Jump to content
  • 0

[Conselho Acadêmico] Pegar 2º diploma na área de TI ou não?


Thiago Lucena

Pergunta

Fala galera, tudo blz? Sou novo aqui na comunidade, entrei na turma que se iniciou essa semana. Tenho uma pendência na minha vida que já se arrasta há 5 anos e consome minha energia mental, e gostaria da visão/opinião de pessoas que não me conhecem para obter respostas sem vieses.

Sou programador, trabalho há 6 anos com isso, tenho 1 diploma na área (Bacharelado em Tecnologia da Informação, BTI) por uma boa universidade federal. Até aí tudo lindo. Acontece que a graduação que fiz oferecia a oportunidade de se obter uma "segunda formação" no meio do caminho, no meu caso Bacharelado em Ciências da Computação (BCC), a qual na época decidi fazer. Um ponto importantíssimo é que o curso do BTI não exigia Trabalho de Conclusão de Curso, enquanto o BCC exige.

Funcionava +- assim
BTI: 7 períodos e pode ir pagando disciplinas que contam para o BCC.
BCC: BTI + 3 períodos, ou seja, 10 períodos ao todo.

Eu segui o caminho do BTI com o intuito de seguir também o BCC e peguei meu primeiro diploma do BTI normalmente em 2018. Segui para concluir o BCC, paguei todas as disciplinas obrigatórias e cumpri todas as horas complementares, e fiquei pendurado apenas pelo TCC quando começou a pandemia em 2020.

Aqui chegamos no meu problema: estou adiando de fazer o TCC desde então. Fui focando na minha carreira e empurrando essa pendência com a barriga. Troquei de tema e de orientador umas 3 vezes, mesmo assim não andei em nada com meu trabalho e agora cheguei num ponto de vai ou racha, estou para ser jubilado no BCC se não fizer o TCC agora. Não tenho nenhum ímpeto dentro de mim para fazer esse TCC, já tentei várias vezes desenrolar isso e acabo abandonando, mas sempre que penso que vou ser jubilado algo dentro de mim borbulha e faz eu me sentir mal. 

E aí, fazer ou não fazer esse bendito TCC? Desde já deixo meu agradecimento a quem ler essa bíblia e tiver algum pitaco para dar.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Se tivesse que decidir agora eu iria abandonar de vez e tirar esse band-aid logo, mas alguns argumentos se passam na minha cabeça

Para FAZER: 
Eu já paguei todas as disciplinas e horas complementares, falta só um mero TCC.
Investi meu tempo em cadeiras muito difíceis na faculdade que serviam pra formação do BCC.
De certa forma o título de Ciências da Computação tem mais "nome e tradição" dentro da área, especialmente para oportunidades fora do Brasil.

Para NÃO FAZER:
Eu já tenho 1 diploma de graduação, outro diploma no mesmo nível não me agregaria em nada.
O tempo que investiria pra fazer o TCC poderia ser melhor empregado evoluindo habilidades dentro da minha profissão.
Não consigo pegar um tema de TCC que se relacione muito com o que faço no trabalho, e isso me desmotiva bastante.
 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Cara, se estivesse no início do curso, recomendaria nem fazer outra faculdade de TI. Aliás, uma faculdade é o suficiente dependendo do que você pretende atuar. Como programador, o inglês e Engenharia de Software contam muito mais. Nunca me pediram um diploma, nem no Brasil, nem no exterior. E é comum as empresas substituir bacharelado por “6 anos de atuação”. Mas isso depende da empresa que você quer atuar e se pretende seguir a área acadêmica. E na área acadêmica, um mestrado é que conta mais.

 

Agora se pretende seguir com TCC, tem um tema que acho muito legal de estudar, e poucos devs vão atrás, e vai te agregar muito: criptografia. Talvez estudar algo novo do tipo te dê algum ânimo para concluir. Tem muito que você pode explorar na área, desde autenticação , criptografia de ponta a ponta, até blockchain.

Editado por Maxsuel Maccari
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Trabalho a mais de 15 anos na área e eu fiz exatamente o que você está fazendo, empurrei o TCC pra frente e nunca fiz, no seu caso ainda você já possui um certificado. Então assim, pela falta de certificado eu tive dificuldade em uma entrevista de emprego apenas, e no fim o salário nem era bom, e já passei por pelo menos 8 empresas e nenhuma teve qualquer problema com isso.

