Jump to content
  • 0

DIVERSIFICAÇÃO DE AÇÕES


Arthur

Pergunta

E ai, galera! Então... em questão de diversificação para investimento em ações tem alguma "regra" ou recomendação de quantas ações eu preciso ter para diversificar minha carteira? Tem algum limite mínimo e/ou máximo de ações recomendado?

Em FIIs, por exemplo, acredito em 20 ativos, sendo 70-80% tijolo e 20-30% papel e fofs, já nas ações por eu nunca ter investido não tenho essa base. Se alguem puder dar uma luz nesse quesito. (Só falta duas aulas pra terminar o módulo 4). 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Arthur Borges Filadelfo Palmeira disse:

E ai, galera! Então... em questão de diversificação para investimento em ações tem alguma "regra" ou recomendação de quantas ações eu preciso ter para diversificar minha carteira? Tem algum limite mínimo e/ou máximo de ações recomendado?

Em FIIs, por exemplo, acredito em 20 ativos, sendo 70-80% tijolo e 20-30% papel e fofs, já nas ações por eu nunca ter investido não tenho essa base. Se alguem puder dar uma luz nesse quesito. (Só falta duas aulas pra terminar o módulo 4). 

Boa noite, Arthur!

Eu recomendaria você primeiro finalizar todos os módulos para poder realizar o PIAR no último módulo. 

Ele irá lhe dar um direcionamento sobre percentuais.

No quesito quantidade como você mesmo disse, não tem número certo, número mágico para quantidades.

O que eu lhe diria para pensar é em quantos ativos você consegue acompanhar. Se você tiver 20 FIIs e 10 ações por exemplo, você terá tempo, disponibilidade e paciência para observar 30 relatórios trimestrais ou quando acabar o ano olhar todos os 30 balanços para avaliar se os ativos estão ainda com bons fundamentos?

 

Espero que ajude a refletir!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Arthur Borges Filadelfo Palmeira disse:

E ai, galera! Então... em questão de diversificação para investimento em ações tem alguma "regra" ou recomendação de quantas ações eu preciso ter para diversificar minha carteira? Tem algum limite mínimo e/ou máximo de ações recomendado?

Em FIIs, por exemplo, acredito em 20 ativos, sendo 70-80% tijolo e 20-30% papel e fofs, já nas ações por eu nunca ter investido não tenho essa base. Se alguem puder dar uma luz nesse quesito. (Só falta duas aulas pra terminar o módulo 4). 

Concordo com o @Edison Paulini, finalize primeiro o c u r s o, ai vai ter uma ideia da posição ideal com base no teu perfil.

Agora sobre ter 20 FIIs, eu particularmente acho muito, a não ser que seja um patrimônio alto que não queira concentrar tanto. 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Depois do que aprendi nas aulas e alguns vídeos e lives . Estou vendo e acreditando no contexto e nos fundamentos. Acho que não existe número mínimo ou número máximo da ativos. Depende se vai conseguir analisar todos os relatórios, ver Viabilidade do fundo ou da empresa. No meu caso nos fundos analiso os critérios de credibilidade e sustentabilidade do fundo. E não invisto em fundos com menos de 2 bilhões de patrimônio. Vc pode ter concentrado em 5 ou 10 ou 15 ou 20. No final o ganho será praticamente o mesmo pq os dividendos não variam muito em valores por ação. Se tiver vários e conseguir analisar e conseguir aportar de forma equivalente tá valendo. Saber se algum travar evitar aportar em quarentena. Vai dar mais trabalho analisar vários. Avaliar custo benefício se coloca todos os ovos na mesma cesta ou não.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 27/10/2023 at 21:24, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Arthur Borges Filadelfo Palmeira. Qual o seu criterio para ter 20 fiis?

Antes de conhecer sobre investimento em geral eu procurei estudar sobre FIIs (sem nem saber o que era renda fixa kkkk), ai eu pensava em ter uma grande diversificação. Não chego a ter 20, pela própria questão de tempo de analise, mas tenho 12. Tentei diversificar o máximo pra tentar diminuir mais o risco. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Arthur Borges Filadelfo Palmeira disse:

Antes de conhecer sobre investimento em geral eu procurei estudar sobre FIIs (sem nem saber o que era renda fixa kkkk), ai eu pensava em ter uma grande diversificação. Não chego a ter 20, pela própria questão de tempo de analise, mas tenho 12. Tentei diversificar o máximo pra tentar diminuir mais o risco. 

Exatamente. Em ações voce pode utilizar estes 2 criterios que voce citou. Tempo disponivel para analisar e acompanhar os ativos e exposição ao risco. Se voce decide ter 30% em ações nacionais e tem 10 empresas em carteira, voce teria aproximadamente uma exposição de 3% da sua carteira em cada ativo. Se destas 10 ações 2 pertencerem ao setor financeiro, cerca de 6% da sua carteira estaria exposta a este setor.

Veja então que o numero de empresas reflete tambem o quanto voce aceita de exposição e risco

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
On 27/10/2023 at 19:18, Arthur Borges Filadelfo Palmeira disse:

E ai, galera! Então... em questão de diversificação para investimento em ações tem alguma "regra" ou recomendação de quantas ações eu preciso ter para diversificar minha carteira? Tem algum limite mínimo e/ou máximo de ações recomendado?

Em FIIs, por exemplo, acredito em 20 ativos, sendo 70-80% tijolo e 20-30% papel e fofs, já nas ações por eu nunca ter investido não tenho essa base. Se alguem puder dar uma luz nesse quesito. (Só falta duas aulas pra terminar o módulo 4). 

Não existe um limite específico, quantas ações você consegue acompanhar? 20 FIIs de onde tirou esse número?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...