Jump to content

Microusina de energia solar


Recommended Posts

Eu pesquisei bastante sobre o tema no ano passado, para fazer antes da mudança da lei apelidada de "taxação do sol".  Mas como eu não tinha o terreno, ficava um valor maior do que o que eu queria investir para adquirir o terreno e depois a micro usina....  ai acabei fazendo só em casa mesmo super dimensionado.

 

 

Mas acredito muito... quero entrar nessa ein...

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

9 minutes ago, Odilon disse:

Opa! Fala Raí. Nesse caso de terreno em condomínio é importante verificar na Convenção de Condomínio e no Regulamente interno se não há restrição para explorar seu terreno comercialmente (ou talvez até mesmo caracterizado como indústria). Depois disso, é importante verificar na companhia de energia que atende o local qual sua política para tratar esse negócio (Microgeração). Basicamente, é necessário haver carga disponível em subtação próxima ao local para absorver essa gerão e repassar ao sistema de Distribuição de energia. O que eu sei é que CEMIG tem um link online para verificar isso por município. Não estou certo sobre as outras companhias de energia. Esses são os primeiros passos.

Meu condomínio na verdade é uma associação. Meio que pode tudo lá dentro, inclusive tem a Marina, restaurante e tal... Resumidamente, já tem comércio lá dentro.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

24 minutes ago, Monica Cibele Amancio disse:

Eu tenho um terreno rural e queria saber mais sobre esse modelo de negócio. Energia renovável é mercado garantido. E não se pode esquecer que sol é o que não vai faltar nos próximos anos nesse Brasil em tempos de mudanças climáticas. Tenho muito interesse nesse negócio rs. 

Oi Monica. É importante avaliar na região da localizaçao do terreno o índice de radiação solar e verificar se a cia de energia elétrica que atende o local tem carga disponível em subestações locais para absorver mais carga de geração de energia. É importante saber que o mais próximo de uma rede elétrica já existente que a usina solar puder ser instalada melhor fica o negócio, pois, toda a estrutura necessária para conectar a usina solar até a rede já existente fica por conta do investidor na Microgerção.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutes ago, Raí Nunes disse:

Meu condomínio na verdade é uma associação. Meio que pode tudo lá dentro, inclusive tem a Marina, restaurante e tal... Resumidamente, já tem comércio lá dentro.

Muito bom. Nesse caso, há até mesmo a possibilidade de essa energia ser vendida para o próprio condomínio, ou melhor, seus residentes, imóveis que lá já existem.

Existe uma tratativa na Resolução ANEEL para vender energia para condomínio (ou, qualquer grupo de pequenos consumidores associados), pois, em linhas gerais, a Usina só pode ser alugada para um destinatário individual. Não há como 50 pessoas "comprarem" um pouquinho. Qual vantagem nisso? Bem, você incorpora ao seu lucro a despesa que seria gasta com um empresa intermediando essa venda de energia. Seria você e seu cliente final (uma associaçao/cooperativa) celebrando o Contrato. 

Isso é muito cheio de detalhes e regrinhas lógicas. Eu não lembro dos detalhes aqui. Mas se a ideia for realizável, é só estudar o caso dentro dessa regra do jogo.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...