Jump to content
  • 0

Revisão Perguntas Diagramas do Cerrado


David Castello Branco Assunção

Pergunta

Fala Pessoal, tudo bem?

Estou dando uma revisada nas minhas perguntas do Diagrama do Cerrado e gostaria da opinião de vocês. Seguem elas abaixo:

1) ROE historicamente maior que 5%? (MÉDIA - CONSIDERE ULTIMOS 5 ANOS) 

2) A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses? 

3) Tem um CAGR Receita (OU CAGR LUCRO) médio superior a 5% nos últimos 5 anos?

4) Dividend Yield (médio) >= 4% nos últimos 5 anos?

5) A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto = SEMPRE NÃO

6) A empresa está negociada com um P/VP abaixo de 1,5?

7) A empresa teve lucro operacional no último exercício?

8) Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)

9) É líder nacional ou mundial no setor/subsetor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)

10) O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos?

11) A empresa é uma BLUE CHIP? Valor de mercado > 55 bilhões

12) A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃO

13) É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único?

14) O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 15?

15) Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?

16) A empresa possui 100% de Tag Along?

17) Passa na fórmula (Graham) VI = √(22,5 x LPA x VPA)?

18) O Payout (médio) se manteve abaixo de 80% (BANCOS/FINANCEIRAS SÃO EXCEÇÃO)? 

19) O Segmento de Listagem da Empresa é Novo Mercado?

20) O Segmento de Listagem da Empresa é igual/maior que Nível 2?

21) A empresa possuí divida menor que patrimônio?

22) A empresa teve lucro nos últimos 5 anos?

23) Empresa já possui mais de 5 anos de Bolsa?

24) Empresa nunca deu prejuízo na história (ano fiscal)?

25) Pagou dividendos nos últimos 5 anos?

26) A empresa possuí liquidez diária acima de 2M?

Algumas perguntas que estou querendo remover, mas queria antes da opinião de vocês:

- 26) A empresa possuí liquidez diária acima de 2M?

Essa é uma pergunta que veio do investidor 10. Acho que, considerando que sempre serei um investidor minoritário, uma liquidez de R$500.000 pra cima já acho que seria ok. O que acham? 

19) O Segmento de Listagem da Empresa é Novo Mercado?

- 20) O Segmento de Listagem da Empresa é igual/maior que Nível 2?

Minha ideia nessas 2 perguntas foi penalizar empresas com níveis baixos de governança corporativa. Ou seja, uma empresa do novo mercado pontuaria na pergunta 19 e na 20 (2 pontos). Uma empresa nível 2 pontuaria somente na pergunta 20 (1 ponto). Uma empresa nível 1 / mercado tradicional não pontuaria nada. O que acham? 

- 16) A empresa possui 100% de Tag Along?

Estou pensando em remover essa pergunta. Para mim, empresas com 0% de tag along já são cortadas na análise inicial. E acho que não tem tanto problema manter a mesma pontuação em empresas com 100% e 80% de tag along. O que acham? 

Sugerem alguma outra pergunta ou modificação?

Obrigado! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
23 minutes ago, David Castello Branco Assunção disse:

Fala Pessoal, tudo bem?

Estou dando uma revisada nas minhas perguntas do Diagrama do Cerrado e gostaria da opinião de vocês. Seguem elas abaixo:

1) ROE historicamente maior que 5%? (MÉDIA - CONSIDERE ULTIMOS 5 ANOS) 

2) A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses? 

3) Tem um CAGR Receita (OU CAGR LUCRO) médio superior a 5% nos últimos 5 anos?

4) Dividend Yield (médio) >= 4% nos últimos 5 anos?

5) A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto = SEMPRE NÃO

6) A empresa está negociada com um P/VP abaixo de 1,5?

7) A empresa teve lucro operacional no último exercício?

8) Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)

9) É líder nacional ou mundial no setor/subsetor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)

10) O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos?

11) A empresa é uma BLUE CHIP? Valor de mercado > 55 bilhões

12) A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃO

13) É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único?

14) O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 15?

15) Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?

16) A empresa possui 100% de Tag Along?

17) Passa na fórmula (Graham) VI = √(22,5 x LPA x VPA)?

18) O Payout (médio) se manteve abaixo de 80% (BANCOS/FINANCEIRAS SÃO EXCEÇÃO)? 

19) O Segmento de Listagem da Empresa é Novo Mercado?

20) O Segmento de Listagem da Empresa é igual/maior que Nível 2?

21) A empresa possuí divida menor que patrimônio?

22) A empresa teve lucro nos últimos 5 anos?

23) Empresa já possui mais de 5 anos de Bolsa?

24) Empresa nunca deu prejuízo na história (ano fiscal)?

25) Pagou dividendos nos últimos 5 anos?

26) A empresa possuí liquidez diária acima de 2M?

Algumas perguntas que estou querendo remover, mas queria antes da opinião de vocês:

- 26) A empresa possuí liquidez diária acima de 2M?

Essa é uma pergunta que veio do investidor 10. Acho que, considerando que sempre serei um investidor minoritário, uma liquidez de R$500.000 pra cima já acho que seria ok. O que acham? 