Te digo que o diploma só serve para o RH ou para o primeiro emprego. Os times que estão avaliando o seu currículo estão procurando por projetos que você fez, quais dificuldades passou e como você resolveu elas. Eles não ligam para a escolaridade porque com 6 anos na área você já deve ter percebido que o que você aprendeu lá já era ultrapassado 8 anos atrás. Com 6 meses trabalhando você aprende mais do que em 4 anos de faculdade.

Só um ponto importante, não estou querendo promover que não façam faculdade. Infelizmente para um primeiro emprego ela ainda conta, porque não há experiência. Agora com 6 anos de experiência, o diploma realmente não serve pra nada.

Como o você comentou, se você usar o tempo para aprender novos frameworks, cria alguns projetos de exemplo e deixa no Github para mostrar que além da experiência você tem habilidades extras. Isso vai contar muito mais, pra você porque vai conhecer mais coisas e para quem está te avaliando, porque nem "prova técnica" precisaria aplicar.

Mas isso na minha opinião 😁

Boa sorte na sua jornada e bora ficar rico para programar por esporte.

Editado por Rosnei Bortolatto
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

  

13 horas atrás, Thiago Lucena disse:

Fala galera, tudo blz? Sou novo aqui na comunidade, entrei na turma que se iniciou essa semana. Tenho uma pendência na minha vida que já se arrasta há 5 anos e consome minha energia mental, e gostaria da visão/opinião de pessoas que não me conhecem para obter respostas sem vieses.

Sou programador, trabalho há 6 anos com isso, tenho 1 diploma na área (Bacharelado em Tecnologia da Informação, BTI) por uma boa universidade federal. Até aí tudo lindo. Acontece que a graduação que fiz oferecia a oportunidade de se obter uma "segunda formação" no meio do caminho, no meu caso Bacharelado em Ciências da Computação (BCC), a qual na época decidi fazer. Um ponto importantíssimo é que o cvrso do BTI não exigia Trabalho de Conclusão de Cvrso, enquanto o BCC exige.

Funcionava +- assim
BTI: 7 períodos e pode ir pagando disciplinas que contam para o BCC.
BCC: BTI + 3 períodos, ou seja, 10 períodos ao todo.

Eu segui o caminho do BTI com o intuito de seguir também o BCC e peguei meu primeiro diploma do BTI normalmente em 2018. Segui para concluir o BCC, paguei todas as disciplinas obrigatórias e cumpri todas as horas complementares, e fiquei pendurado apenas pelo TCC quando começou a pandemia em 2020.

Aqui chegamos no meu problema: estou adiando de fazer o TCC desde então. Fui focando na minha carreira e empurrando essa pendência com a barriga. Troquei de tema e de orientador umas 3 vezes, mesmo assim não andei em nada com meu trabalho e agora cheguei num ponto de vai ou racha, estou para ser jubilado no BCC se não fizer o TCC agora. Não tenho nenhum ímpeto dentro de mim para fazer esse TCC, já tentei várias vezes desenrolar isso e acabo abandonando, mas sempre que penso que vou ser jubilado algo dentro de mim borbulha e faz eu me sentir mal. 

E aí, fazer ou não fazer esse bendito TCC? Desde já deixo meu agradecimento a quem ler essa bíblia e tiver algum pitaco para dar.

 

Eu tenho três pontos...

 

1 - Se eu fosse te contratar e me contasse essa história, me traria um certo receio. Me acende um alerta de um tipo de procrastinação que é muito difícil lidar, aquele da pessoa que não termina as coisas.

É comum com pedreiros começar o trabalho e nunca terminar. Programador é um pedreiro digital, com comportamento muito semelhante. Por exemplo: faz quase tudo, mas não termina. Deixa de fazer um monte de detalhe por serem coisas "mais simples". Se pagar pelo menos uma parte antes, desaparece.

Esse tipo de profissional vai deixar tudo perneta na empresa.

Então minha sugestão, caso não faça o TCC, é que nunca conte sobre esse outro cvrso.

 

2 - Precisa analisar como pensa sua carreira. Se pensa em entrar em grandes empresas, ou até multinacionais, que podem te trazer alguma segurança e estabilidade, para quem está lá em cima você é só mais um. Esse cvrso concluído é um diferencial positivo. Pelo menos ainda faz alguma diferença nesses casos.

Se pensa em trabalhar apenas em empresas menores, startups, ou ser autônomo / empresário, aí tanto faz.

 

3 - Falta só o TCC, vence a preguiça e termina essa p0rra.


Estou colocando o resto em outra mensagem, pois tem link e vai precisar de liberação dos moderadores.

Editado por Raí Nunes
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Thiago Lucena disse:

Fala galera, tudo blz? Sou novo aqui na comunidade, entrei na turma que se iniciou essa semana. Tenho uma pendência na minha vida que já se arrasta há 5 anos e consome minha energia mental, e gostaria da visão/opinião de pessoas que não me conhecem para obter respostas sem vieses.

Sou programador, trabalho há 6 anos com isso, tenho 1 diploma na área (Bacharelado em Tecnologia da Informação, BTI) por uma boa universidade federal. Até aí tudo lindo. Acontece que a graduação que fiz oferecia a oportunidade de se obter uma "segunda formação" no meio do caminho, no meu caso Bacharelado em Ciências da Computação (BCC), a qual na época decidi fazer. Um ponto importantíssimo é que o curso do BTI não exigia Trabalho de Conclusão de Curso, enquanto o BCC exige.

Funcionava +- assim
BTI: 7 períodos e pode ir pagando disciplinas que contam para o BCC.
BCC: BTI + 3 períodos, ou seja, 10 períodos ao todo.

Eu segui o caminho do BTI com o intuito de seguir também o BCC e peguei meu primeiro diploma do BTI normalmente em 2018. Segui para concluir o BCC, paguei todas as disciplinas obrigatórias e cumpri todas as horas complementares, e fiquei pendurado apenas pelo TCC quando começou a pandemia em 2020.

Aqui chegamos no meu problema: estou adiando de fazer o TCC desde então. Fui focando na minha carreira e empurrando essa pendência com a barriga. Troquei de tema e de orientador umas 3 vezes, mesmo assim não andei em nada com meu trabalho e agora cheguei num ponto de vai ou racha, estou para ser jubilado no BCC se não fizer o TCC agora. Não tenho nenhum ímpeto dentro de mim para fazer esse TCC, já tentei várias vezes desenrolar isso e acabo abandonando, mas sempre que penso que vou ser jubilado algo dentro de mim borbulha e faz eu me sentir mal. 

E aí, fazer ou não fazer esse bendito TCC? Desde já deixo meu agradecimento a quem ler essa bíblia e tiver algum pitaco para dar.

 

Pode ignorar daqui para frente. Eu não te conheço, então existe uma boa possibilidade de cometer erros grotescos, mas vou te julgar um pouco, pois acredito que possa te ajudar a ver a imagem que está passando:

 

  • Ótima iniciativa de buscar ajuda da comunidade, demonstrando humildade ao buscar opinião de terceiros.
     
  • Tendência forte a procrastinação, como já comecei falando no item 1. Teve que chegar ao ponto de jubilar, que é um momento que isso seria "automaticamente definido", para então vc se colocar na posição de decidir o que vai fazer.

    Recomendo refletir sobre as razões subjacentes dessa procrastinação e buscar estratégias para superá-las, como estabelecer metas menores, procurar apoio de colegas ou um tutor acadêmico. Procure sobre o método PMP da Dani Noce.

    https://investidorsardinha.r7.com/biografias/danielle-noce-dani-noce-auranuda/

    https://www.instagram.com/nocedanielle/

     
  • Você valoriza o crescimento profissional e se concentra em investimentos que trazem retornos claros nesse sentido. Entretanto está sendo pragmático ao considerar os prós e contras, pesando o valor prático de suas ações em relação ao seu tempo e carreira. De alguma forma isso me remete àquelas pessoas que querem comprar na baixa e vender na alta, achando que sempre vão acertar o melhor momento da variação do mercado. Qual o tamanho do seu arrependimento se perder a oportunidade da sua vida por um curso que concluiu 98%? Se tratando de tecnologia, seu TCC não poderia te abrir portas?

    Ao focar mais no desenvolvimento de habilidades práticas imediatas para sua carreira, você pode estar negligenciando o valor de longo prazo de concluir o BCC. Talvez poderá se beneficiar de uma análise mais profunda de como esse grau adicional pode abrir portas no futuro, especialmente considerando o reconhecimento que mencionou sobre o título em contextos internacionais.
     
  • Seu comprometimento é questionável. Explico: apesar de ter investido significativamente em sua educação, está vivendo essa luta interna para se comprometer plenamente com a conclusão do BCC, indicando que pode ter dificuldades em seguir adiante com compromissos que não alinham com seus interesses atuais ou imediatos.
     
  • O que mais você tem pendente em sua vida que pode chegar nesta mesma situação? Recomendo refletir e resolver logo, seja uma pessoa mais livre mentalmente.
     
  • A consideração de abandonar o TCC, apesar das consequências e do investimento feito, mostra um grau de autonomia e independência, priorizando suas próprias avaliações e bem-estar em relação às expectativas externas.
     

Conclusão: para mim, você tem uma clara autoconsciência sobre a situação, reconhecendo suas emoções e conflitos internos, o que é um passo crucial para a superação de qualquer desafio pessoal ou profissional. Sabe o que deveria fazer e sabe o que quer fazer (ou não quer fazer). Está buscando apenas uma validação, mas a decisão tem que ser exclusivamente sua, assim como escolher como / onde investir. Educação também é um investimento, crie sua própria estratégia.

Editado por Raí Nunes
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Sou da area de TI tambem, e nas minhas expirencias as melhores empresas nem se importam com diplomas ou certificados, e sim com sua experiência e conhecimento nas entrevistas técnicas.

Eu recomendo só focar na carreira e estudar da maneira que você consegue realmente aprender, o que na maioria das vezes não é na faculdade.

Mas como você ja chegou até ai acho que vale o esforço

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Galera, muito obrigado mesmo pelas respostas, com certeza todos esses pontos de vista tão me fazendo refletir bastante. Em especial seu último comentário @Raí Nunes, me peguei pensando mto sobre essas impressões que eu te causei apenas por um breve relato. Depois deixarei aqui o desfecho da minha história se alguém tiver curiosidade.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O pessoal já falou bastante sobre a impressão que você passa, então não tem porque repetir, eu só quero agregar um pouco porque eu vi que muitos comentam que o "canudo" não faz diferença pras grandes empresas, mas tem um detalhe muito importante que não vi ser mencionado:

Quando você precisa mudar de país por conta de trabalho e depende da aprovação de um visto, o governo do país pra onde você vai se mudar, vai se apegar a qualquer coisa pra evitar que você "tome o trabalho de um cidadão local". Não ter um diploma é mais que o suficiente pra negarem seu visto de trabalho, ter 2, por mais que quem é da área saiba que não é pra ser relevante, pro governo de um país é uma das métricas que eles conhecem e usam pra definir a capacidade de alguém.

Existem algumas excessões, mas só pra ter uma idéia, no meu caso, eu sou chefe de departamento em  uma empresa que trabalho há quase 6 anos, eu conheço tudo que tem pra conhecer da empresa, recebi o convite pra me mudar pro país da sede e perguntei pras advogadas, só por curiosidade, se o curso superior era importante pra conseguir a aprovação do visto, e elas responderam que era requisito. Mesmo eu já trabalhando pra empresa, mesmo sendo HEAD de departamento, e mesmo sendo praticamente insubstituível por um "cidadão local sem experiência na empresa".

Então fica aí meus 2%.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 01/11/2023 at 18:27, Thiago Lucena disse:

Fala galera, tudo blz? Sou novo aqui na comunidade, entrei na turma que se iniciou essa semana. Tenho uma pendência na minha vida que já se arrasta há 5 anos e consome minha energia mental, e gostaria da visão/opinião de pessoas que não me conhecem para obter respostas sem vieses.

Sou programador, trabalho há 6 anos com isso, tenho 1 diploma na área (Bacharelado em Tecnologia da Informação, BTI) por uma boa universidade federal. Até aí tudo lindo. Acontece que a graduação que fiz oferecia a oportunidade de se obter uma "segunda formação" no meio do caminho, no meu caso Bacharelado em Ciências da Computação (BCC), a qual na época decidi fazer. Um ponto importantíssimo é que o curso do BTI não exigia Trabalho de Conclusão de Curso, enquanto o BCC exige.

Funcionava +- assim
BTI: 7 períodos e pode ir pagando disciplinas que contam para o BCC.
BCC: BTI + 3 períodos, ou seja, 10 períodos ao todo.

Eu segui o caminho do BTI com o intuito de seguir também o BCC e peguei meu primeiro diploma do BTI normalmente em 2018. Segui para concluir o BCC, paguei todas as disciplinas obrigatórias e cumpri todas as horas complementares, e fiquei pendurado apenas pelo TCC quando começou a pandemia em 2020.

Aqui chegamos no meu problema: estou adiando de fazer o TCC desde então. Fui focando na minha carreira e empurrando essa pendência com a barriga. Troquei de tema e de orientador umas 3 vezes, mesmo assim não andei em nada com meu trabalho e agora cheguei num ponto de vai ou racha, estou para ser jubilado no BCC se não fizer o TCC agora. Não tenho nenhum ímpeto dentro de mim para fazer esse TCC, já tentei várias vezes desenrolar isso e acabo abandonando, mas sempre que penso que vou ser jubilado algo dentro de mim borbulha e faz eu me sentir mal. 

E aí, fazer ou não fazer esse bendito TCC? Desde já deixo meu agradecimento a quem ler essa bíblia e tiver algum pitaco para dar.

O difícil já foi feito.

Faz um TCC útil, o que desanima com TCC é discutir o sexo dos anjos, se for algo útil e pratico vai te ajudar em alguma coisa, lembro na época do meu TCC era só ideia de gírico, demorei uns 60 dias para definir algo útil e depois disso foi excelente, acabou que mudei umas coisas na empresa baseado nos dados do TCC e rendeu uma grana preta. 

No meu caso foi mensurar se em determinados níveis de fertilidade, realizando apenas adubação de sistema soja atingiria altas produtividade, hoje plantamos 100% da soja sem adubo, o que economiza uns 12% do custo.  Hoje basicamente é o que todo mundo faz, mas em 2010 não. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fala @Thiago Lucena! Tudo beleza?

Senta que lá vem história.

Então cara, sou formado em Bacharel em Sistemas de Informação e vou te contar uma historinha "rápida", que talvez te dê um ânimo para finalizar 😂
Resumidamente, meu curso eram 8 semestres, sendo que tinha TCC I e TCC II, mas acabei finalizando em 9.

Lá no começo do 7º Semestre um professor que era muito amigo meu (Foi meu orientador) disse que eu deveria fazer pelo menos o TCC I para já deixar pronto e não necessitaria já engatar o TCC II se eu não quisesse. E foi exatamente o que fiz.

No 7º Semestre escolhi um tema e fiz o TCC I, que era basicamente todas as fundamentações do que eu ia aplicar no TCC II. No começo era absurdamente chato fazer, mas de uma forma bizarra, a cada parágrafo que eu fazia parecia que ia ficando mais fácil, ia pegando o jeito. Até que em um momento o negócio ficou "automático".
Como você já deve saber, em um TCC não se pode afirmar as coisas sem indicar algum autor que pesquisou sobre o assunto. Nisso, quando precisava escrever um parágrafo para falar, por exemplo, sobre a tecnologia nos dias atuais, procurava alguns livros sobre o assunto no Google, pegava alguns nomes e garimpava PDFs desses livros online ou em algum acervo online gratuito (Vai por mim, tem MUITA coisa online). Nesses PDFs eu simplesmente olhava o sumário e ia para o assunto que eu queria, não precisando ler o livro todo, apenas alguns parágrafos.
Nessa pegada tirei 9.9 no TCC I.

Resolvi deixar o TCC II para o 9º Semestre. 

Quando chegou a hora de fazer ele novamente, acabou que vi que ia ser um sistema muito complexo, algo que precisaria de um time para desenvolver de forma rápida e ele ficar bom, ou de muito mais do que um semestre para apenas uma pessoa fazer. Nisso, conversei com meu professor/orientador e perguntei se poderia mudar de tema do TCC. Ele me falou que para isso eu teria que simplesmente reescrever o TCC I e ser aprovado por ele e o Coordenador de Sistemas, tudo isso em um mês. Acredite ou não, fui nessa pegada que expliquei acima e fiz o TCC I novamente dentro desse prazo, levando uma proposta mais simples, sendo aprovado por ambos a estar apto a fazer o II.

No TCC II desenvolvi o que foi proposto no primeiro, onde precisei escrever mais coisas, utilizando a mesma base de buscar livros em PDFs, artigos publicados online, etc (Todos com validade acadêmica, claro).
Apresentei e tirei 9.8 (Dois avaliadores deram 10 e um deu 9.5, se não me engano).

Moral da história, o TCC é chato, de fato, mas se você não ir empurrando ele e pelo menos todo dia dar uma mexida, escrever pelo menos um parágrafo, ele vai se tornar automático e vai sair 😂
Ah, e não se esqueça, eu fiz ambos utilizando artigos e livros existentes válidos, mas todos online.

Espero que isso te dê um ânimo para finalizar isso logo, pois você não precisa nem sair de casa para fazer ele, e ficará bastante feliz quando essa desgraça terminar KKKKKKKKKKKKKK

Valeuu!! Abraço!! o/

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 01/11/2023 at 18:27, Thiago Lucena disse:

Fala galera, tudo blz? Sou novo aqui na comunidade, entrei na turma que se iniciou essa semana. Tenho uma pendência na minha vida que já se arrasta há 5 anos e consome minha energia mental, e gostaria da visão/opinião de pessoas que não me conhecem para obter respostas sem vieses.

Sou programador, trabalho há 6 anos com isso, tenho 1 diploma na área (Bacharelado em Tecnologia da Informação, BTI) por uma boa universidade federal. Até aí tudo lindo. Acontece que a graduação que fiz oferecia a oportunidade de se obter uma "segunda formação" no meio do caminho, no meu caso Bacharelado em Ciências da Computação (BCC), a qual na época decidi fazer. Um ponto importantíssimo é que o curso do BTI não exigia Trabalho de Conclusão de Curso, enquanto o BCC exige.

Funcionava +- assim
BTI: 7 períodos e pode ir pagando disciplinas que contam para o BCC.
BCC: BTI + 3 períodos, ou seja, 10 períodos ao todo.

Eu segui o caminho do BTI com o intuito de seguir também o BCC e peguei meu primeiro diploma do BTI normalmente em 2018. Segui para concluir o BCC, paguei todas as disciplinas obrigatórias e cumpri todas as horas complementares, e fiquei pendurado apenas pelo TCC quando começou a pandemia em 2020.

Aqui chegamos no meu problema: estou adiando de fazer o TCC desde então. Fui focando na minha carreira e empurrando essa pendência com a barriga. Troquei de tema e de orientador umas 3 vezes, mesmo assim não andei em nada com meu trabalho e agora cheguei num ponto de vai ou racha, estou para ser jubilado no BCC se não fizer o TCC agora. Não tenho nenhum ímpeto dentro de mim para fazer esse TCC, já tentei várias vezes desenrolar isso e acabo abandonando, mas sempre que penso que vou ser jubilado algo dentro de mim borbulha e faz eu me sentir mal. 

E aí, fazer ou não fazer esse bendito TCC? Desde já deixo meu agradecimento a quem ler essa bíblia e tiver algum pitaco para dar.

Vou dar meu pitaco...
Trabalho na area de T.I aproximadamente 18 Anos, passei por esse dilema de faculdade, porem no meu caso era "Concluir ou Empurrrar com a barriga?" Pois naquele momento eu não havia concluido faculdade, pois honestamente nunca precisei... Trancar matricula/curso e utilizar o discurso de Ensino superior cursando, mas a minha contra partida eram as especializações e ou Principalmente Certificações Internacionais que tinham mais peso.

Sim, conclui a faculdade porem depois de um tempo e em um momento que eu estava muito bem profissionalmente e já trabalhando na maior e primeira empresa de Telecom do Mundo.

Comparo a minha trajetoria com seu Post... 

Não era "Formado" e poucos sabiam sobre... Porem eu era o melhor (ou entre os melhores) UC/Network Engineer da Equipe... 

Portanto faça o que vai te trazer de fato retorno, Vou te dar um desafio do ponto de vista de um cara de Infra:

Voce contrataria qual dos 2 Curriculos abaixo para Projeto imediato (Sabendo que eles são Otemos BTIs):

DEVI com 3 Faculdades conhecimento em 2 Linguagens dominantes no mercado (se é que existe linguage dominante)

DEVII com Superior Cursando em qualquer area de T.I, especializado em 3 Linguagens, conhecimento em Front/Back, DEVOPS Tolls e basico de Infra

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Como já tem muito comentário bom antes, não li todos mas os que li já achei bom... Então só quero dar minha opinião para contar como mais um voto pra um lado da história...

Eu aconselho sim, terminar isso. Eu procrastinei muito meu TCC, sou formado em BCC e atrasei 6 meses o TCC... Mas no final tomei muito café, fiquei acordado algumas noites e fiz o bendito. Tirei nota 9 por pequenos erros na estrutura do texto... Mas pra mim foi mais que ótimo. E como o Raí disse, eu concordo, tenho essa mesma visão psicológica... Terminar isso também vai afetar sua auto estima e te mostrar que você pode vencer mais barreiras do que imagina, fora que tu já pagou também né, pra mim isso conta...

Abraço!

Editado por Pyetro Sabaraense Ferreira Da Costa
  • Brabo 1
  • Você é pobre premium 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...