Jump to content

Empreendorismo


Recommended Posts

3 horas atrás, Leandro Tito disse:

Turma 26 queria saber de vocês se tem alguém do empreendedorismo, e saber detalhes pois hoje trabalho CLT e desejaria um dia sair para área de empreendedorismo, queria dicas e um norte para dar inicio para um grande projeto que tenho em mente com minha esposa?

Boa noite @Leandro Tito

Busque Identificar uma oportunidade para empreender procurando por problemas que precisam ser resolvidos no mercado. Elabore um plano de negócios e coloque suas ideias suas no papel. Um plano de negócios detalhado pode ajudá-lo a visualizar sua estratégia e também as metas.

É muito importante que você conheça seu mercado e entenda seu público-alvo, concorrentes e tendências de mercado. Isso vai te ajudar a ajustar seu produto ou serviço de acordo com as necessidades do mercado.

Construa relacionamentos sólidos e desenvolva sua rede de contatos com outros empresários, investidores e clientes. Networking pode abrir portas importantes para o seu negócio.

Não se esqueça de oferecer produtos ou serviços de alta qualidade. A satisfação do cliente é essencial para criar uma base de clientes fiel. Gerencie bem as finanças do seu futuro negócio e inove constantemente seu produto ou serviço estando atento às mudanças do mercado. 

Desejo sucesso em sua caminhada 🙏🏽

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia @Leandro Titotudo bem?

Na comunidade temos diversos empreendedores nos mais diversos segmentos e temos também outros amigos que estão trilhando a jornada dos "Planos de Negócio" e estudos de viabilidade para poderem abrir o Negócio Próprio (a quinta série não vai perdoar essa kkkk).

O @Edison Paulini e o @Marco José Pereiracomentaram muito bem, eu vou dar meu pitaco correndo o risco de repeti-los em alguns pontos.

1 - Estudo de Público Alvo e de Mercado (avalie se existe demanda para o negócio/produto que você irá oferecer, avalie se é um mercado viável e como são as margens de operação desse mercado, avalie também se o mercado não está saturado desse produto)

2 - Localização (Ponto), havendo demanda para o seu negócio é necessário avaliar se o local do mesmo está adequado ao produto, exemplo não adianta abrir uma concessionária de Lamborghinis dentro de um bairro pobre, caso sua idéia seja montar algo pela internet, ou seja, que não dependa de local fisíco, é preciso estruturar um plano de divulgação adequado para atingir o público de diversas localidades e também estar preparado para lidar com a questão de logística e problemas inerentes ao mesmo. 

3 - Estude seus fornecedores, caso você tenha intenção de produzir algum produto, faça uma lista de alguns fornecedores e evite ficar refém de apenas um, tenha em mente que fornecedores podem te pressionar e você tendo alternativas de outros fornecedores então você também pode pressioná-los.

4 - Verifique as barreiras de entrada, tenha em mente que todos buscam seu lugar ao sol, logo se você encontrou um algo que ofereça boas margens de retorno e que não seja difícil de iniciar então não espere estar sozinho nesse ramo, e quanto mais gente fazendo o mesmo maior o concorrência, e logo maior a necessidade de você se destacar e criar algo diferenciado para concorrer, na outra mão disso existe coisas que são difíceis de se começar devido a altas barreiras de entrada, seja por causa de regulamentações ou pela necessidade de um alto capital iniciado a ser investido, alguns empreendedores muitas vezes desenvolvem projetos excelentes e gastam muito $ em tudo, porém quando vão colocar em prática percebem que existem regulamentações específicas e que estragam todo o planejamento.

Baseado em tudo isso, assim como dito pelos colegas acima, o ideal é que você faça cuidadosamente um bom plano de negócios, tendo atenção em cada um dos detalhes, imaginando problemas e soluções para cada uma das questões (uma matriz SWAT vem a calhar aqui), considere os pontos acima, considere o quão Valioso e Raro seu produto será (isso significa o que faz vc ser diferente dos seus concorrentes e que não permitirá que eles te copiem?), considere o como você fará para impactar o maior número de pessoas com seu negócio, considere o montante de Capital de Giro para manter as operações do seu negócio, considere todos os custos envolvidos e que irão afetar a sua margem final...

Como dica final, tem uma série muito legal que eu gostei muito, ao menos da primeira e segunda temporada, chama-se "O Negócio", talvez vc possa ter alguns insights bons nela também.

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

21 horas atrás, Leandro Tito disse:

Turma 26 queria saber de vocês se tem alguém do empreendedorismo, e saber detalhes pois hoje trabalho CLT e desejaria um dia sair para área de empreendedorismo, queria dicas e um norte para dar inicio para um grande projeto que tenho em mente com minha esposa?

Um bom ponto de partida é o sebrae, tem aulas online e algumas por nicho, inclusive no youtube

 

procura pelo nicho que você esta tentando, no post que segue era sobre montar um bar.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutes ago, Rogério Rodrigues disse:

Sou novato por aqui mas estou gostando cada vez mais  da comunidade AUVP. Muita gente disposta a ajudar, como uma família. Parabéns galera.

Rogério, também partilho de sua opinião!

Por aqui sempre tem um respeito entre a galera, não importa o montante de patrimônio, salário ou em que fase está da vida. 

Todos temos um objetivo em comum que é a liberdade financeira e cada um contribui como pode em tentar ajudar o colega a chegar em seu objetivo!

 

Ouso dizer que a cereja do bolo dentre todos os benefícios e o que a AUVP disponibiliza é a comunidade e a troca de experiências e risadas que temos aqui!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/11/2023 at 18:38, Leandro Tito disse:

Turma 26 queria saber de vocês se tem alguém do empreendedorismo, e saber detalhes pois hoje trabalho CLT e desejaria um dia sair para área de empreendedorismo, queria dicas e um norte para dar inicio para um grande projeto que tenho em mente com minha esposa?

Fla mestre, blz? Cara o Sebrae é uma otima janela pra vc começar a entender como funciona, fazer varios cursos de voltados ao empreendedorismo e gratuitos. Da uma olhadinha la, vale a pena. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...