19) O Segmento de Listagem da Empresa é Novo Mercado?

- 20) O Segmento de Listagem da Empresa é igual/maior que Nível 2?

Minha ideia nessas 2 perguntas foi penalizar empresas com níveis baixos de governança corporativa. Ou seja, uma empresa do novo mercado pontuaria na pergunta 19 e na 20 (2 pontos). Uma empresa nível 2 pontuaria somente na pergunta 20 (1 ponto). Uma empresa nível 1 / mercado tradicional não pontuaria nada. O que acham? 

- 16) A empresa possui 100% de Tag Along?

Estou pensando em remover essa pergunta. Para mim, empresas com 0% de tag along já são cortadas na análise inicial. E acho que não tem tanto problema manter a mesma pontuação em empresas com 100% e 80% de tag along. O que acham? 

Sugerem alguma outra pergunta ou modificação?

Obrigado! 

Bom dia, David!

11 - consideramos aqui uma bluechip com valor de 50bi!

16 - essa pergunta tratamos na verdade como um critério eliminatório de um ativo. Quando a ação não possui tag along, sequer a adicionamos na carteira. Salvo exceções de você optar por arcar com o risco de uma empresa sem tag along o que na minha opinião não é ideal;

22, 23, 24 e 26 - também já as vejo como critérios eliminatórios e não como fatores de gerenciamento de risco. Se uma empresa não tem um bom tempo de bolsa e não apresenta lucros, não seria ideal o investimento na mesma bem como ter uma liquidez. Se a empresa não flui na bolsa, não vejo motivos para se ter o papel considerando que inclusive pode ser difícil a compra dele;

4 e 25 - ambas tratam sobre dividendos algo que não seria o principal foco em uma construção de patrimônio. Talvez deixar apenas uma questão sobre seria melhor.

 

Acho que a quantidade de perguntas está alta. Com tantos critérios dificilmente terá uma empresa que fará uma alta pontuação pois com tantos critérios a serem avaliados, sempre haverá penalidades.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, David Castello Branco Assunção disse:

18) O Payout (médio) se manteve abaixo de 80% (BANCOS/FINANCEIRAS SÃO EXCEÇÃO)? 

 

Bom dia @David Castello Branco Assunção. Um payot alto pontual, não necessariamente é algo ruim. Pode ser a distribuição de um lucro acumulado

1 hour ago, David Castello Branco Assunção disse:

19) O Segmento de Listagem da Empresa é Novo Mercado?

20) O Segmento de Listagem da Empresa é igual/maior que Nível 2?

 

Na minha opinião, a classificação de governança não necessariamente pode ser encarado como um criterio de risco.

Alem do fato de que, voce ja esta pontuando negativamente um tag along de 80%, que no meu ponto de vista seria um dos criterios de maior peso na governança

1 hour ago, David Castello Branco Assunção disse:

22) A empresa teve lucro nos últimos 5 anos?

 

 

1 hour ago, David Castello Branco Assunção disse:

24) Empresa nunca deu prejuízo na história (ano fiscal)?

 

Voce não utiliza o criterio de lucros recorrentes nos ultimos 10 anos na sua avaliação previa da empresa?

1 hour ago, David Castello Branco Assunção disse:

Essa é uma pergunta que veio do investidor 10. Acho que, considerando que sempre serei um investidor minoritário, uma liquidez de R$500.000 pra cima já acho que seria ok. O que acham? 

 

Uma ação com baixa liquidez possui tambem uma volatilidade maior no preço do ativo. Quanto menor o numero de negociações, um vendedor pode abrir mão de um preço maior para tentar se desfazer logo do ativo. O mesmo para compra, um comprador pode decidir pagar mais para ter logo o ativo em carteira.

No geral, muitas perguntas não seria muito interessante, ja que varios criterios irão anular outros, não dando um direcionamento adequado na sua gestão de risco. Eu deixaria em torno de 15 perguntas

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)

A função do Diagrama do Cerrado é diminuir os investimentos em empresas mais arriscadas, as suas perguntas não estão fazendo isso.

Você adicionou várias perguntas que se referem a ANÁLISE, a maior parte não faz sentido algum. Eu revisitaria as aulas antes de aplicar isso. 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 30/10/2023 at 09:49, Raul Sena disse:

A função do Diagrama do Cerrado é diminuir os investimentos em empresas mais arriscadas, as suas perguntas não estão fazendo isso.

Você adicionou várias perguntas que se referem a ANÁLISE, a maior parte não faz sentido algum. Eu revisitaria as aulas antes de aplicar isso. 

Valeu @Raul Sena @Adriano Umemura @Edison Paulini!! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
48 minutes ago, David Castello Branco Assunção disse:

Aproveitando pessoal, revisei as perguntas e dei uma boa enxugada, com todas as considerações que vocês deixaram: 

1) ROE historicamente maior que 5%? (MÉDIA - CONSIDERE ULTIMOS 5 ANOS)

2) A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses? (BANCOS SÃO EXCEÇÃO)

3) Tem um CAGR Receitas (OU CAGR Lucro) médio superior a 5% nos últimos 5 anos?

4) Dividend Yield (médio) >= 4% nos últimos 5 anos?

5) A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto = SEMPRE NÃO

6) A empresa está negociada com um P/VP abaixo de 1,5?

7) A empresa teve lucro operacional no último exercício?

8) Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)

9) É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)

10) O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos?

11) A empresa é uma BLUE CHIP? Valor de mercado > 50 bilhões

12) A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃO

13) É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único?

14) O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 15?

15) Div. Líquida/EBITDA é menor que 3 nos últimos 5 anos? Para elétricas considere 5.

16) Passa na fórmula (Graham) VI = √(22,5 x LPA x VPA)?

17) Empresa já possui mais de 10 anos de Bolsa?

18) Possui 100% de Tag Along?

Mais alguma outra sugestão? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, David Castello Branco Assunção disse:

Aproveitando pessoal, revisei as perguntas e dei uma boa enxugada, com todas as considerações que vocês deixaram: 

1) ROE historicamente maior que 5%? (MÉDIA - CONSIDERE ULTIMOS 5 ANOS)

2) A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses? (BANCOS SÃO EXCEÇÃO)

3) Tem um CAGR Receitas (OU CAGR Lucro) médio superior a 5% nos últimos 5 anos?

4) Dividend Yield (médio) >= 4% nos últimos 5 anos?

5) A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto = SEMPRE NÃO

6) A empresa está negociada com um P/VP abaixo de 1,5?

7) A empresa teve lucro operacional no último exercício?

8) Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)

9) É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)

10) O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos?

11) A empresa é uma BLUE CHIP? Valor de mercado > 50 bilhões

12) A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃO

13) É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único?

14) O Preço/Lucro da empresa está abaixo de 15?

15) Div. Líquida/EBITDA é menor que 3 nos últimos 5 anos? Para elétricas considere 5.

16) Passa na fórmula (Graham) VI = √(22,5 x LPA x VPA)?

17) Empresa já possui mais de 10 anos de Bolsa?

18) Possui 100% de Tag Along?

Mais alguma outra sugestão? 

Boa noite, David!

Eu só faria o adendo na questão do tag along. Você não está considerando como fator eliminatório e sim como fator de risco?

Ou a empresa leva ponto negativo em ter tag along de 80% e as empresa sem tag along você já as elimina?

Editado por Edison Paulini
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, David!

Eu só faria o adendo na questão do tag along. Você não está considerando como fator eliminatório e sim como fator de risco?

Ou a empresa leva ponto negativo em ter tag along de 80% e as empresa sem tag along você já as elimina?

Fala Edison!

Eu considero como fator eliminatório empresas com Tag Along de 0%, elas nem entram para análise, são cortadas na análise inicial.

A ideia de por essa última pergunta seria penalizar empresas com Tag Along de 80%. Mas também não sei se realmente tem tantaaa diferença assim entre 80% e 100%.

Valeu!!

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
34 minutes ago, David Castello Branco Assunção disse:

Fala Edison!

Eu considero como fator eliminatório empresas com Tag Along de 0%, elas nem entram para análise, são cortadas na análise inicial.

A ideia de por essa última pergunta seria penalizar empresas com Tag Along de 80%. Mas também não sei se realmente tem tantaaa diferença assim entre 80% e 100%.

Valeu!!

 

Então maravilha!

Neste caso é só pensar no valor que seria recebido uma vez que o tá along é uma segurança para o investidor poder vender suas ações pelo mesmo valor que o controlador em caso de aquisição.

Suponhamos que você tem um papel com tag along de 80% e possui um montante investido de 100mil. Em caso de uma aquisição você teria o direito de fazer sua venda em 80mil (exemplo bem simples para se ter a ideia da conta). Logo, você perderia um valor mas nada comparado ao ver seu investimento evaporar em um tag along zerado.

 

Sua pergunta na minha opinião faz sentido e é viável!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Edison Paulini disse:

Então maravilha!

Neste caso é só pensar no valor que seria recebido uma vez que o tá along é uma segurança para o investidor poder vender suas ações pelo mesmo valor que o controlador em caso de aquisição.

Suponhamos que você tem um papel com tag along de 80% e possui um montante investido de 100mil. Em caso de uma aquisição você teria o direito de fazer sua venda em 80mil (exemplo bem simples para se ter a ideia da conta). Logo, você perderia um valor mas nada comparado ao ver seu investimento evaporar em um tag along zerado.

 

Sua pergunta na minha opinião faz sentido e é viável!

valeu pela ajuda Edison! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Edison Paulini disse:

Então maravilha!

Neste caso é só pensar no valor que seria recebido uma vez que o tá along é uma segurança para o investidor poder vender suas ações pelo mesmo valor que o controlador em caso de aquisição.

Suponhamos que você tem um papel com tag along de 80% e possui um montante investido de 100mil. Em caso de uma aquisição você teria o direito de fazer sua venda em 80mil (exemplo bem simples para se ter a ideia da conta). Logo, você perderia um valor mas nada comparado ao ver seu investimento evaporar em um tag along zerado.

 

Sua pergunta na minha opinião faz sentido e é viável!

valeu pela ajuda Edison! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...