sei é que CEMIG tem um link online para verificar isso por município. Não estou certo sobre as outras companhias de energia. Esses são os primeiros passos. Meu condomínio na verdade é uma associação. Meio que pode tudo lá dentro, inclusive tem a Marina, restaurante e tal... Resumidamente, já tem comércio lá dentro. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Odilon Fernandes Junior Postado 24 de Outuro de 2023 Compartilhar Postado 24 de Outuro de 2023 24 minutes ago, Monica Cibele Amancio disse: Eu tenho um terreno rural e queria saber mais sobre esse modelo de negócio. Energia renovável é mercado garantido. E não se pode esquecer que sol é o que não vai faltar nos próximos anos nesse Brasil em tempos de mudanças climáticas. Tenho muito interesse nesse negócio rs. Oi Monica. É importante avaliar na região da localizaçao do terreno o índice de radiação solar e verificar se a cia de energia elétrica que atende o local tem carga disponível em subestações locais para absorver mais carga de geração de energia. É importante saber que o mais próximo de uma rede elétrica já existente que a usina solar puder ser instalada melhor fica o negócio, pois, toda a estrutura necessária para conectar a usina solar até a rede já existente fica por conta do investidor na Microgerção. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Odilon Fernandes Junior Postado 24 de Outuro de 2023 Compartilhar Postado 24 de Outuro de 2023 4 minutes ago, Raí Nunes disse: Meu condomínio na verdade é uma associação. Meio que pode tudo lá dentro, inclusive tem a Marina, restaurante e tal... Resumidamente, já tem comércio lá dentro. Muito bom. Nesse caso, há até mesmo a possibilidade de essa energia ser vendida para o próprio condomínio, ou melhor, seus residentes, imóveis que lá já existem. Existe uma tratativa na Resolução ANEEL para vender energia para condomínio (ou, qualquer grupo de pequenos consumidores associados), pois, em linhas gerais, a Usina só pode ser alugada para um destinatário individual. Não há como 50 pessoas "comprarem" um pouquinho. Qual vantagem nisso? Bem, você incorpora ao seu lucro a despesa que seria gasta com um empresa intermediando essa venda de energia. Seria você e seu cliente final (uma associaçao/cooperativa) celebrando o Contrato. Isso é muito cheio de detalhes e regrinhas lógicas. Eu não lembro dos detalhes aqui. Mas se a ideia for realizável, é só estudar o caso dentro dessa regra do jogo. 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Simone Christina Moreira Soares Postado 24 de Outuro de 2023 Compartilhar Postado 24 de Outuro de 2023 Muito interessante... estou seguindo! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Odilon Fernandes Junior Postado 24 de Outuro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 24 de Outuro de 2023 Bom, vou contar um pouco da minha história nesse assunto. Eu já investiguei esse negócio esse ano por indicação de alguns amigos que receberam convites para participar disso. [tenho até aqui o número de telefone de um amigo do amigo para eu conversar com ele sobre esse negócio na prática, sobre a experiência dele no "mundo real"]. Digo isso, pois, toda meu estudo foi pautado em hipóteses. Estimativas com base as possibilidades que a empresa (que montaria a usina pra mim) me apresentou; somado a isso, eu fiz simulações de operacionalização do negócio, como: oparar o negócio como PF ou PJ? Vender, ou, alugar a usina, diretamente para conhecidos (comerciantes) ou perder um pouco nos ganhos (e ter tempo livre) e deixar uma empresa terceira fazer essa gestão? Tem a simulação do ano passado, que, se o projeto (pelo menos) já estivesse aprovado na cia de energia, eu estaria livre do custo do "fio B" (na verdade, o custo da DISTRIBUIÇÃO) - para quem não sabe, o setor de energia no Brasil é dividido em 3 segmentos: GERAÇÃO [usinas], TRANSMISSÃO [aquelas rede que transmitem a energia da usina à subestação] e DISTRIBUIÇÃO[a rede que passa "na porta da sua casa, que conecta às residencias e comercios que usa baixa tensão 120/240V, monofásico ou bifasico] - existem as tensões 380V e 440V para indústria)... Bem, o assunto é bem extenso. Não dá pra digitar tudo aqui. O resultado final do meu estudo? Bem, até o presente momento está inviabilizado por falta de carga nas subestações próximas ao local (area rural com bastante sol). Seria um requerimento imediatamente negado pela companhia de energia. No meu caso, o investimento seria cerca de $400k BRL para usina de 75kW. Eu venderia isso para um conhecido que tem 5 padarias/mini mercados. Talvez, seria até necessário construir mais usinas só pra ele. O resultado financeiro final seria de 1.5% a.m. operando como PJ, tendo um funcionário para fazer limpeza dos painéis (local com muita poeira de terra vermelha), e descontados todos os impostos, custos e tudo que leva o "-". Lembrando, um estudo totalmente estimativo. Depois que eu conversar com o amigo do meu amigo, vou ter um visão efetiva dessa coisa. Estou curioso, mas não ansioso. Já faz mais de uma semana que eu deveria ter ligado pra ele... 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Dayse Bezerra Postado 24 de Outuro de 2023 Compartilhar Postado 24 de Outuro de 2023 Acho bem legal este tópico, e particularmente é um tema que me chama atenção e que tenho vontade em investir, porém entendo pouco, logo aprenderei algo por aqui também.... :) 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts